Leitora denuncia queda no sistema de atendimento da Celpe em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Uma leitora entrou em contato com o nosso blog para denunciar a queda no sistema de atendimento da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), na tarde desta segunda-feira (08) em Petrolina (PE). Segundo ela, não é a primeira vez que isso acontece.

Indignada, a leitora questiona o problema corriqueiro, e afirma que o atendimento só funciona normalmente no turno matutino. “O sistema da Celpe, misteriosamente parece funcionar apenas pela manhã, isso é um desrespeito!”, disse a leitora que não quis se identificar.

O atendimento da Celpe, em Petrolina,  é feito das 8h às 16h. Neste momento várias pessoas estão na fila aguardando a normalização do sistema, na esperança de serem atendidos ainda hoje.

Em nota, a Celpe  informou que está redobrando a capacidade da conexão de rede, e afirmou que nenhum serviço solicitado pelos clientes deixou de ser encaminhado. Confira a nota na íntegra:

“Sobre indisponibilidade no sistema da Loja de Atendimento em Petrolina, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que o serviço de conexão com a internet apresentou inconsistência.  Nenhum dos serviços solicitados pelos clientes deixou de ser encaminhados pela concessionária. A empresa informa que está redobrando a capacidade da conexão de rede, com a finalidade de melhorar o atendimento. A Celpe informa, ainda, que disponibiliza para os clientes as facilidades dos demais canais de atendimento como a Loja Virtual; o teleatendimento gratuito, pelo 116; o SMS, por meio do número 26560 e o aplicativo Celpe, disponível para Android e IOS. A Celpe se coloca à disposição.”

Ruas de Juazeiro e Petrolina amanhecem tomadas de “santinhos” 

Bairro Cohab Massangano, Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã deste domingo (07) de eleição, a população de Juazeiro (BA) e Petrolina(PE) foi surpreendida com o derrame de santinhos de candidatos nas ruas das duas cidades, e em locais de votação. A situação é mais crítica nos bairros, mas no centro também é possível identificar o descarte indevido de material de campanha.

De acordo com o promotor do Ministério Público de Pernambuco, Tilemon Gonçalves, além de se configurar crime eleitoral, o depósito de santinhos nos locais de votação pode causar acidentes. “Em eleições passadas tivemos casos de acidentes graves por causa dos santinhos espalhados nas ruas”, disse o promotor.

LEIA TAMBÉM

Confira as orientações da Justiça Eleitoral para as eleições de hoje (7)

O eleitor que queira denunciar o derrame de materiais de propaganda “santinhos”, abordagem direta em busca de voto ou entrega desses e outros materiais, deve ligar para o Tribunal Regional Eleitoral da sua respectiva cidade. Em Juazeiro, o eleitor pode denunciar através do telefone (74) 36115219. Já em Petrolina, o telefone é o (87) 3862-9177.

MPF pede condenação de Lula em caso envolvendo terreno de instituto

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as alegações “reforçam a perseguição política imposta ao ex-Presidente. (Foto: Internet)

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nessa quinta-feira (04) um documento reforçando o pedido de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em caso envolvendo um terreno onde seria construído uma sede do Instituto Lula e o suposto recebimento de propina na forma de um imóvel em São Bernardo do Campo.

Na denúncia, apresentada em 2016, os procuradores apuraram se teria havido irregularidades na compra de um terreno para a construção de uma sede do Instituto Lula. Eles alegam que o ex-presidente teria recebido, de forma ilícita, um imóvel ao lado do apartamento que o ex-presidente tem em São Bernardo do Campo, cidade da Região Metropolitana de São Paulo.

O Grupo Odebrecht teria repassado a propina em troca de contratações da construtora pela Petrobrás em diversos consórcios, como para obras de terraplanagem na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e de construção e montagem de Terminal de Processamento de Condensado De Gás Natural do Terminal de Cabiúnas, em Macaé, no Rio de Janeiro.

Nas chamadas “alegações finais”, incluídas no processo a três dias do primeiro turno das eleições, o MPF reiterou a posição pela condenação de Lula, do ex-ministro Antônio Palocci, do ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, de empresários e outros envolvidos no episódio por crimes como corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

LEIA MAIS

Petrolina: moradores do bairro Atrás da Banca reclamam de falta de segurança

Bairro Atrás da Banca. (Foto: Google Maps)

Uma moradora do bairro Atrás da Banca, em Petrolina (PE), entrou em contato com o nosso blog e muito amedrontada denunciou a falta de segurança no bairro. Segundo ela, em menos de um mês, três residências foram arrombadas.

A insegurança é tanta, que os moradores têm receio de sair de casa. Roubos de celular e de outros bens são corriqueiros. A quantidade de moradores de rua que ficam perambulando nas proximidades do bairro, também tem tirado o sossego da comunidade. Segundo a moradora, essas pessoas em situação de rua, muitas delas usuárias de drogas, oferecem risco à população.

Para os moradores do bairro, a falta de rondas policiais no local tem deixado os moradores à mercê dos criminosos. “Eu tenho medo por que os assaltantes estão entrando nas casas pela porta da frente, à luz do dia. Eu temo pela vida dos meus filhos. Nós queremos mais policiais no bairro, precisamos de segurança, pagamos tanto imposto, o mínimo que a gente pode ter é segurança”, relatou a moradora que não quis se identificar.

Solicitamos uma nota da PM de Pernambuco para que seja esclarecida a situação de vulnerabilidade em que se encontram os moradores, bem como saber quais medidas serão tomadas para garantir a segurança da comunidade. Infelizmente, até o momento não obtivemos resposta.

Petrolina: moradores do Jardim São Paulo reclamam de mau cheiro causado pelo canal que corta o bairro

Canal que corta o bairro Jardim São Paulo. (Foto: WhatsApp)

Uma moradora do bairro Jardim São Paulo entrou em contato com o nosso blog para denunciar o transtorno causado pelo canal que corta o bairro. Indignada, a moradora que não quis se identificar, contou que o mau cheiro é insuportável.

Outra preocupação que atormenta os moradores é a proliferação de insetos, que segundo eles também é causada pelo canal, assim como a proliferação de doenças.

“Esse canal está com odor forte, proliferando insetos e possível risco de crianças ou idosos caírem nele. Além disso, um canal aberto é sujeito a muitas doenças”, disse a moradora que não quis se identificar.

Em nota, a prefeitura de Petrolina (PE), informou que de acordo com Secretaria de Saúde, a proliferação de mosquitos, se dá por conta da falta de limpeza dos canais e acúmulo de mato. Por isso, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) realiza frequentemente a limpeza dos canais da cidade.

Moradores do bairro Jardim São Paulo reclamam que terreno baldio está servindo de depósito de lixo

Terreno baldio, Rua Vitória Régia, bairro Jardim São Paulo. (Foto: moradores do bairro)

Moradores do bairro Jardim São Paulo, em Petrolina, entraram em contato com o nosso blog para denunciar um problema que está causando dor de cabeça e transtorno. Segundo eles, na Rua Vitória Régia, um terreno baldio virou depósito de lixo.

Entulho, resto de podas de árvores, tudo isso está sendo descartado no terreno. A quantidade de lixo é tão grande que os moradores têm receio de que em poucos dias, o trânsito seja prejudicado.

“De quem é a culpa? Do proprietário que não cerca seu terreno, do poder público que não fiscaliza, dos carroceiros e pessoas que pagam para retirar o entulho de sua porta e joga em qualquer lugar”, afirma uma moradora que não quis se identificar.

Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade informou que vai enviar uma equipe da Gerência de Fiscalização de Obras e Posturas até o local para verificar a propriedade do terreno. Se for particular, o proprietário será notificado para realizar a limpeza e murar. Se for área pública, uma solicitação de limpeza será encaminhada para a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA).

Petrolina: Moradores do bairro São Joaquim denunciam falta de saneamento básico

Rua 20, bairro São Joaquim. (Foto: Edgar Bruno Rodrigues de Oliveira)

Os moradores da Rua 20, do bairro São Joaquim, em Petrolina (PE), estão vivendo um verdadeiro caos. A rua do bairro virou uma lagoa, e segundo o leitor que entrou em contato com o nosso blog, a causa de tanto esgoto a céu aberto, é a falta de saneamento no local.

“A nossa rua está parecendo uma lagoa. Muito buraco, cheia de lama. As casas até têm estrutura para receber o saneamento, mas o serviço não chega, e aos poucos a estrutura vai se perdendo”, disse Edgar Bruno Rodrigues, morador do bairro.

Os moradores alegam que é impossível transitar pela rua. Segundo eles, além do mau cheiro e da sujeira, temem por problemas de saúde que podem ser causados pelo esgoto. Diante da situação eles cobram  dos órgãos competentes, uma solução.

Moradora de Curaçá denuncia envenenamento de cães e gatos na cidade

Cachorro morto, em Curaçá (BA). (Foto: WhatsApp)

Em três dias, mais de 10 animais morreram, no bairro Curaçá 01, e no centro de Curaçá (BA) por envenenamento, segundo uma leitora que não quis se identificar. Ela relatou ao nosso blog, que a prática criminosa contra os animais, teve início na semana passada e que o número de animais mortos já ultrapassa a casa dos 20.

“Os moradores estão sofrendo com esse descaso. Esses animais estão sendo mortos por causa de nada”, afirma a leitora.

A leitora que entrou em contato com o nosso blog, disse que uma moradora da cidade, fará um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Curaçá, na esperança de que as autoridades tomem as devidas providências. “Faremos um boletim de ocorrência, é dever da polícia civil investigar o caso. Eles precisam fazer a alguma coisa”, completou a leitora.

Maus tratos a animais

No Brasil, maltratar animais é crime. O artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998 prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.

Caso o ato resulte na morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço.

Após denúncia, Hospital Dom Malan/IMIP explica o método utilizado pela triagem do hospital para classificar o nível de risco dos casos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma leitora entrou em contato com o nosso blog e relatou o descaso no atendimento do Hospital Dom Malan/IMIP depois de buscar atendimento para o filho, que só foi atendido após a mesma ter relatado o caso na ouvidoria da unidade.

Em nota, o Hospital Dom Malan/IMIP esclareceu que os casos são atendidos de acordo com a classificação de risco validada pelo Ministério da Saúde e que a equipe de triagem é a responsável por esta classificação, podendo, assim, fazer a contra-referência ao atendimento de origem.

Confira a nota na íntegra

“O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina esclarece que é uma unidade de referência em urgência e emergência materno/infantil e trabalha de acordo com a classificação de risco por cores que remetem ao estado de saúde do paciente, com prioridade de atendimento para os casos amarelos e vermelhos.

O método é validado pelo Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Pacientes classificados com verde (pouco urgente) e azul (não urgente) têm como referência a atenção básica, ou seja, as Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde).

A equipe de triagem é responsável por esta classificação e, como profissionais treinados e qualificados, podem fazer a contra-referência ao atendimento de origem.”

“Se eu não tivesse procurado meus direitos, teria voltado para casa com meu filho debilitado”, afirma leitora sobre atendimento do Hospital Dom Malan/IMIP

(Foto: Arquivo)

A leitora que não quis se identificar, relatou que na manhã de sexta-feira (24), esteve no Hospital Dom Malan/IMIP em busca de atendimento médico para seu filho que há sete dias apresentava vômito e diarreia.

Segundo ela, ao passar pela triagem, a criança foi atendida por um enfermeiro que sequer a examinou, e logo informou que não era um caso para ser tratado no Hospital Dom Malan, orientando que a mãe voltasse para casa.

Inconformada, a mesma buscou a assistente social do hospital, que nada resolveu. Por fim, se dirigiu a ouvidoria do hospital e relatou o ocorrido. Nesse momento a criança passou mal, a mãe foi até a recepção, informou o estado do filho e que estava na ouvidoria relatando o caso. Minutos depois, a criança foi atendida.

A leitora ressalta que o descaso no atendimento do Hospital Dom Malan não está na equipe médica, mas na equipe responsável pela triagem.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com a assessoria do Hospital Dom Malan/IMIP, e aguarda nota de esclarecimento.

TRE-PE tem Central de Denúncias para as Eleições 2018

A Central funciona com 11 servidores treinados para fazerem a checagem das notícias que são denunciadas.

Com a aproximação das Eleições 2018 e cada vez mais preocupados com a enorme propagação das Fake News na internet, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco montou uma Central de Denúncias em parceria com o Ministério Público Eleitoral e as polícias Federal e Civil de Pernambuco.

Na Central, cada uma das notícias passa por uma investigação e tem como objetivo impedir que essas Fake News que surgem durante o período eleitoral se propaguem em grande escala e confundam o eleitor.

“Teremos uma eleição diferenciada pelo clima político do País e pela guerra contra as Fake News. Mesmo diante da dificuldade de combater as mentiras na internet, temos que apurar e dar as devidas respostas com celeridade”, disse Luiz Carlos Figueirêdo.

LEIA MAIS

Registro de chapa para disputar eleições no CREF12/PE é indeferido e órgão é acusado de manipulação

Chapa acusa Conselho de manipular eleições em prol de um só grupo.

A chapa “Renovando o CREF12/PE com Força e União” – chapa 2 – que disputaria as eleições no Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região – CREF12/PE, entrou com um Mandado de Segurança na Justiça Federal, através de Almeida Paula Advogados Associados, denunciando uma possível manipulação das eleições.

Segundo a denúncia, o registro da chapa foi indeferido com uma série de irregularidades. A Chapa 2 tratou a decisão do órgão como “ato político, visando impedir a chapa da situação de ter concorrência, como sempre ocorreu”.

Além disso, a denúncia afirma que as eleições podem ser anuladas pela Justiça Federal “pois o CREF não cumpre o Regimento Eleitoral criado pela própria autarquia”. “Essas inúmeras ilegalidades e imoralidades são exemplos que provam o motivo pelo qual em 20 anos nunca foi vista nenhuma disputa na autarquia. Apenas chapa única nas eleições do Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco”, diz a denúncia.

Confira a íntegra do documento

A Chapa Renovando o CREF12/PE com Força e União requereu em 26/06/2018 o registro para concorrer às eleições do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região, marcada para o dia 14 de setembro de 2018, na Rua Carlos de Oliveira Filho, nº 135, Prado, Recife-PE.

LEIA MAIS

Postos de combustíveis de Petrolina não exibem preço da gasolina e leitor fica na bronca

(Foto: Luís Henrique/Arquivo Pessoal)

O leitor Luís Henrique, morador de Petrolina entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para fazer uma reclamação. No domingo (29) ele abasteceu em um posto de combustível localizado no bairro José e Maria, mas o estabelecimento não havia fixado visivelmente aos consumidores o valor da gasolina.

Segundo Luís, a placa foi retirada há 10 dias com a justificativa da parte do estabelecimento que uma nova seria colocada no local. Mas até ontem não existia nenhum tipo de informativo com o preço da gasolina, que está na faixa de R$ 4,64.

“Perguntei a um frentista por que foi que eles retiraram o valor visível ele disse que foi por que devido ter o reajuste do valor o posto mandou fazer outros impressão de número, só que já tem mais ou menos 15 dias que os postos estão sem a valor visível”, disse à nossa produção.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro afirma que vai resolver problema de desperdício de energia elétrica

(Foto: Nilson Rodrigues)

Mais cedo o blog Waldiney Passos publicou reportagem sobre desperdício de energia elétrica pública na avenida Carmela Dutra, mais conhecida como Orla 1 de Juazeiro (BA). O morador Nilson Rodrigues registrou postes com lâmpadas acesas no início da manhã desta quinta-feira (19) e enviou as fotos.

O problema já havia sido mostrado por nossa reportagem no mês de fevereiro, quando na época, a prefeitura garantiu que a situação seria resolvida até março.

LEIA TAMBÉM

Morador registra desperdício de energia pública em Juazeiro

Prefeitura de Juazeiro diz que problema de desperdício de energia pública só será resolvido em março

Procurada novamente pelo blog, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informou através de nota, que o trabalho de apagar as lâmpadas acesas que se encontram na cidade já está na programação da SESP. Os serviços serão realizados tanto no centro como nos bairros de Juazeiro.

A SESP lembra ainda a importância dos moradores de ligarem para a SESP no número (74) 3612 5411 para que possa ser realizado o registro de protocolo, fornecendo o endereço completo.

Denúncia: pelo menos dez gatos foram mortos neste domingo no bairro São Gonçalo, em Petrolina

Um fato triste surpreendeu moradores da rua 36 do bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE). Segundo informações, pelo menos 10 gatos foram mortos na noite deste domingo (15). Não se sabe ao certo a causa das mortes, mas há suspeita de que os mesmos tenham sido envenenados, já que estavam espumando pela boca.

Matar gato, cachorro, ou qualquer outro animal, é crime. Não importa se o animal é doméstico, domesticado, silvestre, nativo ou exótico. O que trata disso é o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê prisão de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar” qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta em até um terço.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Petrolina, informa que o procedimento nestes caso, como o do bairro São Gonçalo, é fazer um boletim de ocorrência na polícia, ou uma denúncia junto ao Ministério Público. Só eles tem poder para investigar, já que envenenamento é algo criminoso, e o CCZ não tem atribuição para cuidar de casos como esse.