Pernambuco registra 832 casos e 36 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

Pernambuco registrou 832 novos casos da Covid-19, segundo boletim divulgado, nesta terça-feira (27), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Com a atualização dos dados, o Estado contabiliza um total de 586.855 casos confirmados da doença.

LEIA TAMBÉM

Donos de bares e restaurantes de Petrolina já podem solicitar permissão para apresentações musicais ao vivo

Secretaria de Saúde de Juazeiro passa a vacinar pessoas com 35 anos ou mais, contra a Covid-19, nesta quarta-feira

A SES-PE também notificou mais 36 mortes em decorrência do coronavírus, ocorridas entre 17 de dezembro de 2020 e essa segunda-feira (26). O total de óbitos desde o início da pandemia de Covid-19 no Estado subiu para 18.665.

Entre os casos notificados nesta terça-feira, 101 (12%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 731 (88%), leves. Ao todo, são 51.853 casos graves e 535.002 leves.

Donos de bares e restaurantes de Petrolina já podem solicitar permissão para apresentações musicais ao vivo

(Foto: Ilustração)

Como parte das flexibilizações de atividades econômicas no plano de convivência com a Covid-19 no Estado de Pernambuco, as apresentações com músicas ao vivo, em bares e restaurantes, foram permitidas, no município de Petrolina, com até três pessoas no palco, incluindo o cantor.

Mas a prefeitura municipal adverte que os donos desses estabelecimentos precisam solicitar a autorização para apresentações musicais, através de música ao vivo. Sem o documento, os mesmos não têm permissão para emitir qualquer tipo de som ou ruído.

“A fiscalização vai ser realizadas nesses locais. Os estabelecimentos podem ser autuados e podem ser aplicadas multas caso não tenham a autorização musical ou descumprirem as demais normas do decreto estadual’’, frisou o secretário da Secretaria Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade, Emicio Júnior.

Os proprietários podem solicitar a documentação na sede da secretaria, no setor de licenciamento, localizada na Avenida da Integração, nº 498, bairro Dom Malan. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Mas, apesar da liberação das apresentações, segue proibido dançar nos espaços para evitar aglomerações.

96 milhões de brasileiros são vacinados contra a covid-19 na primeira dose. Número de mortes cai cerca de 42%

Número de casos e de óbitos pela Covid-19 caíram cerca de 40%, em um mês, de acordo com dados do Localiza SUS, plataforma do Ministério da Saúde.

Os números consideram a média móvel de casos e mortes de 25 de junho a 25 de julho deste ano. No caso das mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil, no período.

O número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro passa a vacinar pessoas com 35 anos ou mais, contra a Covid-19, nesta quarta-feira

Juazeiro avança na vacinação contra a Covid-19 e começa a vacinar nesta quarta-feira (28), pessoas com 35 anos ou mais contra a Covid-19, que seja comprovadamente moradores do município baiano. A Secretaria de Saúde fará nova chamada para as pessoas com 50 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

É importante que este público não deixe de buscar pela imunização e também serão montados pontos estratégicos para a aplicação da segunda dose, para as pessoas que estão no prazo para concluir o esquema vacinal.

Primeira dose

– Pessoas com 35 anos ou mais

A vacinação deste público será na Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) CSU, Alto da Aliança, Antônio Guilhermino, Itaberaba, Maringá, Piranga e Angary. Serão 150 doses por unidade. A vacinação para este público inicia às 8h e segue até quando encerrarem as doses. É preciso levar RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

– A partir de 50 anos

Quem está com idade a partir de 50 anos e mais e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 pode procurar pelo ponto fixo da Univasf. O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Segunda dose

A vacinação da segunda dose será realizada na Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio) e Juá Garden Shopping. O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacinação e comprovante de residência.

Ex-senador João Rocha morre de covid-19 aos 80 anos

O ex-senador João da Rocha Ribeiro Dias morreu nesta segunda-feira (26), aos 80 anos, por complicações da covid-19. Ele estava internado há uma semana na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, onde já chegou em estado grave e foi entubado.

João Rocha nasceu em 15 de janeiro de 1941 em Ribeiro Gonçalves, no Piauí. Formado em Direito, foi ex-diretor da Organização Jaime Câmara, grupo goiano de Comunicação, com atuação em diversos veículos, associações e sindicatos da imprensa. Foi também conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Goiás (OAB-GO), em 1986, e diretor da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg).

Defensor da criação de Tocantins, João Rocha foi eleito senador do estado em outubro de 1990 na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL). Empossado em fevereiro de 1991, foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos em 1993 e, no ano seguinte, vice-líder do PFL.

O político também foi autor de várias obras, entre elas, A força de um ideal, em 1989.

João Rocha era casado com Débora Xavier Rocha, com quem teve três filhos.

Fonte: Agência Senado

Saúde distribui mais 10 milhões de vacinas para todo o país

As remessas começarão a chegar a partir de hoje

O Ministério da Saúde informou há pouco que vai distribuir mais 10,2 milhões de vacinas contra a covid-19 aos estados. As remessas começarão a chegar a partir de hoje (26). A entrega de todos os lotes deve ser finalizada na quarta-feira (28).

Pernambuco recebe mais de meio milhão de vacinas esta semana

De acordo com a pasta, serão distribuídas 4,8 milhões de doses da AstraZeneca, 3,3 milhões da Coronavac e 2,1 milhões da Pfizer.

Desde o início da vacinação, foram distribuídas 174 milhões de doses para todo o país, por meio do Programa Nacional de Imunização. Mais de 131 milhões de doses foram aplicadas sendo  94.5 milhões da primeira dose e 37 milhões da segunda ou dose única.

Juazeiro registra 4 novos casos da Covid-19 neste domingo

Juazeiro registrou quatro novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desse domingo (25).

De acordo com o levantamento, 16.810 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.160 já estão recuperados. Os casos descartados somam 28.639. Juazeiro tem 327 casos ativos do novo coronavírus.

Não houve registro de óbito neste domingo. O município permanece com 323 mortes provocadas pela doença.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Petrolina vai aplicar segunda dose da vacina CoronaVac neste final de semana

(Foto: Ascom)

Quem já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 do imunizante CoronaVac e já está na data de tomar a segunda dose pode tomar o imunizante neste final de semana. Neste sábado (24) e domingo (25) as pessoas poderão procurar um dos quatros polos espalhados pela cidade para completar o esquema vacinal.

Não será necessário o agendamento na plataforma. Para ser vacinado é preciso levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Em caso de perda, além de um documento com foto, é necessário levar o comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência (B.O). A imunização acontecerá das 8h às 17h.

Vale ressaltar que mesmo completando o esquema vacinal, a rotina de cuidados precisa ser mantida para evitar a transmissão da doença, como o uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento social.

Pontos de vacinação:

SESI, na Vila Moco;

Escola 21 de Setembro, no José e Maria;

Centro do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar.

Por meio de drive-thru, as equipes estarão na Avenida principal da Vila Eulália.

Mais uma morte é registrada em Juazeiro em decorrência da Covid-19

(Foto: Divulgação)

O município de Juazeiro (BA) chega a 320 mortes em decorrência de complicações da Covid-19. O óbito registrado no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta sexta-feira (23), é de uma pessoa do sexo masculino, de 64 anos, com histórico de comorbidade, que estava internada em um hospital particular de Petrolina.

Agora o município contabiliza 320 vidas perdidas desde o início da pandemia.

De acordo com o levantamento da Sesau, 16.785 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.155 já estão recuperados. Os casos descartados somam 28.579. Juazeiro tem 310 casos ativos do novo coronavírus.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 43%, com 127 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 40% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 18 leitos disponíveis.

Comunidades da zona rural são contempladas com vacina contra a COVID-19 em Petrolina

Nesta quinta-feira (22), a Secretaria de Saúde em Petrolina levou até seis comunidades da zona rural a vacinação contra a COVID-19. Foram contempladas com o imunizante as seguintes localidades: Projeto Maria Tereza, Roçado, Agrovila Massangano, N11, comunidade de Januário e Caatinginha. A vacinação na zona rural segue de maneira volante, os profissionais vão até as localidades para imunizar os moradores.

A vacina na zona rural segue um cronograma diferente da zona urbana. No interior os moradores são vacinados sem a necessidade de agendamento e com equipes volantes, ou seja, os profissionais da secretaria vão até  as comunidades e realizam a vacinação. Nesta quinta-feira, moradores de 50 a 59 anos tiveram a vacina aplicada no projeto Maria Tereza, já os residentes nas demais localidades com 40 anos e mais foram vacinados.

De acordo com a Diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, à medida que chegam novas doses, o cronograma é realizado para contemplar a zona urbana e rural. “Semanalmente recebemos novas doses da vacina contra a COVID-19, assim que chegam iniciamos o processo de planejamento para a imunização dos públicos preconizados. Toda semana temos comunidades contempladas com a vacina. Sabemos da ansiedade dos moradores para esta imunização e esperamos que em breve possamos contemplar a todos os petrolinenses com este imuno”, explicou.

Prefeitura de Casa Nova realiza mutirão da 2 ª dose da vacinação contra Covid-19

Chegou a hora de se imunizar com a 2ª dose da vacina contra a Covid 19 em Casa Nova. O mutirão começou na segunda (19) e vai até quinta (22), não deixe para a última hora, faça diferente, se antecipe.  A oportunidade é para todos os casanovenses que já tomaram a primeira dose da vacina. Terão direito à primeira dose as grávidas, puérperas e comórbidos.

Segundo a prefeitura, a estratégia é alcançar o público atingindo 100% da população que já tomou a primeira dose da vacina. O reforço será aplicado com a vacina produzida pela Oxford, a Coronavac.

A secretária de Saúde, Maria Regina, salienta que “neste momento a população ainda precisa manter o uso da máscara de proteção, o distanciamento social e a higienização das mãos, e estar atenta para não perder a segunda dosagem da vacina“.

LEIA MAIS

COVID-19: Taxa de ocupação dos leitos de UTI chega a 30% em Petrolina

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde informa que nesta segunda-feira (19), dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, 25 estão ocupados. 15 pacientes são de Petrolina e 10 de outras cidades da região, isso representa um índice de 30,5% de ocupação.

Há o registro de 37 novos casos. São 24 pessoas do sexo masculino, com idades de um a 62 anos, e 13 pessoas do sexo feminino, de 12 a 67 anos.

LEIA MAIS

Pernambuco entra em nova fase de flexibilização nesta segunda

(Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

Pernambuco entra em uma nova fase de flexibilização das medidas de restrição contra covid-19 nesta segunda-feira (19). O governo estadual autorizou a retomada das apresentações musicais, com voz e violão, em bares e restaurantes de todo o Estado.

Além disso, esse tipo de estabelecimento poderá funcionar uma hora a mais nos finais de semana e feriados. As mudança foram baseadas nos atuais números da covid-19 registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que indicam desaceleração de novos casos graves nas últimas semanas

Disfunção erétil pode surgir como consequência da Covid, dizem especialistas

A dificuldade para manter uma ereção foi adicionada à lista de possíveis sequelas da Covid-19. Segundo especialistas, o distúrbio pode acontecer como consequência da ação direta do vírus nos vasos sanguíneos ou da ansiedade e da depressão que a doença deixa para trás quando o evento é muito traumático –com longas internações e dificuldades para recuperação da saúde.

Os dados disponíveis sobre a relação entre a Covid-19 e a disfunção erétil permitem dizer que ela é possível, mas ainda faltam estudos para que os mecanismos sejam totalmente conhecidos.

LEIA MAIS