Covid-19: Brasil deve receber 69,4 milhões de doses de vacinas em setembro

O Ministério da Saúde deve receber, em setembro, 69,4 milhões de doses de vacina covid-19. Com essa projeção, a expectativa é que mais de 132,7 milhões de doses sejam entregues pelos laboratórios contratados nos próximos dois meses.

No mês de agosto, a previsão do ministério é de 63,3 milhões de vacinas.

Para o Ministério da Saúde, a previsão coloca o Brasil no caminho para cumprir a meta de que toda população brasileira acima de 18 anos esteja vacinada com a primeira dose da vacina contra covid-19 em setembro.

De acordo com o ministério, até o momento, 98,3 milhões de brasileiros receberam a primeira dose da vacina. O número representa 61,4% da população vacinável, estimada em 160 milhões de pessoas. Foram distribuídas 176,2 milhões e, dessas, mais de 137 milhões foram aplicadas, sendo 98 milhões de primeira dose e 39 milhões da segunda dose ou dose única.

Com informações da Agência Brasil.

Pernambuco registra 1.038 novos casos de Covid-19 e 34 óbitos em decorrência da doença nesta quinta-feira

(Foto: Internet)

Mais 1.038 casos da Covid-19 e 34 óbitos foram confirmados em Pernambuco nesta quinta-feira (29). Com isso, o estado passou a totalizar 588.887 infectados pelo novo coronavírus e 18.736 mortes provocadas pela doença, os números que começaram a ser registrados em março de 2020.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que os novos registros incluem 58 (5,5%) diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 980 (94,5%) quadros leves da Covid-19. Ao todo, Pernambuco contabilizou 51.959 casos graves e 536.928 quadros leves da doença.

Com relação aos 34 óbitos, eles aconteceram entre o dia 26 de julho de 2020 e a quarta-feira (28). “Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde”, declarou o governo, por meio de nota.

Países anunciam aplicação de terceira dose de vacina contra a Covid-19

O Ministério de Saúde Pública do Uruguai anunciou, nesta quarta-feira (28), que todos os vacinados no país com as duas doses do imunizante CoronaVac poderão receber uma terceira injeção do fármaco produzido pela Pfizer.

De acordo com um comunicado divulgado pela pasta, a medida se baseia na recomendação de uma comissão que assessora o governo uruguaio. O documento prevê uma aplicação escalonada, válida para quem recebeu a segunda dose da CoronaVac há pelo menos 90 dias.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais dois óbitos por Covid-19 nesta quinta-feira

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (29) trouxe a confirmação de mais dois óbitos em Juazeiro em decorrência de complicações da Covid-19. As mortes foram de pessoas do sexo masculino, de 61 e 73 anos de idade, uma delas com histórico de comorbidade. Agora o município contabiliza 328 vidas perdidas desde o início da pandemia.

Também foram registrados 23 novos casos do novo Coronavírus nas últimas 24 horas. Juazeiro tem no momento 317 casos ativos do novo coronavírus, ou seja, pessoas doentes aguardando recuperação.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 38%, com 140 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 40% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 18 leitos disponíveis.

Juazeiro segue com vacinação da segunda dose contra Covid-19 nesta sexta-feira

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), segue com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (30). A segunda dose é para as pessoas de qualquer público que já receberam a dose 1 e estão no prazo para concluir o esquema vacinal.

A vacinação será nos pontos fixos: Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio), Univasf, Juá Garden Shopping e Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo). O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

O município aguarda a chegada de nova remessa de imunizantes para avançar na vacinação do público de primeira dose.

Secretaria de Saúde orienta sobre mudança no horário da vacinação contra a Covid-19 em Petrolina

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Saúde em Petrolina informa que, a partir desta sexta-feira (30), o horário de início da vacinação contra a Covid-19 será modificado. Os atendimentos iniciarão a partir das 9h, mantendo o horário de término às 17h, sem intervalo para almoço. Este novo horário de início se fez necessário para oferecer a melhor logística de início de atendimento à população

Outra orientação da secretaria aos públicos preconizados para a vacinação é com relação ao cartão de vacina. O documento precisa ser preenchido durante as aplicações dos imunizantes, dessa forma, a secretaria solicita que a população deixe para plastificar o cartão após a aplicação da segunda dose da vacina.

Plano de convivência: bares e restaurante podem funcionar até meia noite em Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (28.07), durante coletiva de imprensa, novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 em todo o Estado. A partir da próxima segunda-feira (02.08), bares, restaurantes e demais serviços de alimentação vão poder funcionar das 5h até meia-noite, todos os dias da semana. As atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais também seguirão esse novo limite de horário. Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou que as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor. Ela esclareceu ainda que cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir da próxima semana.

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais duas mortes por Covid-19 nesta quarta-feira

(Foto: Divulgação/ASCOM)

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgado nesta quarta-feira (28) trouxe a informação de que mais duas pessoas morreram,  nas últimas 24 horas no município, em decorrência de complicações de infecções causadas pelo novo coronavírus.

Os óbitos foram de dois homens. Os dois tinham 48 anos e faleceram num hospital público de Senhor do Bonfim. Juazeiro contabiliza agora 326 mortes provocadas pela doença. O município tem 333 casos ativos do novo coronavírus, que são pessoas comprovadamente contaminadas a espera de recuperação.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 38%, com 138 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 33% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 20 leitos disponíveis.

Vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, contra a Covid-19 em Pernambuco, pode começar em setembro

(Foto: Ascom PMP)

Após reunião entre membros do Ministério da Saúde, Conass (conselho que representa os secretários estaduais de saúde) e Conasems (que representa os secretários municipais de Saúde) – órgãos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) -, foi comunicado, nessa terça-feira (27), que os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos começarão a ser vacinados contra a Covid-19 assim que toda a população com idade a partir de 18 anos tiver recebido ao menos a primeira dose de um dos imunizantes em uso no País.

Nesta quarta (28), o titular da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), André Longo, afirmou que o Estado seguirá o que foi pactuado no Programa Nacional de Imunização (PNI) e que há uma expectativa de iniciar a vacinação desses adolescentes em setembro, começando por aqueles que têm algum tipo de comorbidade.

Algumas cidades pelo País já deram início ao processo de imunização desse público, como Campo Grande (MT) e Niteroi (RJ). Em Rondônia e no Paraná, também é possível identificar municípios que deram esse passo.

Governo de Pernambuco autoriza funcionamento de Bares e restaurantes das 5h até meia-noite

(Foto: Ilustração)

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anunciou, nesta quarta-feira (28), novos avanços no plano de retomada das atividades sociais e econômicas no Estado. A partir da próxima segunda-feira (2), os bares e restaurantes poderão funcionar das 5h até a meia-noite todos os dias da semana.

Outra novidade anunciada foi o aumento da capacidade dos eventos corporativos, que passará a ser de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do espaço – o que for menor.

Cinemas e teatros também terão a capacidade aumentada, passando para até 300 pessoas ou 50% do espaço – o que for menor. Esses serviços poderão funcionar até meia-noite, a partir da próxima semana.

As atividades esportivas e clubes sociais também terão o horário de funcionamento expandido até meia-noite em todos os dias da semana.

Secretaria de Saúde de Juazeiro vai continuar aplicando segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira

As pessoas que foram vacinas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e chegaram na data de tomar a segunda dose, podem procurar um dos quatro postos de vacinação nesta quinta-feira (29) para tomar a segunda dose do imunizante.

As pessoas habilitadas devem se dirigir aos seguintes locais:

  • Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio)
  • Univasf
  • Juá Garden Shopping
  • Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo).

O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. É preciso levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

O município aguarda a chegada de nova remessa de imunizantes para avançar na vacinação do público de primeira dose.

Covid-19: Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação

Vacinação começará após adultos acima de 18 anos serem imunizados

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou ontem (27) que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. A inclusão será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados.

A medida foi acertada durante reunião entre o ministério e representantes de estados e municípios.

LEIA MAIS

Ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde envia ao STF pedido de suspensão de prisão na CPI da Covid-19

Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde.

Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, pediu nesta 3ª feira (27) para o STF (Supremo Tribunal Federal) suspender todos os efeitos da prisão em flagrante determinada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19.

A relatora do caso é a ministra Rosa Weber. Dias foi preso em flagrante em 7 de julho enquanto prestava depoimento à CPI. Ele foi acusado de dar falso testemunho. O ex-diretor foi liberado no mesmo dia depois de pagar fiança e responde ao processo em liberdade.

LEIA MAIS

Bahia registra 1.337 novos casos de Covid-19 e mais 54 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.337 casos de Covid-19. O boletim epidemiológico desta terça-feira (27) também registra 54 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje.

Dos 1.187.550 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.154.936 já são considerados recuperados, 7.020 encontram-se ativos e 25.594 tiveram óbito confirmado.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.429.150 casos descartados e 231.790 em investigação. Na Bahia, 51.350 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 6.099.484 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.399.267 receberam também a segunda aplicação, e mais 246.879 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia já vacinou 56,9% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose.

Juazeiro registra mais um óbito por Covid-19 e chega 324 mortes causadas pela doença desde o início da pandemia

Trezentas e vinte e quatro vidas perdidas. É o número de mortes registrado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) desde o início da pandemia do novo Coronavírus em março de 2020. A vítima mais recente, foi um homem de 46 anos de idade que estava internado em um hospital público da cidade baiana, administrada pela prefeita Suzana Ramos.

No boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (27), também foram registrados 43 novos casos do novo Coronavírus nas últimas 24 horas.

De acordo com o levantamento, 16.862 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 16.207 já estão recuperados. Juazeiro tem 331 casos ativos da doença, que são pessoas que estão doentes esperando recuperação.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 40%, com 134 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 36% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 13 leitos disponíveis.