Juazeiro registra mais um caso positivo do novo coronavírus

(Foto: ASCOM)

Juazeiro (BA) encerrou a semana com mais um caso positivo de covid-19. Segundo o boletim divulgado pela Prefeitura na noite de sábado (5), o novo paciente é do sexo feminino e tem 29 anos. Ela permanece em isolamento domiciliar, pois apresenta apenas sintomas leves.

Com mais esse caso, o município totaliza 6.118 registros positivos da doença desde o mês de março. Há ainda 4.319 recuperados e 125 óbitos. Do total de pacientes positivados, 1.650 estão em isolamento domiciliar. Outros 24 seguem internados.

As informações sobre a ocupação dos leitos podem ser conferidas a seguir:

LEIA MAIS

Petrolina: boletim de sábado registra 113 casos de covid e 77 curas clínicas

Petrolina encerrou a semana com mais 113 casos de covid-19, 77 recuperados e não apresentou nenhum óbito nesse sábado (5). De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, agora a cidade soma 9.906 pacientes infectados, 7.566 recuperados e permanece com 132 mortes.

Dos novos infectados, 67 são do sexo feminino e 46 do masculino. Os pacientes têm entre seis meses e 83 anos de vida. A boa notícia é que a taxa de ocupação dos leitos públicos caiu de 60,60% para 54,54%. Isso significa que dos 33 disponíveis, 18 estão ocupados.

11 pacientes são de Petrolina e os demais, dos municípios vizinhos. Veja os dados completos sobre os leitos a seguir:

LEIA MAIS

Bahia confirma 2.310 casos de covid, 28 mortes e 3.542 curas clínicas nesse sábado

O boletim divulgado no final da tarde desse sábado (5) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou mais 2.310 casos positivos de covid-19. Isso representa uma alta de 0,6%. Também foram confirmados mais 3.542 curas clínicas (+0,9%) e 28 novos óbitos.

A Bahia totaliza 419.014 pacientes infectados, dos quais 399.262 já estão curados. Outras 8.388 já morreram em decorrência da doença no estado. De acordo com a Sesab, atualmente há 11.394 casos ativos do novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 815.619 testes já foram descartados e outros 118.441 permanecem em investigação.

Quanto aos óbitos, eles ocorreram entre 9 de agosto e 4 de dezembro. Dessa forma a Bahia registra taxa de letalidade de 2%. Confira o boletim completo no site da Sesab ou clicando aqui.

Vacina da Moderna gera imunização de até três meses, aponta estudo

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A vacina da Moderna gera pelo menos três meses de imunidade. Foi essa conclusão de um estudo do Instituto Nacional de Saúde da Inglaterra. Essa proteção seria garantida após a aplicação da segunda dose do imunizante, informa a CNN Brasil.

O teste observou 34 adultos saudáveis de três grupos com idades distintas. Esses voluntários ainda serão monitorados por mais 13 meses, para verificar a utilização da vacina a longo prazo. No entanto, o resultado da pesquisa mostra que a imunidade desses indivíduos é maior do que a de pessoas que já tiveram contato com o novo coronavírus.

Diante do cenário positivo, a Moderna vai pedir o uso emergencial do vacina nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente há uma corrida entre as farmacêuticas, para saber quem de fato é o melhor imunizante e qual será a primeira a chegar no mercado mundial.

Pernambuco encerra semana com 1.518 novos casos de covid-19

(Foto: Internet)

Pernambuco encerra a semana com mais 1.518 casos positivos de covid-19 e 21 novos óbitos. Os números constam no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado no início da tarde desse sábado (5). Com a atualização de hoje, o estado soma 189.650 pacientes infectados e 9.140 mortes.

Dos novos casos confirmados, 38 (2,5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 1.480 (97,5%) são de pacientes leves. No total já são 29.216 pacientes graves e 159.916 leves. Em relação aos óbitos, eles aconteceram entre 22 de julho e 4 de dezembro.

Dormentes soma 23 casos ativos de covid-19

O município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, encerrou a sexta-feira (4) com 23 casos ativos de covid-19. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, já são 674 registros positivos da doença, dos quais 650 já estão recuperados.

Desde o início da pandemia Dormentes confirmou apenas um morto. Diante do cenário de uma possível segunda onda em Pernambuco, a Prefeitura reforçou a necessidade de manter os cuidados de higiene, como uso de máscaras e álcool gel.

“Em caso de febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar ou olfato ou outros sintomas, procurar o Hospital Municipal para a realização de exames”, informa a Secretaria de Saúde.

Governo da Bahia libera cerimônias de casamento, mas segue vetando festas

(Foto: Internet)

O Governo da Bahia voltou a atualizar o Decreto n° 19.586/2020, permitindo cerimônias de casamento e solenidades de formatura, mas desde que limitadas até 200 pessoas. Entretanto, tais eventos não poderão ter festas. A medida foi publicada no Diário Oficial desse sábado (5).

Ontem o governador Rui Costa (PT) já havia proibido shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes. Também seguem suspensos outros eventos e atividades com presença de público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos.

As medidas têm validade de 15 dias e podem ser prorrogadas, caso os números da covid-19 sigam em alta na Bahia. A expectativa é que até o dia 17 (quando o decreto vence), Costa dê atualizações sobre o seguimento das restrições.

Juazeiro registra mais 92 casos de covid, 17 curas e dois novos óbitos

(Foto: Ascom/PMJ)

Juazeiro (BA) confirmou mais 92 casos positivos de covid-19, 17 recuperados e dois novos óbitos no boletim de sexta-feira (4). Agora o município baiano soma 6.117 infectados, 4.319 curas clínicas e 125 mortes. Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), as vítimas fatais são dois homens que morreram entre os dias 2 e 3 de dezembro, no Hospital Regional.

Os pacientes tinham 70 e 62 anos, respectivamente. Sobre os novos casos confirmados ontem, 54 são do sexo feminino e 38 do masculino. Os pacientes têm entre 19 e 84 anos, dois são profissionais da saúde. Todos estão em isolamento domiciliar.

Sobre a taxa de ocupação dos leitos, houve uma queda de 4% nas últimas 24 horas. Confira os dados completos a seguir:

LEIA MAIS

Petrolina registra 118 novos casos de covid, três óbitos e mais 148 curas clínicas no boletim de sexta

Petrolina registrou, na sexta-feira (4), mais 118 casos positivos de covid-19, 148 curas clínicas e três novos óbitos. Com os números de ontem a cidade soma 9.793 pacientes infectados, 7.489 recuperados e 132 mortes provocadas pela doença.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, os óbitos aconteceram nos dias 23 e 30 de novembro, sendo o mais recente datado de 3 de dezembro. Os pacientes tinham 61, 81 e 75 anos. Quanto aos casos confirmados na sexta, há 80 pessoas do sexo feminino e 38 do masculino.

Os novos pacientes têm entre um e 94 anos. Por fim, a taxa de ocupação atualmente é de 60,60%. Isso significa que dos 33 leitos disponíveis, 20 estão ocupados: 11 pacientes são de Petrolina e os demais, da região. Veja os dados completos a seguir.

LEIA MAIS

Cliente deixa gorjeta de R$ 15,6 mil a funcionários de restaurante fechado por coronavírus

(Foto: Reprodução/Facebook)

Após pedir apenas uma cerveja em um restaurante em Cleveland (EUA), um homem deixou uma gorjeta no valor de US$ 3.000 (R$ 15,6 mil). A história foi relatada no Facebook por Brendan Ring, dono do estabelecimento, e ganhou reportagens em site e jornais ao redor do mundo.

Em seu relato, publicado no dia 22 de novembro, Ring conta que a gorjeta foi dada pouco antes do fechamento voluntário do restaurante, medida adotada para conter a pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, o cliente pediu que o valor fosse repartido com os quatro funcionários do lugar. Ele afirma também que só se deu conta do tamanho da doação quando o homem estava deixando o local.

“Eu corri atrás dele, mas ele me disse que não havia erro nenhum e que nos veríamos na reabertura”, contou Ring. O empresário disse que não iria revelar o nome do cliente por achar que ele não gostaria desse tipo de divulgação. Ele informou também que a conta do homem havia dado apenas US$ 7,02 (R$ 36). “Somos humildemente gratos por esse gesto incrivelmente gentil e grandioso”, concluiu.

Bahia registra 4.049 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e casos ativos voltam a crescer

(Foto: ASCOM/SESAB)

Com os 4.049 novos casos e os 24 óbitos em decorrência da Covid-19 registrados nas últimas 24 horas, a Bahia acumula agora 416.734 casos confirmados e 8.360 mortes desde o primeiro registro da doença no estado, ocorrido no dia 6 de março.

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia voltaram a crescer, conforme boletim publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no fim da tarde desta sexta-feira (4). O dado evoluiu de 11.734 para 12.654, atualizando o maior número de pessoas com a doença desde o dia 29 de agosto.

Também cresceu a taxa de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento da Covid-19. O percentual cresceu de 70% para 73%, segundo a Sesab, com destaque para a situação do extremo-sul do estado, onde ficam Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. A região tem 96% das suas vagas ocupadas.

Deputado Federal e pré-candidato à presidência da Câmara, Elmar Nascimento testa positivo para Covid-19

(Foto: Reprodução/Agência Câmara)

O deputado federal pela Bahia Elmar Nascimento (DEM) teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. O ex-líder do Democratas na Câmara e pré-candidato à presidência da Casa Legislativa apresenta sintomas leves e se mantém em isolamento em casa.

A informação foi confirmada pelo próprio deputado nesta sexta-feira (4). Elmar tem 50 anos de idade e é natural da cidade de Campo Formoso, próximo a Senhor do Bonfim, na Bahia. O deputado foi um dos grandes apoiadores da candidatura do Coronel Anselmo Bispo à prefeitura de Juazeiro.

Pernambuco registra 1.094 novos casos de Covid-19 e 21 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (4), 1.094 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 49 (4,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.045 (95,5%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 188.132 casos confirmados da doença, sendo 28.216 graves e 159.916 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina tem mais 184 curados e confirma 66 casos novos da covid-19

Juazeiro registra mais dois óbitos e 85 novos casos de covid

Salgueiro: Prefeitura atualiza lista dos bairros com casos positivos de covid

Também foram confirmados 21 óbitos, ocorridos entre os dias 16/07 e 02/12. Com isso, o Estado totaliza 9.119 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Plano de Convivência com a Covid-19 não avança e secretário afirma que pode ampliar restrições em PE

Números apresentaram alta e não haverá avanço no Plano (Foto: Ashlley Melo/SEI)

Não há previsão de novos avanços no Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco. Foi isso que afirmaram os secretários de Saúde, André Longo e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, durante a coletiva de quinta-feira (3). Eles também cobraram cumprimento das medidas sanitárias.

“O esforço nosso é voltar com as atividades econômicas, desde que as pessoas obedeçam os protocolos, que a gente tenha segurança de conter o nível de contaminação. Infelizmente os números das últimas duas semanas não permitiram que a gente ampliasse essa capacidade. Se os dados permitirem e houver uma queda consistente, a gente vai poder estar liberando mais uma carga. Se os números aumentaram, a gente pode ampliar restrições“, afirmou Schwambach.

Longo aproveitou para analisar o cenário no Estado. E segundo o titular da Saúde, houve uma oscilação para cima em quase todas as regiões. “Observamos por duas semanas seguidas uma oscilação para cima, fato que não ocorria há um bom tempo. Foi um aumento semanal de 13 e 27%, respectivamente. Essa flutuação foi puxada pelo Agreste, que teve um comportamento pior, mas também houve aumento na primeira macrorregião, que engloba os municípios da Região Metropolitana e das Zonas da Mata”, concluiu.

URGENTE: atendimentos ambulatoriais da UPAE Petrolina estão suspensos a partir de segunda-feira

Governo do Estado reativará leitos destinados a pacientes com covid (Foto: Reprodução/ IMIP)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou ao Blog Waldiney Passos que estará suspendendo os atendimentos na  Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), em Petrolina, a partir da próxima segunda-feira (7).

“Os pacientes que tiverem suas consultas desmarcadas devem procurar as respectivas secretarias municipais para reagendamento e/ou encaminhamento para outros serviços. Além da UPAE Petrolina, a SES-PE está em tratativas com o Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco para que leitos também sejam abertos na instituição”, informou a SES em nota.

A suspensão dos atendimentos é consequência da reativação dos leitos destinados a pacientes com covid-19, que funcionavam na unidade. “Além da UPAE Petrolina, a SES-PE está em tratativas com o Hospital Universitário da Universidade do Vale do São Francisco para que leitos também sejam abertos na instituição”, ressalta a nota.

LEIA MAIS