SES liga o alerta com possíveis casos de reinfecção em Petrolina e mais 5 municípios pernambucanos

Um caso de Araripina foi descartado (Foto: SEI)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) está com o sinal de alerta ligado. Isso porque há possíveis casos de reinfecção em seis municípios, entre eles Petrolina. A informação foi confirmada pelo secretário André Longo, na coletiva de imprensa de quinta-feira (3).

“A gente fica no aguardo do Evandro Chagas possa fazer a informação da confirmação ou não das reinfecções. Outras nove amostras estão em análise para verificar se atendem a todos os critérios para envio posterior envivo ao Instituto Evandro Chagas“, explica o secretário.

Municípios na lista

Além de Petrolina, há suspeitas de reinfecção em São José do Egito, Santa Cruz, Paulista, Recife e Olinda (3), bem como no arquipélago de Fernando de Noronha. “Dois casos que eu tinha falado na semana passada e que estavam em análise foram descartados por não atender os critérios definidos, um em Araripina e outro de Carnaíba”, concluiu.

Salgueiro: Prefeitura atualiza lista dos bairros com casos positivos de covid

Toda quinta-feira a Prefeitura de Salgueiro (PE) atualiza a lista dos bairros onde há casos confirmados de covid-19. O Centro segue sendo a localidade com maior concentração de doenças. São 331 registros positivos e 297 curas. Confira mais detalhes na imagem ao lado.

Ontem (3), o boletim também confirmou mais 19 casos da doença. Agora Salgueiro registra 2.252 pacientes infectados. A boa notícia é que houve um salto nas curas clínicas.

De 1.991 na quarta-feira (2), o município atingiu 2.039 na quinta-feira. As mortes seguem em 48. Por outro lado, o número de investigados teve alta, de 167 na véspera para 235 ontem.

Governo da Bahia proíbe realização de festas até 17 de dezembro

(Foto: ASCOM)

O Diário Oficial da Bahia dessa sexta-feira (4) trouxe um nove decreto proibindo a realização de shows, festas públicas ou privadas independente do número de pessoas, por pelo menos até 17 de dezembro. A medida havia sido anunciada pelo governador Rui Costa (PT) ontem (3) e já está em vigor.

O Decreto n° 20.130/2020 pode ser prorrogado, caso as taxas permaneçam em alta no estado. Além da proibição das festas, também fica vedado realizar eventos com mais de 200 pessoas na Bahia. “Reforço a importância dos cuidados. A pandemia não acabou. Vamos evitar aglomerações, usar máscara e álcool gel”, escreveu nas redes sociais.

Há poucos dias o próprio Costa já havia adiado a previsão de retorna das aulas presenciais na Bahia. Pela medida anunciada nessa semana, os alunos seguirão com acompanhamento online pelo menos até 17 desse mês.

Juazeiro registra mais dois óbitos e 85 novos casos de covid

(Foto: Ascom/PMJ)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Juazeiro (BA) na noite de quinta-feira (3) confirmou mais 85 casos positivos de covid-19 e dois novos óbitos. Após a atualização de ontem a cidade soma 6.025 infectados, 4.302 curas clínicas e 123 mortes provocadas pela doença.

Segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), os óbitos registrados ontem são de um idoso de 75 anos, com histórico de comorbidades. A morte aconteceu em 8 de outubro, porém apenas foi confirmada nessa semana. A segunda vítima fatal é outro homem de 66 anos, que estava internado no Hospital Regional e morreu em 29 de novembro.

Em relação aos casos confirmados ontem, dois são profissionais de saúde. 33 são do sexo masculino e 52 do feminino. Os novos pacientes têm entre quatro e 74 anos. Por fim, a taxa de ocupação dos leitos públicos registro alta de 9%, saltando de 23 para 25 internados. Confira os dados completos a seguir:

Leitos Ocupados 03 12

Vítima da Covid-19 corpo do Humorista Rodela é enterrado em São Paulo

Humorista Luiz Carlos Ribeiro, o Rodela, em foto de arquivo. (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

O corpo do humorista Luiz Carlos Ribeiro, conhecido popularmente como Rodela, foi enterrado na manhã desta quinta-feira (3). A família não informou o local de sepultamento. Não houve velório por medida de segurança. Rodela morreu de Covid-19 na quarta-feira (2) em São Paulo, aos 66 anos de idade. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa do SBT.

Ele estava internado havia duas semanas no Hospital Geral de Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a assessoria da emissora, o diagnóstico para Covid-19 foi confirmado na terça-feira (1).

LEIA MAIS

Bahia registra 3.268 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e casos ativos tem pequena redução

(Foto: ASCOM/SESAB)

Os casos ativos da Covid-19 registraram uma pequena redução nas últimas 24 horas na Bahia, segundo dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no fim da tarde desta quinta-feira (3). O número oscilou de 11.771 para 11.734 entre um boletim e outro.

Com 3.268 novos casos e 21 mortes em decorrência da Covid-19, a Bahia acumula agora 412.685 casos confirmados e 8.336 óbitos desde o primeiro registro da doença no estado, no dia 6 de março.

Os 10 municípios baianos com mais casos ativos são Salvador (1.896), Feira de Santana (481), Vitória da Conquista (262), Itabuna (182), Guanambi (181), Lauro de Freitas (171), Santo Antônio de Jesus (168), Jacobina (165), Irecê (139) e Ilhéus (134).

A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento da Covid-19 também oscilou negativamente, de 71% na quarta para 70% nesta quinta, em todo o estado.

Cantor Zé Vaqueiro testa positivo para a Covid-19

Zé Vaqueiro. (Foto: Divulgação)

O cantor José Jacson de Siqueira dos Santos Junior, o Zé Vaqueiro, é a mais nova vítima da Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do artista nesta quarta-feira (2). Em suas redes sociais, o forrozeiro que é natural de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, informou através de um vídeo, que iniciou o período de isolamento social e que se recupera bem.

Zé Vaqueiro estava em São Paulo para participar de um programa de TV e cumprir outras agendas quando foi diagnosticado com a doença.

LEIA MAIS

Com mais 1.431 novos casos de Covid-19 registrados nas últimas 24h, Pernambuco ultrapassa 187 mil casos da doença

(Foto: Internet)

Com mais 1.431 casos da Covid-19 registrados nas últimas 24 horas, Pernambuco ultrapassou a marca de 187 mil casos do novo coronavírus, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Segundo o informativo, o Estado contabiliza, até a tarde desta quinta-feira (3), um total de 187.038 casos da doença.

Entre os confirmados nesta quinta, 53 (3,7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.378 (96,3%) são leves. Do total de casos confirmados da doença, 28.167 são graves e 158.871 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina se aproxima dos dez mil casos de Covid-19

Covid-19: Juazeiro ultrapassa os 6 mil casos de infectados

Também foram confirmados 16 óbitos, ocorridos entre os dias 12 de novembro e 01 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.098 mortes pela Covid-19.

Covid-19: Juazeiro ultrapassa os 6 mil casos de infectados

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde dessa quarta-feira (02) registra 17 casos confirmados para COVID-19 em Juazeiro e o total desde o início da pandemia cega a 5.940 infectados. As internações reguladas apenas pela rede municipal registram novo aumento nas últimas 24 horas, desta vez de 21%, saltando de 19 para 23 pacientes, sendo 14 internados em leitos de UTI e 09 em leitos intermediários,

Neste Boletim foram mais três recuperações e agora são 4.280 curas clínicas. O tratamento em isolamento domiciliar, sem gravidade, sobe novamente chegando a 1.516 pacientes e no geral já foram realizados 20.604 testes, com 14.534 resultados negativos, considerados descartados. O município permanece com o registro de 121 óbitos em consequência da doença.

LEIA MAIS

Casos ativos de Covid-19 e taxa de ocupação das UTIs seguem em alta na Bahia

(Foto: ASCOM/SESAB)

Os casos ativos da Covid-19 seguem subindo no estado, segundo o boletim publicado na tarde desta quarta-feira (2) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Conforme os dados oficiais, 11.771 pessoas estão contaminadas pelo coronavírus no estado, o maior número desde o dia 29 de agosto.

Nas últimas 24 horas, a Sesab registrou 3.228 novos casos da Covid-19, bem como 22 novas mortes em decorrência da doença, entre 25 de novembro e 1º de dezembro. No acumulado, são 409.417 casos confirmados e 8.315 óbitos desde o primeiro registro de contaminação, no dia 6 de março.

LEIA MAIS

MEC desiste de volta às aulas presenciais em janeiro após recusa de universidades

(Foto: Divulgação/UFBA)

O Ministério da Educação (MEC) desistiu da volta às aulas presenciais a partir do mês de janeiro, após recusa das universidades federais (veja aqui e aqui). A portaria que determina o retorno às atividades, publicada nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial da União (veja aqui), será revogada, segundo informações da CNN Brasil.

O ministro Milton Ribeiro afirmou que as escolas não estão preparadas para o retorno às aulas presenciais e que abrirá uma consulta pública para ouvir o “mundo acadêmico” antes de tomar uma nova decisão.

Com Covid-19, Genival Lacerda continua internado em UTI de Recife

(Foto: Reprodução/Instagram)

O cantor Genival Lacerda, de 89 anos, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital da rede Unimed, em Recife (PE), devido a infecção pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo filho de Genival, o também cantor, João Lacerda, por meio de sua conta no Instagram.

“Na última sexta-feira socorri meu pai com urgência por causa de um pico de glicose. Ele foi recebeu os primeiros atendimentos, após a normalização da glicose voltamos para casa. No dia de ontem, segunda-feira, percebi que ele não estava bem, então o levei novamente para o hospital. Imediatamente verificaram que ele estava com dificuldade para respirar e logo foi para o balão de oxigênio! O resultado do exame testou positivo para a Covid-19 e o pulmão está comprometido! Peço a todos que orem por ele, para que ele vença essa doença, porque nenhum problema é maior que Deus”, escreveu.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: internada desde domingo, atriz Nicette Bruno piora e é entubada

A assessoria da rede do hospital disse que não vai atualizar o estado de saúde do cantor para o público, apenas para a família.

Dono de canções como “De quem é esse jegue?”, “Mate o véio” e “Severina Xique Xique”, Genival Lacerda teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no mês de maio, mas conseguiu alta no terceiro dia de internação no Hospital d’Ávila, que fica na zona oeste de Recife.

Pernambuco registra 1.348 novos casos de Covid-19 e 26 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (2), 1.348 novos casos da Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), entre os confirmados 59 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.289 são leves. Com a atualização, o Estado passou da marca de 185 mil casos confirmados da doença  e agora tem 185.607 infectados, sendo 28.114 graves e 157.493 leves.

Também foram confirmados nesta quarta-feira. 26 óbitos ocorridos entre os dias 11 de novembro e a última segunda-feira (30). Com isso, o Pernambuco totaliza 9.082 mortes pela Covid-19.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Dormentes encerra novembro com apenas 9 casos ativos de covid

(Foto: Ascom/PMD)

Enquanto em várias cidades os casos de covid-19 crescem, em Dormentes (PE) o mês de novembro foi encerrado com apenas nove casos ativos da doença. Desde o início da pandemia já foram confirmados 622 casos e 612 curas. E há apenas uma morte desde março.

Com 19 mil habitantes, Dormentes já testou aproximadamente 24% dos moradores. Segundo o balanço da Secretaria de Saúde do município, 53,05% dos pacientes são do sexo feminino. “Essa é a primeira vez, desde o início da pandemia, que temos às mulheres como maioria dos infectados em Dormentes“, avalia a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Os adultos com idade entre 20 e 49 anos são 56,59% dos doentes. Os idosos com 60 ou mais representam apenas 9,81% dos infectados. Por fim, 55,95% dos contaminados reside na área rural e o bairro Dedé Damasceno é o com maior registro de casos, totalizando 105.

MEC determina volta das aulas presenciais no ensino superior a partir de janeiro

(Foto: Ilustrativa)

As aulas presenciais nas instituições de ensino superior de todo país devem voltar a partir de janeiro de 2021. Foi isso que determinou o Ministério da Educação (MEC) através da Portaria n° 1.030/2020, publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (2).

A previsão do MEC é retomar as atividades a partir do dia 4 do próximo mês. Porém, as instituições de ensino deverão seguir as determinações do Protocolo de Biossegurança instituído na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as instituições de ensino superior precisaram se adaptar o ano letivo. Muitas paralisaram as atividades e retomaram as aulas de forma remota. A partir de 2021, esse cenário mudará com a orientação do MEC.