Aulas presenciais seguem suspensas até 17 de dezembro na Bahia

(Foto: G1/Reprodução)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) renovou o decreto que proíbe as aulas presenciais no estado. Dessa forma, a medida que venceria nessa quarta-feira (2) foi prorrogada até 17 de dezembro. O anúncio foi feito através do Diário Oficial de hoje, através do Decreto n° 20.128.

“Ficam suspensos, em todo território do Estado da Bahia, até o dia 17 de dezembro de 2020”, ressalta o decreto. As aulas presenciais no estado estão suspensas desde março, quando teve início a pandemia do novo coronavírus. De lá pra cá a doença já fez  406.189 pacientes nos municípios baianos.

Projeto da Univasf já produziu 1,4 mil máscaras de proteção para doação

(Foto: Ascom/Univasf)

Máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos através do Projeto Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão sendo destinados à pessoas da comunidade, mas sobretudo, aos trabalhadores do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf) e outras unidades de saúde de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

O trabalho começou em março, no início da pandemia, com estudantes da Univasf, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Os integrantes do Projeto  realiza a produção em suas próprias casas, respeitando as medidas de segurança contra o novo coronavírus.

LEIA MAIS

Registros de novos casos de Covid-19 na Bahia quase dobraram nas últimas 24 horas

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.118 novos casos de Covid-19, quase o dobro dos casos registrados ontem que foram 1.652. O número de pessoas consideradas curadas clinicamente foi de 2.902 nesse mesmo período.

Dos 406.189 casos confirmados desde o início da pandemia, 386.676 já são considerados recuperados, 11.220 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,56%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.332,55), Aiquara (6.950,07), Itabuna (6.927,96), Madre de Deus (6.841,13), Almadina (6.808,20).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 803.954 casos descartados e 110.111 em investigação. Na Bahia, 32.065 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de ontem para hoje foram contabilizados 25 óbitos que ocorreram entre 25 de setembro e 20 de novembro.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.293, representando uma letalidade de 2,04%.

Covid-19: internada desde domingo, atriz Nicette Bruno piora e é entubada

Nicette Bruno está internada com Covid-19. (Foto: Divulgação)

Internada desde domingo (29), em um hospital particular do Rio de Janeiro, após ser diagnosticada com Covid-19, a atriz Nicette Bruno, de 87 anos, piora seu estado de saúde e é entubada. A notícia foi confirmada, nesta terça-feira (1), pela filha de Nicette, a também atriz Beth Goulart, de 59 anos.

Através de um vídeo publicado em seu Instagram, Beth Goulart pede que amigos, familiares e fãs, façam uma corrente de oração para a recuperação de Nicette Bruno.

“Vamos orar todos os dias até ela está recuperada com saúde, sorrindo, com a sua energia de alegria, de luz e de vida, que ela sempre teve e vai continuar tendo”, finaliza.

Viúva do ator Paulo Goulart, Nicette Bruno começou a carreira aos 14 anos no teatro. A atuação da atriz na TV é repleta de personagens marcantes, como a Dona Benta, do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, a Juju, de “Sete Pecados e a Ester de “Órfãos da Terra”. Seu último trabalho na telinha foi em “Éramos Seis”, como Madre Joana, uma participação em homenagem a ela, que protagonizou a trama na versão que foi ao ar 1977 pela extinta Tupi.

Pernambuco registra 1.853 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira; mais que o triplo do número registrado ontem

(Foto: Divulgação/SES-PE)

Pernambuco registrou nesta terça-feira (1º/12) 1.853 novos casos de Covid-19. Mais que o triplo do número registrado nessa segunda-feira (30/11) que foi de 565 casos. O número de mortes também aumentou. Ontem (30), foram registrados 7 óbitos em decorrência da doença. Nesta terça-feira, foram registradas 19 óbitos mortes ocorridos entre os dias 30/10 e 29/11, quase 3 vezes mais. Com isso, o Estado totaliza 9.056 mortes pela Covid-19.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), entre os confirmados hoje, 42 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.811 são leves. A SES-PE informou que o número mais alto de novos casos deve-se ao acúmulo das notificações.

Em relação aos casos leves, 755 foram notificados no sistema de informação na última segunda (30). Os demais são atualizações dos municípios de casos que já estava notificados entre os meses de maio e novembro, ou seja, os gestores municipais fizeram as devidas atualizações para encerramento das ocorrências. Agora, Pernambuco totaliza 184.259 casos confirmados da doença, sendo 28.055 graves e 156.204 leves.

Juazeiro também cancela festa de Réveillon por conta da pandemia

Assim como em Petrolina, não haverá festa de Réveillon em Juazeiro nesse ano. A Prefeitura anunciou, nessa terça-feira (1°) que optou por não promover a tradicional festa na Orla da cidade. Apenas a queima de fogos será realizada, para recepcionar 2021.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina cancela réveillon devido à pandemia

Petrolina anunciou o cancelamento da festa de final de ano na noite de ontem (30). Desde março o país vive a pandemia do novo coronavírus que já fez 6.335.878 infectados – 21.138 apenas na segunda-feira – dos quais 5.601.804 estão recuperados.

O Brasil soma ainda 173.120 mortos e atingiu a taxa de letalidade de 2,7%. Na Bahia já são mais de 400 mil casos positivos, número que cresce diariamente segundo os boletins da Secretaria de Saúde (Sesab).

Tradicional coquetel da imprensa promovido por Guilherme Coelho não será realizado em 2020

Tradicional coquetel da imprensa organizada por Guilherme Coelho e Ronaldo Silva não será realizado em 2020

O tradicional Coquetel Imprensa, promovido pelo ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho e pelo vereador Ronaldo Silva não será realizado em 2020. A dupla anunciou a decisão de não promover a confraternização de fim de ano por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Esta confraternização sempre foi bastante prestigiada pela imprensa local, motivo pelo qual  nos orgulhamos e temos grande satisfação em promovê-la. Contudo, o atual cenário de pandemia, ocasionado pela Covid-19, nos impõe mudanças por vezes indesejadas”, afirmam os políticos em nota conjunta.

Na noite de segunda-feira (30) a Prefeitura também decidiu não promover a festa de Reveillon, para evitar aglomerações. Pernambuco e Petrolina estão vivenciando altas nos casos da doença e a preocupação é com a ocupação dos leitos públicos.

“Em nome de Guilherme e Ronaldo, desejamos saúde, serenidade, um alegre Natal e um Ano Novo com muita prosperidade para todos. Usem máscaras e se protejam sempre”, ressaltam Guilherme e Ronaldo Silva.

Salgueiro encerra novembro com mais 52 casos positivos de covid

(Foto: Divulgação)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) na noite de segunda-feira (30) confirmou mais 52 casos positivos do novo coronavírus. Dessa forma, o município do Sertão encerra o penúltimo mês do ano com 2.211 pacientes infectados.

O número de curados não sofreu alteração. Ou seja, 1.991 salgueirenses já venceram a covid-19. As mortes também permanecem sem mudanças, somando 48 vítimas fatais desde o mês de março. Por outro lado, os pacientes investigados subiu para 127.

 

Petrolina tem mais uma morte por Covid-19 confirmada

Petrolina registrou 9.412 casos positivos da covid-19 até esta segunda-feira (30). Desse total, 7.030 pessoas já estão recuperadas da doença. São mais 114 curas clínicas e 107 casos novos neste início de semana.

Foram realizados 900 testes rápidos ao longo do dia, incluindo profissionais de saúde da Atenção Básica, que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, e o Ministério da Saúde recomenda a testagem, mesmo assintomáticos.

Do total de testes realizados, 95 confirmaram covid-19 e o município também recebeu 12 exames laboratoriais positivos. São 65 são pessoas do sexo feminino, com idades entre 02 e 80 anos, e 42 do sexo masculino, entre 14 e 86 anos. As informações referentes à raça/cor/etnia dos casos registrados nesta segunda seguem em anexo.

LEIA MAIS

Prefeito de Senhor do Bonfim estabelece novas medidas para conter o avanço do novo coronavírus

Em decreto assinado com data deste domingo (29), o prefeito da cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia,  estabeleceu novas medidas de restrição com o intuito de conter o avanço do novo coronavírus.

No documento, Carlos Brasileiro, estabelece, por exemplo, novo horário para funcionamento de bares. Esses estabelecimento passarão a funcionar de 11 horas da manhã até 1 hora da madrugada. Comércio essencial e não essencial fica livre para funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ficando facultativo o funcionamento aos sábados e  domingos.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde de Juazeiro atualiza os números da Covid-19 neste segunda-feira

(Foto: ASCOM)

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde desta segunda-feira (30) registra 23 novos casos para Covid-19 em Juazeiro e o total desde o início da pandemia chega a 5.886 infectados. Com mais 15 recuperações o número de curas clínicas sobe para 4.276 pessoas.

O tratamento em isolamento domiciliar, sem gravidade, chega a 1.473 pacientes. No geral já foram realizados 20.384 testes, com 14.368 resultados negativos, considerados descartados. No município são 121 óbitos em consequência da doença.

LEIA MAIS

Número de casos de Covid-19 na Bahia continua preocupando; veja o novo boletim

(Foto: ASCOM/SESAB)

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia tiveram uma pequena queda, de 11.255 para 11.029 nas últimas 24 horas, segundo dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) no fim da tarde desta segunda-feira (30). Apesar da leve diminuição, o número segue na faixa dos 11 mil, que o estado não registrava desde o dia 30 de agosto.

Com 1.652 novos casos e 21 mortes, todas ocorridas no mês de novembro, o boletim da Sesab registrou um acúmulo de 403.071 contaminações pelo novo coronavírus e 8.268 óbitos em decorrência da doença, dados contabilizados a partir do dia 6 de março de 2020.

No período de pandemia, todos os 417 municípios baianos registraram pelo menos um caso confirmado da Covid-19. Salvador foi a cidade que concentrou mais ocorrências, 24,59% do total do estado. Os locais com os maiores coeficientes de incidência por 100 mil habitantes foram Ibirataia (9.319,49), Itabuna (6.916,70), Aiquara (6.905,08), Madre de Deus (6.826,91), Almadina (6.808,20).

A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva reservados para Covid-19 também estão em movimento de alta. O estado alcançou a marca de 68% de vagas ocupadas, com destaque para três regiões, que estão na faixa dos 80%: extremo-sul (84%), centro-leste (83%) e centro-norte (80%).

Covid-19: Secretário de saúde de Paulo Afonso é transferido em estado grave para Salvador

(Foto: Reprodução /Ivone Lima/Arquivo Pessoal)

Está internado em uma UTI de Salvador, o Secretário de Saúde da cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. O estado de saúde de Luiz Humberto é grave e por isso ele teria sido levado de avião para a capital baiana neste domingo (29), após agravamento do quadro clínico.

O Secretário estava internado na UTI do Hospital Municipal de Paulo Afonso, que fica localizado no Bairro Tancredo Neves (BTN), desde a última quarta-feira (25)

De acordo com um Blog local, Luiz Humberto passou por um exame de tomografia na sexta-feira (27) e o mesmo apresentou um alto grau de comprometimento do pulmão. Diante do resultado, familiares e autoridades em saúde tomarem a decisão de fazer a transferência dele para a capital.

Ainda na noite deste domingo, Luiz Humberto foi levado para o aeroporto, mas quando se preparava para entrar na UTI aérea passou mal e teve que retornar para o hospital para ser estabilizado. Não há informações sobre o local onde o secretário está internado em Salvador.

Até este domingo, Paulo Afonso acumulava 1.372 casos confirmados de novo coronavírus, sendo 63 casos ativos, com 55 óbitos provocados pela doença.

Armando Monteiro é internado após testar positivo para a Covid-19 pela segunda vez

(Foto: Ascom/Armando Monteiro)

O ex-senador por Pernambuco, Armando Monteiro, testou positivo para o novo coronavírus no dia 24 deste mês, semana passada.

Segundo a assessoria do ex-senador, Monteiro está clinicamente bem, sendo medicado e acompanhado mais de perto por médicos no Hospital Português, onde foi internado neste domingo (29).

Ainda de acordo com a assessoria, a medida de internação é preventiva e se deu por se tratar de um paciente que apresenta a doença pela segunda vez.

Pernambuco registra 565 novos casos de Covid-19 e 7 mortes pela doença nas últimas 24 horas

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (30), 565 novos casos de Covid-19. Entre os confirmados, 14 (2,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 551 (97,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 182.406 casos confirmados da doença, sendo 28.013 graves e 154.393 leves.

Também foram confirmados sete óbitos, ocorridos entre os dias 8 de setembro e 29 de novembro. Com isso, o Estado totaliza 9.037 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.