Diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia diz que comércio não é grande vilão de alta da Covid-19 

Aglomeração durante a campanha eleitoral na Bahia.

Em entrevista a uma rádio de Salvador, a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Márcia São Pedro, disse que o comércio não é o grande vilão da nova alta na quantidade de casos de Covid-19 na Bahia, e, sim, o comportamento da população.

“O comércio hoje é o nosso grande problema? Não, pois o comércio tem respeitado as regras [de prevenção ao vírus]. O grande problema é o comportamento. Quando as pessoas saem em grupo, quando não respeitam a etiqueta de higiene, quando está aglomerando, fazendo festas que não podem ser feitas”, afirmou Márcia.

LEIA MAIS

Pernambuco registra 1.133 novos casos da Covid-19 e 14 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (9), 1.133 casos da Covid-19. Entre os confirmados desta quarta, 39 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.094 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 193.530 casos confirmados da doença, sendo 28.386 graves e 165.144 leves.

TEIA TAMBÉM

Salgueiro registra 50º óbito por covid-19

Covid-19: Miguel afirma que se for necessário Prefeitura comprará doses de vacina

Também foram confirmados 14 óbitos, ocorridos entre os dias 30 de novembro e 07 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.200 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Covid-19: Miguel afirma que se for necessário Prefeitura comprará doses de vacina

Prefeito afirmou que comprará a vacina com eficácia, independente de onde vier

Depois da corrida por respiradores, agora a preocupação dos gestores é em relação as vacinas contra a covid-19. Nessa quarta-feira (9), o prefeito de Petrolina informou que se a União e o Estado não disponibilizarem doses suficientes, fará aquisição pelo município.

“Caso os governos federal e estadual não disponibilizem vacinas suficientes, a prefeitura irá comprar as doses necessárias para proteger todos os petrolinenses. Não importa de onde venha a vacina; o que importa é a sua eficácia e que salve vidas“, escreveu nas redes sociais.

Mais cedo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello havia dito que a vacinação no país pode começar ainda em dezembro. O Governo Federal vislumbra da Pfizer como escolha de momento. Enquanto isso há a de Oxford, a Coronavac, ambas com testes e parcerias no país.

Em Brasília, Câmara afirma que erros do início da pandemia não podem se repetir na aquisição das vacinas

(Foto: Aurélio Pereira/Ministério da Saúde)

Paulo Câmara (PSB) esteve em Brasília (DF), na manhã de terça-feira (8), juntamente com outros governadores do Brasil. A comitiva se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para cobrar informações sobre o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Durante o encontro, Câmara lembrou que faltou coordenação da União no início da pandemia, erro este que não pode ser repetido no presente. “Todos recordamos o que houve no Brasil no início da pandemia, com a falta de coordenação nacional do enfrentamento ao coronavírus. Estados e municípios disputando no mercado nacional e internacional insumos, medicamentos e, sobretudo, os respiradores para equipar os hospitais. Isso não pode acontecer de novo com relação às vacinas”, disse o pernambucano.

LEIA MAIS

Salgueiro registra 50º óbito por covid-19

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, atingiu a triste marca de 50 mortes por covid-19. O óbito mais recente foi confirmado no boletim de terça-feira (8). Entretanto, até o momento a Prefeitura não forneceu mais informações sobre o paciente.

Esse é o segundo dia consecutivo com registro de vítimas fatais no município. Além disso, o boletim de ontem também confirmou mais 45 casos positivos. A Secretaria de Saúde também não informou as idades e gênero dos pacientes positivados.

Por fim, as curas clínicas permanecem em 2039 e há ainda 222 pacientes em investigação. Eles aguardam resultado de exames laboratoriais para saber se estão ou não infectados.

Juazeiro registra 88 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Oitenta e oito novas pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 nas últimas 24 horas. É o que aponta o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde desta terça-feira (08). Com isso, o município totaliza 6.292 infectados, dos quais 4.333 já apresentaram curas clínicas. Nesta atualização, Juazeiro chega a 21.134 testes realizados, sendo 14.712 resultados negativos. 127 morreram em decorrência da doença desde o inicio da pandemia.

Em isolamento domiciliar encontram-se 1.811 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal agora é de 21 pacientes, sendo 07 em UTIs e 14 em leitos intermediários.

A ocupação das Salas Vermelhas da UPA caiu para 75% e no momento recebe 03 pacientes, enquanto nos leitos intermediários da Unidade de Pronto-Atendimento subiu de 25% para 67% recebendo 06 pacientes. Já o Hospital de Campanha de Juazeiro está com ocupação zerada nas últimas 24 horas.

Confira a lista completa dos casos internados na Rede PEBA:

Leitos Ocupados 08 12

Covid-19: protesto de músicos em Juazeiro contra decisão do governo baiano repercute na região

Um protesto realizado em Juazeiro (BA) na manhã desta segunda-feira (7), por músicos e artistas da cidade, continua causando repercussão, e não apenas por lá. A categoria não esconde a revolta contra um novo decreto do governo baiano, publicado na semana passada, que voltou a proibir a realização de eventos, públicos ou privados, independentemente do número de participantes, em toda o Estado.

O detalhe é que essa classe foi a última, ou uma das últimas, a voltar com suas atividades, há cerca de três meses, e agora terá de parar novamente. Os profissionais já tinham compromissos agendados, os quais precisaram ser desmarcados. Não é difícil imaginar a revolta, e não apenas dos músicos e artistas juazeirenses.

Em Petrolina, a categoria compartilha do mesmo sentimento, já que o Governo de Pernambuco também editou um decreto semelhante ao da Bahia.

De acordo com os organizadores do protesto que aconteceu em Juazeiro, eles querem apenas ganhar o “pão”, seguindo à risca todos os protocolos pertinentes à prevenção contra o novo coronavírus.

Bahia registra 3.330 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; ontem foram 1.580 casos

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.330 casos de Covid-19 e 3.686 recuperados. Dos 428.034 casos confirmados desde o início da pandemia, 408.837 já são considerados recuperados,10.723 encontram-se ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.678,68), Itabuna (7.063,03), Aiquara (7.040,04), Almadina (6.918,01), Madre de Deus (6.893,28).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 822.258 casos descartados e 116.380 em investigação. Na Bahia, 33.356 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. A Secretaria da Saúde também contabiliza 29 óbitos que ocorreram entre 25 de maio e 07 de dezembro.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.474, representando uma letalidade de 1,98%.

Covid-19: prefeito de Uauá fecha bares, academias, quiosques e espaço de festas

30Cidade de Uauá. (Foto: Divulgação)

Em pronunciamento através da internet na tarde desta terça-feira (08), o prefeito do município de Uauá, na região norte da Bahia, Lindomar Dantas (PC do B), anunciou que estará baixando novo decreto determinando algumas restrições para conter o avanço do novo coronavírus.

Entre as medidas estão fechamento de bares, academias, quiosques e espaços de festas. O gestor anunciou ainda que pode restringir a circulação de pessoas nas ruas em determinados horários. Ontem, Lindomar já havia alertado que a cidade está vivendo um surto epidemiológico do novo coronavírus e pediu a colaboração da comunidade.

Até o último domingo (06) Uauá registrava 708 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, com 13 mortes causadas pela doença. 571 pessoas já apresentaram cura clínica.

Pernambuco registra 1.236 novos casos de Covid-19 e 16 óbitos nas últimas 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (08), 1.236 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 44 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.192 (96,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 192.397 casos confirmados da doença, sendo 28.347 graves e 164.050 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina ultrapassa 10 mil casos de Covid-19

Ator Eduardo Galvão morre aos 58 anos vítima da covid-19

Também foram confirmados 16 óbitos, ocorridos entre os dias 13/10 e 07/12. Com isso, o Estado totaliza 9.186 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

MEC adia para março retorno das aulas presenciais nas instituições federais

Univasf é uma das instituições que retornará com aulas presenciais em 2021 (Foto: Internet)

Depois da repercussão negativa entre as instituições de ensino superior federais e alunos, o Ministério da Educação (MEC) adiou para 1º de março a volta das aulas presenciais. A nova data foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (7).

A Portaria do MEC mantém a recomendação dos protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia da covid-19. As medidas devem ser colocadas em práticas pelas instituições federais, a fim de garantir o bem estar de funcionários e estudantes.

O texto da nova portaria dia, ainda, que “os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais poderão ser utilizados em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.

Salgueiro registra mais uma morte por covid-19

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) na segunda-feira (7) confirmou mais uma morte provocada pelo novo coronavírus. Com isso, o município chega a 49 vítimas fatais desde o início da pandemia.

A Secretaria de Salgueiro não forneceu mais informações sobre a 49ª morte. Sem atualizar os dados desde o último sábado (5), o município saltou de 2.286 casos positivos para 2.301 pacientes infectados nessa semana.

Por outro lado, as curas clínicas permanecem sem alterações. Há ainda 251 pacientes em investigação. Eles aguardam resultado dos exames para saber se estão ou não com a doença.

Ator Eduardo Galvão morre aos 58 anos vítima da covid-19

(Foto: TV Globo/Reprodução)

O novo coronavírus fez mais uma vítima no meio artístico nacional. O ator Eduardo Galvão, conhecido por seus trabalhos na Rede Globo morreu na noite de segunda-feira (7), aos 58 anos. Ele estava internado no Hospital Unimed, no Rio de Janeiro e teve complicações da doença.

Eduardo chegou a ser internado na UTI, mas não resistiu. A morte foi confirmada pela família. O último trabalho do ator na TV foi a novela “Bom Sucesso”, de 2019. Eduardo Galvão fez sucesso no programa “Caça Talentos” (1996) e “O Beijo do Vampiro” (2002).

Angélica, que atuou com Eduardo em Caça Talentos, foi uma das famosas a lamentar a morte do amigo. “Obrigada por sua amizade , por ser esse cara tão especial no meu coração e no coração de tanta gente !!! Sim … porque você e uma unanimidade! Amado por todos que tiveram a oportunidade de estar mais pertinho ! Descanse em paz meu querido “Duardo”“, escreveu nas redes sociais.

Bolsonaro: governo vai ofertar vacina gratuita e não obrigatória

O presidente Jair Bolsonaro, fala à imprensa no Palácio da Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro disse, nessa segunda-feira (07), que o governo federal vai oferecer vacina contra a covid-19 para toda a população de forma gratuita e não obrigatória.

Havendo certificação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória“, escreveu em sua conta no Twitter.

Bolsonaro, que se reuniu mais cedo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou ainda que os recursos para a aquisição dos imunizantes estão garantidos. “Não faltarão recursos para que todos sejam atendidos“, disse.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco proíbe festas e shows a partir desta terça

Em anúncio realizado nessa segunda-feira (07), o Governo de Pernambuco decidiu proibir shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingresso, independente do número de participantes no estado. O decreto entra em vigor nesta terça-feira (08).

A decisão foi tomada após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19. Casamentos, formaturas e eventos sociais semelhantes são exceções, e poderão ser realizados, desde que cumpram os protocolos.

LEIA MAIS