Diretora de saúde bucal, Roberta Teixeira, destaca importância do projeto ‘Mutirão do Sorriso’

Em entrevista a Rádio Jornal a diretora de saúde bucal, Roberta Teixeira, destacou a importância do projeto ‘Mutirão do Sorriso’ que no último final de semana realizou cerca de 350 atendimentos, entre restaurações, extrações, limpeza e aplicação de flúor, na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Cohab Massangano.

Roberta ressaltou que o projeto vai realizar atendimentos nos próximos três finais de semana oferecendo todos os serviços de saúde bucal.

A “Desde que assumimos essa gestão, percebemos a carência da população com relação aos serviços de saúde bucal. Encontramos o município com diversos consultórios e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) desativados, além das duas unidades moveis paradas. Resolvemos esses problemas e começamos a planejar esse projeto que vem para somar o trabalho realizado diariamente, dando mais qualidade de vida para a população”, frisou.

Psicólogos são denunciados por ofertar ‘cura gay’ nos últimos 5 anos, diz conselho

Desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. (Foto: Arquivo)

O Conselho Federal de Psicologia recebeu queixas contra três profissionais nos últimos cinco anos por ofertas de tratamento para homossexualidade. Medidas do tipo eram proibidas com base na Resolução nº 001/1990 do Conselho Federal de Psicologia.

De acordo com o presidente do órgão, Rogério Giannini, uma psicóloga – que está entre os autores da ação – teve o registro cassado por causa da prática. O órgão informou que estuda as estratégias para recorrer da decisão.

“Uma das alegações do pedido [contra a resolução] é de que havia uma perseguição a quem a praticasse. Em cinco anos foram três casos [de 260]. Então está longe de ser o principal motivo de processos éticos. São muito mais comuns outros tipos de processo”, disse Giannini.

LEIA MAIS

Paulo Bomfim discute ampliação do Hospital SOTE em Juazeiro

A proposta de ampliação da unidade contempla o incremento de mais dois pavimentos. (Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (19) o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim (PC do B) esteve em reunião com representantes do Hospital SOTE, para discutir sobre a ampliação do Hospital Sote de Juazeiro.

De acordo com José Cláudio, assessor da diretoria da SOTE, a proposta de ampliação da unidade hospitalar contempla o incremento de mais dois pavimentos, ampliando os serviços atuais, incluindo os serviços de UTI, que vão qualificar para a realização de todas as cirurgias de alta complexidade na área de ortopedia.

“Temos interesse em melhorar os serviços de saúde em Juazeiro. O Hospital SOTE é um parceiro e esperamos que logo este reencontro seja confirmado. E só quem ganha é a população de Juazeiro e região”, declarou o prefeito.

Juiz autoriza psicólogos a tratarem homossexuais como doentes

Desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. (Foto: Arquivo)

A Justiça Federal do Distrito Federal liberou psicólogos a tratarem gays e lésbicas como doentes, podendo fazer terapias de “reversão sexual”, sem sofrerem qualquer tipo de censura por parte dos conselhos de classe. A decisão, do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho.

A decisão é liminar e acata parcialmente o pedido de uma ação popular. A ação popular foi assinada por um grupo de psicólogos defensores das terapias de reversão sexual. A decisão é de sexta-feira (15). Esse tipo de tratamento é proibido desde 1999 por uma resolução do Conselho Federal de Psicologia. O órgão disse que vai recorrer.

Na decisão, Carvalho mantém a integralidade da resolução, mas determina que o conselho não proíba os profissionais de fazerem atendimento de reorientação sexual. Além disso, diz que os atendimentos têm caráter reservado.

LEIA MAIS

UPAE de Petrolina recebe Projeto Boa Visão do Governo de Pernambuco

Com as consultas, é possível verificar os problemas oculares dos estudantes. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A partir desta terça-feira (19) UPAE de Petrolina receberá o Projeto Boa e atenderá o público dos sete municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres). Além de Petrolina, serão beneficiadas as cidades de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó.

O Boa Visão busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar.

“O Boa Visão é mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula. Com as consultas, é possível verificar os problemas oculares dos estudantes e oferecer os exames necessários para que seja feito o tratamento adequado para cada caso. Isso pode ajudar no melhor desempenho do estudante em sala de aula e, consequentemente, dar mais qualidade de vida aos jovens”, diz a coordenadora do Projeto Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.

Para celebrar o aniversário de Petrolina, prefeitura investe em obras e ações

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Para celebrar os 122 anos de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (PSB) anunciou nesta segunda-feira (18) diversas obras nas áreas de mobilidade, educação, saúde, serviços públicos, produção rural, ação social, esporte e desenvolvimento social.

Na mobilidade, ganha destaque a duplicação da Avenida 7 de Setembro e os serviços de recapeamento e pavimentação, em diversas localidades do município. O Galpão de Coleta Seletiva, que já foi alvo de diversas reclamações, será inaugurado no dia 21. Em julho a prefeitura garantiu um investimento de R$ 500 mil, para melhorias na infraestrutura do local.

“Com investimento de R$ 6 milhões, vamos assinar a ordem de serviço na presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. Ele também vai assinar a nova certificação do Aeroporto Senador Nilo Coelho, para capacitar o aeroporto a receber novas aeronaves, mais modernas e com maior capacidade de carga, gerando mais empregos e renda”, declarou Miguel Coelho.

A entrega de 120 aparelhos auditivos e reforço nos mutirões, atendem as demandas da saúde, anunciadas durante a coletiva. Quatro bairros serão contemplados com o mutirão de odontologia, além de cirurgias ortopédicas e ginecológicas.

LEIA MAIS

Distrito de Itamotinga recebe Caravana da Saúde nesta quarta

A ação já está na sua 85ª edição, com a realização de mais de 23 mil atendimentos. (Foto: ASCOM)

Nesta quarta-feira (20), a Caravana da Saúde irá levar serviços especializados para atender a população do distrito de Itamotinga. Na ocasião, serão ofertadas consultas pré-agendadas com clínico geral, dentista, cardiologista, endocrinologista e ortopedista. Além disso, os usuários também poderão realizar eletrocardiogramas, exames laboratoriais e recadastramento do Bolsa Família.

A Caravana da Saúde é um programa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), que tem o objetivo de reduzir as demandas reprimidas das Unidades Básicas de Saúde. A ação já está na sua 85ª edição, com a realização de mais de 23 mil atendimentos.

A ação ainda conta com o serviço ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e com atividades educativas promovidas pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (Neps), pela Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) e pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (Saae).

Prefeitura realiza primeira Feira da Saúde do bairro Itaberaba

O evento acontecerá das 8h às 12h. (Foto: Ilustração)

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e a Secretaria de Saúde (SESAU) promoverá, na próxima segunda-feira (25), no Mercado do Produtor, a primeira Feira de Saúde do bairro Itaberaba. Serão oferecidos serviços no âmbito da Saúde e do Social.

O objetivo, segundo os organizadores, é garantir a promoção da saúde à população e o acesso dos usuários de seus territórios aos serviços. Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite, exames preventivos para mulheres, vacinação para trabalhadores do local, orientação a respeito de doenças causadas por alimentos, além do “Estação Cidadania” oferecendo serviços como recadastramento e atualização de dados do Bolsa Família.

O evento acontecerá das 8h às 12h e contará ainda com o apoio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), do Centro de Referência da Assistência Social do Itaberaba (CRAS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Instituto Embelleze e da Univasf.

Petrolina: Primeira edição do projeto ‘Mutirão do Sorriso’ atende cerca de 350 pessoas

Cerca de 350 pessoas foram atendidas durante o mutirão. (Foto: ASCOM)

O final de semana foi de muito cuidado com a saúde bucal dos petrolinenses na primeira edição do projeto ‘Mutirão do Sorriso’. No total, foram feitos cerca de 350 atendimentos, entre restaurações, extrações, limpeza e aplicação de flúor.

A ação, realizada pela Secretaria de Saúde, aconteceu, no sábado (16) e domingo (17), na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Cohab Massangano e atendeu pacientes de todo o município.

A diretora de saúde bucal, Roberta Teixeira, destacou a importância do projeto que acontecerá ainda nos próximos três finais de semana. “Desde que assumimos essa gestão, percebemos a carência da população com relação aos serviços de saúde bucal. Encontramos o município com diversos consultórios e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) desativados, além das duas unidades moveis paradas. Resolvemos esses problemas e começamos a planejar esse projeto que vem para somar o trabalho realizado diariamente, dando mais qualidade de vida para a população”, frisou.

A secretária de saúde, Magnilde Albuquerque, reforça que a ideia é atender o maior número de pessoas durante esse projeto. “Estamos muito felizes com a quantidade de pessoas atendidas. São procedimentos realizados com muita qualidade. Nesse primeiro momento resolvemos fazer durante quatro finais de semana em bairros da zona urbana e também da área rural, porém, nosso objetivo é ampliar cada vez mais o serviço de odontologia no nosso município”,concluiu.

Hoje é o Dia D da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

(Foto: Internet)

Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, os postos de saúde estão abertos em todo o país. Cerca de 47 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos estão convocados para atualizar a caderneta de vacinas. Segundo o Ministério da Saúde, 53% desse público não estão com a vacinação em dia.

Em 2016, o Brasil registrou a menor cobertura vacinal dos últimos dez anos, por isso, a meta do ministério é resgatar todas as crianças e adolescentes não vacinados e, com isso, iniciar ou completar os esquemas de imunização. Com o slogan Todo mundo unido fica mais protegido, a campanha começou no dia 11 de setembro e vai até o dia 22 de setembro em cerca de 36 mil postos fixos de vacinação.

LEIA MAIS

Paulo Bomfim e Rui Costa entregam reformas do Centro de Saúde III e do Posto de Saúde do Angarí

(Foto: ASCOM)

O prefeito Paulo Bomfim e o governador Rui Costa entregaram na tarde desta sexta-feira (15) as reformas do Centro de Saúde III e da Unidade Básica de Saúde do Angarí, cumprindo mais uma agenda do Toda sexta tem obra. Na ocasião, também estiveram presentes o deputado federal Daniel Almeida, os deputados estaduais Roberto Carlos e Zó, a secretária de Saúde Fabíola Ribeiro e outras lideranças políticas.

O governador destacou que o município de Juazeiro está no caminho certo. “Pela segunda vez neste ano, venho inaugurar equipamentos de saúde, que é a prioridade de Paulo Bomfim. Nós continuaremos com essa parceria. Em 30 dias estarei de volta a Juazeiro, para iniciar a construção da unidade de oncologia e, até o fim do ano, começaremos a construção da policlínica regional”, destaca Rui Costa.

O prefeito Paulo Bomfim afirmou estar motivado com a parceria entre o Estado e o município. “Nosso propósito é um só: trabalhar para quem precisa. Entregamos aqui hoje belíssimos equipamentos que foram totalmente reformados e equipados para atender melhor a população de Juazeiro”, comenta.

LEIA MAIS

SINDSEMP E ASOP se reúnem com diretoria de saúde bucal e representante da secretaria de saúde

(Foto: ASCOM)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), e a Associação dos Servidores de Odontologia de Petrolina (ASOP), se reuniram na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do SINDSEMP com a diretora de saúde bucal do município, Roberta Teixeira e a secretária Executiva, Carol, representando a secretaria de saúde, para discutirem assuntos referentes ao trabalho da categoria. Foram discutidas algumas situações relativas à qualidade do trabalho, além de outras situações como insumos e equipamentos necessários para melhor prestação de serviço à população.

A diretora de saúde bucal, Roberta Teixeira considerou a reunião muito produtiva no sentido de ouvir os servidores e poder analisar as demandas, viabilizando as solicitações. “A reunião foi muito boa. É importante que tenhamos esses momentos de diálogo, para entendermos as situações e atendermos as necessidades da população, que é o maior interessado nas prestações dos serviços”, disse.

LEIA MAIS

Brasil ganha destaque entre os países com maiores índices de cobertura de vacinas

As nações de menor pontuação foram o Afeganistão, a República Centro-Africana e Somália, cada uma com 11 pontos. (Foto: Internet)

Os dados divulgados pelo Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington nesta sexta-feira (15) na revista The Lancet, mostram que o Brasil e a China estão entre os países com maiores índices de cobertura de vacinas, com 99,7% e 99,9% da população-alvo imunizada em 2016, respectivamente.

O relatório analisa o progresso dos países em direção a cada um dos 37 indicadores relacionados à saúde. Os países foram classificados por suas pontuações globais para mostrar os desempenhos relativos, bem como permitir comparações entre eles.

O índice geral de uma nação é baseado em uma escala de zero a 100. Cingapura foi o país com maior pontuação (87), seguido de perto pela Islândia e Suécia (86 ambos). As nações de menor pontuação foram o Afeganistão, a República Centro-Africana e Somália, cada uma com 11 pontos. O Brasil registrou 63 pontos.

Com informações do FolhaPE

Em Petrolina, mutirão odontológico oferta 200 atendimentos durante o final de semana

A iniciativa, vai levar nos próximos quatro finais de semana mutirões de odontologia para áreas estratégicas do município. (Foto: Ilustração)

A Secretaria de Saúde de Petrolina, promove durante o final de semana o projeto ‘Mutirão do Sorriso’, do Novo tempo na Saúde. O serviço será oferecido no sábado (16) e domingo (17), das 8h às 16h, na Unidade de Atendimento Especializado (AME) Ricardo Soares, no bairro Cohab Massangano.

A iniciativa, vai levar nos próximos quatro finais de semana mutirões de odontologia para áreas estratégicas do município. O objetivo é universalizar o acesso ao tratamento odontológico e reduzir a demanda de atendimentos dos moradores.  Cerca de 200 pessoas receberão tratamentos odontológicos nesta primeira edição. Além dos procedimentos clínicos, serão realizadas atividades educativas, aplicação de flúor e distribuição de escovas.

“Saúde está no topo da prioridade de nossa gestão e o tratamento odontológico é uma das ações que queremos ampliar ao longo dos próximos anos. Esses mutirões terão um papel importante nesse processo, levando para as comunidades dentistas num final de semana, que a população, principalmente, a mais carente não tem condições de pagar”, ressalta o prefeito Miguel Coelho (PSB).

Para ser atendido, basta comparecer ao local levando a carteira de identidade e o cartão SUS.

UPAE/IMIP de Petrolina realiza atividades relacionadas ao Setembro Amarelo

(Foto: ASCOM)

As equipes de serviço social e psicologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) estão trabalhando este mês a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio. Já foram realizadas uma série de palestras para o público interno da urgência/emergência e centro de especialidades, e está previsto para o dia 26 um encontro com um especialista em suicidologia.

“São duas linhas de trabalho. A voltada para os usuários, que tem como foco informar, falar sobre o assunto e apresentar a rede de assistência à saúde, e a que abrange os nossos funcionários e colaboradores, que além de trabalhar a prevenção promove uma sensibilização sobre o tema”, esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

Começando pelos usuários, a campanha tem sido trabalhada na UPAE quase que diariamente. “O serviço social tem procurado apresentar a campanha e explicar o porquê que ela surgiu. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, e isso é muito sério. O suicídio é uma questão de saúde pública e precisa ser tratado como tal”, afirma a assistente social Fernanda Sá.

LEIA MAIS