Programa busca ampliar diálogo entre prefeitura e população em Juazeiro

(Foto: Internet)

Na próxima quinta-feira (5) a prefeitura de Juazeiro lança o Programa Prefeitura Cidadã no Juá Garden Shopping. O programa vai funcionar através das Secretarias de Educação e Juventude (SEDUC) e Governo (SEGOV).

O objetivo do Programa é criar espaços permanentes para o diálogo entre o Governo Municipal e a população, para obter o diagnóstico correto das demandas de cada comunidade, através dos agentes públicos das diversas secretarias da prefeitura.

O Programa dividiu o município em três regiões, onde a Região I e II refere-se aos bairros da zona urbana e a Região III os Distritos na zona rural. Cada região terá um diretor responsável coordenando as atividades que serão desenvolvidas.

Mutirões da Prefeitura de Petrolina atendem cerca de 600 pacientes neste final de semana

A saúde também foi movimentada pela segunda edição do Mutirão do Sorriso. (Foto: ASCOM)

Eliminar a fila de espera para exames, consultas e cirurgias, é uma das prioridades da Prefeitura de Petrolina. Durante este final de semana, a Secretaria de Saúde, através do programa ‘Novo Tempo na Saúde’, realizou dois mutirões: Saúde em Dia e o Mutirão do Sorriso.

Em mais uma edição do projeto ‘Saúde em Dia’ no Hospital Geral de Urgência (HGU), cerca de 150 pessoas foram atendidas. Até o momento já foram realizados cerca de 650 atendimentos.

A ação é fruto do projeto desenvolvido pelo Poder Executivo que autoriza a Secretaria de Saúde firmar acordos de cooperação técnica com hospitais, clínicas e consultórios particulares permitindo a compensação de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) vencido. O objetivo é atender os pacientes, naturais de Petrolina, que estão esperando por um procedimento desde 2011.

A saúde também foi movimentada pela segunda edição do Mutirão do Sorriso que foi realizado nas localidades de Pau Ferro e Rajada, zona rural, e no bairro Vila Eduardo, na zona urbana. Foram dois dias, com cerca de 450 atendimentos odontológicos.

O objetivo é universalizar o acesso ao tratamento odontológico e reduzir a demanda de atendimentos dos moradores. O próximo acontecerá no bairro Cacheado. O serviço será oferecido no sábado (07) e domingo (08), das 8h às 16h.

Vacinação antirrábica para cães e gatos continua em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A campanha anual de vacinação antirrábica em cães e gatos continua em Petrolina. O objetivo é interromper a transmissão da raiva na população animal, inviabilizando a possibilidade de contaminação do ser humano.

Os proprietários podem levar seus animais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o Centro de Zoonoses, localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, Nº 01, para receber a vacina. Animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose.

Na última quinta-feira (28), foi realizada uma ação em alusão ao Dia Mundial contra Raiva, no bairro Antônio Cassimiro. No total, foram vacinados 124 animais, sendo 80 cães e 44 gatos. A ação contou com a participação do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado.

“Vamos continuar realizando mensalmente essas ações. Nosso objetivo orientar a comunidade sobre as medidas de prevenção da raiva, bem como alertar para os sinais e sintomas que ela pode apresentar”, destacou a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia.

Juazeiro: vendedora acusa enfermeira e médico de maltratar filha de 14 anos durante parto

A criança nasceu sem problemas, contudo, no dia seguinte ao parto, a jovem começou a reclamar de dores. (Foto: Internet)

Um médico e uma enfermeira foram acusados por uma vendedora ambulante de ter maltratado sua filha de 14 anos durante o parto da jovem na maternidade de Juazeiro (BA). Segundo a mãe, sua filha contraiu uma infecção devido à falta de cuidados.

Alessandra Pereira afirmou que a filha seguiu até a maternidade para o parto no dia 19 de setembro. “Quando chegou no centro cirúrgico, ela [a filha] estava deitada e já sem forças, fraca. Disse que a enfermeira empurrou a barriga dela para tirar o bebê e o médico, que não sei o nome, puxou, colocou as mãos dentro dela cinco vezes. A gente fica sem entender porque ele fez tudo isso”, reclama.

A criança nasceu sem problemas, contudo, no dia seguinte ao parto, a jovem começou a reclamar de dores. “A gente esperava que eles dessem uma medicação para amenizar o caso dela, mas não deram. Depois, ela apresentou essa infecção e ficou sangrando, com mau cheiro e eles liberaram, deram alta para ela ir para casa”, conta.

Ainda assim a jovem recebeu alta. Uma semana depois a adolescente precisou voltar à maternidade, onde continua internada. “Estava sofrendo. Chorava muito. Minha filha estava num estado que, se a gente não levasse, ela iria morrer em casa. Eu só quero a saúde de minha filha, só isso. O que a minha filha passou é triste. Eu não desejaria para ninguém”, diz Alessandra.

A secretaria de Saúde de Juazeiro respondeu a denúncia e afirmou estar “averiguando a situação”. Além disso, a secretaria pediu para que seja feita “uma análise de toda a assistência que ela está recebendo agora e da que recebeu inicialmente para a gente poder averiguar com rigor essa situação”.

“Ela está internada, está recebendo os cuidados e a gente continua investigando para poder apurar. Os responsáveis serão devidamente responsabilizados diante de cada situação”, disse a superintendente de atenção especializada, Cilene Duarte.

Hospital de Casa Nova com nova sala de emergência

Os equipamentos que atendem requisitos do MS

A sala de emergência, que foi entregue na última sexta-feira (29), conta com todos os requisitos necessários ao atendimento de emergência a vítimas de acidente ou problemas cardíacos.

“Quem vê uma construção, uma sala, equipamentos e não for da área, não sabe o que se exige para o funcionamento de uma emergência: são médicos, cirurgiões, enfermeiras, equipe de apoio, técnicos de enfermagem, raio x. É um custo alto para o nosso município que tem sido penalizado pela crise, agravada pela seca, mas resolvemos que a população de Casa Nova merece essa atenção e esse cuidado”,  afirma o prefeito Wilker Torres (PSB).

UPAE/IMIP de Petrolina dá dicas para um envelhecimento saudável

(Foto: Internet)

Próximo ao Dia do Idoso, comemorado em 01 de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) dá dicas para um envelhecimento saudável, que pode ser alcançado através da promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros fatores.

“Primeiro é preciso entender que a saúde envolve o bem estar físico, mental e social, e que, por isso, precisa ser tratada de forma integral. A realidade é que a situação de nosso corpo e saúde depende quase que exclusivamente dos nossos cuidados. Claro que há fatores imprevisíveis, mas se tomarmos certos cuidados ao longo da vida, com certeza chegaremos à terceira idade com saúde”, acredita o coordenador médico da Unidade, Elson Marques.

LEIA MAIS

Voluntários celebram 7 anos no HDM/IMIP em Petrolina

Anualmente, o Voluntariado abre oficialmente as inscrições, mas em qualquer período os interessados podem procurar o grupo para seleção. (Foto: Divulgação)

Momento festivo marcou a comemoração dos 7 anos do Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina. O grupo formado, atualmente, por mais de 20 membros.

O grupo tem como missão atuar na humanização e auxílio dos pacientes e usuários, tornando o momento do internamento ou adoecimento mais tolerável. Os voluntários também desenvolvem uma série de atividades durante o ano voltadas ao segmento materno e infantil, e ao longo desse período de existência já ajudou muita gente que pelo hospital passou.

“É uma honra para nós poder compor esse grupo e nos sentimos muito gratos em conseguir ajudar tantas pessoas. Uma ajuda que muitas vezes é material e outras apenas emocional ou afetiva. É um trabalho realizado por amor, sem nenhum retorno financeiro, mas com muito ganho pessoal”, ressalta o coordenador e membro do Voluntariado do HDM, Ruy Holanda.

Anualmente, o Voluntariado abre oficialmente as inscrições, mas em qualquer período os interessados podem procurar o grupo para seleção. A sede do grupo fica no próprio hospital Dom Malan e funciona de segunda a quinta, das 7 às 17h, e na sexta da 7 às 16h. Qualquer pessoa acima de 21 anos que tenha disponibilidade ao trabalho voluntário uma vez por semana pode se inscrever. Maiores informações pelo telefone: (87) 3202-7027.

120 aparelhos auditivos são entregues no Centro Auditivo da Secretaria de Saúde em Petrolina

A prefeitura tenta zerar a fila que conta com 500 pacientes (Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (29) 120 aparelhos auditivos foram entregues a 62 pacientes, no Centro Auditivo da Secretaria de Saúde em Petrolina.

“Hoje, temos uma demanda de quase 500 pacientes aguardando aparelhos auditivos e nossa ideia é zerar essa pendência o quanto antes. É algo que vamos priorizar pois quando entregamos um aparelho desse, na verdade, estamos reinserindo essas pessoas na sociedade”, destacou Miguel Coelho, durante a cerimônia.

O médico otorrino do Centro Auditivo, José Brito, que participou da cerimônia, destacou os serviços oferecidos no órgão. “A colocação do aparelho é uma das etapas para a reabilitação auditiva do paciente e aqui nós fazemos todas as etapas e cuidamos desses pacientes. Estamos reinserindo esses pacientes na sociedade. Nós entendemos que todos são importantes. Eu tenho o costume de dizer que a cegueira afasta você das coisas, já a audição afasta você das pessoas. Mais de 70% da depressão do idoso é causada pela perda auditiva, eles são excluídos e isso é muito triste. Então, a gente vê a mudança de vida no rosto de cada um aqui que está recebendo seu aparelho e ficamos muito felizes”, concluiu.

Prefeitura promove atendimento odontológico gratuito neste final de semana em Petrolina

Para participar é preciso apresentar um documento de identidade. (Foto: Ilustração)

Neste sábado (30) e domingo (01) três bairros receberão o mutirão com atendimento odontológico gratuito em Petrolina. Os atendimentos serão realizados, das 7h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)

O atendimento será realizado na Vila Eduardo, Pau de Ferro e no distrito de Rajada. Os serviços serão de limpeza, restauração, extração e aplicação de flúor. A expectativa é que 450 pessoas sejam atendidas em cada unidade.

Prefeito de Petrolina reconhece a importância da parceria com o HDM/IMIP

(Foto: ASCOM)

Em visita realizada esta semana (26) ao Hospital Dom Malan/IMIP, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, reconheceu a importância da unidade materno-infantil para desafogar as filas de cirurgias eletivas pediátricas e ginecológicas do município.

O mutirão de cirurgias pediátricas foram retomados em abril e o de cirurgias ginecológicas teve início no mês de julho. De lá para cá já foram realizadas mais de 10 edições de ambos e centenas de pessoas, entre mulheres e crianças, já foram beneficiadas.

“Aqui estamos falando especificamente sobre os mutirões em parceria com o município, pois o Dom Malan já faz normalmente esse tipo de cirurgia, sendo referência para a VIII Regional de Saúde. Em agosto, nós inclusive aumentamos essa oferta através de uma parceria com o governo do estado, por meio de uma emenda parlamentar de Miguel Coelho, deputado à época. O mutirão em parceria com o município atende somente à demanda de Petrolina e têm auxiliado bastante para diminuir a fila de espera de pessoas que aguardavam há anos por um procedimento”, ressalta o superintendente do HDM, Etiel Lins.

LEIA MAIS

Juazeiro: Campanha de Vacinação Antirrábica Animal segue até o dia 31 de outubro

(Foto: ASCOM)

Mais de 2 mil cães e gatos de Juazeiro já foram imunizados por meio da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que começou no último sábado (23). A ação realizada pela Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Combate às Endemias, segue até o dia 31 de outubro.

A vacina dos animais está sendo realizada de segunda a sábado, tanto na estratégia de visitas domiciliares, quanto no posto fixo, localizado na sede do Núcleo de Combate às Endemias.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Núbia Barbosa, a equipe dos agentes de combate às endemias já visitou: Pinhões, Lagoa do Boi, o Parque Residencial e os Residenciais: Praia do Rodeadouro e Brisa da Serra.

“Nesta sexta (29) estaremos no João Paulo II, no sábado (30) estaremos em Pinhões, Guanhães, Pontal, NH I e NH II. Na próxima semana, de 02 a 06 de outubro, está previsto o porta a porta no Pedro Raimundo, Antônio Guilhermino, Dom José Rodrigues e nos Residenciais Dr. Humberto e São Francisco”, revela.

LEIA MAIS

Programa ‘Criança Feliz’ beneficiará mais de 900 famílias em Petrolina

O programa tem como foco gestantes e crianças de até três anos beneficiárias do Bolsa Família. (Foto: ASCOM)

Um dia após lançar um projeto de incentivo à interação entre crianças e idosos, a Prefeitura de Petrolina dá mais um passo nos cuidados com a primeira infância. O prefeito Miguel Coelho lançou nesta quinta-feira (28), o programa ‘Criança Feliz’ que visa ao apoio e acompanhamento do desenvolvimento físico, emocional e social dos pequenos.

O  programa deve beneficiar mais de 900 famílias na cidade contribuindo não só com o desenvolvimento das crianças, mas também com todo o convívio familiar como ressaltou Miguel Coelho durante lançamento no Parque Josepha Coelho.

“O nome “Criança Feliz” é muito apropriado porque nós acreditamos que as maiores beneficiárias deste programa são as famílias e consequentemente suas crianças. Com estas visitas, nós conseguiremos trazer momentos de reflexão às famílias que serão atendidas. Desde quando este programa foi lançado que nós fomos atrás para trazer para cá porque ele tem um papel fundamental não só para a primeira infância mas também para as políticas sociais”, disse o prefeito.

LEIA MAIS

105 casos de automutilação em escolas públicas de Petrolina preocupa Vara da Infância e Juventude

Os casos estão sendo monitorados pela Vara Regional da Infância e Juventude. (Foto: Internet)

Uma marca preocupante tem chamado a atenção da Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina, principalmente pelo fato de estarmos no mês de prevenção do suicídio, setembro amarelo.

A unidade do Poder Judiciário está acompanhando 105 ocorrências de adolescentes que apresentam comportamento autodestrutivo nas escolas públicas da cidade. Os casos estão sendo monitorados pela instituição.

Em maio, a Vara da Infância e Juventude encaminhou a Orientação 001/2017 para profissionais de educação e de saúde sobre os procedimentos a serem adotados em situações que envolvam comportamentos autodestrutivos em crianças e adolescentes. A ação faz parte do Projeto Previne (Prevenção de Violência nas Escolas) e tem o objetivo de minimizar este tipo de demanda no ambiente escolar.

De acordo com a psicóloga do Núcleo Psicossocial, Andrea de Gois Alcântara, as ações contribuem para preservar a integridade física e mental dos jovens. “Eles precisam de atendimento especializado e os pais e educadores precisam de orientação para identificar os sinais e buscar ajuda profissional”, explica a psicóloga.

A Vara da Infância encaminhou para as escolas ficha de monitoramento para identificar mais rapidamente os casos de vulnerabilidade. Nos meses de outubro e novembro serão realizadas palestras e oficinas para orientar os pais dos jovens que forem enquadrados nessa situação.

Em Petrolina, mãe busca doação de cama hospitalar para filha com síndrome rara

(Foto: Arquivo Pessoal / Gildete Alves)

Em contato com o blog, Gildete Alves da Silva mãe de Ana Beatriz, busca doações para adquirir uma cama hospitalar flexível, para sua filha com Síndrome de Wolfram.

Ana Beatriz tem apenas 11 anos e há três meses foi diagnosticada com a síndrome que é rara e acomete o sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP) e tecidos neuroendócrinos.

Preocupada com o desenvolvimento da filha, que passa boa parte do tempo acamada, Gildete Alves procurou nossa equipe para divulgar a dificuldade que enfrenta e buscar doações para adquirir uma cama para Ana Beatriz.

Interessados em doar dinheiro ou a cama, podem entrar em contato com a família através do telefone (87) 8839 6253.

Um quarto para Ana Beatriz

Ana Beatriz e sua família vivem em uma residência no Residencial Novo Tempo, localizado no bairro Pedra Linda, em Petrolina. Neste momento, além da cama, Ana Beatriz precisa de um quarto que comporte suas necessidades especiais. Quem tiver interesse em doar dinheiro ou materiais de construção, basta entrar em contato com a família através do telefone 87) 8839 6253.

Programação da ‘Semana da Pessoa Idosa’ começa neste final de semana em Petrolina

Programação (Cartaz Divulgação)

Neste domingo (1º) será aberta a programação da ‘Semana da Pessoa Idosa’ no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina. A programação conta com atividades promovidas pela prefeitura do município.

Na abertura, às 9h, uma caminhada será animada pela banda marcial do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72ºBIMtz). No local, o público também poderá conferir exposições de motos do grupo de Motociclistas do Vale do São Francisco e armas do Exército Brasileiro no Parque Municipal.

Os idosos também participarão na segunda-feira (2) de uma visita ao 72ºBIMtz onde acontece a formatura do Exército Amigo do Idoso. As ações seguem na terça (3) com a palestra ‘Conhecendo a doença de Alzheimer’ a partir das 9h no Centro Social Urbano (CSU) na Avenida Horonato Viana.

Na quarta-feira (4), a partir das 15h, haverá apresentação do projeto ‘Jovens conscientizando jovens no enfrentamento à violência contra o idoso’ com palestra na Escola de Referência Clementino Coelho. A programação continua na quinta-feira (5), a partir das 9h, com uma mesa redonda no SEST/SENAT com tema: enfrentamento à violação contra a pessoa idosa, avanços e desafios.

Encerrando a semana da pessoa idosa, será realizada na sexta-feira (6) palestras de orientação sobre ‘quedas e fraturas’; ‘memória do idoso’ e ‘alimentação saudável’ a partir das 9h na Fundação Neurocárdio, localizada na Rua 22 do bairro Alto da Boa Vista.