Em Juazeiro, prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

(Foto: Internet)

Através de nota, a prefeitura de Juazeiro informou que o expediente desta sexta-feira (13) será facultativo, nas repartições públicas municipais. Na quinta-feira (12) é celebrado o dia Dia de Nossa Senhora Aparecida, com feriado nacional.

Os Postos de Saúde da Família funcionam até a quarta-feira (11). Os serviços de urgência como UPA 24H, Hospital Materno Infantil e SAMU funcionarão normalmente, assim como a coleta de lixo doméstico, e os serviços de manutenção e esgoto do SAAE.

Alas desativadas motivam abertura de inquerido para investigar a precariedade do Hospital Dom Malan em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Alvo de diversas denúncias, o Hospital Dom Malan, em Petrolina será investigado depois de solicitação de abertura de inquerido feita junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A denúncia feita pela a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi motivada por duas alas desativadas. Uma, há dois anos, pelo desabamento do teto, e outra há um ano, pelo afundamento do piso.

Ainda segundo a bancada, com a desativação das alas, os atendimentos a crianças e gestantes são realizados de forma precária, com muitas mães sendo obrigadas a aguardar por horas nos corredores e recepção.

Senac abre vagas para cursos técnicos em enfermagem e estética em Petrolina

(Foto: Internet)

Com duração de aproximadamente dois anos, inicia no dia 23, novas turmas para os cursos de enfermagem e estética, no Senac em Petrolina.

Responsável por prestar assistência médica, o técnico em enfermagem atua na promoção, prevenção, e reabilitação de processos de saúde. Este profissional pode trabalhar em hospitais, consultórios, clínicas, ambulatórios, unidades de pronto atendimento e centros de educação infantil.

Já o técnico em estética presta serviços como limpeza de pele, drenagem linfática, massagem corporal, redução de medidas e avaliação estética corporal e facial. Além disso, o curso orienta o aluno sobre atividades administrativas nesta área.

Os interessados podem fazer a inscrição na unidade do Senac em Petrolina (Rua Projetada, 650, Antigo Aeroporto). Mais informações: (87) 3983 7602.

Prefeitura disponibiliza assistência social para militares do 72° BIMtz em Petrolina

(Foto: Divulgação)

A prefeitura de Petrolina, através da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, está disponibilizando diversos serviços para os militares do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72°BIMtz).

O objetivo é que os militares do exército sejam referenciados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Fernando Idalino, o qual passará a oferecer atendimento especializado de psicólogo, nutricionista, educador social, entre outros profissionais.

Segundo a secretária da pasta Kátia Carvalho, a oferta de serviços aos militares faz parte de um processo de expansão da assistência social em Petrolina. “Desde quando assumimos a pasta, assumimos também um compromisso de levar a assistência social ao maior número de petrolinenses possível. Recentemente, o prefeito Miguel Coelho inaugurou um novo CRAS na comunidade de Uruás, ampliando os serviços na zona rural, e agora estamos fazendo esta parceria com o exército aumentando ainda mais o atendimento”.

Sem condições adequadas de higiene, fábrica de água de coco é interditada pela Vigilância Sanitária de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (6) a Vigilância Sanitária de Petrolina, interditou uma fábrica de água de coco, no bairro José e Maria. O estabelecimento não apresentava condições adequadas de higiene.

Durante a fiscalização, foram encontrados equipamento com ferrugem e produtos armazenados de maneira inadequada. Diante das condições, a fábrica foi autuada e só poderá reabrir após o cumprimento das exigências de caráter imediato.

Comissão eleitoral da ACOSAP abre inscrição de chapas para eleição em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Segue até o dia 13, o prazo para inscrição de chapas interessadas em disputar as eleições, para diretoria da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde de Petrolina (ACOSAP). As eleições serão realizadas no dia 20.

Segundo informações da Comissão Eleitoral, até o momento, apenas uma chapa iniciou o processo de inscrição. “Uma chapa já está formada, tem todos os nomes, mas ainda não entrou os documento necessários. Quando homologar, será oficializada”, afirma a comissão.

A campanha em busca 454 votos e convoca os associados para o pleito, que acontecerá no dia 20, das 8h às 17h, na sede do sindicato, localizada na rua Mar Bering, no bairro Antonio Cassimiro. Outras informações através do telefone 3862 2452.

Ministério da Saúde amplia em R$ 93 milhões recursos para UPAS 24 h

(Foto: Arquivo)

O Ministério da Saúde anunciou hoje (5) o repasse de R$ 93,2 milhões para o custeio de 46 unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas em 43 municípios brasileiros das cinco regiões do país. Nenhuma cidade pernambucana aparece na lista divulgada.

De acordo com o Ministério da Saúde, há em todo país 562 UPAs funcionando com a ajuda do governo federal, a um custo de R$ 1,7 bilhão por mês apenas para serviços. Elas prestam cerca de 130 mil atendimentos diários. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, essas unidades são relevantes para que possam ser usadas de forma a complementar os serviços que já são oferecidos pelas demais unidades de saúde dos municípios.

“A partir de agora, esses municípios poderão contar com o apoio do governo federal para continuar oferecendo atendimento de qualidade à população. Nessa gestão, todos os pedidos para habilitação de UPAs dos municípios que entregaram a documentação correta foram atendidos. Não existe mais nenhuma solicitação pendente no Ministério”, enfatizou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante coletiva.

Com informações do EBC

Em Pernambuco, Secretaria de Saúde abre seleção com 8 vagas

Há vagas reservadas para pessoas com deficiência. (Foto: Internet)

Estão abertas inscrições para uma seleção pública simplificada da Secretaria de Saúde de Pernambuco. São oito vagas para candidatos com o superior de diversas formações, com salários de R$ 3.600.

A contratação temporária é para atuação no desenvolvimento das ações de educação a distância, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Das vagas disponíveis, duas são para apoiadores institucionais em videoconferência, uma para apoiador institucional desenvolvedor web, uma para apoiador institucional em webdesigner, duas para apoiadores institucionais em teleassistência e outras duas para apoiadores institucionais em teleducação.

O cadastro poderá ser feito até o dia 20 de outubro, por meio de Sedex, com aviso de recebimento (AR), ou de forma presencial, no Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde, localizado na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife. Outras informações através do edital da seleção.

Com informações do G1

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina produz conteúdo médico-científico para o Brasil

(Foto: ASCOM)

A reunião mensal do grupo médico-científico liderado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do qual 10 instituições de educação e saúde do país participam, incluindo o Dom Malan/IMIP de Petrolina, aconteceu nessa segunda-feira (02) com o tema Zika vírus e gestação.

Na oportunidade, a unidade materno-infantil de referência para mais de 50 municípios do sertão contribuiu com as discussões ofertando o conteúdo PROTOCOLO DE NOTIFICAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA SÍNDROME CONGÊNITA RELACIONADA À INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA EM PERNAMBUCO. O projeto de ensino e pesquisa foi apresentado pelo especialista em medicina fetal do HDM e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Marcelo Marques.

O documento, montado a muitas mãos, apresenta critérios para a detecção e notificação de quadros sugestivos de Zika em recém-nascidos, de alterações fetais oriundas da infecção e da gestante com exantema; como também busca definir fluxos e orientações adequadas para o diagnóstico, assistência e vigilância durante a gestação e dos recém-nascidos acometidos pela doença. 

LEIA MAIS

Ampliação da oferta de mamografia marca o início da campanha Outubro Rosa em Petrolina

Até novembro serão ofertados mais de 1.200 exames. (Foto: Internet)

A iluminação de diversos monumentos, prédios e equipamentos públicos de Petrolina, entre eles a Prefeitura, já anuncia o início da campanha do ‘Outubro Rosa’ em prevenção ao câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo e que atinge potencialmente as mulheres. Para intensificar ainda mais a campanha, a Secretaria de Saúde está ampliando a oferta do exame preventivo, conhecido como mamografia, para as mulheres do município.

A ação, que faz parte do projeto Saúde em Dia, começou nesta quarta-feira (04), atendendo cerca de 25 mulheres. Até novembro serão ofertados mais de 1.200 exames, diminuindo a fila de espera que desde 2015 conta com 1.800 mulheres.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura.

“Nosso objetivo, além de conscientizar sobre a importância da prevenção desta doença, é também eliminar a fila de espera através desse mutirão. É importante ressaltar que esse quantitativo é além do que já ofertamos diariamente. É um exame importantíssimo de prevenção porque caso seja detectado, o câncer de mama quando descoberto na fase inicial, há 95% de probabilidade de recuperação total”, frisou a secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Câncer de mama

De acordo com o INCA, O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alterando o desenvolvimento, alguns têm desenvolvimento rápido, outros são mais lentos. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Idoso aguarda há cerca de dois anos por cirurgia de próstata em Juazeiro

Idoso aguarda cirurgia de próstata há quase dois anos. (Foto: WhatsApp)

Um idoso, de 60 anos, aguarda a um ano e oito meses por uma cirurgia de próstata recomendada pelo Hospital Regional de Juazeiro. O diagnóstico foi emitido ainda o ano passado.

Com dificuldades para urinar e perceber as pernas inchadas, Olavo Laureano contou que descobriu a doença quando procurou um médico em janeiro de 2016. Após o exame, o idoso foi informado que precisaria da cirurgia. A partir de então, vários novos exames foram realizados, mas a cirurgia ainda não foi sequer marcada.

O blog Waldiney Passos tentou entrar em contato com o Hospital Regional por telefone, mas não obteve êxito.

Secretaria de Saúde registra avanço no número de casos de Hanseníase em Petrolina

No período de janeiro a agosto de 2016 foram registrados 191 novos casos da doença. (Foto: ASCOM)

Com o tema ‘Você conhece a sua pele?’, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizou neste mês de setembro a campanha de prevenção e combate a Hanseníase. Durante o período da campanha, aconteceram diversas atividades de busca ativa de casos suspeitos.

No total, foram avaliadas 246 pessoas com 15 confirmações e 93 pacientes encaminhados para o programa PEP-hans (Profilaxia Pós Exposição), um projeto iniciado em 2016, com apoio do Ministério da Saúde (MS), que realiza a prevenção para as pessoas que tiveram contato com a doença.

A secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro, ressaltou que apesar do encerramento da campanha, o trabalho de busca ativa continuará no município.

“O trabalho de busca ativa vem sendo realizado desde o começo do ano em feiras de saúde, presídios, escolas e nas Unidades Básicas de Saúde, porém, o mês de setembro foi escolhido para intensificar e conscientizar a população, entretanto, vamos continuar com trabalho, visto que a situação da hanseníase em Petrolina é muito preocupante”, explicou a secretária. 

LEIA MAIS

Campo Formoso: Secretaria entrega resultados de preventivos realizados na Feira de Saúde

As mulheres que realizaram o exame preventivo durante a Feira de Saúde Fundação José Silveira, no mês de agosto, já podem se dirigir à Secretaria de Saúde de Campo Formoso para retirar seu resultado. Para entrega, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, será necessário a apresentação do RG da paciente.

A Feira de Saúde Fundação José Silveira, que aconteceu na Praça Deputado Herculano Menezes, disponibilizou serviços de saúde gratuitos como atendimento de com clínico geral, ginecologistas, cardiologistas, realização de preventivos, ultrassonografias e serviços odontológicos com 04 unidades móveis.

O evento contou com o total apoio da Secretaria de Saúde do município que disponibilizou equipes de diversas áreas para dar suporte aos atendimentos.

Pesquisa revela que grávidas deveriam fazer testes do vírus da zika várias vezes durante a gestação

(Foto: Ilustração)

Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), as gestantes devem realizar mais de uma vez o teste do vírus da zika. O estudo sugere que o resultado negativo obtido em um único exame pode não ser suficiente para tranquilizar familiares e médicos.

A pesquisa incluiu 13 mulheres em diferentes estágios da gestação, atendidas no Hospital da Criança e Maternidade de Rio Preto. O estudo será publicado em novembro na revista Emerging Infectious Diseases.

De acordo com o professor, em cinco gestantes o resultado voltou a dar positivo para a presença do vírus mesmo após a carga ter zerado em exames anteriores. Em todos os casos, o causador da doença desapareceu do organismo logo após o parto.

“O que a pesquisa sugere é que um exame pode não ser suficiente, então seria importante repetir mais vezes. Agora a periodicidade dos exames não podemos dar com exatidão porque precisaríamos de um número maior de gestantes na pesquisa”, afirma.

Nogueira aponta que o ideal seria repetir o exame pelo menos mais duas vezes nas gestantes, mesmo nos casos em que o resultado do teste molecular dá negativo. “Costumamos fazer esse tipo de exame com amostras de urina por ser mais fácil de obter e também porque no sangue a carga viral é ainda mais baixa e desaparece mais rapidamente”, diz.

Com informações do G1

Outubro Rosa: você sabia que cães e gatos também podem ter câncer de mama?

Cães e gatos também pode apresentar câncer de mama. (Foto: Internet)

De acordo com a veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, em Petrolina, Graziella Correia, três fatores podem estar envolvidos no aparecimento desses tumores: genético, ambiental e hormonal. “O uso de anticoncepcionais é um importante fator de risco associado à ocorrência dos tumores de mama, então é importante evitar”, frisou.

Segundo a veterinária, a castração precoce, antes do primeiro cio, é o procedimento mais indicado na prevenção da doença, aumentando em quase 100% as chances do animal não desenvolver a câncer de mama. “Além disso, ao castrar precocemente, previne-se a ocorrência de outros tumores relacionados ao sistema reprodutor, assim como muitas doenças típicas em animais que receberam aplicações de hormônios anticoncepcionais”, ressaltou.

Assim como nos humanos, a identificação pode ser por meio da observação visual ou através do toque periódico das mamas. “Aproveite o momento do carinho na barriga para a avaliação, apalpando as mamas uma por uma e entre elas. Se notar nódulos, diferença de tamanho entre as mamas, aumento de volume ou algum tipo de secreção, é necessário levar o animal ao médico veterinário para a confirmação do diagnóstico, por meio de exames clínicos e laboratoriais”, explicou.