“É preciso que o Governo de Pernambuco se pronuncie e diga o que está acontecendo”, diz Odacy Amorim sobre fechamento da APAMI

Odacy Amorim falou sobre a situação da APAMI em Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Após o Hospital Dom Tomás/APAMI informar que fecharia as portas por falta de recursos para compra de medicamentos, insumos e pagamentos de funcionários, o deputado estadual Odacy Amorim (PT), que é vice-presidente da comissão de saúde na Assembleia Legislativa de Pernambuco, afirmou que espera providências do Governo do Estado a respeito da situação.

LEIA TAMBÉM

Por falta de dinheiro APAMI vai parar as atividades nesta terça-feira

“É preciso que o Governo de Pernambuco se pronuncie e diga o que está acontecendo e quais as posições serão tomadas. Meu papel é comunicar direto ao chefe do executivo e a gente espera uma providência, pois sabemos que uma entidade como a APAMI vai ter dificuldades sempre que tiver atrasos, porque quando você tem um hospital de um município, um estado, você tem outras receitas para ir sustentando. Mas uma entidade como a APAMI, mesmo com um número alto de doações, vai ter sempre essa dificuldade”, disse.

Odacy afirmou ainda que vai pressionar o secretário estadual de saúde para que o problema seja resolvido. “O que podemos fazer é pressionar o secretário de saúde, mas essa é uma discussão para ser resolvida política e administrativamente”.

Mutirão da saúde leva serviços para pessoas em situação de rua em Petrolina

(Foto: Ilustração)

No próximo sábado (13), a Prefeitura de Petrolina, através do programa Consultório na Rua, realizará mais um mutirão da saúde para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. A ação acontecerá ao lado da Rodoviária, das 8h às 12h, e contará com atendimento médico; busca ativa para casos suspeitos de tuberculose e hanseníase; aferição de pressão e testes rápidos.

De acordo com a coordenadora do programa, Marla Gomes, além dos atendimentos na área da saúde, também serão ofertados serviços de beleza e distribuição de kits de higiene bucal. “A intenção é realizar esse evento a cada dois meses, em locais diferentes como feiras livres, Catedral, entre outros. Nosso objetivo é atender essa população que, na maioria das vezes, não procura a Unidade Básica de Saúde, e garantir o acesso aos serviços”, destacou.

Consultório na Rua

O programa começou em todo o Brasil em 2012 e em Petrolina em março de 2015. De segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, uma equipe de profissionais percorre todos os bairros da cidade, dando ênfase em locais conhecidos por aglomeração de pessoas em situação de rua realizando assistência médica, atendimento psicológico, entre outros serviços. No período de janeiro a novembro de 2017 foram feitos cerca de 5 mil atendimentos, em Petrolina.

Juazeiro: moradores do Itaberaba terão atendimento especializado de saúde nesta quarta-feira

(Foto: Ilustração)

A Caravana da Saúde, projeto da secretaria de Saúde de Juazeiro (BA), que tem o objetivo de atender os moradores que estão à espera de atendimento especializado, desembarca nesta quarta-feira (10), no posto de Saúde do bairro Itaberaba.

Serão feitas consultas pré-agendadas com oftalmologista, endocrinologista, clínico geral, dentista, ortopedista e cardiologista. Também serão realizados exames laboratoriais, eletrocardiogramas e recadastramento do Bolsa Família.

O atendimento ocorrerá das 8h ás 14h. Em sua 101ª edição, a Caravana da Saúde já soma mais de 25 mil atendimentos.

Vacinação antirrábica para cães e gatos continua em Petrolina

Cerca de 300 cães e gatos foram vacinados, neste final de semana, em eventos realizados pela Prefeitura de Petrolina nos povoados de Capim e Izacolândia, interior do município. As ações, que acontecem todos os meses, tem o objetivo de interromper a transmissão da doença na população animal, além de conscientizar os proprietários sobre os perigos e o risco de contágio ao ser humano.

Além da vacinação antirrábica foram realizadas orientações com os médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), testes rápidos para animais suspeitos de leishmaniose e informações educativas sobre zoonoses. “Nós já realizamos essa atividade diariamente no Centro de Zoonoses, porém, decidimos intensificar esse trabalho e levar até a população”, ressaltou a coordenadora do órgão, Graziella Correia.

Os proprietários podem levar seus animais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o Centro de Zoonoses, localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, Nº 01, para receber a vacina. Animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose.

SAMU de Petrolina está com serviços reduzidos

(Foto: ilustração)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), de Petrolina (PE),  informa à população que se encontra com os serviços reduzidos, pois, as macas das ambulâncias saíram para ocorrências e ficaram retidas com pacientes nos hospitais da cidade.

Durante o fim de semana, as ocorrências, sobretudo acidentes, aumentam bastante, e, com isso, acontece a  retenção de macas pelos hospitais, impedindo que as ambulâncias se desloquem do SAMU para atender aos chamados da população.

Número de atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas de Petrolina dobrou em 2017

(Foto: ASCOM)

Durante todo o ano de 2017, foram feitos cerca de 4.500 atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de Petrolina (PE). Em 2016 foram feitos 2.151 atendimentos.

O comparativo com o ano de 2016 mostra o avanço nos tratamentos de infecções e inflamações nas gengivas, canais dentários, cirurgias, entre outros serviços.

O CEO foi reativado no início da gestão do Prefeito Miguel Coelho, com o objetivo de oferecer uma saúde bucal para a população e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

A diretora de saúde bucal do município, Roberta Teixeira Araújo, explica que o Centro de Especialidades Odontológicas funciona como unidade de referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, com procedimentos clínicos e cirúrgicos complementares aos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME.

“O paciente vai para uma Unidade Básica de Saúde, o dentista avalia e faz o encaminhamento para o CEO. Ficamos felizes com o nosso resultado neste primeiro ano da atual gestão. Nosso objetivo agora em 2018 é reativar o serviço de prótese e triplicar nossa produção e número de pacientes”, frisou.

Além dos serviços de Odontopediatria, Periodontia, Cirurgia e Endodontia, o Centro ampliou o atendimento implantando a Endodontia de molar, popularmente chamada de tratamento de canal dos dentes posteriores e o atendimento a pacientes especiais.

O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado à Avenida Fernando Góes, s/n, no Centro de Petrolina.

Com salários atrasados, médicos do Hospital Regional de Juazeiro ameaçam greve

(Foto: Internet)

Os médicos do Hospital Regional de Juazeiro podem paralisar as atividades novamente. De acordo com informações, os profissionais da saúde ainda não receberam os salários de dezembro do ano passado. Em 2017 foram três paralisações nos meses de janeiro, outubro e dezembro.

Com 74 médicos, a unidade hospitalar é responsável por realizar cerca de 200 consultas diárias nas áreas de ortopedia e cirurgias clínicas. Uma paralisação logo no início do ano deve atrapalhar o calendários de consultas e cirurgias dos pacientes.

No verão, cuidados para evitar Aedes Aegypti devem ser redobrados

(Foto: Arquivo)

A dengue, a zika e a chinkungunya são doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, que tem infestação mais intensa no verão, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas. Esses fatores propiciam a eclosão de ovos do mosquito.

A principal recomendação para acabar com o mosquito Aedes aegypti é eliminar locais de água parada, onde o mosquito deposita suas larvas. É preciso estar atento a vasos de plantas, pneus velhos, bacias e outros recipientes que possam armazenar água parada.

Febre, dores no corpo e manchas na pele são sintomas que confundem o diagnóstico das três arboviroses. Para diferenciá-las, o Ministério da Saúde elaborou uma cartilha para diferenciar os sinais das três doenças e a frequência dos sintomas.

No entanto, em caso de sintomas referentes a essas doenças, procure o médico imediatamente.

Confira os sintomas

  • Febre

Na dengue, costuma ser alta, acima de 38° C, de quatro a sete dias. Na zika, o sintoma não costuma se manifestar e quando se mostra, geralmente, é num estágio subfebril. Já na chikungunya a febre alta, acima de 38° C, aparece durante dois e três dias.

  • Manchas na pele

Quase sempre (90 a 100% dos casos) aparecem em pacientes com Zika, no 1° ou no 2° dia. Já em pacientes com dengue, as manchas costumam surgir a partir do 4° dia. O sintoma foi verificado entre 30% e 50% dos casos. E na chikungunya, 50% dos casos apresentaram manchas na pele durante dois a cinco dias.

  • Dores nas articulações

Podem aparecer de forma leve na zika. Já na dengue e chikungunya quase sempre estão presentes, na primeira de forma moderada e na segunda os pacientes apresentam dor intensa. 

LEIA MAIS

Camelódromo de Juazeiro recebe a equipe da Campanha ‘Sexta sem Mosquito’

(Foto: ASCOM)

A equipe de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro esteve na manhã desta sexta-feira (5), no Camelódromo 2 de Julho, realizando uma campanha de conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti. A ‘Sexta sem Mosquito’, do Governo Federal é realizada através do Ministério da Saúde, com o apoio dos governos estaduais e municipais.

O grupo passou por cada boxe e também pelo Terminal de ônibus fazendo panfletagem e orientando a população sobre os cuidados para não ter criadouros em casa, além de explicar sobre as doenças que ele pode transmitir como: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O Diretor de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Klynger Farias destacou que a campanha foi estendida para este mês de janeiro devido ao período de chuva e as proximidades do carnaval antecipado na cidade.

“É no verão, período do ano com o maior volume de chuvas, que a reprodução do Aedes aegypti fica mais fácil. Por isso, nossa equipe vai intensificar as ações neste período. Pedimos ainda a colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito”, explicou Farias.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus – este último tem relação com a ocorrência de casos de microcefalia em bebês. O mosquito tem reprodução em águas paradas e ocasiona grandes números de casos em todo o Brasil, principalmente no verão.

Com a chegada do verão, Prefeitura de Petrolina alerta para os cuidados com o Aedes aegypti

Época de chuvas pode ajudar na proliferação do mosquito.

Com a chegada do verão, é preciso redobrar os cuidados para eliminar os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como nessa época o clima fica mais quente e úmido, os ovos do mosquito se abrem com mais facilidade, aumentando a proliferação do inseto.

“Nesse período, com a água das chuvas, os ovos do mosquito podem eclodir em questão de horas. É por isso que a gente dá a recomendação de que a população tenha o cuidado com qualquer recipiente que possa acumular água”, destaca Aynoanne Barbosa, gerente do setor de Endemias.

Apesar de Petrolina ter registrado uma expressiva redução no número de arboviroses – cerca de 100%- e do trabalho de prevenção dos agentes de endemias ser diário, com a realização de inspeções e trabalhos preventivos, é necessário que a população também faça a sua parte.

Trabalho rotineiro

Para diminuir os números dos casos de arboviroses, a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde implanta diversas ações, a exemplo do ‘Sexta sem Aedes’, onde cada sexta-feira um bairro é escolhido através do índice de infestação, e são realizadas orientações educativas, mutirões de limpeza, vedação de caixas d’água e coleta de pneus.

LEIA MAIS

Médicos da AME Policlínica de Petrolina vão realizar consultas durante a noite

(Foto: Ilustração)

Devido à grande quantidade de pessoas em busca de consultas médicas, a partir da próxima segunda-feira (08), a Prefeitura de Petrolina vai oferecer serviço de atendimento médico noturno na AME Policlínica.

O atendimento vai funcionar das 07h às 21h. A medida tem como objetivo aumentar a oferta de consultas à população, inclusive com especialistas.

Anteriormente, quatro Unidades Básicas de Saúde disponibilizavam o serviço estendido até às 21h, porém, muitas pessoas ainda não conseguiam ser atendidas. Agora, todas as consultas noturnas serão feitas somente na AME Policlínica.

 “Decidimos concentrar os atendimentos na AME Policlínica, que é central, e assim concedermos acesso a todos os cidadãos que necessitarem ser atendidos a partir das 18h”, explica a diretora de Atenção Especializada, Ana Célia.

Em janeiro, as consultas acontecerão de segunda a quinta-feira e serão disponibilizadas as seguintes especialidades: Pediatria, Ginecologia e Reumatologia.

A partir de fevereiro, o serviço será ofertado de segunda a sexta-feira.

A AME Policlínica está situada à Avenida Tancredo Neves, n°12, Centro (próximo à Câmara de Vereadores de Petrolina).

Juazeiro: mais de 130 pessoas são atendidas na primeira Caravana da Saúde de 2018

(Foto: ASCOM)

A primeira Caravana da Saúde do ano foi realizada nesta quarta-feira (03), no posto de saúde do bairro Alagadiço, em Juazeiro (BA). Profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, disponibilizaram diversos serviços à comunidade e atenderam mais de 130 pessoas.

Dentre as especialidades ofertadas estão: ortopedia, cardiologia, endocrinologista, clínico geral, dentista, exames de eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais.

Para a coordenadora administrativa da unidade Raiane Mirela, a Caravana da Saúde realizada no local foi um sucesso. “Tínhamos uma demanda reprimida de várias guias de procedimentos e de encaminhamentos para especialistas e o programa ajudou muitas pessoas que estavam aguardando há algum tempo”, destaca.

De acordo com a diretora de Atenção Primária da Sesau, Simone Freire, o programa inicia o ano sanando diversas especialidades da UBS. “Ao todo já realizamos mais de 25 mil atendimentos nessas 100 edições da Caravana da Saúde, reduzindo consideravelmente o número de demandas reprimidas no município. Isso é uma vitória para Juazeiro”, disse.

O próximo bairro que receberá a Caravana da Saúde será o Itaberaba, no dia 10 de janeiro, das 8h às 14h.

Casa de Apoio Santo Expedito recebe doações do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Alimentos e material de higiene arrecadados durante o mês do dezembro, através da campanha Natal Solidário da equipe do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, foram entregues na última sexta-feira (29).

O momento foi marcado pelas palavras de gratidão da fundadora da casa de apoio, Leodete Pires ou Dona Léa, como é mais conhecida. Ela agradeceu a equipe do Dom Malan/IMIP, aos funcionários, colaboradores, usuários e empresas parceiras, que contribuíram na campanha.

 “Mantenho essa casa há 16 anos com muito esforço e oração. Deus, em sua infinita bondade, não nos deixa faltar nada. Quando estamos em situação difícil sempre aparecem os anjos para nos ajudarem” disse.

A iniciativa faz parte de um projeto do IMIP, que busca realizar nesse período do ano, em sua sede e unidades gerenciadas, uma ação filantrópica que tenha como beneficiário alguma instituição social ou ONG.

De acordo com Kátia, esse foi mais um ano de sucesso da campanha. “Nós ficamos felizes de ver que, mesmo diante das dificuldades e da crise, as pessoas ainda se sensibilizam com causas como essa. E esse é o espírito que devemos manter durante todo o ano. O do olhar fraterno e solidário”, ressaltou na ocasião.

Caravana da Saúde leva serviços para o Posto de Saúde do bairro Alagadiço

(Foto: ASCOM)

A Caravana da Saúde, programa da Prefeitura Municipal de Juazeiro, estará no Posto de Saúde do bairro Alagadiço nesta quarta-feira (03). Os atendimentos com especialistas começam a partir das 08h.

Na ocasião, serão disponibilizadas consultas pré-agendadas com oftalmologista, endocrinologista, clínico geral, dentista, ortopedista e cardiologista. Também serão realizados exames laboratoriais, eletrocardiogramas e recadastramento do Bolsa Família.

O programa é uma ação de continuidade, que já está na sua 100ª edição, com a realização de mais de 25 mil atendimentos. A Caravana da Saúde é realizada por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).