CAPS infantil realiza campanha para arrecadação de brinquedos durante o Natal

(Foto: Internet)

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS), vinculado à Secretaria de Saúde de Petrolina, está realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos, para presentear, neste natal, as crianças que são atendidas pela unidade.

A culminância da campanha será na próxima sexta-feira (22), durante a confraternização das quase 400 crianças que frequentam o CAPS infantil. O evento acontecerá na Associação de Moradores da Areia Branca. Até lá, qualquer pessoa pode adotar um dos pedidos das , feitos durante esta época.

 As crianças e adolescentes que precisam de acompanhamento do CAPS infantil, possuem diferentes tipos de transtorno mental, e, em sua grande maioria, vem de famílias carentes e/ou desestruturadas. A doação de presentes de Natal é uma forma de valorizá-las e fazê-las sentirem-se crianças inseridas na sociedade.

“Essas crianças e suas famílias estão habituadas a receberem sempre portas fechadas no meio social e muito preconceito. Aqui temos a missão de acolhê-los e acompanhá-los através de uma equipe multiprofissional. A arrecadação destes brinquedos será de fundamental importância para elas”, frisa a Coordenadora do CAPSi, Maria do Carmo.

Além de brinquedos, doação de materiais lúdicos como lápis de cor, hidrocor, tintas e giz de cera também são bem-vindos. “A gente utiliza muito este tipo de material nas oficinas para auxiliá-los no processo criativo, então será de grande ajuda para a nossa rotina”, completa Maria do Carmo.

As doações estão sendo recebidas até a próximo terça-feira (19), na sede do CAPSi que fica localizado à Rua Pio XII, nº284, em frente à Praça do Galo.

No Dezembro Vermelho, secretaria leva testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV ao público nesta sexta em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Quem for ao Juá Garden nesta sexta-feira (15) vai encontrar à disposição profissionais da saúde que estarão orientando e realizando testes rápidos gratuitos para toda a comunidade, a fim de detectar a presença ou não de doenças como as Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Organizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro com o apoio do Rotary Clube São Francisco e do Shopping, a ação integra a programação do Dezembro Vermelho no município – mês marcado pela mobilização nacional para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV e Aids e tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com HIV.

“Durante todo esse mês nosso trabalho é de fortalecimento e de convencimento da nossa população sobre a importância do uso do preservativo. A Aids tem tratamento, mas não tem cura e isso precisa ser muito bem explicado para a sociedade. O teste é rápido, não dói, então não devemos ter vergonha ou medo. O importante é prevenir”, observou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde este ano foram notificados 77 novos casos de HIV no município. Já os casos de sífilis chegam a 62. “No caso da sífilis o número de casos vem crescendo em todo o país, e no nosso município não é diferente. Temos intensificado a realização de testes rápidos em todas as nossas unidades de saúde para que o diagnóstico e o tratamento sejam feitos de imediato e não tragam mais riscos à saúde das pessoas”, explica Tatiane Malta.

Perda de consultas na UPAE/IMIP de Petrolina chega perto dos 40%

(Foto: ASCOM)

A coordenadora geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Ana Beatriz Mota Aguiar, participou, nesta quarta-feira (13), da última reunião ordinária do ano da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR), com o objetivo de falar um pouco sobre a taxa de absenteísmo e perda primária de consultas no ambulatório de especialidades da UPAE/IMP, que gira em torno de 40%.

A perda primária refere-se ao desperdício das consultas médicas disponibilizadas pelos serviços de saúde e a taxa de absenteísmo é a não execução das consultas médicas, previamente agendadas, decorrente da ausência do paciente, por motivo de qualquer ordem.

Para se ter uma ideia, das 7.515 consultas disponibilizadas na UPAE no mês de novembro, apenas 5.652 foram executadas. Nesse caso, a perda primária foi de 18,24% e a taxa de absenteísmo fechou em 19,65%.

LEIA MAIS

Casa Nova dá início ao combate a dengue

(Foto: ASCOM)

Nessa quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Casa Nova (BA), iniciou a campanha contra a dengue, zica e chikungunya. O objetivo da pasta é não deixar a cidade entrar nas estatísticas dos municípios com casos das doenças. No ano de 2016, o estado da Bahia registrou mais de 70 mil casos de dengue e quase 50 mil casos de chikungunya.

“Começamos cedo, mobilizamos todos os recursos e pessoal, vamos de casa em casa, conscientizar, insistir e insistir, mas Casa Nova fica fora das estatísticas da Bahia. Estamos nas ruas, casa por casa, bairro por bairro, localidade por localidade. Verão e primavera, calor e chuva, são elementos essenciais para o desenvolvimento do mosquito. É ele que vamos combater! Não deixar nenhum lugar favorável ao desenvolvimento do mosquito, esse é nosso propósito”.

A secretária Maria de Lourdes montou postos de coletas de recipientes e materiais que possam servir de criadouro para o mosquito. Os postos estão instalados nas proximidades da Quadra X da Topol, Colégio Irene Campos, Rua do Hospital, Rua do Colégio, Rua do Torra Torra, Rua da Prefeitura e rua do Colégio Getúlio Vargas.

“O prefeito Wilker Torres já determinou e se for preciso colocamos mais postos de coleta. Começamos hoje na Borges e Topol e vamos continuar com mutirões em todos os bairros e centro da sede. É uma guerra que vamos vencer!”, disse.

Michel Temer recebe alta nesta sexta-feira em São Paulo

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer (PMDB) deve ter alta na manhã desta sexta-feira (15) segundo informações divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Temer foi submetido na quarta-feira (13) a um procedimento de desobstrução da uretra.

Segundo nota da assessoria de imprensa da Presidência, Temer se recuperou bem do procedimento, mas permanecerá no hospital até esta sexta. “Teoricamente não há nenhuma contraindicação. Tudo normal. Vai cumprir uma agenda normal”, disse o médico.

Temer deve ficar até três semanas com sonda e deverá adiar viagem marcada para a Ásia. A equipe médica ainda não decidiu que tipo de sonda será utilizada.

Com informações do G1

Moradores de Pau Ferro recebem serviços de saúde neste sábado

(Foto: ASCOM)

A secretaria de saúde de Petrolina promove no próximo sábado (16) diversos serviços de saúde e consultas na comunidade de Pau Ferro, em Petrolina.  O atendimento será feito a partir das 08h, na Escola Municipal José Martins de Deus.

Serão disponibilizadas consultas médicas; testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites; avaliação nutricional; vacinação para o público em geral e animais domésticos; saúde bucal com consultório odontológico móvel, além de atividades educativas e de promoção a saúde.

Inscrições para Corrida e Caminhada de Natal continuam abertas em Petrolina

(Foto: Arquivo)

A corrida e caminhada do natal de Petrolina será realizada no próximo domingo (17), às 8h, no Parque Municipal Josepha Coelho, mas ainda dar tempo de se inscrever.

A inscrição custa 1 kg de alimento não perecível e um brinquedo, e deve ser feita no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em frente ao Dom Malan, ou pelo site: petrolina.pe.gov.br. O material arrecadado será doado a pessoas carentes.

A Corrida e Caminhada de Natal terá um percurso de 5 km. E serão premiados os três primeiros lugares nas modalidades masculino e feminino.  Além da corrida, também está programado um culto natalino no dia 23, na Praça do Bambuzinho, para as pessoas em situação de rua.

O evento está sendo organizado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Novo equipamento agiliza resultado de exames no Hospital Universitário de Petrolina

Resultados de exames serão fornecidos mais rapidamente com o equipamento. (Foto: divulgação)

O Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do Hospital Universitário da Univasf, começou a utilizar, neste mês, um equipamento que realiza a identificação automatizada de bactérias isoladas em exames de pacientes, além de emitir o perfil de sensibilidade e resistência dos micro-organismos, em um prazo de 48 horas.

O modelo adquirido por licitação (Phoenix 100, da companhia global de tecnologia médica BD) é único na região do Vale do São Francisco. Um dos principais benefícios do processo automatizado é a agilidade na entrega de exames.

A viabilidade da automatização é resultado de um estudo conjunto entre a unidade responsável, a Gerência Administrativa e os demais setores envolvidos nos processos de análises clínicas, visando uma maior precisão no acompanhamento dos estados de saúde dos pacientes e a diminuição no tempo de internamento.

De acordo com a bióloga Carine Naue, uma análise bioquímica manual durava entre 5 a 10 dias para ser concluída. Já com o processo automatizado, o tempo de resultado é consideravelmente menor, permitindo que a equipe clínica saiba com mais rapidez os níveis de resistência das bactérias e prossiga com o tratamento adequado para cada doença.

A chefe da Unidade de Laboratório, Cristina Lumi Fukagawa, comemora a modernização: “Toda a atenção à saúde do HU é beneficiada com esta aquisição, pois a tomada de decisões clínicas se torna mais assertiva e a rotatividade dos leitos é facilitada, gerando economias e potencializando a segurança do paciente”.

Campanha “Dezembro Laranja” chama a atenção para o risco do câncer de pele

(Foto: divulgação)

Desde o ano de 2014, que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza a campanha “Dezembro Laranja”. O objetivo é falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de pele. Desde então, a cor que também remete ao sol e ao bronzeado de verão, passou a ser símbolo da luta contra a doença.

Esse ano, a campanha traz como tema “Se exponha, mas não se queime”, fazendo um alerta claro à falta de cuidados do brasileiro com a pele. De acordo com dados da SBD, 63% da população não usa protetor solar no seu dia a dia e 6 milhões de pessoas não se protegem durante as atividades praticadas ao ar livre.

O câncer de pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. Portanto, a proteção solar é a principal forma de prevenção da doença.

“De forma simples e direta, o que as pessoas precisam inicialmente saber sobre o assunto é que quanto mais cedo o câncer de pele for detectado maior é a chance de cura. É o dermatologista que está à frente na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do problema. Portanto, ao primeiro sinal de dúvida é preciso consultar um especialista”, ressalta o coordenador médico da UPAE/IMIP de Petrolina, Elson Marques.

As pessoas com fatores de risco devem ser acompanhadas por um dermatologista. Em casos mais arriscados, a recomendação do médico pode ser a prevenção absoluta contra a exposição solar. Para pacientes que já sofreram com o câncer de pele e foram tratados, é ainda mais importante o acompanhamento.

“Examinar a pele periodicamente é uma maneira simples e fácil de detectar precocemente o câncer. Com a ajuda de um espelho, o paciente pode enxergar áreas que raramente consegue visualizar. É importante observar se há manchas que coçam, descamam ou sangram e que não conseguem cicatrizar, além de perceber se há pintas que mudaram de tamanho, forma ou cor”, orienta o médico.

Anvisa libera aplicação de vacinas em farmácias

(Foto: Ilustração)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação de vacinas em farmácias. Para receber a dose é preciso levar receita médica para as vacinas que são opcionais.

Para poder oferecer e aplicar vacinas, o local deve ter uma identificação clara, para o consumidor, e obedecer as regras de qualidade e segurança, entre elas: ter licenciamento e inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, ter profissional legalmente habilitado, e instalações adequadas. As farmácias devem entregar uma carteirinha de vacinação para quem não tiver o documento, ou não levar.

A fiscalização vai ser feita pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. O serviço já era permitido no distrito federais e nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

Com informações do G1

Ação leva consulta psicológica gratuita à comunidade de Rajada

Para ser atendido é necessário levar documento de identificação e cartão SUS. (Foto: Internet/Ilustração)

Com o objetivo de atender as necessidades dos pacientes do interior de Petrolina, a Secretaria de Saúde realizará, na próxima sexta-feira (15), a partir das 9h, um mutirão de atendimento psicológico na Unidade de Atendimento Multiprofissional (AME) Plínio Amorim, em Rajada.

A ação, atenderá cerca de 50 pacientes e contará com a participação de quatro psicólogos e um assistente social, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. De acordo com a coordenadora do programa, Iara Catarine, a intenção é levar esse mutirão para diversas localidades, principalmente, nas áreas mais afastadas da sede do município.

“Será uma ação muito importante porque, apesar de termos uma equipe que presta assistência diariamente às comunidades, existe uma grande demanda para esse tipo de atendimento. Então, vamos intensificar essas ações para promover uma melhor qualidade de vida para nossa população”, frisou.

Os pacientes que serão atendidos durante o mutirão, foram previamente agendados através da AME. É necessário levar documento de identificação e cartão SUS.

Novas regras são estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina para determinar morte cerebral

Para constatar a morte cerebral, dois médicos diferentes devem realizar o exame clínico, teste de apeia e exames complementares. (Foto: Ilustração)

Critérios mais rígidos serão levados em consideração para definir morte encefálica. A novidades foi divulgada hoje (12) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e poderá ter impacto no processo de doação e transplante de órgãos.

A partir da nova resolução – aprovada pelo CFM -, além do neurologista, outros especialistas como médico intensivista, neurocirurgião ou médico de emergência, poderão diagnosticar o fim da atividade cerebral do paciente. Segundo o conselho, considera-se que houve morte cerebral quando o paciente tem parada irreversível da respiração e de todas as funções do cérebro, incluindo o tronco.

Os procedimentos para determinar a morte encefálica devem ser iniciados em todos os pacientes que apresentam estado de coma não perceptivo, ausência de reflexos do tronco cerebral e interrupção persistente da respiração (apneia).

LEIA MAIS

Programação do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência começa quinta-feira em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

No último domingo (3) foi celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em Juazeiro, uma programação alusiva a data começa nesta quinta-feira (12), com diversas atividades.

A programação começa às 8h, ao lado do Paço Municipal, com exposição fotográfica “Beleza em Foco” e a IV Mostra “Experiências Inclusivas das Escolas Municipais de Juazeiro”.

Além da exposição e da mostra, a programação terá apresentações de dança com alunos do projeto “Supera PCD”, oficina de artes, apresentações artísticas com alunos das escolas municipais e a apresentação do Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco.

Campanha ‘Sexta sem Mosquito’ irá combater o Aedes Aegypti em Juazeiro

Nesse mês de dezembro, toda sexta-feira será de combate a dengue em Juazeiro. (Foto: ASCOM)

Um dia na semana para todos fazerem aquela faxina na casa, no escritório, na empresa e combater o mosquito Aedes Aegypti. É a ‘Sexta sem Mosquito’, uma campanha do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o apoio dos governos estaduais e municipais. Em Juazeiro, a ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zica e chikungunya, teve início no último dia 8 no Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira.

Pela manhã, comerciantes e fregueses do Mercado foram abordados pelos Agentes de Combate as Endemias que passaram orientações sobre os cuidados necessários para evitar criadouros, sobre as arboviroses (dengue, zica, chikungunya e febre amarela), e o tratamento dessas doenças, bem como realizaram busca e tratamento de possíveis criadouros do mosquito no local. Após o encerramento das atividades no mercado, as equipes utilizaram bombas costais para utilização do inseticida para o bloqueio do mosquito Aedes, e também da muriçoca.

LEIA MAIS

UPAE e HDM iniciam arrecadação de doações para Natal Solidário em Petrolina

As doações podem ser feitas até quinta-feira (14). (Foto: Arquivo)

O Natal Solidário da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, busca doações de itens de higiene e alimentos não perecíveis para o Natal Solidário.

As doações podem ser feitas até quinta-feira (14). Os interessados podem procurar as recepções da Unidade e deixar a sua contribuição em uma das caixas de coleta. Toda doação arrecadada será direcionada ao Cantinho do Aconchego – Casa do Idoso. A equipe da UPAE fará a entrega na sexta-feira (15), às 9h, com um momento festivo.

Já no HDM, a arrecadação prossegue até o dia 28 de dezembro, e os interessados também podem procurar as recepções para a doação. Os itens arrecadados no hospital serão enviados para a Casa de Apoio Santo Expedito, que acolhe pacientes e acompanhantes de várias cidades da região.

Maiores informações pelos telefones: (87) 3866-9613 – UPAE e (87) 3202-7079/7035 – HDM.