Janeiro é o mês dedicado à campanha que chama a atenção para a importância de todos os assuntos relacionados ao universo da saúde mental. É o chamado Janeiro Branco.
Para discutir o assunto, a equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde (SESAU), de Juazeiro (BA), vai realizar no próximo dia 18 de janeiro, um evento alusivo à campanha.
Com o título ‘Encontro de Promoção à Saúde Mental’ o evento acontece das 8h às 12h no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC).
De acordo com a assessora de planejamento da SESAU Ianni de Almeida, o evento do dia 18 é o primeiro de uma programação que estende-se até o dia 30 de janeiro. “Nesse primeiro momento iremos reunir os 3 Centros de Acompanhamento Psicossocial (Caps) e as residências de saúde mental e da família, em seguida a programação segue nos Caps” disse Ianni.
A assessora da SESAU também detalhou a programação. “No dia 23 faremos um encontro no Caps AD, no dia 24 no CAPS I, no dia 31 no Caps II e no dia 30 de janeiro teremos a culminância da programação, novamente no auditório da SEDUC, onde contaremos não só com os Caps, mas também com todos que integram a atenção básica”, explica, Ianni Almeida.
Segundo Ianni Almeida, o evento além de tratar dos diversos temas que permeiam a saúde mental, tem também como objetivo promover a integração dos 3 (Caps) com as equipes de humanização e educação permanente da SESAU.
“Nossa intenção é construir um guia de saúde mental de todos os Caps, a equipe de atenção básica vai trabalhar no sentido de compilar um documento com essas informações, no encontro vamos aproveitar para promover troca de material e informações e outra meta estabelecida pela Sesau este ano é o cumprimento de uma agenda para cumprir durante em parceria com os serviços, para atender a necessidade sobre a saúde mental”, destacou.










Quem pretende viajar para áreas que pedem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) precisa ficar atento à vacina de febre amarela. Segundo nota divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “não será emitido CIVP, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente à dose fracionada”.
Fechada na última terça-feira (9) devido ao atraso nos repasses do governo de Pernambuco, a APAMI/HDT deve voltar a atender os pacientes na próxima segunda-feira (15). Pelo menos essa é a expectativa do diretor-presidente da instituição, Dr. Augusto Coelho.






