Pernambuco confirma mais 1.945 casos de covid apenas nessa sexta-feira

São mais de 197 mil pacientes infectados (Foto: Internet)

Pernambuco confirmou mais 1.945 casos positivos de covid-19 nessa sexta-feira (11). As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no início da tarde. 79 (4%) dos registros de hoje são de Síndrome Respiratória Aguda Grade (SRAG).

Outros 1.866 (96%) são de pacientes leves. No total, Pernambuco já soma 197.063 casos confirmados, sendo 28.544 graves e 168.519 leves. A SES também registrou 15 novas mortes. Elas datam de 26/10 a 10/12. Com os óbitos de hoje o estado contabiliza 9.244 vítimas fatais. As curas clínicas serão informadas ao final do dia, quando a Secretaria divulgará o boletim completo.

Sindicato dos enfermeiros relata falta de EPI; Prefeitura afirma estar trabalhando para reforçar estoques

Seepe denuncia falta de materiais, Prefeitura explica situação (Foto: Ascom/PMP)

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (Seepe) notificou a Prefeitura de Petrolina para fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Seepe relatou ter recebido denúncias dos filiados sobre a falta de luvas, toucas e outros EPIs.

“Apesar de já ter recebido pacientes com sintomas de COVID-19, as UBS (unidades básicas de saúde) desse município encontram-se, no atual momento com uma grande escassez de EPI’s, dentre estes equipamentos de segurança citamos os seguintes: luvas, capotes, toucas e etc“, informa o Sindicato.

Em nota, a Prefeitura de Petrolina explicou o que houve. “Devido à grande demanda e a evolução da doença no mundo, estes materiais estão com valores elevados e com baixa oferta no mercado“, informou a Secretaria de Saúde. O município já abriu novas licitações e vai reforçar o estoque.

Confira a seguir a resposta da Secretaria de Saúde:

LEIA MAIS

Covid: Salgueiro confirma mais 38 casos e atualiza lista de bairros com infectados

Salgueiro (PE) tem mais 38 casos de covid. Os números foram atualizados na noite de quinta-feira (10). Contudo, a Prefeitura não forneceu informações sobre os pacientes.

Também foram confirmadas mais 80 curas clínicas. Agora são 2.119 pacientes recuperados da doença. As mortes permanecem sem alteração, totalizando 50.

Lista de bairros

Tradicionalmente a Secretaria de Saúde atualiza a lista dos bairros com casos da covid-19 na quinta-feira. O Centro segue com a maior concentração de doentes. Confira a lista completa na imagem ao lado.

Dormentes tem diminuição no número de novos casos da Covid-19

O boletim epidemiológico da Covid-19 dessa quinta-feira (10), divulgado pela Secretaria de Saúde de Dormentes, mostra que o município registrou diminuição no número de novos casos da doença. Nas últimas 24 horas Dormentes registrou 5 novos casos e 14 curas clínicas.

O município pernambucano está com 739 casos confirmados, 722 curados e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais duas mortes por covid-19

Petrolina registrou mais dois óbitos por complicações da covid-19, mas nenhum aconteceu nesta quinta-feira. São duas pessoas do sexo feminino, de 50 e 72 anos. A paciente idosa faleceu no dia (07), em um hospital da rede pública da cidade. Já a paciente mais jovem morreu no dia (08), em um hospital privado. Os laudos comprovando covid-19, no entanto, só chegaram após o fechamento do boletim desta quarta (09). Com isso, o total de óbitos chegou a 136.

Ao todo, já são mas de 8 mil recuperados da covid-19 desde o início da pandemia. São mais 161 pessoas curadas clinicamente da doença, totalizando 8.040 (77,5%), e 117 casos novos da doença, alcançando o total geral de 10.379.

LEIA MAIS

Anvisa autoriza uso emergencial e temporário de vacina contra covid-19

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução que “abre possibilidade aos laboratórios de solicitarem autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra covid 19”.

A decisão, deliberada ontem (10) durante a 11ª Reunião da Diretoria Colegiada, oficializa o pedido de uso emergencial de vacina anunciado no dia 2 de dezembro pela própria Anvisa.

Segundo a agência, nenhum laboratório solicitou, até o momento, o uso mesmo após a Anvisa ter publicado um guia com os requisitos para esse pedido.

LEIA MAIS

Até o fim do ano UPAE de Petrolina deve ganhar novos leitos para pacientes com Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A informação foi divulgado na tarde desta quinta-feira (10) durante entrevista coletiva de imprensa online do secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele afirmou que até o final de dezembro, o Governo de Pernambuco colocará em operação mais 199 leitos em nove unidades de saúde para pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19.

O plano, que beneficiará todas as quatro macrorregionais de saúde do Estado, está sendo colocado em prática após três semanas seguidas de aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e também das solicitações por leitos na Central de Regulação de Pernambuco.

Além da UPAE Petrolina, os novos leitos serão abertos também nos hospitais Agamenon Magalhães, Português, Santo Amaro, Maria Vitória e Cesac Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR); Hospital de Campanha Mestre Vitalino, em Caruaru; Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada; Hospital Santa Maria e em Araripina. Do total de vagas, 119 ficarão na Região Metropolitana do Recife, sendo 46 de UTI. As outras são no Agreste (10 de UTI) e Sertão (40 de UTI e 30 de enfermaria).

“Somando os leitos que estamos abrindo a partir de hoje aos que reconvertemos e anunciamos ao longo de novembro, serão 379 vagas para o enfrentamento da Covid-19”, frisou o secretário de Saúde.

Governo de Pernambuco afirma que está pronto para receber vacina contra a Covid-19

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (10), durante coletiva de imprensa online, que a rede de saúde do Estado está pronta para receber a vacina contra a Covid-19. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, atualmente o Programa Estadual de Imunização conta com 1,7 milhão de seringas em estoque e outros 1,8 milhão já tiveram a compra finalizada, com entrega prevista para breve.

Ainda há um processo de aquisição para mais sete milhões de unidades, com previsão de ser concluído até janeiro de 2021, em tempo hábil para a vacinação contra a Covid-19, que deverá ser feita por etapas, de acordo com determinação do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Duzentos partos já foram realizados no Centro de Parto Normal de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

O bebê de número 200 nasceu nesta quinta-feira (10) no Centro de Parto Normal Maria das Dores de Souza, de Petrolina. Lorenzo Jordão Barros nasceu com 3,115 kg e 45 cm e é filho de Rayane Barros da Silva e Murilo Jordão Almeida.

A avó da criança, Maria Elizete da Silva, que acompanhou a filha durante o parto, se emocionou ao cortar o cordão que ligava Lorenzo à sua mãe.

O Centro de Parto Normal foi inaugurado no final do mês de junho e tem capacidade para realizar 150 partos por mês, conta com todos os ambientes decorados, banheira, bancos adaptados, sala de deambulação (local para passeio das gestantes), cinco salas de parto, ambiente de cuidados ao recém-nascido, vacinação e setor administrativo.

LEIA MAIS

Bahia registra 4.876 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas; 1.124 a mais que ontem

(Foto: ASCOM/SESAB)

Os casos ativos da Covid-19 na Bahia cresceram pelo segundo dia seguido e chegaram a 12.010 pessoas contaminadas nesta quinta-feira (10), conforme boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A taxa de ocupação das UTIs reservadas para o tratamento de adultos com a doença também cresceu, de 77% para 78%.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.876 casos de Covid-19, 1.124 a mais que ontem quando foram registrados 3.752 casos. Com esses dados o estado chega a 436.662 pessoas infectadas desde o início da pandemia. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde também indica que 4.066 pacientes foram considerados curados, somando agora um total de 416.121 já recuperados da doença.

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram entre 29 de junho e 09 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.531, representando uma letalidade de 1,95%.

Juazeiro registra 102 novos casos de Covid-19; Taxa de resultados positivos dos testes das últimas 24h é de 89%

(Foto: ASCOM)

Número de casos positivos em Juazeiro continua aumentando. O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde desta quinta-feira (10) registra 102 novos casos para Covid-19, o que corresponde a uma taxa de 89% de testes positivos das 115 notificações realizadas nas últimas 24 horas.

Com isso, o município totaliza 6.491 infectados, dos quais 4.344 já apresentaram curas clínicas. Desde o início da pandemia aconteceram 127 óbitos em consequência da doença.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma mais 1.588 casos de covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 1.588 casos positivos de covid-19 no boletim dessa quinta-feira (10). Dos novos registros, 79 (5%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outros 1.509 (95%) são de pacientes leves.

Com a atualização de hoje Pernambuco soma 195.118 pacientes infectados. Desse total, 28.465 são casos graves e 166.653 de pacientes leves. O boletim também confirmou 29 novos óbitos. Eles aconteceram entre 15/11 e 09/12. Pernambuco totaliza 9.229 mortes desde o início da pandemia. As curas clínicas serão informadas ao final do dia pela SES.

Ministério da Saúde confirma 1º caso de reinfecção da covid

(Foto: Ronaldo Schemidt/ AFP)

O Ministério da Saúde confirmou, na manhã dessa quinta-feira (10), o primeiro caso de reinfecção por novo coronavírus do país. Trata-se de uma profissional da saúde, de 37 anos, que mora em Natal (RN). Ela testou positivo pela primeira vez em junho, se curou e voltou a se contaminar em outubro.

Foram 116 dias da primeira a segunda contaminação, informa o Governo Federal. Além de morar no Rio Grande do Norte, a paciente também atua na Paraíba. Diante disso, os dois estados se uniram para investigar o caso e obtiveram o resultado apontando a nova infecção.

As amostras da paciente foram encaminhadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é referência para investigação laboratorial

Juazeiro: Músicos e intérpretes do Festival Santos fazem teste para a Covid-19 

(Foto: Ascom/PMJ)

Com praticamente tudo pronto para o evento, a Secretaria de Cultura, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, realizou na manhã desta terça-feira (08), teste da Covid-19 em todos os músicos e intérpretes que irão participar do Festival Edésio Santos da Canção.

“Estamos seguindo todos os protocolos de segurança, procurando manter o maior distanciamento possível. Mas hoje achamos necessário fazer os testes nos participantes, para não correr risco de haver contágio entre eles e, felizmente nenhum teve resultado positivo”, conta Alan Cleber, gestor da Seculte.

O cantor e compositor pernambucano Dom Pilé vai interpretar uma canção no Festival. Ele fez o teste e descobriu que já teve contato com o novo coronavírus. “Tive essa surpresa, em algum momento fui contaminado. Mas fico feliz por não ter tido sintomas graves e também por não ter mais nenhum sinal dele em meu corpo, assim posso continuar participando do Festival”, disse.

Jornal afirma que 850 cidades já encaminharam pedidos de vacina ao Instituto Butantan

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Números divulgados pela coluna Painel, do Jornal Folha de São Paulo, informam que pelo menos 850 cidades já encaminharam pedidos da vacina contra a Covid-19 ao Instituto Butantan, que é Responsável pela produção da Coronavac, vacina da chinesa Sinovac no Brasil. Entre os solicitantes estariam municípios de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Coronavac é apontada como uma das candidatas a vacina contra o coronavírus mais promissoras e em estágio mais avançado – atualmente, ela está na fase 3 de testes. O governo de São Paulo até já anunciou que irá começar a vacinação com esse imunizante no dia 25 de janeiro, mas os desenvolvedores ainda não solicitaram a liberação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).