Renan e Temer acertam com governadores acordo para dívidas dos estados

Michel Temer e governadores

No encontro foi batido o martelo na renegociação da dívida pública dos entes federados

Após reunião no Planalto com os governadores e com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente da República interino, Michel Temer, anunciou acordo para suspensão, por um ano, do pagamento das dívidas dos estados.

Todos os governadores participaram do acordo, que teve a articulação de Renan Calheiros. Desde maio, o presidente do Senado e os governadores vêm discutindo propostas para retomar o crescimento e ajudar os estados a sair da crise. Entre as alternativas está a revisão do Supersimples (PLC 125/2015 — Complementar).

“Nós aceitamos as sugestões dos governadores, estamos compatibilizando com a Receita Federal, o que é uma dificuldade muito grande. Nós mexemos muito na proposta [do Supersimples] enviada pela Câmara dos Deputados por ter sido considerada excessiva”, disse Renan Calheiros, garantindo que a discussão sobre a atualização do tributo que recai sobre micro e pequenas empresas será retomada nesta semana.

LEIA MAIS

Terreno do Call Center terá que ser devolvido ao município, afirma vereador

RONALDO CANCÃO

Caso não haja devolução, Ronaldo afirma que denunciará ao Ministério Público a irregularidade. / Foto: arquivo

O vereador de Petrolina, Sertão pernambucano, Ronaldo Cancão (PDT) falou em uma rádio, na manhã desta segunda-feira (20), que irá procurar saber qual a situação do terreno doado pela prefeitura, no bairro Caminho do Sol, Zona Leste da cidade.

O terreno foi doado para a construção de um Call Center que nunca saiu do papel. De acordo com o vereador já se passou o prazo para que o empreendimento fosse construído. Como nada aconteceu, a empresa teria que devolver ao município.

Caso não haja devolução, Ronaldo afirma que denunciará ao Ministério Público a irregularidade.

 

Médico desmente morte cerebral de ex-deputada Isabel Cristina

Ex-deputada Isabel Cristina encontra-se internada em estado grave. (Foto: Reprodução Internet)

Ex-deputada Isabel Cristina encontra-se internada em estado grave. (Foto: Reprodução Internet)

A presidente do Partido dos Trabalhadores de Petrolina, vereadora Cristina Costa, encaminha atestado do médico Eronildo Matias, da UTI do Hospital Neurocárdio, desmentindo rumores de que a ex-deputada e presidente de honra do PT petrolinense, Isabel Cristina de Oliveira, 62 anos, teria tido morte cerebral. Conforme a preside do PT, Cristina está internada na UTI devido à complexidade de duas cirurgias na cabeça que foi submetida na última na semana e que por isso, os médicos optaram pelo coma induzido. No atestado de Dr. Eronildo, ele afirma no texto:

“Atesto que a paciente Isabel Cristina de Oliveira, 62 anos, encontra-se internada na U.T.I deste serviço e que a mesma não tem morte encefálica”. Diante do documento, a vereadora Cristina Costa espera que cessem os boatos de que a ex-deputada teria tido  morte cerebral ou encefálica.

“Enquanto presidente do PT, estamos enviando este documento assinado pelo médico responsável para eliminar esses rumores sobre o estado de saúde de Isabel Cristina e evitar desencontros sobre o estado de saúde da nossa presidente de honra”, afirmou a dirigente.

Conforme informações da família, um boletim médico será divulgado na próxima segunda-feira, 20, informando o estado de saúde de Isabel Cristina.

Aécio Neves é ligado a esquema na Petrobras por delator

Aécio Neves envolvido em escândalo da Petrobras por delator (Foto: Lula Marques/Agência PT)

Aécio Neves é envolvido em escândalo da Petrobras por delator (Foto: Lula Marques/Agência PT)

O ex-deputado Pedro Corrêa afirmou em depoimentos de sua delação premiada que o então deputado, hoje senador, Aécio Neves (PSDB-MG), foi um dos responsáveis pela indicação do diretor de Serviços da Petrobras, Irani Varella, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Segundo Corrêa, Varella era responsável por conseguir “propinas com empresários para distribuir com seus padrinhos políticos” por meio de seu genro, identificado apelas como Alexandre. Esta é a primeira vez que o nome do senador tucano é relacionado por um delator da Operação Lava Jato a um suposto esquema de pagamento de propinas na Petrobras.

Em nota divulgada por sua assessoria, Aécio disse que Corrêa é desprovido de qualquer credibilidade e sua afirmação é falsa e absurda. O senador, presidente nacional do PSDB, já foi citado outras vezes no âmbito das investigações da Lava Jato por delatores como o doleiro Alberto Youssef, o senador cassado Delcídio Amaral (sem-partido-MS), o lobista Fernando Moura e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Aécio é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal abertos a partir da delação premiada de Delcídio. Uma das investigações tem como objetivo saber se Aécio atuou para “maquiar” dados da CPI dos Correios, em 2005, e esconder a relação entre o Banco Rural e o chamado mensalão mineiro. O senador também é alvo de uma outra linha de investigação no STF, que apura se ele recebeu propina de Furnas, subsidiária da Eletrobrás.

Com informações da Época

Ex-deputada Isabel Cristina está internada em estado gravíssimo no hospital Neurocardio em Petrolina

Ex-deputada Isabel Cristina encontra-se internada em estado grave. (Foto: Reprodução Internet)

Ex-deputada Isabel Cristina encontra-se internada em estado grave. (Foto: Reprodução Internet)

O blog Waldiney Passos obteve informações da vereadora Cristina Costa de que a ex-deputada Isabel Cristina encontra-se internada em estado gravíssimo no hospital Neurocardio, mas não está em coma induzido, como tem dito algumas informações.

Mais detalhes sobre o estado de saúde da ex-deputada em breve.

Temer se reúne com Governadores nesta segunda-feira (20)

Temer se reúne com Governadores na próxima segunda-feira (20) (Foto: Arquivo)

Temer se reúne com Governadores na próxima segunda-feira (20) (Foto: Arquivo)

Na próxima segunda-feira (20) o presidente interino, Michel Temer, realizará uma reunião com os governadores do país. A reunião estava prevista para ocorrer na quarta-feira da semana passada, mas acabou sendo adiada. O encontro debaterá a negociação da dívida dos Estados e a liberação das operações de crédito.

O governador Paulo Câmara (PSB) espera uma solução consensual sobre temas de interesse do Estado na audiência dos gestores estaduais com o presidente interino Michel Temer (PMDB), na próxima segunda-feira (20).

“Os secretários da Fazenda estão conversando sobre a renegociação da dívida. Há o entendimento de parte dos governadores de que a dívida pode ser um entendimento para alguns e outros governadores acreditam que a questão do empréstimo pode ser caminho. Vamos debater porque o Brasil é muito grande. São 27 estados e estamos apresentando propostas para buscar esse entendimento”, avaliou Paulo Câmara.

Inicialmente, os gestores vão fazer uma reunião com os governadores para unificar as propostas que serão apresentadas para Michel Temer. O encontro acontecerá na residência do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB). Em seguida, eles se dirigem para a audiência com o presidente interino, às 15h.

Com informações do Blog do Didi Galvão

Eduardo Cunha é multado em R$ 100 mil por inconsistências em IR

Deputado Eduardo Cunha em mais um escândalo (Foto: Reprodução/Internet)

Deputado Eduardo Cunha em mais um escândalo (Foto: Reprodução/Internet)

Eduardo Cunha foi multado pela Receita Federal por inconsistências em sua declaração de rendimentos do ano de 2010. O valor da pena foi de cerca de  R$ 100 mil.

Segundo a Folha de São Paulo, os auditores do órgão apontaram que houve gastos de Cunha que não estavam cobertos pelos seus rendimentos declarados naquele ano, por isso foram considerados irregulares. O imposto que seria exigido sobre esses gastos é de cerca de R$ 40 mil.

A multa representa a finalização, no trâmite da Receita Federal, de um auto de infração aberto contra Cunha em dezembro do ano passado, referente ao ano de 2010.

LEIA MAIS

Eleição para o Conselho Municipal de Turismo acontece nesta segunda-feira (20) em Juazeiro

(Foto: Reprodução/Internet)

O Conselho Municipal de Turismo terá a composição de dezoito membros (Foto: Reprodução/Internet)

Na próxima segunda -feira (20), a partir das 16h, representantes da sociedade civil do setor Turismo estarão reunidos na Casa dos Conselhos, Praça Imaculada Conceição, em Juazeiro para realizar a eleição que vai compor o Conselho Municipal de Turismo.

Várias reuniões foram realizadas para indicação de representantes da sociedade civil do setor. “A Casa dos Conselhos, desempenhando seu papel de assessoramento, vem acompanhando o processo que vai culminar com a eleição da próxima segunda feira”, explicou o professor Roosevelt Duarte Mota, que é o assessor de Articulação Interinstitucional da Prefeitura de Juazeiro e responsável pela Casa.

O Conselho Municipal de Turismo terá a composição de dezoito membros, no qual sete serão do setor governamental e onze da sociedade civil. Foram convidados representantes de entidades e instituições dos setores de artesanato, bares, restaurantes e hoteleiro, agências de viagens, guias turísticos, empresas de eventos, comunidade cientifica, setor comercial e bancário, sindicatos, dentre outros.

Apesar de ter sido criado na década de 80, só em 2015 teve inicio um processo de reativação do Conselho de Turismo de Juazeiro, pois a gestão do Prefeito Isaac Carvalho reconheceu a importância do segmento para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Município.

Diário Oficial publica exoneração de ministro do Turismo

Henrique-Eduardo-Alves1

Ex-presidente da Câmara, Henrique Alves teria recebido, segundo Machado, R$ 1,55 milhão em doações eleitorais com recursos ilícitos. Foto: internet

A exoneração de Henrique Eduardo Alves do cargo de ministro do Turismo está publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União. Ele pediu demissão ontem (16) após ser citado na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Ex-presidente da Câmara, Henrique Alves teria recebido, segundo Machado, R$ 1,55 milhão em doações eleitorais com recursos ilícitos.

Alves enviou ontem carta com o pedido de demissão ao presidente interino Michel Temer, afirmando que tomou a decisão de deixar a pasta para “não criar constrangimentos” ou “qualquer dificuldade” para o governo.

“A nenhum de vocês, eu prometi ou quis demostrar sinais de uma possível candidatura”, diz Julio Lossio em carta aos pré-candidatos

SONY DSC

Antes de divulgar nome do escolhido do grupo, Júlio Lossio encaminhou carta a todos os pré-candidatos

Em carta enviada aos amigos, como o prefeito define os que se colocaram na condição de pré-candidatos a prefeito pelo seu grupo, Julio Lossio, cerca de vinte dias antes do anúncio do nome do escolhido para disputar o pleito de outubro, deixou claro os momentos de incerteza e reflexão sobre a decisão. No texto Julio deixa bem claro não ter prometido ou dado sinais a ninguém sobre uma possível candidatura e pediu cuidado com a vaidade que mora em cada um.

Confira a íntegra da carta:

Caros amigos,

Eu digo caros amigos porque, de fato, todos vocês já eram, ou porque no decorrer de nossa caminhada, tornaram-se grandes amigos para mim.

São 3h40min, é madrugada, e ainda estou acordado. E a culpa da minha insônia de hoje são vocês. “Não uma culpa dolosa, mas uma culpa culposa.”

Assim sendo, tomo a liberdade de dividir com vocês esse momento de reflexão.

Osvaldo Coelho dizia sempre: Política, o quanto pode!

E, de fato, a política, arte inigualável de se lidar com gente, é realmente como o tempo: muda sem avisar. O que parecia sol, vira chuva e o frio, de repente, vira calor.

E, assim, é a política. Hora dia, hora noite. Hora claro, hora escuro.

Todos vocês, sem exceção, ocuparam posições de destaque em nosso governo. Vemos isso pela avaliação da capacidade de desempenhar as funções que lhes atribuímos, tudo com maestria e firmeza.

Para minha sorte, acertei mais, que errei, nas escolhas. E todos vocês foram brilhantes, cada um ao seu modo e ao seu tempo.

Por outro lado, tenho plena consciência de que, a nenhum de vocês, eu prometi ou quis demostrar sinais de uma possível candidatura. Se assim você interpretou, peço desculpas, mas essa não era a minha intenção.

As minhas escolhas sempre se deram com o olhar muito mais técnico que político. Meu desejo sempre foi o de entregar à população o melhor produto possível: um melhor serviço público. E assim o fizemos. Os números do nosso governo refletem isso.

Nunca tivemos um candidato natural à sucessão. Isso ocorre, apenas, em duas ocasiões.

Uma, quando um governo é tão ruim e mal avaliado, que ninguém quer sucedê-lo. A disputa se torna um sacrifício. E eu já vi isso em nossa cidade.

Ou, no nosso caso, quando um governo é exitoso e, consequentemente, grande parte de seus quadros pode ser alçado à condição de candidato.

Contudo, nesse caso, surge um outro grande problema: temos muitos e apenas um pode ser candidato a Prefeito.

Aqueles testes que fiz com vocês, um de auto avaliação e outro de avaliação pelos colegas, mostram com muita clareza – revejam as avaliações –, a enorme dificuldade que temos de avaliar a nós mesmos.

A nossa visão do que somos, na grande maioria das vezes, está longe daquilo que realmente somos para a coletividade.

Todos vocês, ou a grande maioria, vestiram a roupa de pré-candidatos. E esse foi o nosso desejo ao fazer o convite para tal.

Todos vocês, com exceções, porém, tomaram a cachaça da política. E como todo aquele que bebe, estão embriagados, e é exatamente aí onde mora o perigo.

Cada um, sente-se e acredita, piamente, que é o melhor candidato. Sente-se e acredita, piamente, que é o mais merecedor. Sente-se e acredita, piamente, que, em um dado momento, eu sinalizei que você seria o candidato.

Nosso sinal verdadeiro sempre foi que um de vocês poderia ser candidato.
Leiam com atenção os tempos verbais.

Hoje, esse é o motivo da minha insônia.

Infelizmente, a sua embriaguez pode produzir uma ressaca danosa à nossa relação. Preocupa-me mais a relação pessoal que a política.

A política passa e as perdas daqui, recompomos ali. As relações pessoais nem sempre.

Ganhei muitos amigos. Mas, por outro lado, perdi alguns amigos queridos por conta da política. Não gostaria que acontecesse com um ou alguns de vocês.

Sei que, após a desincompatibilização, todos vocês, cada um ao seu modo, fizeram seus movimentos.

As pessoas do seu entorno, e acreditem, somente as pessoas do seu entorno, tratam vocês como candidatos. É isso mesmo.

E, acreditem, muitas delas fazem isso com mais de um de vocês, porque para muitas pessoas, faz parte do jogo cativar o ego e a vaidade do futuro prefeito.

Mais uma vez, eu reafirmo: a nenhum de vocês foi ofertada a candidatura. A todos, sem exceção, foi oferecida a oportunidade de participar da discussão.

Quais os critérios serão usados na escolha? Critérios objetivos e subjetivos, posso afirmar.

Temos feito observações. De comportamento, de treinamento, a exemplo do período vivido com Aldo Vilela. De pesquisas qualitativas e quantitativas. Do ambiente externo e do clima político. E esse é o mais perigoso, pois avaliamos uma tendência, já que não temos ao alcance de nossas mãos, o instrumento da adivinhação da temperatura política no período eleitoral. No máximo, observamos uma tendência.

Assim sendo, quero pedir, e até orientar, a cada um de vocês que, neste momento e nos próximos quinze a vinte dias, parem de beber da cachaça da política. Ou seja. Viajem, procurem ler um bom livro, fujam dos “amigos” que já o chamam de prefeito (esses são os mais perigosos, alguns sem intenção, outros por puro prazer da brincadeira).

Ninguém deve colocar a faixa ou usar o nome daquilo que ainda não é.

Na melhor das hipóteses é permitido chamar alguém do que já foi. Jamais do que pretende ser.

Procurem agir e vestir a roupa do não candidato. Até porque, dos seis a quem me dirijo, só um “poderá” estar na chapa majoritária.

Então, vamos a um choque de realidade. Se nós temos seis para uma vaga, a verdade é que sua chance de não ser é muito maior do que a de ser.

Matematicamente, a chance de não ser é de 83,3%.

Assim sendo, cuidado com a vaidade que mora em cada um de nós.

Sei que, para alguns, a possibilidade de ser é de no mínimo 83% e, na verdade, essa é a possibilidade real de não ser.

Acreditem, nenhum movimento que façam nos próximos dias ajudará em absolutamente nada. Na verdade, pode até atrapalhar. A chance de cair enquanto corremos é muito maior que a de cair enquanto estamos deitados. Portanto, é hora de deitar.

Toda avaliação qualitativa e/ou quantitativa busca achar um perfil daquilo que, no momento eleitoral, o povo gostaria de ter.

Isso reflete a ação de cada de vocês nos últimos sete anos. E até durante toda vida. Digo até que todos os últimos movimentos políticos foram válidos como experiência pessoal. Contudo, de nada ajudam na escolha.

Uma fala, uma marca, uma foto produzida, um vídeo, um conceito, entre tantas outras ações. Tudo isso tem importância. Mas, nesse momento, pouca ou nenhuma importância. Não atrapalha, mas também não ajuda.

Tudo será produzido e afinado após a escolha. Os vídeos, as gravações que pedi para fazer com vocês, em um ou outro momento, não tinham a intenção de projetar o candidato. A intenção era avaliar qualitativamente o seu desempenho.

Nossa pesquisadora chega a usar técnicas de neurociência, a exemplo, a de arrancar do entrevistado a avaliação que faz no seu subconsciente da imagem que vê.

Assim, ao meu ver, é hora de deitar e relaxar.

E, agora, preparar-se mais para não ser, do que para ser. Preparar-se mais para participar e ajudar o seu colega que será escolhido, do que para ser ajudado.

Somos um time  e todos nós que não estivermos na disputa direta certamente teremos outras missões em outras tantas jornadas.

Espero que o escolhido possa somar forças. E os não escolhidos possam junto a mim que também não estarei na disputa atuar como soldados da causa.

Como em um vestibular, estudar de véspera atrapalha mais que ajuda.

E, agora, eu acho que dormirei bem, pois penso ter sido muito claro e sincero.

Um beijo em todos. Bom descanso!

Júlio Lóssio – Prefeito

Ministro Henrique Eduardo Alves pede demissão após ser citado em delação

Ministro pede demissão após ser citado em delação (Foto: Reprodução)

Ministro pede demissão após ser citado em delação (Foto: Reprodução)

Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), ex-presidente da Câmara dos Deputados,  pediu demissão do cargo de ministro do Turismo nesta quinta-feira (16).

O Ministro é o terceiro que foi nomeado pelo presidente interino, Michel Temer (PMDB), e deixou o governo. Na última quarta-feira (15), Alves teve seu nome envolvido na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Segundo Machado, Alves teria recebido R$ 1,55 milhão em doações eleitorais oriundo de propina do esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Em pronunciamento de última hora, Temer afirma que “se tivesse cometido delito, não teria condições de presidir o Brasil”

Temer em pronunciamento de última hora (Foto: Reprodução/Internet)

Temer em pronunciamento de última hora (Foto: Reprodução/Internet)

Michel Temer, presidente interino, afirmou que se tivesse cometido algum delito, não teria condições de presidir o país. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (16), durante pronunciamento no Palácio do Planalto.

Temer foi citado por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, em sua delação premiada à Operação Lava Jato, que foi tornada pública pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ontem.

“Alguém que teria cometido aquele delito irresponsável que o cidadão Machado apontou não teria até condições de presidir o país”, afirmou. O presidente interino considerou as afirmações de Machado como “manifestação irresponsável, leviana, mentirosa e criminosa”.

Segundo Machado, Temer negociou com ele o repasse de R$ 1,5 milhão de propina para a campanha de Gabriel Chalita (PDT) à Prefeitura de São Paulo, em 2012, pelo PMDB.

LEIA MAIS

Trabalhos retomados pela CODEVASF no projeto Pedra Branca após reunião com lideranças de Curaçá em Brasília

Reunião que definiu a volta dos trabalhos da CODEVASF no projeto Pedra Branca (Foto: Reprodução)

Reunião que definiu a volta dos trabalhos da CODEVASF no projeto Pedra Branca (Foto: Reprodução)

Em uma reunião que contou com a presença do Ministro da Integração, Helder Barbalho, com o pré-candidato a prefeito de Curaçá, Péricles Bahia (PDT) e o vereador Theodomiro Mendes, o ministro determinou que a partir desta quinta-feira (16) a CODEVASF inicie o processo de ajustamento das dívidas com a empresa responsável pela operação e manutenção do projeto Pedra Branca. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (15), em Brasília, e foi viabilizado pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima.

Diante da situação crítica em que se encontra o projeto de Pedra Branca a solução encontrada foi a liberação de uma dotação orçamentária para que a CODEVASF possa realizar um novo contrato emergencial que assegurará a normalidade das atividades no projeto.

Péricles definiu como coerente a decisão em vista do momento financeiro em que se encontra Curaçá. O ex-vice-prefeito também agradeceu o empenho do deputado Lúcio Vieira Lima e do ministro Helder Barbalho na organização de uma força tarefa que agilizou a iniciativa do governo federal em ajudar o projeto Pedra Branca.

 “O empenho do deputado federal Lúcio Vieira Lima e a sensibilidade do ministro Helder Barbalho não permitiram que esse problema perdurasse por mais tempo. O problema gerado no projeto Pedra Branca foi de grande repercussão social e econômica para Curaçá. Esperamos que a partir de agora todos os problemas sejam sanados e que a economia volte a se fortalecer no município”, frisou Péricles.

Dilma faz “turnê” ‘em defesa da democracia e contra o golpe’ pelo nordeste

turnê dilma

Em Salvador, manifestantes com bandeiras do PT e do Brasil apoiam Dilma. Foto: A Tarde

Dilma está percorrendo o nordeste, com sua “turnê em defesa da democracia e contra o golpe”. Na quarta, 15, ela participou de uma audiência pública em João Pessoa (PB) e na sexta, 17, estará em Recife (PE) capitaneando o referido ato.

Dilma Rousseff (PT) agora a tarde está em Salvador na  Assembleia Legislativa da Bahia, onde receberá o título de cidadã baiana. A petista chegou acompanhada do governador da Bahia, Rui Costa, e do ex-ministro Jaques Wagner.

Do lado de fora, com faixas, cartazes e gritos de “Fora Temer”, manifestantes favoráveis a Dilma já estão concentrados para apoiar a presidente e para protestar contra Michel Temer (PMDB), que ocupa o cargo de presidente interino.

A expectativa é que Dilma também participe da manifestação, depois da cerimônia oficial, no estacionamento da Assembleia. Antes, o ato estava marcado para acontecer no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, mas teve o local modificado por conta da previsão de chuva para esta quinta, segundo o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação.

 

Líderes partidários vão indicar nome de Pérsio Antunes para vice de Miguel Coelho

Pérsio Antunes 04

Vereador Pérsio Antunes (PV), poder ser o vice de Miguel Coelho (PSB)

O vereador Pérsio Antunes (PV), deixou escapar na sessão desta quinta-feira (16), que os líderes de alguns partidos ligados ao deputado Miguel Coelho (PSB), o convocaram para uma reunião nesta sexta-feira (17), onde provavelmente haverá a indicação do nome do pré-candidato a vice prefeito que irá compor a chama majoritária encabeçado pelo PSB em Petrolina.

Pérsio afirmou que a prioridade é concorrer a releição de vereador, mas se for convocado está pronto para assumir qualquer desafio.