Perpétua Rodrigues: confira a entrevista da candidata ao blog Waldiney Passos

dscn7262

Esta é a primeira vez que Perpétua se candidata a prefeita de Petrolina./ Foto: Giomara Damasceno

Maria Perpétua Rodrigues é natural de Petrolina, no Sertão Pernambucano, Tem formação técnica em Agropecuária e em Patologia Clínica, função que exerceu por 25 anos, como funcionária pública da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Atualmente, está lotada na 8ª GERES, realizando serviço administrativo.

Mãe de três filhos, Perpétua começou a militar através da organização dos trabalhadores e trabalhadoras no Hospital Dom Malan em 1990, onde foi criada a associação da qual fez parte da direção. Participou de movimentos sociais e de várias ONS, em que teve formação de gênero, políticas públicas e direitos humanos.

Na década de 90, ela era simpatizante do Partido dos Trabalhadores (PT), também foi uma das fundadoras do PSTU no Estado e na cidade. Foi candidata  a vereadora em 1996 e 2012 pelo PSTU,  em 2013, filiou-se ao PSOL, partido em que lançou sua candidatura a prefeita de Petrolina.

Confira a entrevista com a candidata a prefeita de Petrolina, Perpétua Rodrigues.

*** áudio disponível no final da matéria

1-Por que a senhora acha que deve ser eleita pelo povo de Petrolina?

– Bom dia, Giomara! Fico grata em poder estar aqui dando mais uma entrevista, que é uma forma da gente poder passar para a população de Petrolina nossa proposta de governo, passar nosso pensamento através da mídia, através da imprensa, porque infelizmente, no guia eleitoral nós não temos essa oportunidade, o tempo é curto e a partir do momento que nós temos essa oportunidade através dos blogs, isso nos favorece.

Porque ser candidata a prefeita de Petrolina? Primeiro, Petrolina vai ficar na história por ter duas mulheres candidatas. É a primeira vez que Petrolina tem uma candidata mulher, eu e a Isabel. A Isabel tem uma história na Zona Rural, trabalha no sindicato, foi da Diocese. E eu fui do Sindicato da Saúde do Estado de Pernambuco (SINDSAÚDE), do qual fui diretora de subsede, delegada e por último fui coordenadora geral do SINDSAÚDE no Estado de Pernambucano, que é a segunda maior categoria. Nós estamos em um momento muito crítico na questão da eleição. A crise política em nosso país hoje favorece a falta de credibilidade das pessoas na política e nos políticos. Então, esse ano é um ano eleitoral que deve ser analisado e revisto, analisando não só o perfil da pessoa, mas analisar também o que de fato querem, qual o projeto que têm para Petrolina, que tipo de projeto?. Nós temos dois projetos em jogo, nós temos o projeto em relação ao poder popular e uma gestão democrática, portanto, nós estamos aí com esse projeto.

2. Diariamente Petrolina como um todo sofre com esgotos estourados, dejetos jogados de modo irregular no Rio São Francisco, em que parte do seu plano de governo entram as discussões atinentes ao meio ambiente e a preservação do Rio São Francisco?

– A questão do nosso rio é uma questão emergencial, urgente, porque é preciso salvar o rio, porque o rio é a água que produz para a população não só de Petrolina, mas também para as cidades ribeirinhas e essa questão dos dejetos e dos despejos dos esgotos no rio São Francisco é fundamental e urgente para ser erradicado, porque há essa necessidade. Nós temos o plano diretor, a longa história de Petrolina, há muitos anos que vêm essa questão do despejo dos esgotos no rio São Francisco. Portanto, governos passaram, vários governos tiveram na Câmara, vários partidos tiveram na Câmara, na Prefeitura e nada fizeram em relação ao rio São Francisco. No saneamento básico nós temos bairros com mais de 15, 20, 30 anos que vêm sofrendo ao longo da história com a questão do saneamento básico, dos esgotos nas ruas. Então, é fundamental que nosso programa de governo, nós vamos investir sim na erradicação dos esgotos que caem no rio São Francisco, rever as lagoas de estabilização e o que for de competência do município nós vamos fazer e o que for de competência do Estado nós vamos cobrar. Como o município é responsável por toda a questão da construção e reestruturação do saneamento básico e do esgoto, claro que nós vamos fazer isso de imediato, até por que saneamento é questão de saúde pública e nós precisamos sim erradicar. E também a revitalização porque os recursos já vieram antes e continuam vindo, então, a gente precisa salvar o nosso rio e Petrolina será a cidade piloto em erradicar os esgotos do rio e fará parceria com todos os municípios e cidades ribeirinhas do nosso rio São Francisco para que possamos salvá-lo.

03. Ruas esburacadas, trânsito caótico e vias perigosas em todos os sentidos, isso tanto na cidade quanto nas vias de acesso a Zona Rural. Esse é o cenário de boa parte das vias de Petrolina. A situação demonstra a ausência de grandes investimentos em projetos que auxiliem na melhoria da mobilidade urbana e da infraestrutura, não é privilégio apenas de zonas periféricas da cidade. Como a senhora pretende administrar este problema?

– A questão da mobilidade urbana é um problema sério, vem pela questão do transporte público, pois deve ter um transporte público imediato. Ônibus de qualidade que dê realmente condições para as pessoas optarem pelo ônibus. O transporte hoje não é público, é coletivo, por concessão de empresa. Então, em nosso governo vamos fazer a avaliação dos contratos e vamos cobrar dessas empresas que prestam serviços de transporte para que venham a ter qualidade, para que as pessoas possam optar pelo transporte público. Construção de centro de vias para o uso de bicicletas, para que possamos também, tanto ajudar a questão do meio ambiente, como também a questão física das pessoas, e pavimentação das ruas com uma pavimentação ecológica. Arborização para que as pessoas possam andar e ter o prazer de andar. Rever as questões das calçadas, pois precisam está preparadas para que as pessoas possam caminhar, porque hoje a gente anda no meio da rua e de repente pode levar uma “topada” e cair. Então, a gente precisa investir na questão das calçadas e nós vamos investir juntamente com as empresas e com o comércio. É preciso construir duas vias de viadutos para que possa fluir o fluxo. Mas, a partir do momento que nós implantarmos o transporte público de qualidade, que nós vamos, inclusive, disponibilizar o passe livre para os estudantes. Dessa forma, vai dormir o fluxo de trânsito de carro e de moto, porque vai ter transporte, as pessoas vão optar em deixar seus veículos em casa e quem vai agradecer será a natureza e a população, ou seja, vamos sim fazer o trabalho tanto no centro da cidade, quanto nos bairros periféricos, quanto na Zona Rural. Com certeza, essa mobilidade será revista para que as pessoas possam de fato trabalhar e poder viver dignamente em nossa cidade.

03. O transporte deixa a desejar, recebemos constantemente reclamações no blog. De que forma seu projeto de governo irá tratar os usuários do transporte público? Existe no seu plano de governo proposta para novas concessões de empresas de transporte público?

– Primeiro quero deixar claro que o transporte público em Petrolina hoje ele não é público, é coletivo, por meio de concessão de empresas. A prefeitura tem a obrigação de garantir o transporte para ir e vir, seja ela com a sua própria frota, ou com uma concessão. Nós vamos rever essas concessões de empresas. A princípio nós vamos precisar investigar, caso as empresas não entrem dentro dos critérios que nós vamos garantir, que é a questão do transporte público de qualidade, a questão da acessibilidade, porque é preciso que todos os ônibus tenham acessibilidade, não só alguns, mas todos os ônibus têm que ser adaptados conforme a necessidade da população, principalmente dos deficientes. A questão do passe livre é fundamental, pois ele é para todos os estudantes e não um passe livre limitado, além de ser possível sim, porque já temos treze cidades do nosso Brasil que já têm passe livre que têm transporte gratuito, ou seja, tarifa zero, porque a própria prefeitura cria a empresa de ônibus do município. A partir do momento que fizer o passe livre, vamos negociar com as empresas que prestam serviço e após isso já substituir a frota para que ela possa de fato ter uma empresa pública do município, criando Fundo Municipal, que vai garantir, vai ser bom para os trabalhadores, que vão parar de contribuir com 6% do seu salário, vai ser bom para os empresários que também vão ter a sua contribuição e a gente vai fazer uma parceria para criar esse fundo de transporte com um conselho de transporte para que possamos de fato dar um transporte público de qualidade. A longo prazo nós vamos chegar na tarifa zero e a uma empresa pública administrada pela própria prefeitura com concurso público para que os profissionais se desenvolvam.

05. A violência que estamos vivenciando nos últimos meses em nossa cidade tem causado pânico nos munícipes de Petrolina. Qual a proposta para inibir a criminalidade e proporcionar mais segurança para a sociedade?

– Essa questão da segurança ela tem duas vertentes: primeiro, a questão das estruturações das famílias, a falta de oportunidade e a ociosidade não só dos jovens, mas da população em geral. Quando você fica ocioso, que não tem pra onde ir, que não tem o que fazer, termina indo para o mundo do crime ou a via das drogas ilícitas e lícitas, como cachaça que é uma droga lícita e liberada, mas é uma das drogas que pesa muito na questão da violência no nosso município e nas redondezas. Então, a violência ela tem que ser revista, tanto na questão ostensiva, em um primeiro momento, ou seja, fazer concurso público para ampliar a guarda municipal, dar estrutura a guarda municipal para que ela possa trabalhar com toda estrutura e aparelhamento que possa devolver suas atividades, cuidar da iluminação pública nos bairros, rever esses terrenos baldios entre casas que às vezes ficam como meio de esconderijo, ou seja, ter sempre uma fiscalização. Isso seria o primeiro momento, que seria a questão de curto prazo. A longo prazo, a gente vai trabalhar a questão da educação, pois a violência e a segurança não podem ser vistas somente como policiamento ou construção de presídio, mas sim a educação, educação de transformação que existe na cultura, no esporte, para que possa desenvolver os jovens, para que possa devolver a comunidade enquanto ser social, aprendendo a respeitar o outro. E, para isso, é preciso de ações e atividades que venham a desenvolver para que possa envolver a sociedade para inclusão social e criando oportunidade de emprego, de geração de renda, para que a população de fato possa sair dessa violência. Então, nós vamos sim conseguir implementar esse programa de governo.

06. Como a senhora pretende incentivar programas de educação de base, garantir treinamento profissional e melhoras na qualidade de trabalho de professores, garantir bolsas de estudo e cuidados para os filhos de pais que trabalham e acesso igualitário à educação em todos os estágios escolares?

– Para a questão da educação nós temos que ter primeiro um projeto político pedagógico onde vai ser discutido junto com os pais dos alunos, os professores e a equipe da escola, para juntos discutirmos o que é melhor para a escola, seja ela na área de ensino fundamental, de nível médio, ou na universidade. Nós temos as creches que já são o início da alfabetização, porque a alfabetização tem que ser qualidade, pois é a base do estudo para chegar na universidade. Então, eu preciso rever que tipo de ensino está sendo aplicado, qual aproveitamento, como é que está sendo realmente discutido, qual é o perfil, como estão os alunos, qual elevação deles, se a metodologia que está sendo usada realmente favorece, ter um ensino de qualidade, fazer concurso público para incentivar a questão dos professores e da equipe geral da escola. Valorizar os professores, elevação salarial, discutir o ambiente da escola, incentivar também a questão da agricultura principalmente na escola, hortas comunitárias, horta escolar e incentivar o esporte dentro da própria escola, envolver os alunos na cultura dentro da escola, ou seja, fazer a escola integral. Temos também que buscar a questão da Facape, que é uma autarquia, mas que paga, então, tem que ser pública para que tenham oportunidade, para que as pessoas que não tenham condições de pagar uma universidade possam ter essa oportunidade de fazer faculdade. Nós vamos trabalhar dentro dessa questão, na qual a população tenha oportunidade e tenha o direito, porque a educação e saúde são direitos universais e nós vamos garanti-los buscando tanto ao Poder Estadual, quanto é o Poder Federal porque os recursos vêm e nós vamos investir 100% na educação do nosso município.

07. A questão de saúde pública é um dos grandes desafios dos governantes e uma das maiores preocupações da população. No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde), que tem como função atender à população, tem cada vez mais apresentado falhas, e isso é cada vez mais notório através das filas de esperas  para marcação de exames e consultas em muitas especialidades, bem como a dificuldade para contratação  de mão obra qualificada, ocasionado muitas vezes pela falta de prestador de serviço, já que a tabela SUS está defasada.  Outro grande problema, considerado pelos especialistas do SUS, como um dos grandes nós para gestão em saúde, é a falta de recurso e o subfinanciamento do sistema.  Diante dessa realidade e da atual situação do País, como a senhora, se eleita for, pretende governar e quais as principais ações no seu governo voltadas para melhoria da saúde no município?

– Primeiro que a saúde, a gente entende de saúde e a população vê a sua saúde como posto de saúde, como hospital, como médico, não, a saúde é o saneamento básico, moradia digna, água tratada, alimentação de qualidade, sem veneno, a questão do saneamento faz também parte da saúde, lazer faz parte da saúde. Então, nós vamos investir primeiro na questão da promoção e prevenção, que seria investir nesses itens que eu falei, porque a saúde depende de vários fatores. Agora tratando-se de doença, os postos de saúde têm que estar preparados, têm que ter atividades imediatas e o PSF (Programa de Saúde da Família) precisa ser implementado. O Sistema Único de Saúde (SUS), foi uma luta do povo no qual muitas pessoas morreram para que nós pudéssemos ter esse plano e infelizmente ele não foi implementado como deveria, como está na lei, porque não existe interesse na implantação do Sistema Único de Saúde e o SUS, nós temos que defendê-lo. Saúde não pode ser vista como comercialização, ela tem que ser vista como um programa de Governo, programa de Estado, direito, pois é um direito do cidadão ter assistência saúde, seja branco ou negro, ou dependendo da questão econômica. Mas é preciso ter sim a questão da saúde pública, então, nós vamos garantir que a saúde seja pública e de qualidade e nós vamos rever essa questão da terceirização, que é um dos casos que prejudicam a saúde pública, porque a terceirização não pensa na qualidade, ela pensa na quantidade. Por isso que nós vamos rever os hospitais que têm hoje, a questão da construção do LACEN, um laboratório que possa de fato atender a população sendo um laboratório clínico ou laboratório de imagens. Os recursos existem e o que está faltando é a boa administração e nós vamos administrar para que seja de fato concretizada a saúde no nosso município.

08. O Brasil sediou as Olimpíadas e o que se viu foi uma reclamação geral por parte dos atletas no que se diz ao incentivo e Petrolina sofre com a ausência de projetos públicos direcionados para o esporte e lazer com qualidade, principalmente para os jovens. A senhora tem algum projeto voltado para o esporte? Quais?

– Primeiro sobre essa questão do esporte, inclusive, nós já temos propostas que já foram entregues através da APA (Associação Petrolinense de Atletismo) com propostas muito boas e nós já estamos analisando essas propostas que foram entregues. E já está no nosso governo a questão do investimento no esporte, tanto formal quanto profissional e trabalhando na escola, através da própria escola, incentivando todas as modalidades, como também criar a secretaria, pois vem recursos para o esporte, mas infelizmente esses recursos não são destinados como deviam. Investir nas modalidades, temos pessoas que trabalham na capoeira, tem outros tipos de esporte, modalidades. Nós vamos investir para que as pessoas possam de fato praticar e Petrolina possa ser uma cidade onde o esporte seja também prioridade, não só pela questão da saúde, mas para que possa concorrer, para que tenha profissionais, pessoas capacitadas para concorrer, inclusive, fora do país. É preciso que se invista nas escolas, nas comunidades, criar espaços nos bairros para que as pessoas possam participar, incentivar os professores de educação física para que possam fazer esses trabalhos nos bairros e possam de fato implementar o esporte nos bairros. Petrolina é um município com mais de 300 mil habitantes e requer de fato um investimento e qualidade, e nosso governo fará isso.

09. Que avaliação o senhora faz desta entrevista?

– Foi ótimo, até por que são temas que são abordados sempre nas entrevistas e que são temas que, hoje, a população de Petrolina clama para que venha a ser feito. O nosso programa de governo, nós vamos fazer ações e atividades que sejam para hoje e para amanhã. Eu agradeço essa oportunidade e com certeza eu espero que as pessoas avaliem não só programa de governo, mas que tipo de projeto para Petrolina, que tipo de Petrolina nós queremos, que tipo de sociedade, que tipo de escola, que tipo saneamento, de saúde nós queremos? Todos que já passaram e só têm promessas e promessas. Nós não podemos viver só de promessas, precisamos de ações, e essas ações concretas a Frente de Esquerda Socialista vai, com certeza, implementar. Porque, primeiro, que as grandes campanhas milionárias deram no que deu. A questão da corrupção, desvio de dinheiro. Então nossa campanha é uma campanha humilde, mas com pé no chão e confiante de que a população de Petrolina vai avaliar nosso programa de governo, nossos projetos e que nós somos o projeto diferenciado, um projeto que é para o povo, para trabalhar com o poder popular, onde as pessoas vão contribuir, vão participar, criando comissões nos bairros e tem os outros que estão voltados mais para o capitalismo, para o agronegócio, para as grandes empresas e não deixa claro a questão das propostas públicas enquanto direito, enquanto a vontade da população. Com certeza Petrolina fará uma boa avaliação e vai nos ajudar a eleger duas mulheres para governar com a Frente de Esquerda Socialista.

Considerações finais

– Só tenho agradecer mais uma vez, espero que a população faça uma avaliação crítica. Nosso país está passando por um momento muito crítico na questão política, a revolta, o descontento, as pessoas estão em protestos. Quero dizer: não votem nulo, não votem em branco, nós temos opções. Ao longo das últimas duas eleições o companheiro Rosalvo que esteve como candidato a prefeito de Petrolina, então o PSOL, vem apresentando pela terceira vez uma opção de escolha para Petrolina. Não adianta apenas rotular que todo mundo é igual, primeiro temos que dar oportunidades as pessoas que estão aí, pessoas honestas. Nós temos uma luta de mais de 20 anos, temos uma história no nosso município, tanto eu, quanto a Isabel. Então, nós estamos dispostas e com fé em Deus, primeiro Deus e depois o povo, porque fracos são os que se vendem e fortes são os que resistem nesse sistema em que vivemos. A saúde, educação, saneamento básico, esporte, lazer, cultura e a questão da mobilidade, são fundamentais para a população de Petrolina. Então todos os eleitores no dia 2 de outubro façam uma reflexão, analisem, porque não dá mais pra gente esperar mais quatro anos, não dá pra gente arriscar por mais quatro anos e não dá mais pra gente ficar no sofrimento, principalmente, na área da saúde, que está na mão do terceirizado, que realmente não atende e não resolve a situação, ou seja, rumo à nossa vitória. Estou confiante que o povo vai sim nos eleger, nos dar essa oportunidade de governar Petrolina, duas mulheres vão mostrar que é possível duas mulheres governarem com o poder popular e como a participação do Povo.

Temer diz na ONU que impeachment respeitou ordem constitucional

Sobre a atual situação política brasileira, pós-afastamento de Dilma, Temer disse trazer às Nações Unidas uma mensagem de compromisso inegociável do país com a democracia./ Foto: Internet

Sobre a atual situação política brasileira, pós-afastamento de Dilma, Temer disse trazer às Nações Unidas uma mensagem de compromisso inegociável do país com a democracia./ Foto: Internet

No discurso em que abriu hoje a 71ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Michel Temer reiterou o compromisso “inegociável” do Brasil com a democracia, citando, inclusive, o processo que resultou no impedimento da presidenta Dilma Rousseff, feito, segundo ele, “dentro do mais absoluto respeito à ordem constitucional”.
Temer abordou também alguns conflitos internacionais, como o entre Israel e Palestina e a guerra da Síria. Segundo o presidente, em um mundo “ainda tão marcado por ódios e sectarismos, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio mostraram que é possível o encontro entre as nações em atmosfera de paz e harmonia”. O presidente elogiou também o restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos e criticou o protecionismo agrícola patrocinado por diversos países.
LEIA MAIS

Ronaldo Cancão denuncia licitação fraudulenta em contratação de empresa de iluminação pública

(Foto: blog Waldiney Passos)

Ronaldo Cancão afirmou que espera que o processo licitatório seja investigado pela vara da fazenda. (Foto: blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), o vereador Ronaldo Cancão denunciou uma licitação que aconteceu em 2014, referente à iluminação pública, a empresa de gestão de sistema predial e sistema de manutenção. De acordo com o vereador, a equipe de licitação desqualificou a empresa BKL, que venceu o processo licitatório com um valor um pouco acima de R$ 6 milhões, dias após homologá-la e escolheu a empresa JMT, de Petrolina, como vencedora com um valor acima dos R$ 7 milhões.

“O processo licitatório foi de R$ 8 milhões e a empresa BKL, que tem sede no Rio Grande do Norte, ganhou a licitação pelo valor de R$ 6.316.540,65 que foi homologado pela equipe de licitação e para surpresa de todos, dias após, a empresa foi desqualificada e a empresa JMT, de Petrolina, foi escolhida com o valor de R$ 7.040.504,30, uma diferença de aproximadamente R$ 750 mil de uma proposta para a outra. Não tem uma justificativa de ter cancelado o processo licitatório da primeira que ganhou, BKL”.

116b7e60-2e69-432d-a14a-7593a4a6f984Segundo a denúncia, a CONSTRUTORA JMT LTDA. é representada por Mikael Coutinho Xavier e sediada na Avenida Maria de Lourdes Amando Siqueira, n. 981, no bairro Vila Eulália, em Petrolina (PE). O vereador criticou, ainda, a postura do atual governo de Petrolina (PE) e afirmou que o processo já está tramitando no Ministério Público de Pernambuco. Ronaldo chegou a chamar o governo de irresponsável.

“Já é uma ação que esta tramitando no Ministério Público de Pernambuco e eu fico assustado com a forma rasteira. Mais uma vez uma licitação fraudulenta do governo, que é campeão nesse assunto. Um governo que falta o respeito com o dinheiro público. Como é que uma empresa ganha a licitação por R$ 6 milhões e depois suspende a empresa que ganhou para colocar uma de Petrolina com uma diferença de R$ 750 mil? Que situação é essa? Aguardo o pronunciamento do MP através da vara da fazenda e aqui levar à sociedade de Petrolina os processos nebulosos do dinheiro público. Chega de um governo irresponsável, que não zela pelo dinheiro público”.

Ronaldo Cancão afirmou que espera que o processo licitatório seja investigado pela vara da fazenda e espera um pronunciamento do órgão sobre o fato.

“Eu como vereador não vou fugir da minha luta, é o meu papel fiscalizar o erário público. Espero que cerca de três mil páginas de investigação de processo da iluminação pública possa chegar ao povo e quero que o juiz da vara da fazenda possa fazer um pronunciamento posteriormente acerca do processo. Não é um governo que merece a confiança do povo”.

RESPOSTA DE ADALBERTO FILHO

dscn7352O líder da situação, Adalberto Bruno Filho, rebateu as críticas de Ronaldo e afirmou que o vereador tem feito várias denúncias ao longo da campanha eleitoral com o intuito de denigrir a imagem de Júlio Lossio, mas que nenhuma das acusações teve resultado até então.

“Se tiver fraude vai ser apurado. O vereador vem trazendo várias denuncias, mas não comprovou nada contra o governo Julio Lóssio. Nós nem tínhamos conhecimento dessa situação, mas se tiver alguma fraude o governo vai fazer questão de investigar os culpados. Nenhuma denúncia teve resultado até agora, nenhum posicionamento. O vereador está dizendo que está sendo investigado. Vamos aguardar o fim das investigações para chegarmos a um denominador comum. Acho que é mais uma denúncia que não tem fundamento”.

Após confusão, Câmara desiste de tentar anistiar alvos da Lava Jato

(Foto: Internet)

A maioria dos deputados dizia não saber o que seria votado e muitos fizeram questionamentos à Mesa. (Foto: Internet)

O plenário da Câmara dos Deputados tentou votar de surpresa, na noite desta segunda-feira (19), um projeto que tem como objetivo principal abrir uma brecha para anistiar políticos que estão sendo alvos da Operação Lava Jato. O texto do projeto estabelece uma mudança na legislação com punição específica e direta para o crime de caixa dois eleitoral, que é o uso de dinheiro nas campanhas sem declaração à Justiça.

Deputados que articularam a manobra almejavam dois objetivos: conseguir a anistia por prática de caixa dois cometida até agora, com base no princípio de que lei não retroage para prejudicar o réu; e inibir a atual inclinação da força-tarefa da Lava Jato — e do juiz federal Sérgio Moro — de tratar como corrupção pura e simples o recebimento de dinheiro que não esteja na contabilidade eleitoral.

Em resumo, a intenção era essa: aprovada a lei, os casos seriam enquadrados na nova legislação sobre o caixa dois —e não como corrupção ou outro crime com pena mais severa —, mas só haveria punição daqui pra frente. Curiosamento o projeto entrou em pauta de votações sem a convocação explícita dos deputados para analisar o tema e sem apresentação prévia do texto.

LEIA MAIS

Lula fará tour pelo Nordeste para apoiar candidatos do PT

ARMANDO MONTEIRO, CANDIDATO AO GOVERNO DE PE PELA COLIGACAO ¨PERNAMBUCO VAI MAIS LONGE¨EM COMICIO NA BRASILIA TEIMOSA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta semana um tour pelo Nordeste para participar de campanhas de candidatos a prefeitos do PT. Até o momento, já estão marcadas participações do petista em Fortaleza (CE) e no Recife (PE).

Na quarta-feira, 21, Lula estará na capital cearense para participar de comício ao lado da deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins (PT-CE), que tenta voltar à Prefeitura de Fortaleza. O evento está marcado para 16 horas na Praça do Ferreira, no centro da cidade.

Na quinta-feira, 22, o ex-presidente irá ao Recife para participar de evento do candidato do PT à Prefeitura da capital pernambucana, João Paulo. O petista é uma das principais apostas do partido para vencer as eleições municipais nas capitais brasileiras.

Lula participará dos eventos na mesma semana em que o juiz federal Sérgio Moro deve decidir se aceita ou não a denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato, apresentada na semana passada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Em nova pesquisa Ibope, ACM Neto tem 69% de intenção de voto

oie_2011449penld11n

Confirmando porcentagem da pesquise Neto será reeleito no 1º turno/Foto: Joá Souza e Margarida Neide | Ag. A TARDE

O prefeito de Salvador-BA, ACM Neto, que tenta a reeleição nas eleições de 2016 aparece a frente nas intenções de voto em uma pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela TV Bahia e divulgada nesta segunda-feira (19).

ACM Neto – 69%
Alice Portugal – 12%
Pastor Isidoro – 7%
Fábio Nogueira – 1%
Da Luz – não pontuou
Célia Sacramento – não pontuou
Cláudio Silva – não pontuou

Brancos e Nulos – 8%
Não sabiam – 3%

Se o percentual apresento na pesquisa se confirmar nas eleições o prefeito será reeleito sem a necessidade do 2º turno.

O Ibope ouviu 805 eleitores entre os dias 15 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) sob o número 02809/2016.

No levantamento realizado pelo instituto entre os dias 2 e 4 de setembro, ACM Neto tinha 68%, seguido por Alice Portugal (10%), Pastor Sargento Isidório (7%) e Da Luz (2%). Fábio Nogueira, Célia Sacramento e Cláudio Silva não tinham pontuado. Brancos e nulos eram 9% e indecisos somavam 4%.

Com informações do Jornal A Tarde.

Uso de delação recusada reforça falta de prova contra Lula, diz defesa

oie_191212287m7mu6wu

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o uso de informações de um acordo de delação premiada que não foi efetivado confirma “inequivocadamente” que os procuradores da Operação Lava-Jato apresentaram denúncia “sem qualquer prova” contra o petista.

Conforme a reportagem revelou neste domingo, a acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento tríplex em Guarujá (SP) contém uma informação que só aparece no esboço da delação do empresário Léo Pinheiro, sócio da empreiteira OAS.

As negociações com Pinheiro foram rompidas em agosto pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com a alegação de que houve quebra de confidencialidade.

LEIA MAIS

Corregedoria da Câmara autoriza processo contra Wyllys no Conselho de Ética

(Foto: R7)

Wyllys é acusado de quebra de decoro ao cuspir no deputado Jair Bolsonaro. (Foto: R7)

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) corre o risco de ter o mandato suspenso por alguns meses. A Mesa Diretora da Câmara Federal autorizou o Conselho de Ética a abrir processo disciplinar nº 110.482 contra o parlamentar, com a indicação da suspensão do mandato do deputado.

Wyllys é acusado de quebra de decoro ao cuspir no deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) dentro do plenário na sessão que aprovou o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, dia 17 de abril.

LEIA MAIS

Receita vai cobrar R$ 10 bi por sonegação na Lava Jato

(Foto: Ilustração)

O foco são os tributos sonegados em movimentações de propinas. (Foto: Ilustração)

A Receita Federal vai cobrar mais de R$ 10 bilhões dos investigados na Operação Lava Jato – força-tarefa do Ministério Público Federal, Polícia Federal e da própria Receita que apura esquema de cartel e corrupção na Petrobras.

A investida dos agentes federais de Curitiba levou o órgão do Ministério da Fazenda a estimar o montante sonegado em tributos da União e fraudes fiscais. A maior parte desse valor refere-se a impostos não recolhidos, entre 2010 e 2014, por 28 empreiteiras acusadas de corrupção, acrescidos de juros e multas.

“Tínhamos a previsão de que os lançamentos tributários atingiriam R$ 1 bilhão, mas, em apenas um ano de apuração, esse valor já foi superado. Possivelmente superaremos um crédito tributário (impostos, juros e multas) total constituído de mais de R$ 10 bilhões”, afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo o coordenador-geral do Setor de Investigação da Receita, Gerson D’Agord Schaan.

LEIA MAIS

Coligação de Paulo Bomfim é punida por descumprir a lei eleitoral

O Juiz entendeu que a postagem constante agride a imagem do candidato e do prefeito de Juazeiro./ Foto: internet

O Juiz entendeu que a postagem constante agride a imagem do candidato e do prefeito de Juazeiro./ Foto: internet

A Coligação ‘Pra Juazeiro Mudar Mais’ dos candidatos Paulo Bomfim (PCdoB) e Dulce Ribeiro (PDT) foi mais uma vez obrigada a cumprir a lei em razão de liminar concedida em processo, levada pela coligação ‘A Cara de Juazeiro’, de Joseph Bandeira (SD) e Wank Medrado (PMDB).

A liminar determina que está proibida a utilização de servidores, crianças e equipamentos públicos, por desafiar as leis eleitorais brasileiras, e configurar abuso de poder político, e improbidade administrativa. 

LEIA MAIS

Ministro da integração afirma que irá acelerar revitalização do Rio São Francisco

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural discute com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho as novas estratégias do governo para a pesca (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Revitalização do rio foi compromisso firmado com caráter de urgência  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em comemoração aos seus 15 anos de existência, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) colocou em pauta, durante a sua 30ª Reunião Plenária, realizada em Belo Horizonte (MG), o Projeto de Revitalização do Rio São Francisco.

Se fizeram presentes ao evento, o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; a Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Kênia Régia Anasenko Marcelino; o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo de Miranda e Secretários dos Estados que integram a Bacia firmaram o compromisso de tocar em caráter de urgência, as providências necessárias nas esferas federal, estadual e, sobretudo, no âmbito do próprio CBHSF para viabilizar o Projeto de Revitalização do Rio São Francisco. 

LEIA MAIS

A partir de hoje, candidatos não podem ser presos até as eleições de outubro

Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato. (Foto: Reprodução/Internet)

Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato. (Foto: Reprodução/Internet)

A partir de hoje (17), nenhum candidato às eleições municipais marcadas para 2 de outubro pode ser detido ou preso, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime. A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto.

Entre os casos que podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes eleitorais, como a compra de votos.

LEIA MAIS

Confira a agenda do candidato a prefeito de Petrolina Miguel Coelho

O dia começa com reunião e entrevista para o candidato do PSB. / Foto: Ascom

O dia começa com reunião e entrevista para o candidato do PSB. / Foto: Ascom

 
CONFIRA A AGENDA DA COLIGAÇÃO PETROLINA COM A FORÇA:
8h – Reunião com profissionais da saúde
10h – Entrevista na Emissora Rural
11h – Adesivaço e Onda Azul no Centro
15h – Reunião com moradores do bairro Antonio Cassimiro
16h – Grande carreata azul