Para minar a força de Lula no Nordeste, PMDB aposta em Renata Campos para vaga de vice em corrida presidencial

(Foto: Arquivo)

Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos, foi citada como uma possível vice para concorrer à presidência da República. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) também é lembrado. A informação foi divulgada pelo Estadão nesta segunda-feira (17).

O objetivo é fortalecer a chapa para a briga contra Lula com um nome do Nordeste. Geraldo Alckmin e João Doria são os prováveis nomes para encabeçar a chapa. “No caso de Renata, o acordo ainda facilitaria uma aliança nacional com o PSB, sonho antigo de Alckmin e que também interessa a Doria”, diz a notícia.

Em conversa com o vereador e líder do PSDB na Câmara do Recife, André Regis, ele afirma que tudo não passa de especulação e, até o momento, nenhum nome foi confirmado.

Secretaria Executiva da Mulher firma parceria com a OAB Petrolina

(Foto: Divulgação)

A comissão da Mulher Advogada da Subseccional Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), esteve reunida com representante da secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade da Prefeitura de Petrolina.

Durante o encontro foram discutidas diversas parcerias entre as entidades em favor da mulher e a realização de um Congresso sobre o direito feminino a ser realizado neste segundo semestre.

De acordo com a advogada Ingrid Almeida, que também é secretária geral da OAB Petrolina, a conversa foi bastante proveitosa. “Teremos muitas novidades por ai em favor das mulheres advogadas e de todo o Vale. Vamos pautar nossas lutas e direitos”, frisou.

LEIA MAIS

Câmara adia para agosto leitura de parecer sobre Temer

(Foto: Internet)

Câmara adiou nesta segunda-feira (17), pela segunda vez consecutiva, a leitura no plenário do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), devido a presença insuficiente de deputados. Para que a sessão desta segunda-feira fosse aberta, eram necessárias as presenças de ao menos 51 deputados, mas somente 13 compareceram.

O procedimento regimental é uma das etapas exigidas para que o relatório possa ser incluído na pauta de votação do plenário, marcada para 2 de agosto. Cabe ao plenário a palavra final sobre autorizar ou não o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar a denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente, acusado de corrupção passiva.

Cerca de meia hora após o horário marcado para o início da sessão, foi anunciado o seu cancelamento. A primeira tentativa havia sido feita na sexta-feira (14), mas somente 19 parlamentares estavam presentes.

Diante do início do recesso parlamentar, a partir desta terça-feira (18), a leitura ficará para agosto, quando os deputados voltam das férias de meio de ano. Pelo regimento, após a leitura no plenário, o parecer será publicado no “Diário Oficial da Câmara”, e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), será notificado para que possa incluir a denúncia na pauta de votação.

Fonte G1

Marina Silva entra no “páreo” das eleições presidenciais em 2018

(Foto: Thiago Bernardes / Estadão Conteúdo)

De acordo com informações da Folha, a ex-ministra Marina Silva (Rede), decidiu sair do anonimato e se reuniu com líderes de seu partido no Congresso se colocar como candidata na corrida presidencial em 2018. Nesta segunda-feira (17), ela participa de um encontro com artistas no Rio de Janeiro.

Para Marina, existe um grande “vácuo” na política que o seu partido pode ocupar, caso se apresente como uma “alternativa aos polos”. A ex-ministra, inclusive, determinou aos correlegionários a formatação de uma agenda propositiva com foco em prováveis apoiadores à postulação.

E para dar início à agenda, a também ex-senadora participa hoje de encontro com artistas no Rio de Janeiro. Reunião está sendo organizada pelo ator Marcos Palmeira. Além da classe artística, participam do encontro nomes que defendem a saída do presidente Michel Temer, do Planalto.

Com informações do FolhaPE

Relator da reforma política apresenta ‘emenda Lula’ para garantir candidatura do petista

Relator da reforma política, deputado federal Vicente Cândido (PT)

O relator da reforma política, deputado federal Vicente Cândido, do PT de São Paulo, incluiu no texto uma emenda, apelidada “emenda Lula”, que pretende garantir a candidatura do ex-presidente do mesmo partido à Presidência da República em 2018.

Segundo ele, a emenda proíbe que pré-candidatos sejam presos até oito meses antes das eleições. Cândido admitiu que o recursos tem relação com a possibilidade de Lula ser detido. O ex-presidente foi condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão, porém, espera o julgamento de recurso em liberdade.

Caso a segunda instância decida por não acatar o recurso, Lula fica impedido de concorrer. Aliados do petista se mobilizam para permitir a entrada dele na disputa.

“Tem muita exploração da política por parte de promotores, juízes e delegados, então, é para evitar, que no ano que vem, em especial, haja uma exploração dessa natureza”, disse Cândido ao Estadão.

Deputados de PE votam pela aceitação da denúncia contra Temer

Deputados Betinho Gomes (PSDB) e Tadeu Alencar (PSB).

Os deputados de Pernambuco Betinho Gomes (PSDB) e Tadeu Alencar (PSB), titulares na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara defenderam e votaram a favor da admissibilidade da denúncia para que o presidente Michel Temer (PMDB) seja investigado por corrupção. No entanto, dos 66 parlamentares da comissão, 40 votaram contra o parecer do relator (ou seja, a favor do governo), e 25 apoiaram o texto de Sergio Zveiter (PMDB).

Betinho Gomes, que é líder do PSDB no colegiado, havia se colocado, durante o debate, como favorável a denúncia. No entanto, o tucano deixou a bancada livre para escolher o voto por entender que há divergência de pensamentos.

“Como anunciei aqui, votei ‘SIM’ pela aprovação do relatório para autorizar a continuidade do processo contra o presidente Michel Temer. No entanto, o governo conseguiu derrubar o relatório com 40 votos ‘NÃO’ a 25 ‘SIM'”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.

LEIA MAIS

Secretário e equipe jurídica intensificam visitas a zona rural de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante toda a última sexta-feira, (14) o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, acompanhado de sua equipe, estiveram no sítio Romão, distrito de Rajada, zona rural de Petrolina.

 A visita desta sexta faz parte de uma série de idas a zona rural, que acontecem com o objetivo de escutar as demandas e, consequentemente, melhorar as condições de vida dos trabalhadores do campo.

“Quando chegamos aqui nos deparamos com uma necessidade urgente de construção de aguadas e poços para irrigar a plantação. A nossa secretaria vai desenvolver um esforço grande para perfurar e equipar mais poços artesianos nessa comunidade. Vamos também firmar uma parceria para incentivar e desenvolver os terreiros produtivos com vistas à adoção das práticas de conservação e estocagem de alimentos principalmente nos longos períodos de seca”, adiantou o secretário José Batista.

Cabrobó recebe investimento de R$ 17 milhões do Governo de Pernambuco

(Foto: Divulgação)

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou um investimento de R$ 14,3 milhões para a construção de escolas de ensino técnico e integral, entregou uma escavadeira hidráulica de R$ 331 mil e autorizou a execução de obras no canal da Ilha de Assunção em Cabroró. O investimento foi anunciado durante o Seminário Pernambuco em Ação, nesta sexta-feira (14).

Ao conseguir receitas do Governo do Estado para Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (PMDB) mostrou-se otimista em relação às conquistas anunciadas. “Conseguimos aporte de R$ 1 milhão para a requalificação e expansão da iluminação pública; além da liberação, feita pelo governador Paulo Câmara, das emendas dos deputados estaduais Lucas Ramos e Rogério Leão, que vão trazer R$ 310 mil para nosso município”, disse.

Em entrevista depois do anúncio, Paulo Câmara comentou os recursos destinados à Cabrobó e disse que o Governo busca dar uma atenção especial às cidades do Sertão do estado. De acordo com o governador, “muito em breve serão iniciadas as obras da Rodovia da Cebola, que liga Cabrobó à Terra Nova, melhorando o acesso entre esses dois municípios”, adiantou.

Defesa de Lula apresenta primeiro recuso contra sentença de Moro

(Foto: Arquivo)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou na sexta-feira (14) o primeiro recurso contra a sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente a 9 anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a petição protocolada pelos advogados no sistema eletrônico da Justiça Federa, no Paraná, o recurso visa, “suprir as omissões, contradições e obscuridades” da sentença. Lula nega as acusações, e na avaliação dos advogados que o representam, Moro teve atuação política na sentença.

Com informações do G1

Odacy Amorim assina liberação de mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (14) durante o seminário Pernambuco em ação o deputado estadual Odacy Amorim (PT) assinou a liberação de duas emendas no total de R$ 1.060.000,00.

A verba será destinada para a perfuração de poços artesianos, com investimento de R$ 860.000,00 e R$ 200.000,00 para a aquisição de um caminhão frigorífico para a cooperativa de produtores de leite de Afrânio.

“Muitas pessoas neste momento podem questionar o que faz um deputado, líder do PT na assembleia legislativa, em um ato ao lado do governador Paulo Câmara, do PSB. É preciso entender que o meu papel na vida pública exige que eu saiba separar as coisas. Quando for em nome do estado de Pernambuco e do nosso vale do São Francisco, independente da bandeira partidária ou opção política que eu tiver, buscarei a todo momento priorizar a população”.

O parlamentar ainda cobrou do governador a realização de diversas ações nos municípios sertanejos, a exemplo do fortalecimento da segurança pública na cidade de Afrânio, que teve a sua agência do Banco do Brasil fechada após vários assaltos.

Governador anuncia melhorias no abastecimento de água e outras obras de infraestrutura para Lagoa Grande

(Foto: Divulgação)

Durante visita para o seminário ‘Pernambuco em Ação’, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (14) um grande pacote de obras para Lagoa Grande. Algumas obras serão iniciadas de maneira imediata.

O anúncio foi uma grande conquista para o município e o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro (PMDB) conta com parcerias políticas para novos investimentos. “Nossa luta continua, estamos apenas começando com seis meses de governo e, através do vice-governador Raul Henry, do Governador Paulo Câmara e dos deputados Lucas Ramos, Kaio Maniçoba, Gonzaga Patriota, Marinaldo, Jarbas e outros, ainda vamos avançar muito” garantiu Cappellaro.

Existe ações que á estão em execução no município, como por exemplo a Instalação de posto do Detran, obras de abastecimento de água Sítio Martins, sistema de Irrigação no Riacho Fundo, serviços de recuperação estrada Lagoa Grande a Parnamirim, obras de urbanização externa, iluminação e compra de equipamentos e mobiliário para transformar a Enoteca em um Centro de Capacitação Tecnológica de Pesquisa Técnica, entre outras.

Algumas obras devem começar de maneira imediata: obras de sinalização turística em todo o trajeto Enoturismo, obras de infraestrutura e pavimentação na sede, entrega de 169 títulos de posse de terra para moradores assentados da Ilha do Pontal, uma máquina perfuratriz, obras de interligação na rede de distribuição de água; uma ambulância para o hospital municipal e a construção da sede da Prefeitura.

Oposição e vice-prefeita de Santa Filomena fecham apoio à reeleição do Deputado Federal Adalberto Cavalcanti

Os cinco vereadores de oposição e o grupo da ex vice-prefeita de Santa Filomena fecharam acordo de apoio ao deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB)

Nesta sexta-feira (14), as principais lideranças de oposição do município de Santa Filomena, selaram acordo de aliança política com o deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB). Fez parte do acordo os vereadores Chixico Coelho (PMN), Adelvan Damasceno (PSL), Erinho de Cícero Henrique (PSD), Danúbio Macedo (PDT), o presidente da Câmara, Wallace Mororó (PTC), a ex vice prefeita Francinete Diniz e o empresário Wagner Mororó.

O experiente articulador político, o vereador Chixico, foi o último a entrar no grupo da oposição, mas vem mostrando sua liderança no senso da união, fazendo acontecer o que ninguém esperava. Os vereadores de oposição são maioria na Câmara e tem mostrado plausível união; ao contrário do grupo do atual prefeito, que além de não conseguir maioria dos vereadores, ainda perdeu o líder de sua bancada, hoje um dos mais influentes no grupo de oposição, graças ao modelo de política adotado pelos demais vereadores, que o acolheram e juntaram suas ideias e anseios, em prol da população.

O apoio da oposição a Adalberto, renderá vários benefícios para o povo de Santa Filomena, através de suas emendas, já garantindo, a aquisição de 03 tratores de pneus equipados prontos para trabalhar nas localidades rurais; 01 retroescavadeira destinada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que beneficiará aos agricultores; 05 ensiladeiras para apoio ao criador de rebanhos na agricultura familiar;  R$ 321.000,00 (trezentos e vinte e um mil reais) para aquisição de horas máquinas que beneficiará centenas de famílias da zona rural e distritos; e um ginásio de esportes (quadra coberta) para a comunidade do distrito de Campo Santo; além de várias outras ações dentro do planejamento do novo Grupão de Oposição em Santa Filomena. A liberação dos recursos das emendas está prevista para até o próximo dia 15 de agosto.

Em conversa com o vereador Chixico, ele disse que “é assim que se mostra como fazer política, juntando e não espalhando“ referindo-se à união de todo o grupo de vereadores, a ex vice prefeita e o empresário Wagner, em apoio a Adalberto Cavalcanti. E acrescentou, “vem novidades por ai”, deixando a entender, que o grupo poderá fechar com chave de ouro, apoiando à apenas dois candidatos a deputado, um federal e um estadual, que possivelmente o estadual seja Socorro Pimentel (PSL).

Adalberto, que é pré candidato a reeleição como Deputado Federal em 2018, recebeu o apoio da atual vice-prefeita Alcilene e do vereador Ailton Correia, ligado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ao PT.

Fernando Bezerra Coelho presta solidariedade a Lula e critica o PT em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta sexta-feira (14) o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou do seminário Pernambuco em Ação e durante seu discurso se mostrou solidário ao ex-presidente Lula. Em sua fala, FBC destacou que apesar de estar hoje em um campo político oposto ao de Lula, não poderia deixar de reconhecer os gestos do ex-presidente em relação a Pernambuco.

“Não estaria confortável se na minha terra não pudesse dar uma palavra em nome de quem viabilizou o polo automotivo de Pernambuco, a refinaria, os estaleiros, a Univasf e as Escolas Técnicas pelo interior do Estado. Força Lula. Vamos divergir, vamos nos enfrentar, mas na política”, afirmou o senador.

Apesar da defesa, ele lembrou que o partido dos trabalhadores (PT) mergulhou o Brasil na maior crise econômica de sua história. Para o senador, porém, a saída para os problemas deverá ser pela via política.

LEIA MAIS

Paulo Câmara e Miguel Coelho anunciam a construção de escola técnica estadual no bairro Pedra Linda, em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante o seminário Pernambuco em Ação, que aconteceu nesta sexta-feira (14), o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Miguel Coelho (PSB) confirmaram a instalação de uma escola técnica estadual em Petrolina.

A nova escola técnica será construída em um terreno de 22 mil metros quadrados, no bairro Pedra Linda. O espaço foi viabilizado pela Prefeitura de Petrolina como contrapartida para a implantação do centro educacional.

“O Governo já havia sinalizado com a intenção de implantar uma escola técnica em nossa cidade, mas sempre houve dificuldade por questões políticas e a suposta inexistência de um terreno para essa obra tão importante. Então, agora, com apenas seis meses de administração, já garantimos essa área e provamos que com parcerias esse sonho será realizado, ajudando a fortalecer ainda mais a educação de Petrolina”, comemorou o prefeito Miguel Coelho.

Além disso, foi assinado um termo de compromisso para a construção de uma Academia de Pernambuco para a capital do São Francisco. O governador assinou com o prefeito um termo de compromisso para iniciar já no segundo semestre as obras para uma Academia de Pernambuco.

O governador adiantou novidades para a segurança da região como a instalação de um Grupamento Tático Aéreo (GTA) em Petrolina; investimentos para saneamento, segurança alimentar, regularização fundiária e combate à mosca da fruta no Vale do São Francisco.

Operação Cui Bono: Eduardo Cunha escolhe o silêncio durante depoimento em Curitiba

(Foto: Arquivo)

Durante depoimento na Polícia Federal (PF) sobre a ‘Operação Cui Bono’, o ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha escolheu ficar calado. A operação investiga um esquema de fraudes na Caixa Econômica Federal.

Ele chegou por volta das 10h; o depoimento estava marcado para começar às 11h.  No Distrito Federal ocorrem as investigações que apuram o pagamento de propina em troca da liberação de empréstimos na Caixa Econômica. Além de Cunha, também são investigados o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o doleiro Lúcio Funaro.

Com informações do G1