Gonzaga Patriota anuncia mais de R$ 3 milhões em investimentos na saúde de municípios pernambucanos

(Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) anunciou que conseguiu a liberação de mais de R$ 3 milhões para investir na saúde de dez municípios pernambucanos: Bonito; Sertânia; Solidão; Dormentes; Jupi; Lagoa Grande; Serrita; Trindade; Itacuruba e São José do Egito. Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde.

De acordo com o parlamentar, é imprescindível que haja uma sensibilidade para área da saúde que garanta a dignidade do povo. “Todos nós sabemos que um dos maiores problemas hoje nas cidades são as dificuldades na saúde, por isso, priorizei o investimento nessa área, porque só sabe da real necessidade quem precisa dos serviços ofertados por um hospital público. Se depender de mim, farei o máximo para garantir que minhas emendas cheguem aos locais que o pernambucano mais precisa”, avaliou Patriota.

As emendas do deputado serão destinadas para compra de equipamentos hospitalares e ambulâncias, assim como para construção de uma Unidade Básica de Saúde, em Solidão, e uma Academia da Saúde, em Dormentes, e para investimentos na atenção básica de saúde – procedimentos em média e alta complexidade.

Henry é reeleito presidente do MDB em Pernambuco e acena para Fernando Bezerra

Discurso foi de paz na posse da presidência (Foto: Divulgação)

O sábado (6) foi marcado pela recondução do deputado federal Raul Henry ao posto de presidente estadual do MDB em Pernambuco. Porém, o que chamou a atenção no ato político foi o afago de Henry ao senador e líder do Governo Federal, Fernando Bezerra Coelho.

Os dois que até 2018 disputavam o comando da sigla selaram a paz e atuarão juntos até 2021, quando termina o período da presidência de Henry. O acordo foi selado com aval de Jarbas Vasconcelos, primeiro vogal da chapa única.

“Quero dizer que estou muito feliz de me colocar à disposição de Raul, nosso presidente, para que a gente possa fazer o MDB crescer no estado, para que o MDB possa assumir um papel de protagonismo importante em Pernambuco e no Brasil. Os nossos sonhos de um Pernambuco mais fraterno e solidário estão muito vivos, e o MDB será o instrumento da realização desses sonhos”, afirmou Fernando Bezerra.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra garante votação da Previdência até 17 de julho

(Foto: Ascom)

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB) afirmou que a reforma da Previdência será votada nos dois turnos do Plenário da Câmara até 17 desse mês. Ou seja, a matéria deve ser discutida antes do recesso parlamentar.

Durante a sexta-feira (5) o senador participou de um evento junto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e elogiou o trabalho do colega parlamentar dizendo que ele tem liderado a agenda de reformas na economia.

Publicamente a relação do Governo Federal com o Senado e a Câmara tem sido marcada por atritos, em especial com Maia que já criticou a articulação de Jair Bolsnaro (PSL). No entanto, Fernando Bezerra fez questão de elogiar o trabalho de Paulo Guedes, ministro da Economia e de Rogério Marinho, titular do Trabalho. “Essas duas figuras levaram a cabo conversas e diálogos com os parlamentares na Câmara”, disse.

Aécio Neves vira réu por tentativa de obstrução à Lava Jato

(Foto: Internet)

A Justiça Federal de São Paulo validou uma denúncia do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra Aécio Neves. O deputado responderá pela acusação de corrupção passiva e tentativa de obstrução à operação Lava Jato.

A acusação é baseada nas delações de Joesley Batista, que afirmou ter pago R$ 2 milhões ao deputado como propina. Em troca do dinheiro recebido, o deputado teria prestado favores a Joesley. A irmã de Aécio, Andréa Neves, um primo e um assessor parlamentar do ex-senador também são acusados de corrupção passiva.

LEIA MAIS

Plenário começa a discutir reforma da Previdência na terça, diz Maia

(Foto: Arquivo)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comemorou a aprovação, nessa quinta-feira (4), do relatório da reforma da Previdência (PEC 6/19) pela comissão especial da Casa que analisa mudança nas regras de aposentadoria dos trabalhadores.

 “A Câmara deu hoje um importante passo. Esta foi a nossa primeira vitória e, a partir da próxima semana, vamos trabalhar para aprovar o texto em plenário, com muito diálogo, ouvindo todos os nossos deputados, construindo maioria”, disse Maia, pelo Twitter.

Segundo a previsão de Maia, texto já começa a ser discutido pelo plenário na próxima terça-feira (9) e deve ser votado antes recesso parlamentar, que se inicia no dia 18 deste mês. Para o texto começar a ser debatido no plenário, o regimento da Câmara estabelece um prazo de duas sessões após a conclusão da votação na comissão especial.

Maia avalia que já tem votos necessários para aprovar a reforma no plenário. A expectativa do parlamentar é que a medida seja aprovada por pouco mais de 325 deputados.

Comissão especial aprova texto-base da reforma da Previdência

Sessão para votação do parecer do relator sobre a Reforma da Previdência. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdência (PEC 6/19) na Câmara dos Deputados aprovaram na tarde de hoje (4) o parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). O placar foi 36 votos a favor e 13 contra o relatório.

Agora, os parlamentares vão se debruçar sobre os 19 destaques de bancadas e 88 individuais com sugestões de mudanças ao texto-base. Os deputados da base governista apontaram a necessidade de reformar a previdência para reverter o déficit no sistema de aposentadorias e pensões. Para os favoráveis à PEC, a reforma vai trazer de volta a geração de emprego e renda na economia brasileira.

LEIA MAIS

Após visita a Fundação Terra, Gonzaga Patriota destina emendas parlamentares a instituição social

Deputado conheceu de perto trabalho da Fundação (Foto: Ascom)

A Fundação Terra foi contemplada com R$ 500 mil em emendas parlamentares do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Ele visitou as instalações da unidade, em Arcoverde, Sertão do Estado nessa semana e conheceu de perto as atividades da Fundação.

Na unidade são atendidos pacientes de 35 municípios, os quais buscam reabilitação física, intelectual, visual e auditiva. “O padre Airton Freire desempenha um trabalho de perseverança, dedicação e amor ao próximo ao lado de uma equipe muito comprometida. A esse trabalho, o pode público tem mais do que obrigação de estender a mão sempre”, disse o deputado durante a visita.

Além dos serviços mencionados anteriormente, a Fundação Terra dá suporte a crianças com síndrome congênita pelo zika vírus e mantém escola, creches e assistência social na zona rural, entre Arcoverde, Buíque e Sertânia.

Lei Municipal garante atendimento prioritário a mulher vítima de violência, em Petrolina

Vítimas de violência terão prioridade no atendimento da rede municipal, em Petrolina (Foto: Ilustração)

Mulheres vítimas de violência terão prioridade no atendimento psico-social da rede municipal de Petrolina. É o que determina a Lei Municipal n° 3.199/2019, publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (3). A lei é resultado de um projeto apresentado pelo vereador Gaturiano Cigano (PRP) na última sessão do primeiro semestre.

Com a lei as vítimas de violência terão suporte de especialistas em psicologia e assistência social. Caberá a secretaria de Saúde promover campanhas e orientação às vítimas acerca do serviço. O Poder Executivo também poderá firmar convênios com instituições privadas para melhor atender o público alvo.

Demanda social

“Foi feita uma pesquisa que a violência afeta mulheres de diversas idades, raças e classe e têm grandes re percussões sociais: agravo na situação física e mental. Quando a mulher sofre qualquer tipo de agressão ela pode ter seu comportamento alterado e gerar comportamentos de risco”, explicou o autor da lei.

LEIA MAIS

“Essa reforma nunca será a salvação desse país”, diz Paulo Câmara

(Foto: Jornal do Commercio)

O governador de Pernambuco Paulo Câmara se manifestou em relação à reforma da previdência apresentada pelo Governo Bolsonaro. O chefe do Executivo estadual lembrou que a matéria, atualmente na Comissão Especial, é bem diferente daquela que foi enviada, em fevereiro, pelo Governo Federal, mas, ainda assim, “muita coisa precisa ainda ser discutida”.

Embora seja a favor de debates sobre as propostas da reforma, Câmara afirmou que “ela nunca será a salvação deste País”. Além disso, o gestor estadual não tem sido favorável à retirada dos estados e municípios da reforma.

“A gente espera ter um texto que acabe com privilégios. Ninguém é a favor de privilégios, e que assegure os direitos dos que mais precisam e aponte novas formas de financiamento para os Estados e municípios. Retirá-los da reforma não é uma solução que vai ajudar o Brasil. Pelo contrário, vai criar um sistema deliberativo mais complicado”, disse.

Governo Federal pode fazer novo contingenciamento este mês

(Foto: Reprodução/Internet)

O governo poderá fazer um novo contingenciamento no Orçamento da União em julho. O assunto foi discutido durante reunião do conselho do governo, realizada nesta terça-feira (2), na qual integrantes da equipe econômica fizeram uma explanação sobre a situação orçamentária do governo aos ministros presentes. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) também participou do encontro.

A possibilidade de um novo contingenciamento no Orçamento pode ser definido na próxima reunião da junta orçamentária em julho. Se ocorrer, será o terceiro bloqueio do ano no Orçamento.

LEIA MAIS

Frente Parlamentar em Defesa da Chesf é lançada na Câmara dos Deputados

(Foto: Sérgio Francês)

Numa articulação para tentar evitar a privatização de empresas do setor elétrico brasileiro, foram lançadas conjuntamente cinco Frentes Parlamentares, nesta quarta-feira (3), na Câmara dos Deputados. Entre elas, está a Frente em Defesa da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), presidida pelo deputado Danilo Cabral (PSB). Em seu discurso, ele destacou que o grupo parlamentar busca lutar contra a tentativa de desmonte e venda de estatais estratégicas para a soberania nacional.

“Os valores que defendemos envolvem a soberania do País, a afirmação da democracia e o direito ao prestador de serviços. Por exemplo, o que seria da Chesf e do povo do Nordeste se ela não fosse uma empresa pública?”, afirmou Danilo Cabral. O deputado lembrou que a iniciativa de desestatização da Eletrobrás pelo governo do ex-presidente Michel Temer foi derrotada pelo Congresso Nacional. “Nós vencemos, lá atrás, uma batalha importante de uma guerra que está em curso e precisamos reforçar a nossa unidade, que vai nos fazer impor uma nova derrota ao governo”, acrescentou.

LEIA MAIS

Presidente estadual do PSL não descarta candidatura majoritária em Petrolina: “No tempo certo a gente vai dizer”

Nome de Gabriel Menezes não foi descartado pelo partido em 2020  (Foto: Blog Waldiney Passos)

Partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, o PSL quer ter força também nos municípios. Foi o que afirmou o presidente da sigla em Pernambuco, Marcos Amaral. De acordo com o mandatário no Estado, a meta imposta para 2020 é ter o maior número possível de candidaturas.

“A intenção do PSL é hoje ter o maior número possível de candidaturas majoritárias que puder ter. Não é o município, é ter o maior número de candidaturas. Está decidido pelo presidente nacional do partido“, disse em entrevista ao programa Repercutindo, com Daniel Campos na Rádio Jornal Petrolina de terça-feira (2).

A postura de ter várias candidaturas no pleito municipal do próximo ano, segundo Amaral, vem como consequência da força do PSL na eleição de 2018. Contudo, aqui em Pernambuco serão analisados o contexto de cada cidade, em especial, Petrolina.

LEIA MAIS

Senado arquiva investigação de suposta fraude na eleição da Mesa Diretora

Confusão se deu no dia da eleição de Davi Alcolumbre (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

A investigação aberta durante a eleição da Mesa Diretora do Senado foi arquivada quase cinco meses após a confusão que marcou o pleito. Na ocasião, Davi Alcolumbre (DEM) terminou eleito mandatário. O corregedor da Casa, Roberto Rocha (PSDB) explicou o motivo do arquivamento.

A decisão foi publicada no Diário do Senado no último dia 22 de junho. O senador concluiu que pela análise das imagens de Tvs e câmeras de segurança não foi possível identificar quem teria tentado fraudar a votação e como isso aconteceu.

“Sendo assim, muito embora as imagens pudessem sugerir com mais ênfase a participação de algum senador, penso que a gravidade da pena, que poderia chegar até à cassação do mandato, nos impõe exigência de mais do que uma leve suspeita, mas de uma certeza plena da ocorrência do dolo, estando em jogo o valor máximo da democracia que é a soberania do voto popular, expresso pela vontade dos eleitores. As imagens, no entanto, são inconclusivas para determinar, com certeza além da dúvida razoável, a autoria e o animus do gesto”, afirmou na decisão.

Ainda segundo Rocha, o voto extra pode ser sido ocasionado por erro. “O surgimento de um voto extra, em meio a uma sessão excessivamente tumultuada, pode ter decorrido de erro, e não necessariamente de uma conduta dolosa”. (Com informações da Agência Brasil).

Em visita ao Sertão do Pajeú, Câmara anuncia investimentos na agricultura familiar

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara (PSB) visitou o Sertão de Pernambuco na segunda-feira (1°), onde entregou uma série de obras na cidade de Afogados da Ingazeira. Ontem foi o aniversário de 110 anos de emancipação política e o município ganhou o Centro Especializado em Reabilitação, tipo III (CER III) – Governador Eduardo Campos.

O Centro atenderá pacientes com problemas físicos, auditivos e visuais. Foram investidos mais de R$ 5 milhões na obra, de acordo com o Governo de Pernambuco. Câmara também visitou o interior de Afogados, para anunciar investimentos na agricultura familiar.

R$ 1,6 milhões serão colocados em obras como perfuração de poços tubulares, ampliando o sistema de abastecimento no Sertão do Pajeú. “A gente fica satisfeito em levar água a locais que esperam  há tanto tempo, diante de um mundo tão rápido. Nós estamos implantando o sistema de abastecimento aqui bem feito, que foi bem pensado, bem planejado, que vocês vão saber cuidar muito bem dele e fazer muito bom uso dessa água”, disse o governador.

Bairro Itaberaba, em Juazeiro, ganha mais uma escola reformada

(Foto: Ascom)

O programa Toda Sexta tem Obra da última semana (28) contemplou o bairro Itaberaba, em Juazeiro (BA) com mais uma escola reformada. A unidade receberá o nome de Professora Dinorah Albernaz e foi ampliada, além de climatizada.

Essa foi 105ª unidade reformada entregue – contando os 10 anos de gestão de Isaac Carvalho e Paulo Bomfim. O atual prefeito também anunciou novas obras para esse mês. “A partir de julho entregaremos outras unidades escolares à população, como a creche do Residencial São Francisco, a escola do Residencial Dr. Humberto, a escola de Tempo Integral em Carnaíba, a Estação do Saber em Piranga e unidades escolares reformadas e climatizadas no Salitre”, disse.

A escola terá 10 salas de aula, uma de informática, sala de AAE, de gestão, coordenação, secretaria e informática aos professores, além de parque infantil, bicicletário. A cozinha, banheiros e pátio também passaram por melhorias.