Apesar de reconhecer o trabalho de Miguel, Gonzaga Patriota vai de Lucas em 2020

Reavivando um pouco a memória sobre algumas eleições em Petrolina poderemos facilmente concluir que o deputado Gonzaga Patriota (PSB) é um bom samaritano, um político polido e de boa índole. Não seria bem o caso de ter compaixão dos outros, mas os gestos do parlamentar indicam que ele sabe conviver bem com as adversidades políticas e perdoar aqueles que o faltaram com o apoio no passado.

É do conhecimento da maioria dos petrolinenses que Gonzaga não conseguiu vencer três eleições consecutivas para prefeito em Petrolina: em 2000 ele concorreu pela primeira vez apenas para marcar território, em 2004 se fortaleceu e por pouco não tirou a reeleição do então prefeito Fernando Bezerra, em 2008 veio o grande desastre, a derrota para Julio Lossio, após ter vencido o então prefeito Odacy Amorim em um bate chapa do PSB.

Pois bem, em algumas dessas eleições Gonzaga não contou com o apoio de colegas políticos como: Odacy Amorim, Julio Lossio e Ranilson Ramos, pai do deputado Lucas Ramos. Nem por isso o deputado se nega a apoiá-los em um eventual segundo turno nas eleição do ano que vem em Petrolina. Apesar de reconhecer o trabalho que o prefeito Miguel Coelho vem realizando em Petrolina, Gonzaga afirmou em recente entrevista à Rádio Jornal que irá apoio o nome de Lucas Ramos em 2020 no primeiro turno das eleições e caso ele não chegue ao segundo turno apoiará Odacy ou Julio, se esta for a decisão do seu partido.

O deputado Lucas Ramos, que busca consolidar seu nome junto ao governado Paulo Câmara para disputar o pleito, tem comemorado esse apoio do Gonzaga. Nas redes sociais ele postou na terça-feira (30) ter disposição ao lado de Patriota ‘para fazer Petrolina avançar’.

Dormentes: Rosarinha confirma convite de FBC para disputar prefeitura, mas nega candidatura

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

O clima para as eleições de 2020 começa a esquentar no Sertão Pernambucano. O rompimento da vereadora Rosarinha Coelho (PSB) com o governo da prefeita Josimara Cavalcanti (PTB), divulgado nos últimos dias, mexeu com o município de Dormentes (PE).

Rosarinha é uma das herdeiras políticas do ex-prefeito Geomarco Coelho, que faleceu há mais de dois anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia, assim como a prefeita Josimara Cavalcanti, que era a vice-prefeita e assumiu a gestão, depois do falecimento de Geomarco.

Após rompimento com o grupo de Josimara, Rosarinha ressaltou fatores que levaram à decisão. “Trata-se de uma gestão que não me representa, nem representa os ideais de Geomarco. E por fim, uma gestão que despreza o apoio político e a capacidade de levar benefícios do grupo do Senador Fernando Bezerra Coelho”, afirmou.

LEIA MAIS

Jogo do PSB é evitar racha

PSB tenta evitar racha.

Tão logo o presidente do MDB, Raul Henry, admitiu, à Rádio Folha, entrar na disputa pela Prefeitura do Recife, a cúpula do PSB foi ao encontro do senador Jarbas Vasconcelos. O governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, voltaram a provar do menu do cozinheiro e cacique Jarbas.

O ganho para o regabofe foi a discussão do plano nacional e a sucessão municipal. Mas esta segunda parte eles negam, como negam que o pequeno espaço do MDB no Governo e PCR tenha entrado no cardápio, reclamação ouvida com intensidade nos bastidores. Ternurando o MDB, o PSB quer evitar a entrada de Henry na disputa municipal para não atrapalhar a aliança em torno do deputado João Campos, já escolhido para tentar emplacar a sucessão de Geraldo.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota manifesta solidariedade ao presidente da OAB

Deputado Federal Gonzaga Patriota PSB/PE

Em nota, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) manifesta solidariedade ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, por fala do presidente Jair Bolsonaro.

Confira a nota na íntegra:

Há quase 40 anos no parlamento, praticamente sem poder advogar, continuo inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em meu Estado, Pernambuco, por se tratar de uma das mais sérias instituições do pais.

Fiquei muito feliz quando vi ser eleito presidente desta Ordem, Felipe Santa Cruz, filho do grande defensor do retorno do processo democrático brasileiro, Fernando Santa Cruz que, fora covardemente torturado, morto e teve o seu corpo ocultado da família e dos brasileiros, em 1974.

Conheci Fernando Santa Cruz, juntamente com Gregório Bezerra, ainda na adolescência, quando trabalhava na Rede Ferroviária Federal, em Recife e, junto com outros patriotas, defensores da derrubada da ditadura militar, participamos de várias reuniões e atos políticos.

Sua execução no Rio de Janeiro, em 1974, me deixou triste e chocado, como a de muitos outros companheiros de batalha, em Pernambuco e no Brasil, abatidos pelos defensores da ditadura militar de 1964.

Neste momento em que o presidente da república, Jair Bolsonaro, que exerce o cargo máximo do país, de forma irresponsável, diz saber como ocorrera esse desaparecimento e, que poderia contar o que aconteceu com esse grande brasileiro Fernando Santa Cruz, preso pela ditadura e desaparecido há 45 anos, me solidarizo com todos da sua família e, em particular, com o seu filho e meu presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, pelo inaceitável desrespeito do presidente da república.

Agora, não mais só como ferroviário e sindicalista, mas, também, como parlamentar, mais uma vez, à disposição da família de Fernando Santa Cruz, em busca do seu corpo e da identificação dos responsáveis pela sua covarde execução.

Deputado Gonzaga Patriota / PSB – PE.

Sessões plenárias retornam terça-feira, garante Osório Siqueira

Sessões devem retornar na próxima semana. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira, afirmou que as sessões ordinárias da Casa Legislativa retornam na próxima terça-feira (06), apesar de o recesso parlamentar do meio do ano acabar nesta quarta-feira (31).

De acordo com Osório, estão sendo promovidas algumas melhorias na estrutura do plenário e alguns espaços da Casa e por isso as sessões só retornam na próxima semana. “Estamos realizando algumas melhorias como a troca do sistema de som que agora terá uma qualidade digital, um som mais impo, melhorando o trabalho”, disse.

Além disso, as instalações do plenário têm recebido outros serviços. A sala de imprensa passa por uma readequação e contará com uma internet mais rápida e de maior capacidade.

“Uma cobrança recorrente da imprensa e de quem necessita da internet na Câmara para realizar suas demandas. Adquirimos um sistema que irá possibilitar melhoria na utilização desse serviço”, acrescentou o presidente Osório Siqueira.

O Salão de Eventos da Casa também passa por mudanças e o presidente ressalta que o espaço está à disposição não só para as atividades do Poder Legislativo, mas para toda a sociedade.

Paulo Câmara classifica fala de Bolsonaro sobre pai de Presidente da OAB como “desumanas”

Governador foi criticado por declarações nas redes sociais.

Em suas redes sociais, o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se posicionou sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro a respeito do pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Na oportunidade, Bolsonaro afirmou que contaria ao presidente da OAB como seu pai teria sumido na ditadura, caso ele quisesse saber. Depois, em vídeo, o presidente disse saber que o pai de Felipe “integrava a Ação Popular de Recife, o grupo terrorista mais sanguinário que tinha”.

O gestor do executivo estadual classificou como “desumanas” as palavras de Bolsonaro. “A divergência de ideias não deve, nunca, extrapolar os limites da civilidade e do respeito ao próximo. Considero que o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, foi hoje violentamente agredido, por palavras que não são apenas grosseiras, são desumanas”.

LEIA MAIS

Comissão de mortos e desaparecidos vai pedir explicações a Bolsonaro

Nesta segunda-feira (29), Bolsonaro disse que tem informações sobre o que aconteceu com Santa Cruz, mas não explicou o quê

A Cemdp (Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos) vai pedir explicações ao presidente Jair Bolsonaro sobre ele ter dito que tem informações a respeito do desaparecimento do servidor público Fernando Santa Cruz, ocorrido no Rio em 1974, aos 26 anos de idade, e pai do atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz.

Segundo depoimentos do ex-analista do DOI-CODI, uma unidade da repressão militar, Marival Chaves, Fernando Santa Cruz foi assassinado, junto com outros ex-integrantes da organização de esquerda AP (Ação Popular), numa operação executada por conhecidos militares da repressão, como o então coronel do Exército Paulo Malhães (1937-2014), que assumiu ter conhecimento de diversos atos de tortura e assassinato de opositores políticos.

Nesta segunda-feira (29), Bolsonaro disse que tem informações sobre o que aconteceu com Santa Cruz, mas não explicou o quê. “É muito grave essa declaração. Ele [Bolsonaro] está transformando um dever oficial, que é dar informações aos familiares, que ele já deveria ter cumprido, em uso político contra um crítico do seu governo”, disse a presidente da Cemdp, a procuradora da República Eugênia Augusta Gonzaga.

“É lamentável a declaração sob qualquer aspecto. Ele dizer que sabe e usar isso, é uma forma de reiterar a tortura dos familiares. E o mais grave, ele usa um golpe tão baixo contra uma pessoa que ele ataca politicamente”, disse Eugênia.

LEIA MAIS

Consórcio do Nordeste: governadores aprovam criação de central única de compras

Foto: Fernando Vivas/GovBA

Os gestores do Poder Executivo dos nove estados da região Nordeste se reuniram na capital baiana nesta segunda-feira (29), quando formalizaram uma série de atos e iniciativas que serão realizadas pelo Consórcio Nordeste. Participaram da reunião sete governadores e dois vice-governadores que representaram os estados de Alagoas e Ceará.

A reunião de trabalho, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia, entre as 9h e 13h30, marca a constituição formal do consórcio. O ponto principal deste primeiro encontro foi o incremento de oferta de serviços de saúde.

Presidente do consórcio, o governador Rui Costa destacou que, durante o encontro, foi aprovada a criação de uma central única de compras, inicialmente nas áreas da saúde, educação e segurança pública, ajudando a reduzir despesas. “Com a central, que já deverá começar em agosto, os nove estados nordestinos, que somam 55 milhões de habitantes, poderão fazer compras conjuntas, aumenta a concorrência dos fornecedores, o que ajudará a reduzir custos e ampliar os recursos de cada estado”, declarou.

Ainda de acordo com Rui Costa, também foi debatida na reunião uma proposta para aumentar e reforçar a oferta de médicos, especialmente nas áreas mais longínquas dos estados do Nordeste. “Esta medida foi apresentada e aprovada pelo grupo, mas, como esta semana o Governo Federal anunciou que iria fazer um evento para lançar um programa chamado Médicos pelo Brasil, apesar de não ter sido detalhado, resolvemos, antecipadamente, declara apoio ao Ministério da Saúde, e nos colocar à disposição para contribuir com o projeto, inclusive conhecendo os detalhes previamente e incluindo os secretários estaduais de saúde no processo de ajustes para aperfeiçoamento do programa”, explicou o governador da Bahia.

Outro item discutido nesta segunda-feira envolve a área de Segurança Pública, tendo como pleito a urgente liberação, pela União, de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. “Os recursos somam a algo equivalente a R$ 1,1 bilhão. Não somente o Nordeste, mas todos os estados do Brasil clamam por mais recursos na segurança pública, portanto, esse dinheiro não pode ficar lá parado, sem uso. Reforçamos e documentamos a real necessidade desses recursos serem imediatamente repassados para os Estados”.

LEIA MAIS

Em clima de 2020, Adalberto Cavalcanti retorna à Afrânio e reúne multidão em entrega de equipamentos

(Foto: Blog do Banana)

Demonstrando força política, o ex-deputado federal, Adalberto Cavalcanti (AVANTE-PE) reuniu uma multidão, na cidade de Afrânio (PE), para a entrega de equipamentos, oriundos de emendas parlamentares de sua autoria. O evento aconteceu no último sábado (27).

Esse seria então, um prenúncio de uma possível candidatura de Adalberto a prefeito de Afrânio? Depois de onze anos, é chegada a hora de mais  uma vez, ocupar a cadeira de gestor do município sertanejo? A derrota nas eleições para prefeito de Petrolina, encaminhou Adalberto de volta às suas origens?

Essas questões, ainda sem respostas, serão esclarecidas ao longo dos próximos meses que antecedem as eleições 2020. O cenário político regional começa a ganhar forma.

LEIA MAIS

“Eleição pode ser definida no primeiro turno em Petrolina”, afirma Orlando Tolentino

Orlando Tolentino, assessor especial do gabinete do prefeito Miguel Coelho

Que o petrolinense respira política 24 horas por dia não é nenhuma novidade, mas o que mais se comenta no momento é a possibilidade do prefeito Miguel Coelho emplacar a reeleição já no primeiro turno nas eleições do ano que vem. Segundo algumas fontes que fazem parte da gestão, o trabalho realizado pelo prefeito vem sendo bem avaliado pela população. De acordo com pesquisa internas Miguel teria um percentual altíssimo de provação.

Há, inclusive, quem aposta nesta possibilidade. É o caso do Assessor Especial Orlando Tolentino, para ele Miguel Coelho pode sim surpreender e ser eleito em primeiro turno.

“Miguel realiza um trabalho jamais visto na cidade, nem um outro gestor fez tanto pelo município, então não vejo dificuldade, a população vai confirmar este trabalho e a força política de Petrolina deve prevalecer”, ressaltou.

Oposição

Diante deste cenário,  traçar uma estratégia para as eleições de 2020 não será nada fácil para oposição. A incógnita é: sair com várias candidaturas e apoiar aquele que for para o segundo turno, ou já definir apenas um nome que possa concorrer em pé de igualdade com o prefeito já no primeiro turno? A alternativa mais provável é a primeira, definir várias candidaturas para tentar puxar votos de todos os lados e assim provocar um segundo turno.

Resta saber se Odacy Amorim, Júlio Lóssio, Lucas Ramos, Gabriel Menezes, Gonzaga Patriota, Cristina Costa e outros, irão mesmo permanecer juntos e superar antigas adversidades. Vale lembrar que administrar vaidades não é nada fácil, na eleição passada, por exemplo, Julio deixou de apoiar a candidatura de Odacy, segundo colocado no pleito, temendo perder a liderança para o petista. Estaria agora o doutor disposto a abrir mão do seu espaço político para declarar apoio a um outro nome? E Gonzaga Patriota, que foi rifado por Odacy em 2008, também teria superado a mágoa para pedir votos para o petista em um provável segundo turno? São apenas alguns dos questionamentos que serão respondidas no decorrer da eleição, o mais é esperar para ver o que vai acontecer.

Casa Nova: Liderança política de Santana do Sobrado declara apoio ao prefeito Wilker Torres

Prefeito de Casa Nova Wilker Torres, ao lado da gestora do SAAE Dagmar Nogueira, recebendo apoio do líder comunitário Ciel

Durante a festa de Nossa Senhora Santana, realizada neste final de semana no Distrito de Santana do Sobrado em Casa Nova-BA, o jovem Ciel, liderança política da localidade, declarou apoio à gestão do prefeito Wilker Torres. Em entrevista à nossa reportagem ele falou dos motivos que o levaram a tomar essa decisão.

“Eu tinha dito já nas redes sociais que a partir do momento que ele começou a obra da frente de Santana e outras outras aí, ele vindo concluir estas obras, ele vindo fazer o que ele vem fazendo, eu estava disponível a votar nele, como eu já estou vendo 50% da obra concluída, eu achei o mais certo procurar e ter um compromisso feito com o prefeito Wilker Torres e o deputado Tum, assim nos reunimos, conversamos, e a partir de hoje  estou firme e forte ao lado deles”,  comentou.

Obra

A obra a que se refere, trata-se da urbanização da frente de Santana do Sobrado, um projeto que vai elevar ainda mais a infraestrutura do maior Distrito de Casa Nova que sonha em um dia se transformar em cidade. Com investimento superior a R$ 1 milhão, a primeira etapa vai contemplar piso Intertravado, quiosques, campo com grama sintética e arborização. O valor total da obra, que ainda vai contemplar calçamento e outras intervenções e equipamentos, vai ultrapassar os R$ 2 milhões. A Obra está com todas as equipes trabalhando cumprindo o cronograma.

Biometria já atinge 69% do eleitorado brasileiro

(Foto: Internet)

Com o objetivo de identificar todos os eleitores brasileiros por meio das impressões digitais na hora do voto, a Justiça Eleitoral avança diariamente no cadastro biométrico. Nesta terça-feira (23), o número alcançou 69,57% do eleitorado, ou seja, 101.709.041 dos 146.197.619 eleitores.

Até o final de 2020, eleitores de 1.686 municípios de 16 estados deverão realizar a biometria, de acordo com a lista de localidades que integram a etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica.

Esta etapa deve alcançar 35 milhões de eleitores nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Os municípios estão definidos no Provimento nº 7/2019 da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE).

LEIA MAIS

Bolsonaro defende redução da carga tributária

O Presidente da República, Jair Bolsonaro durante Cerimônia no Estado do Rio de Janeiro.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesse sábado (27), no Rio de Janeiro, que o país tem que reduzir a carga de impostos e que deve apresentar uma reforma tributária depois da aprovação da reforma da Previdência. A afirmação foi feita durante cerimônia de formatura de novos paraquedistas do Exército.

“Queremos adiantar a reforma da Previdência e apresentar nossa reforma tributária. A reforma mãe é a da Previdência. Temos que mostrar para o mundo que gastamos mais do que arrecadamos e queremos equilibrar isso aí. Depois é simplificar. A carga tributária temos que começar a diminuir, caso contrário você estimula o contrabando e a entrada desse material de outras maneiras, o que é ruim para todo mundo”, disse.

Filho embaixador

Ainda na cerimônia, o presidente voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, que é deputado federal, como embaixador brasileiro nos Estados Unidos. “Vocês acham que eu botaria um filho meu num posto de destaque como esse para pagar vexame? Eu quero um contato imediato, rápido, com o presidente norte-americano”.

PT pede prisão de Moro por acesso a inquérito sob sigilo

O PT pede, no documento enviado à PGR, a prisão de Sérgio Moro e o afastamento do cargo público.

O PT apresentou uma comunicação de crime contra o ministro da Justiça, Sérgio Moro, nesta sexta-feira (26). No documento, enviado à Procuradoria Geral da República (PGR), a legenda alega que Moro cometeu crime ao acessar inquérito que corre sob sigilo na Polícia Federal.

Na peça, assinada pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann e pelo deputado Paulo Pimenta, o partido destaca que Moro informou alvos de hackeamento que eles tiveram os celulares invadidos, o que indica que ele teve acesso a investigação, mesmo sem ser parte no caso.

“Inicialmente, cumpre destacar o espantoso fato de o Ministro da Justiça ter acesso a dados de uma investigação sigilosa recém-instaurada pela Polícia Federal”, destaca um trecho do documento.

LEIA MAIS

Celular de Bolsonaro foi alvo da ação de hackers, afirma ministério

De acordo com o ministério, o fato está sendo tratado como uma questão de segurança nacional e Bolsonaro foi imediatamente comunicado.

O telefone celular do presidente da República, Jair Bolsonaro, foi alvo da ação do grupo suspeito de invadir ao menos mil linhas telefônicas, incluindo a de várias autoridades públicas, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Polícia Federal (PF) comunicou que aparelhos celulares utilizados pelo presidente foram alvos de ataques pelo grupo de que fazem parte os quatro suspeitos presos nessa terça-feira (23).

Ainda hoje, a PF deve encaminhar um ofício para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) solicitando uma reunião para buscar formas de sanar as fragilidades encontradas na investigação.

LEIA MAIS