Armando Monteiro Neto comenta eventual adiamento das eleições deste ano.

(Foto: Internet)

Acompanhando do isolamento domiciliar o cenário da crise causada pelo Coronavírus, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) comentou nesta segunda-feira (23) a discussão que já acontece no Congresso Nacional sobre o possível adiamento das eleições municipais de outubro próximo. A discussão surgiu por sugestão do Ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, em reunião por videoconferência com prefeitos das capitais. Mandetta acredita que as eleições em outubro seriam uma tragédia pois haveria uma politização do combate a doença.

Para Armando Monteiro Neto essa é questão que está colocada no debate e não há como evitá-la. “É muito provável que não consigamos manter o calendário eleitoral porque todas as atividades inerentes ao processo eleitoral ficam, por assim dizer, prejudicadas e devem ser até secundarizadas, diante da crise e da mobilização que a sociedade tem que fazer”.

Mas o ex-senador alerta que é preciso ter muito cuidado para não consagrar algumas teses que são rigorosamente antidemocráticas, como por exemplo a de adiar as eleições de prefeitos e vereadores para coincidir com a de Governador e presidente, em 2022. Para Monteiro Neto prorrogar o mandato dos atuais gestores em dois anos não é razoável de maneira nenhuma.

“Eu acho que essa discussão tem que ser de forma equilibrada para não ferir alguns princípios do processo democrático, como a questão da temporalidade dos mandatos e, portanto, é preciso que o congresso examine isso tudo de forma muito equilibrada. Pode haver eventualmente a necessidade de se fazer um ajuste no calendário, mas não imaginar que se possa adotar essa tese de estender os mandatos atuais até 2022”.

COVID-19 – Na última sexta-feira saiu o resultado da testagem do ex-senador para o coronavírus. O resultado foi positivo para o convid-19. Na segunda-feira (16), Armando Monteiro sentiu sintomas de um resfriado e como havia voltado de Brasília na semana anterior, achou por bem se isolar e procurar atendimento médico. O ex-senador está bem e já assintomático. Segue cumprindo o que preconiza a Organização Mundial de Saúde, sob cuidados médicos e em isolamento social.

Lidu Alves confirma pré-candidatura a vereadora de Petrolina

Acostumada em enfrentar e vencer desafios, a  petrolinense Lidu Alves, atleta que venceu na vida através do esporte e que trouxe o principal título do futsal feminino para o Brasil ao integrar a seleção brasileira,  levando o nome da terra natal para outras fronteiras, agora está decidida em fazer gols em outra arena fora das quadras. Em entrevista à Rádio Jornal, ela confirmou a disposição de disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Petrolina.

A decisão, segundo ela, é buscar fortalecer os pleitos em defesa do esporte de um modo geral, uma vez que falta apoio para os atletas do município.

Aos 26 anos, Lidu Alves iniciou sua trajetória vencedora com 15 anos. Sua primeira grande competição foi a Copa TV Grande Rio de Futsal, quando foi escolhida a atleta revelação, jogando pelo Colégio EMMAF. Depois, ela colocou a mochila nas costas e seguiu para Fortaleza-CE onde conseguiu uma vaga na equipe do Unifor. Em seguida ela foi apar Itália onde atuou pelo Città di Falconara e após passar por um processo de recuperação de uma contusão, foi atuar em uma equipe no Paraná.

De origem humilde, tendo morado em bairros da periferia de Petrolina como o João de Deus, Lidu diz que sua vida tinha tudo para seguir outros caminhos e uma trajetória nada aconselhável para a vida de uma jovem da periferia, mas apostou no esporte para mudar essa história e driblar as estatísticas negativas.

No entanto, a atleta ainda não decidiu por qual partido irá disputar a eleição. “Tenho vários convites e até o início do mês de abril a gente toma esta decisão”, afirmou.

Congresso Nacional discute adiar eleições municipais por causa do coronavírus

(Foto: Ilustração)

A crise provocada pelo coronavírus e a incerteza sobre a extensão e a duração da pandemia levaram congressistas a iniciar um movimento em defesa do adiamento das eleições municipais previstas para outubro de 2020.

Estimativas do Ministério da Saúde apontam para aumento dos casos entre abril e junho. A situação só se estabilizaria a partir de julho. O cenário traçado pelo ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) causou preocupação entre líderes de partidos na Câmara e de congressistas, que temem impacto nas campanhas eleitorais. Elas estão previstas para começar apenas no dia 16 de agosto, mas até lá parte do calendário eleitoral pode ser afetado.

Na terça-feira (17), alguns dirigentes partidários, entre eles o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), debateram a necessidade de achar uma saída jurídica para o caso de a crise se estender até o início das campanhas.

De acordo com o dirigente, se até julho vigorar ainda a restrição para realização de eventos, as convenções partidárias estariam inviabilizadas. Pela lei eleitoral, o prazo para escolha dos candidatos é de 20 de julho até 5 de agosto.

“É uma avaliação antecipada, mas que tem de estar no nosso radar. Terça abrimos a discussão para saber o que é preciso juridicamente”, disse. Uma das recomendações do ministério é evitar contato e aglomerações. Isso afetaria também um dos mais tradicionais recursos políticos, o corpo a corpo com eleitores.

Antes que fiquem sem tempo hábil para contornar a situação e cientes de que a lei eleitoral proíbe qualquer mudança de procedimento um ano antes do pleito, congressistas passaram a se articular para verificar a possibilidade legal de adiamento das eleições municipais.

Alguns deles, como o líder do Podemos na Câmara, deputado Léo Moraes (RO), já iniciaram consultas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Moraes afirmou que a ideia inicial era unificar, em uma PEC (proposta de emenda à Constituição), as eleições municipais de outubro deste ano com as eleições gerais de 2022.

“Mas isso acabaria protelando por dois anos, sem previsão legal, mandatos de vereadores e prefeitos, alguns deles ruins”, disse. Seria necessário também aguardar que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgasse uma eventual ação declaratória de constitucionalidade, o que enfraqueceria ainda mais a possibilidade de adiamento do pleito.

LEIA MAIS

Superintendência do Incra de Petrolina será extinta

O Governo Federal extinguiu a superintendência do Incra em Petrolina. A informação foi confirmada pelo deputado federal, Augusto Coutinho ao Blog do Magno. O aviso oficial da decisão será publicada na próxima segunda-feira (23). A União tinha duas opções: encerrar as atividades no Sertão ou em Brasília.

Nos bastidores há a informação de que pesou o fato de o Governo do Estado e Federal não estarem alinhados e serem aliados políticos. Dessa forma, 50 servidores de carreira terão que optar por uma unidade mais próxima, nas capitais Salvador (BA) ou Recife.

O Blog entrou em contato com o Governo Federal para saber se a medida é oficial, estamos aguardando um posicionamento.

Gonzaga Patriota propõe a aplicação do fundo eleitoral no combate ao novo coronavírus

(Foto: Internet)

O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) protocolou na Câmara dos Deputados, na manhã de hoje (18), uma Emenda solicitando o cancelamento dos mais de R$ 2 bilhões do fundo eleitoral, e a soma deste valor à Medida Provisória nº 924/2020, que trata do enfrentamento emergencial ao Novo Coronavírus.

Com os R$ 5 bilhões já autorizados no último dia 13 de março, nesta Medida Provisória destinada a combater o novo coronavírus, adicionado ao valor que já está aprovado e destinado ao financiamento público da eleição deste ano, serão cerca de 7 bilhões de reais destinados exclusivamente ao financiamento de ações para o enfrentamento da nova pandemia.

Para Gonzaga Patriota, a prioridade é o combate ao Novo Coronavírus, e o momento que o país está atravessando na luta contra essa pandemia mundial requer esforço de toda a sociedade. “O vírus é extremamente potente e de fácil proliferação, e não há que se pensar em destinar recursos públicos, oriundos do suor do trabalho do contribuinte brasileiro, para financiar campanhas políticas, ao tempo em que é notória a necessidade urgente de mobilização de profissionais de saúde e aquisição de equipamentos voltados à assistência e tratamento dos doentes, principalmente o aumento de leitos de UTI”, justificou Gonzaga Patriota.

O fundo eleitoral, é o recurso destinado à confecção de santinhos, alugueis de comitês, combustível para carros de som, contratação de agências publicitárias, cabos eleitorais, entre outros.

Fernando Bezerra afirma que exame deu negativo para coronavírus

Desde que voltou de Brasília (DF) na semana passada o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) estava em isolamento domiciliar. Segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o líder do Governo no Senado tinha sintomas do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Porém, o resultado do exame deu negativo. A informação foi confirmada pelo próprio senador, em suas redes sociais na noite de terça-feira (17). “Meus amigos, o teste que fiz para o novo coronavírus deu resultado negativo! Quero agradecer as manifestações de carinho e solidariedade nesses dias de apreensão e lembrar a todos que redobrem os cuidados pra evitar a propagação do vírus, principalmente entre os mais vulneráveis“, escreveu FBC.

A preocupação foi porque ele teve contato com vários membros da comitiva de Jair Bolsonaro que visitou os Estados Unidos, entre eles o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten.

Pré-candidato do PT à Prefeitura de Petrolina será anunciado no dia 22 de março

Membros do GTE farão mais um encontro (Foto: Ascom/Cristina Costa)

O Grupo de Trabalho Eleitoral do Partido dos Trabalhadores no Estado (GTE) deu mais um passo para definir quem será o candidato da sigla nas eleições municipais de Petrolina. No domingo (15) os integrantes do GTE se reuniram com presidente estadual, Doriel Barros para debater o futuro do PT.

Odacy Amorim e Cristina Costa são os nomes mais prováveis para representar o partido no pleito e estiveram presentes na reunião. A deputada estadual Dulcicleide Amorim e o vereador Gilmar Santos também marcaram presença no encontro.

“Viemos discutir as estratégias, para que possamos fazer uma chapa bastante forte do PT, ampliar o número de vereadores, e ter uma candidatura majoritária para ganhar a Prefeitura, trazer o presidente Lula à Petrolina, entre outras questões“, explicou Doriel Barros.

No próximo dia 18 o GTE volta a se reunir para a última discussão antes do anúncio do pré-candidato do PT na cidade, marcado para 22 desse mês. Diferentemente de 2018, o partido optou por lançar candidatos próprios, rompendo a aliança com o PSB.

Cabrobó: vereador Romero Gomes morre aos 66 anos

Vereador deixa esposa e dois filhos

Morreu na manhã de domingo (15) o vereador de Cabrobó (PE), Romero Gomes. Romerão, como era conhecido veio a óbito devido a complicações de saúde. Ele estava em seu sétimo mandato como edil da cidade e morreu em casa.

Romero era natural de Floresta e chegou a Cabrobó ainda jovem. Lá vivenciou sua carreira política enquanto vereador, tendo sido eleito pela primeira vez em 1988. A Prefeitura decretou luto oficial ainda no domingo.

Logo mais às 10h a Câmara Municipal prestará uma homenagem ao edil, em uma sessão solene. Ele deixa esposa e dois filhos. Irenice Nunes assumirá o mandato até o dia 4 de abril na vaga deixada por Romero.

Odacy Amorim confiante em ser o nome escolhido pelo PT para disputar a eleição em Petrolina

Na última sexta-feira (13), o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Odacy Amorim, participou de entrevista na Rádio Jornal, oportunidade em que reafirmou a confiança em ser o nome escolhido pelo  Partido dos Trabalhados (PT), para disputar a eleição deste ano em Petrolina como candidato a prefeito.

Odacy acredita na união de forças da esquerda para tentar vencer o trabalho que o prefeito Miguel Coelho vem realizando em Petrolina.

Ontem (15), Doriel Barros, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, esteve em Petrolina  participando de uma reunião com o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) discutindo o processo eleitoral municipal, com representantes das pré candidaturas de Odacy Amorim e Cristina Costa. A deputada estadual Dulcicleide Amorim e o vereador Gilmar Santos estiverem presentes.

“Viemos discutir as estratégias, para que possamos fazer uma chapa bastante forte do PT,  ampliar o número de vereadores e ter uma candidatura majoritária para ganhar a prefeitura,  trazer o presidente Lula a Petrolina, entre outras questões”, comentou Doriel.

Devido a agenda de trabalho ele ressaltou ainda que desta vez não foi possível ouvir os filiados, mas que uma nova data será marcada para outro encontro do GTE.

“Desde que me candidatei a deputado federal não consigo mais cantar em Juazeiro”, diz Targino Gondim sobre perseguição política

Targino Gondim (Foto: Internet)

O cantor e compositor juazeirense, Targino Gondim (PV), participou do lançamento da pré-candidatura do Coronel Anselmo Bispo à prefeitura de Juazeiro. O evento realizado na noite do último sábado (14), reuniu lideranças políticas locais, estaduais e nacionais.

LEIA TAMBÉM

Coronel Anselmo Bispo lança pré-candidatura à prefeitura de Juazeiro

Representando o Partido Verde, Targino Gondim, que teve quase 8 mil votos na última eleição, quando foi candidato à deputado federal, participou do evento e disse ser vítima de perseguição política em Juazeiro.

LEIA MAIS

Coronel Anselmo Bispo lança pré-candidatura à prefeitura de Juazeiro

Coronel Anselmo Bispo vai se filiar ao DEM (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Mesmo com público reduzido, devido ao decreto municipal de medidas preventivas contra o novo coronavírus, o Coronel Anselmo Bispo lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Juazeiro (BA), na noite do último sábado (14), em uma coletiva de imprensa realizada no Grande Hotel.

LEIA TAMBÉM

Comissão organizadora cancela lançamento da pré-candidatura do Coronel Anselmo, mas mantém coletiva de imprensa

“Juazeiro não parou no tempo, Juazeiro andou para trás. A nossa proposta é de em uma gestão transparente, séria, de que a gente possa olhar no olho do povo e ser cobrado pelo povo sem se esconder, a gente possa resgatar Juazeiro e trazer a cidade de volta para o patamar que ela merece, que é da maior cidade da região norte da Bahia”, disse Anselmo Bispo.

O partido escolhido pelo Coronel Anselmo Bispo é o Democratas (DEM), mesma sigla do prefeito de Salvador (BA), ACM Neto. Sobre os partidos que apoiam o projeto encabeçado pelo Coronel, estiveram presentes no evento políticos das siglas: DEM, PL, PSL, PTB, PSC, CIDADANIA, e o PV, representado por Targino Gondim.

“Nós não vamos fazer de Juazeiro um balcão de negócios, nem uma capitania hereditária, nós estamos em Juazeiro para formar um grupo, um novo momento em Juazeiro, para que a cidade cresça, sem que necessariamente se render a ninguém, nem a nada, Juazeiro não pode ter dono, por que Juazeiro é uma cidade muito maior do que todos nós”, completou Bispo, pré candidato a prefeito de Juazeiro.

José Anselmo Moreira Bispo, nasceu no dia  31 de agosto de 1963, em Juazeiro (BA), na maternidade São José. Filho de Adelaide Moreira Bispo, também juazeirense, e de José Pereira Bispo (in memorian), SGT PM Bispo, pernambucano de Belém do São Francisco, Coronel Anselmo Bispo como é atualmente conhecido, exerce a função de Policial Militar no Estado da Bahia há 36 anos. Ele é esposo de Mônica Prado e pai de Larissa e Mateus.

PSC de Remanso tem novo comando e mira voos altos na eleição de outubro

Pleito de outubro já mobiliza políticos (Foto: ASCOM)

O Partido Social Cristão (PSC) de Remanso (BA) será comandado por Alessandro Nunes, ex-presidente municipal do PV. Ele chega com a missão de organizar a sigla para outubro desse ano, quando o PSC pretende alçar voos mais altos no município emplacando candidaturas a vereador e prefeito.

Para isso trouxe consigo vários nomes conhecidos da cidade, com experiência na política local. O novo diretório do PSC de Remanso conta ainda com Glaudemir Souza de Oliveira (vice-presidente), Uanderson Batista de Souza (secretário),  Jailson Edicio da Conceição (tesoureiro), Joaquim Cordeiro de Brito, Cristiano de Vasconcelos Almeida e Dleime Kele Ferreira Neponuceno (vogais).

“Assumo com muito orgulho o PSC da minha cidade com meu compromisso ético e profissional para exercer esse cargo, num partido que busca sempre a ética, os valores da família e também a participação da mulher na política. Com toda certeza vamos levantar essas bandeiras em Remanso”, destacou Nunes.

Resolução do PT determina candidaturas próprias e favorece Marília Arraes

Marília Arraes ganha em Recife

O Partido dos Trabalhadores decidiu na noite de sexta-feira (13) lançar candidaturas próprias em 2020. O Diretório Nacional aprovou uma resolução determinando que haja representantes em todas as capitais do Nordeste. Isso significa uma vitória pessoal para a deputada federal Marília Arraes.

Ela vinha lutando há vários meses por uma candidatura à Prefeitura do Recife (PE) e com essa resolução, ganha força. Por outro lado, a decisão do PT pode afastar o PSB, seu principal aliado a nível de estado. Confira a seguir a resolução do partido:

RESOLUÇÃO
1. Determinar o lançamento de candidatura própria em TODAS as capitais dos Estados da região Nordeste.
2. Define as candidaturas de Márcio Macêdo, em Aracaju-SE; Marília Arraes, no Recife-PE e Fábio Novo, em Teresina-PI.
3. Acompanha o processo de definição das candidaturas em Salvador-BA, Maceió-AL, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e São Luís-MA.
4. Essa estratégia de fortalecimento partidário deve ser compreendida no âmbito eleitoral, sem qualquer prejuízo à unidade nacional das forças populares nos esforços contra o projeto de destruição social do governo Bolsonaro.

Comissão organizadora cancela lançamento da pré-candidatura do Coronel Anselmo, mas mantém coletiva de imprensa

Coronel Anselmo Bispo (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Comissão organizadora do lançamento da pré-candidatura do Coronel Anselmo Anselmo Bispo à prefeitura de Juazeiro (BA), marcado para amanhã (14), emitiu há pouco uma nota comunicando o cancelamento de parte do evento. De acordo com a organização, a coletiva de imprensa que aconteceria ao final do evento, está mantida.

LEIA TAMBÉM

Após decreto do prefeito Paulo Bomfim, lançamento de pré-candidatura do Coronel Anselmo deve ser cancelado

Segundo a nota, o cancelamento atende ao decreto municipal publicado hoje (13), que determinou medidas de prevenção contra o novo coronavírus e H1N1. Dentre elas, a suspensão de eventos com mais 100 pessoas.

A coletiva de imprensa sobre a pré-candidatura do Coronel Anselmo Bispo, acontecerá neste sábado (14), no Salão 01 do Grande Hotel de Juazeiro, às 18h, com limitação de 100 pessoas. Devem participar da coletiva lideranças locais, estaduais e nacionais.

Após decreto do prefeito Paulo Bomfim, lançamento de pré-candidatura do Coronel Anselmo deve ser cancelado

(Foto: Reprodução/Instagram)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, decretou, nesta sexta-feira (13), medidas preventivas de enfrentamento contra o novo coronavírus  e H1N1, que devem ser seguidas em âmbito municipal, pelo prazo de sete dias, podendo ser prorrogadas por igual período.

Dentre as principais medidas do decreto, destacam-se a suspensão das atividades educacionais em todas as escolas da rede municipal de ensino, e eventos de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público
superior a 100 pessoas.

Sobre a suspensão de eventos, o decreto do prefeito Paulo Bomfim afeta diretamente o lançamento da pré-candidatura do Coronel Anselmo Bispo, opositor de Bomfim, marcado para este sábado (14). Diante da recomendação do poder executivo municipal, o evento que reuniria autoridades, sociedades civil e imprensa local, deve ser cancelado.

LEIA MAIS