Prefeitura alerta para a baixa umidade nesta semana em Petrolina

A população de Petrolina deve redobrar os cuidados devido ao alerta de baixa umidade. Segundo aviso divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a região do sertão do São Francisco deve registrar índices da umidade relativa do ar variando entre 30% e 20% até sexta-feira (26). O nível de umidade considerado ideal para a saúde humana, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), varia entre 60% e 80%.
Ao longo da semana, a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (SESPU) recomenda que a população siga algumas orientações para minimizar os efeitos no organismo, sabendo que, a condição climática provoca uma série de desconfortos. É recomendado beber muita água; usar protetor solar; evitar desgaste físico nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 15h), mas se não for possível, usar roupas mais leves e proteção de chapéu e óculos de sol.
Em Petrolina, a população pode acionar a Defesa Civil pelo whatsApp (87) 98134-1838, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

INMET alerta para baixa umidade do ar neste final de semana em Petrolina

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta sexta-feira (25) um alerta sobre a baixa umidade do ar na região do sertão do São Francisco, que inclui Petrolina. O aviso, iniciado na manhã desta sexta-feira (25), segue até as 20h do sábado (26). Durante este período, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 40% e 70%.

A baixa umidade pode causar desconfortos à saúde, como ressecamento da pele, olhos e vias respiratórias, além de aumentar o risco de doenças respiratórias. Durante esse período, a população deve adotar algumas medidas para minimizar os impactos dessa condição climática.

Entre as recomendações estão:- 
– Redobrar a ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado;
– Evitar atividades físicas e esforços nos horários mais quentes do dia;
– Evitar a exposição direta ao sol durante esses períodos;
– Quando for necessário sair, usar roupas leves, chapéu e óculos de sol para proteção.

Seguir essas orientações é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar durante os dias de baixa umidade. A Prefeitura de Petrolina reforça o alerta e pede atenção especial para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

G1 Petrolina

Armando Monteiro Neto comenta eventual adiamento das eleições deste ano.

(Foto: Internet)

Acompanhando do isolamento domiciliar o cenário da crise causada pelo Coronavírus, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB) comentou nesta segunda-feira (23) a discussão que já acontece no Congresso Nacional sobre o possível adiamento das eleições municipais de outubro próximo. A discussão surgiu por sugestão do Ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, em reunião por videoconferência com prefeitos das capitais. Mandetta acredita que as eleições em outubro seriam uma tragédia pois haveria uma politização do combate a doença.

Para Armando Monteiro Neto essa é questão que está colocada no debate e não há como evitá-la. “É muito provável que não consigamos manter o calendário eleitoral porque todas as atividades inerentes ao processo eleitoral ficam, por assim dizer, prejudicadas e devem ser até secundarizadas, diante da crise e da mobilização que a sociedade tem que fazer”.

Mas o ex-senador alerta que é preciso ter muito cuidado para não consagrar algumas teses que são rigorosamente antidemocráticas, como por exemplo a de adiar as eleições de prefeitos e vereadores para coincidir com a de Governador e presidente, em 2022. Para Monteiro Neto prorrogar o mandato dos atuais gestores em dois anos não é razoável de maneira nenhuma.

“Eu acho que essa discussão tem que ser de forma equilibrada para não ferir alguns princípios do processo democrático, como a questão da temporalidade dos mandatos e, portanto, é preciso que o congresso examine isso tudo de forma muito equilibrada. Pode haver eventualmente a necessidade de se fazer um ajuste no calendário, mas não imaginar que se possa adotar essa tese de estender os mandatos atuais até 2022”.

COVID-19 – Na última sexta-feira saiu o resultado da testagem do ex-senador para o coronavírus. O resultado foi positivo para o convid-19. Na segunda-feira (16), Armando Monteiro sentiu sintomas de um resfriado e como havia voltado de Brasília na semana anterior, achou por bem se isolar e procurar atendimento médico. O ex-senador está bem e já assintomático. Segue cumprindo o que preconiza a Organização Mundial de Saúde, sob cuidados médicos e em isolamento social.