Câmara do Recife vai gastar quase R$ 2 milhões para compra de 160 celulares; Valor médio de cada aparelho com serviços é de R$ 12 mil

A Câmara Municipal do Recife vai ofertar 160 celulares para os vereadores, via licitação aberta através de um pregão eletrônico que prevê um gasto de quase R$ 2 milhões.

A capital pernambucana possui 39 vereadores, o que significa que deve ser oferecido para cada um, cerca de quatro aparelhos de celulares. O edital ainda revela a intenção de contratação de 60 aparelhos de mini modem.

Também será contratado um plano empresarial com serviços de dados e internet ilimitado para atender às demandas dos parlamentares pelo período de um ano.

De acordo com o Portal de Prefeitura, o valor total estimado com o custo dos aparelhos e serviços, de acordo com o edital oficial, será em R$ 1.926.552,00 (um milhão novecentos e vinte e seis mil quinhentos e cinquenta e dois reais). As empresas interessadas em concorrer ao edital devem entregar as propostas até o dia 21 de julho.

LEIA MAIS

Prefeitura de Casa Nova adianta 50% do 13º a concursados e efetivos 

O Prefeito Wilker Torres (PSB) anunciou na tarde desta sexta-feira (09/07), que a metade do 13% do ano de 2021 já está na conta de todos os concursados e servidores efetivos do município.

“Deixei para anunciar depois que o depósito já tivesse sido efetivado. É a forma que a administração tem de diminuir as dificuldades pelas quais nós todos estamos passando com a pandemia e a certeza que continuamos firmes no compromisso, assumido desde antes do início do primeiro mandato, de melhorar as condições de trabalho e a vida das pessoas” – comentou Wilker Torres.

LEIA MAIS

Homem é detido com celulares com queixa de roubo em Petrolina; Os aparelhos eram um Moto G8 e um Galaxy J7 Pro

Policiais Militares do 5º BPM, durante a realização da Operação Cactus, ao procederem abordagem a pessoas na Ponte Presidente Dutra, em Petrolina, nesta sexta-feira (09) apreenderam dois aparelhos celulares com queixa de roubo/furto no sistema da SDS, sendo um Motorola Moto G8 Power, IMEI-359097101882879, e um Samsung Galaxy J7 Pro, IMEI-358778081244807.

O envolvido, juntamente com o material apreendido, foi conduzido e apresentado à Delegacia de Polícia Civil a fim de que sejam tomadas as medidas legais cabíveis.

Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, aponta Datafolha; Lula vence em todos os cenários

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro. Na pesquisa espontânea, passou de 21% para 26%, enquanto Bolsonaro foi de 17% para 19%. No segundo turno, o ex-presidente tem 58% contra 31%. Na pesquisa anterior, tinha 55% contra 32%.
LEIA MAIS

Lucas Ramos afirma que será candidato a deputado federal nas eleições 2022 

“Nós estamos decididos a disputar o mandato de deputado federal em 2022”. Essa declaração foi dada pelo deputado estadual licenciado e secretário de ciência, tecnologia e inovação de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB), durante entrevista no programa Super Manhã com Waldiney Passos nesta sexta-feira (9).

O secretário, que já venceu por duas vezes as eleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, destaca que deu sua contribuição como parlamentar estadual. ” Eu tenho o sentimento de dois mandatos como deputado estadual sendo correspondido nas nossas bases eleitorais, todo o território pernambucano. Da contribuição da produção de leis e principalmente da fiscalização das ações do executivo buscando melhorar a qualidade de vida de todos os pernambucanos”, refletiu Lucas.

LEIA TAMBÉM

“A gente espera que PT e PSB estejam juntos novamente em 2022”, afirma Lucas Ramos

E Gonzaga Patriota? 

Questionado sobre se já houve alguma conversa previa com o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) sobre a sua candidatura ao Congresso Nacional, Ramos salientou que nas últimas eleições só não candidato à Câmara Federal para que Petrolina não ficasse sem representação do PSB na Alepe. “Gonzaga desde de 2018 sabe da nossa intenção, da nossa movimentação. Nós iniciamos o movimento ainda na eleição passada”, destacou.

Último dia de inscrição para o Auxílio Emergencial Ciclo Junino de Pernambuco; O prazo final é até às 18h 

Encerram-se nesta sexta-feira (9), às 18h, as inscrições para o edital do Auxílio Emergencial Ciclo Junino, lançado pelo Governo de Pernambuco por meio da Lei nº 17.321/2021. O edital tem o objetivo de conceder apoio financeiro a artistas e grupos culturais da tradição junina de todo o Estado, impedidos de promover suas atividades por conta da pandemia da Covid-19. As inscrições deverão ser realizadas por meio da plataforma on-line Prosas (www.prosas.com.br).

Ao todo, serão destinados recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 3,2 milhões para mais de 400 artistas e grupos culturais que foram contratados pela Fundarpe e/ou Empetur nos Ciclos Juninos de 2018 e 2019, o que beneficiará mais de 5 mil pessoas.

A iniciativa é realizada por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

LEIA MAIS

Homem é preso suspeito de praticar estelionato em Juazeiro; Ele se passava por policial para enganar as vítimas

(Imagem ilustrativa)

Um falso policial suspeito de praticar estelionato foi preso nesta quarta-feira, 7, por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Juazeiro, norte da Bahia. Cerca de 10 pessoas denunciaram o homem à polícia.

Segundo informações da Polícia Civil repassadas ao Uol, ele se passava por policial para ganhar confiança das vítimas no Facebook, e conseguir comprar o celular. Após a compra, a pessoa entregava o celular, e ao final do dia o dinheiro não era compensado.

Investigações apontam que ele praticava o crime junto com outros dois comparsas, que são investigados por receptação dos celulares roubados e também foram presos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro convalida novo decreto estadual que flexibiliza medidas de enfrentamento à pandemia

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Procuradoria Geral do Município, informa à população que analisou e aderiu às novas medidas de enfrentamento à pandemia estabelecidas pelo novo decreto do Governo do Estado, publicado nesta sexta-feira (9).

O toque de recolher passa a ser das 24h às 5h, válido até o próximo dia 23 de julho. Restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 23h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.

Estão autorizados a realização de eventos e atividades com público inferior a 100 pessoas. Porém, continuam suspensos até 23 de julho, os shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes.

LEIA MAIS

Índice de homicídios recua 14% em Pernambuco no primeiro semestre; Levantamento também mostra redução de 7% nos casos de Crimes Violentos contra o Patrimônio

Em reunião do Pacto Pela Vida (PPV), comandada na manhã desta quinta-feira (08.07) pelo governador Paulo Câmara, dados preliminares analisados pela Secretaria de Defesa Social do Estado revelam que Pernambuco encerrou o primeiro semestre de 2021 com uma redução de 14% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), na comparação com igual período de 2020. As informações apontam que o número de vítimas de homicídio diminuiu de 1.963 para 1.682. Em relação aos casos de Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP), também foi registrada uma retração de 7%.

De acordo com o secretário de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, os dados preliminares indicam que este foi um dos melhores meses de junho da série histórica, que começou em 2004.

LEIA MAIS

Miguel Coelho expressa contentamento com isenção do ICMS para uvas produzidas no Vale do São Francisco

Mesmo sendo adversário político e cotado com um dos nomes da oposição para disputar o governo de Pernambuco em 2022, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho,  esteve visitando o governador Paulo Câmara, no Palácio Campo das Princesas, para, dentre outras pautas, expressar o contentamento com a decisão tomada pelo governo de não cobrar um imposto que afetaria diretamente a nossa região: o ICMS sobre a uva e demais frutas produzidas a partir da fruticultura.

“Este imposto, além de aumentar a já pesada carga tributária cobrada em Pernambuco, seria equivocado, já que estes produtos são naturais. Prontamente o governador revogou a medida anunciada pela Secretaria da Fazenda e entendeu os prejuízos que esta cobrança traria. O Vale do São Francisco é um polo nacional de produção de frutas, e ele precisa ser incentivado, fortalecido, o oposto do que causa a cobrança de mais impostos. Acima de posições políticas, o nosso compromisso deve ser sempre com as pessoas, com a melhoria da vida delas, para que pautados pelo respeito, a gente trabalhe para fazer Pernambuco um estado mais forte para todos”, pontou.

Saúde e Educação elaboram protocolo de retorno seguro às aulas; Aulas retornariam no mês de agosto

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, defenderam hoje (8) o retorno dos estudantes às salas de aula. Os dois anunciaram a preparação de um protocolo de retorno e fizeram, de forma conjunta, um “apelo” a gestores municipais e estaduais para que comecem de imediato a preparação para essa retomada.

Segundo o ministro da Saúde, 80% dos professores do ensino básico já receberam a primeira dose da vacina, o que possibilitaria, a partir de agosto, um retorno seguro às aulas. “Temos apoio da Unicef, da Unesco, da OMS e da OCDE [para isso]. Há absoluto consenso de que vacinação não é pré-requisito para o retorno às aulas. Vamos, portanto, criar um protocolo conjunto que será estabelecido por portaria interministerial, estabelecendo as regras para o retorno seguro”, disse ele ao reiterar que a narrativa de que o Brasil vai mal na vacinação já estaria se dissolvendo.

Segundo a Agência Brasil, a expectativa é de que a portaria com o protocolo de retorno às aulas seja publicada no início da semana que vem.

LEIA MAIS

Assembleia autoriza prorrogação de calamidade pública no Estado; Prazo é de mais 90 dias

O reconhecimento do estado de calamidade pública em Pernambuco e em 131  municípios do Estado será prorrogado por mais 90 dias. Na Reunião Plenária nesta quarta (7), coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), foram aprovados, em Primeira Discussão, os Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) nº 195/2021 e nº 196/2021. De autoria da Mesa Diretora, as iniciativas contêm as solicitações de prorrogação do Poder Executivo Estadual e das prefeituras, respectivamente. Para apreciar as propostas, a Casa fez uma autoconvocação, suspendendo o recesso parlamentar.

LEIA MAIS

Suzana Ramos acompanha técnicos do Governo do Estado em visita às obras do Mercado Joca de Oliveira

A prefeita Suzana Ramos e a equipe da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) visitaram, na manhã desta quinta-feira (8), as obras de requalificação do Mercado Joca de Souza Oliveira, juntamente com representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Governo da Bahia.

Acompanharam a prefeita o deputado estadual Roberto Carlos, o diretor da AMA, Britoaldo Bessa e o superintendente de Feiras, Mercados e Camelódromo de Juazeiro, Zé Carlos Medeiros. Na ocasião, Suzana e seus parceiros políticos voltaram a destacar a importância da obra.

LEIA MAIS

Inscrições para o Auxílio Ciclo Junino seguem abertas até o dia 14 de julho

Continuam abertas, até a próxima quarta-feira (14), as inscrições para o Auxílio Emergencial Ciclo Junino. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 17h. Os beneficiários podem se inscrever de forma presencial, no salão do Centro de Convenções.

Para obter outras informações, acesse o edital e documentação necessária no site https://petrolina.pe.gov.br/.

LEIA TAMBÉM 

Auxílio Emergencial do Ciclo Junino deve contemplar cerca de 900 pessoas, afirma Miguel Coelho

Homem com transtornos mentais é resgatado na BR 428 em Cabrobó; Ele disse que saiu de Salgueiro e iria para Petrolina a pé

(Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou na noite da quarta-feira (7) um homem, de 32 anos, que apresentava transtornos mentais e estava deitado no acostamento da BR 428, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Segundo a PRF, ele havia saído de casa pela manhã e estava há cerca de 12 horas perdido na rodovia, em grave situação de risco.

Durante fiscalização da PRF no Km 0 da BR 428, motoristas pararam para informar que havia um homem no acostamento da rodovia, a cerca de quatro quilômetros do local. Ao se aproximarem, ele foi acordado e disse que havia saído de Salgueiro a pé para chegar em Petrolina, distante 235 Km uma da outra, e que estava com muita fome e sede. O homem disse aos policiais que os remédios controlados que tomava estavam em falta e que estava ouvindo vozes e se sentindo perseguido.

LEIA MAIS