Maria Elena apresenta projeto que Institui e inclui no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município de Petrolina o Dia Municipal da Polícia Militar Feminina

Um importante Projeto de Lei será votado pelos vereadores de Petrolina na sessão de reinício dos trabalhos legislativos, a partir das 9 horas da manhã, desta quinta-feira (04), no plenário da Câmara Municipal de Petrolina, é a proposição que institui e inclui no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município de Petrolina o Dia Municipal da Polícia Militar Feminina, a ser comemorado anualmente no dia 26 de janeiro, de autoria da vereadora Maria Elena.

De acordo com a matéria, são objetivos da instituição do “Dia Municipal da Policial Militar Feminina”:
I – reconhecer a atuação das mulheres policiais militares perante à sociedade e à instituição.
II – reconhecer a dedicação e o trabalho realizado por mulheres que atuam nesta área da segurança pública.
III – incentivar a realização de solenidades e outras atividades com o propósito de homenagear e valorizar a mulher policial militar.

A data a que se refere o Art. 1º poderá ser comemorada com reuniões, palestras, seminários ou outros eventos que façam referência, valorizem e homenageiem as policiais militares femininas.

Na impossibilidade da comemoração da data no dia 26 de janeiro, o evento de que trata esta lei poderá ser realizado em qualquer outra data dentro da semana em que irá ser comemorado o “Dia Municipal da Policial Militar Feminina”.

“O presente Projeto de Lei tem como objetivo instituir o “Dia Municipal da Policial Militar Feminina”. Em Petrolina, a presença das mulheres na PM teve e tem uma importância fundamental, pois elas fortaleceram a instituição, caracterizada até então apenas pela força física dos homens. Além disso, humanizaram a atividade policial e, ao longo dos anos, as policiais militares femininas se superam na busca de seu espaço. Mesmo atuando em um universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais”, justifica a vereadora.

Marquinhos do N4 convida população para um mandato participativo na Casa Plínio Amorim

O vereador e presidente da Bancada de Oposição de Petrolina, Marquinhos do N4, em virtude da abertura dos trabalhos para este segundo semestre legislativo, que ocorrerá nesta quinta (04), a partir das 09h,  na Casa Plínio Amorim, está convocando todos os cidadãos, eleitores de Petrolina, para fazer um mandato participativo, que tem como premissa defender os interesses do coletivo municipal.

“Nós reafirmamos o nosso compromisso de mantermos o diálogo e se necessário sermos combativos para defender a população petrolinense. Durante o recesso, visitamos comunidades, ouvimos muitos populares que relataram demandas necessárias e urgentes para Petrolina e voltaremos com muita energia e disposição para cobrar as responsabilidades dos órgãos públicos na garantia de melhoria da qualidade de vida do nosso povo e a garantia dos seus direitos constitucionais”, frisa Marquinhos do N4.

A sessão de reabertura dos trabalhos acontece a partir das 09 desta quinta (04) e segue todas as terças e quintas-feiras no mesmo horário com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube : Câmara Municipal de Petrolina.  (https://www.youtube.com/channel/UC2GUBWG2HJFGR_gheqxORQA

Vereador de Petrolina Marquinhos do N4 convida população para um mandato participativo

O vereador e presidente da Bancada de Oposição de Petrolina, Marquinhos do N4, tem um convite para fazer para a imprensa e para a população de Petrolina.

O político convida para que todos os cidadãos petrolinenses, eleitores de Petrolina, para fazer um mandato participativo, que tem como premissa defender os interesses do coletivo municipal.

LEIA MAIS

PT rompe com Freixo no Rio de Janeiro. Crise pode implicar na aliança em Pernambuco

A duas semanas do início oficial da campanha eleitoral, a disputa pelo Senado no Rio de Janeiro abriu uma crise entre os diretórios estaduais do PT e do PSB e rachou o palanque de Luiz Inácio Lula da Silva no Estado. O ex-presidente decidiu apoiar Marcelo Freixo (PSB) para o Palácio Guanabara, e os petistas esperavam ter primazia para indicar o candidato da chapa à cadeira no Senado.

O escolhido era André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Mas o presidente estadual do PSB, o deputado federal Alessandro Molon, não quis abdicar de sua candidatura e decidiu mantê-la, contrariando o PT, que pressionava por um único candidato para o cargo. Insatisfeita, a executiva estadual do partido no Estado aprovou, por maioria, o rompimento da aliança com Freixo na noite de ontem. Eles acusam o PSB de descumprir o acordo estadual.

Se levada adiante, a decisão abre margem para o PT costurar outras alianças nos Estados. Um desses é Pernambuco, onde o PSB tem Danilo Cabral como candidato ao governo, com o apoio do PT, mas a maioria petista apoia a candidatura do Solidariedade ao Governo, Marília Arraes.

Cabe ainda ao diretório nacional validar a decisão junto com os outros partidos que compõem a federação: PCdoB e PV. A executiva nacional deve tratar do assunto em reunião prevista para amanhã.

Fonte: Blog do Magno

Forças Armadas inspecionam código-fonte de urna eletrônica no TSE

Técnicos das Forças Armadas foram hoje (3) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eletrônicos de votação, informou a assessoria da Corte.

Pelo cronograma de trabalho, pela manhã foram feitas reuniões explicativas com técnicos da Justiça Eleitoral, e, hoje à tarde, os códigos-fonte começam a ser inspecionados numa sala instalada pelo TSE em sua sede especificamente para este fim.

Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

LEIA MAIS

Sorteio define Bolsonaro como primeiro entrevistado ao vivo do Jornal Nacional

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi sorteado nessa segunda-feira (1º) pela produção do Jornal Nacional, da TV Globo, para ser o primeiro entrevistado ao vivo na série com os candidatos ao Palácio do Planalto.

A participação dele ocorreria em 22 de agosto, uma segunda-feira. Na sequência viriam André Janones (Avante), no dia 23, Ciro Gomes (PDT), no dia 24, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 25, e Simone Tebet (MDB), no dia 26.

As entrevistas terão duração de 40 minutos e serão conduzidas pela dupla de apresentadores do jornal, William Bonner e Renata Vasconcellos.

LEIA MAIS

Rosarinha é nomeada Secretária Executiva na Prefeitura de Petrolina

Foi publicada, no Diário Oficial de Petrolina, nessa terça-feira (02), uma portaria que nomeou Rosarinho Coelho como nova secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos (SEDESDH).

A ex-vereadora de Dormentes (PE) assume o lugar de Bruna Ruana, que agora será secretária executiva de Projetos Estratégicos. Rosarinha deve usar sua experiência em gestão pública para poder contribuir com a pasta de serviço social do município.

Perfil

Maria do Rosário Helena Macedo Coelho, mais conhecida como Rosarinha Coelho é natural de Dormentes, tem 40 anos de idade e é advogada. Possui graduação também em Secretariado Executivo, sendo ambas as graduações pela FACAPE. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Faculdade Legale de São Paulo/SP.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina anuncia nova secretária executiva da SEDESDH

Foi publicado no Diário Oficial de Petrolina desta terça-feira (02), a portaria nomeando Rosarinho Coelho, como nova secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos (SEDESDH). Com ampla experiência em gestão pública, Rosarinha vem com o objetivo de contribuir com o serviço social do município. A ex-secretária executiva da pasta, Bruna Ruana, assume o cargo de secretária executiva de Projetos Estratégicos.

Maria do Rosário Helena Macedo Coelho, mais conhecida como Rosarinha Coelho é natural de Dormentes, tem 40 anos de idade e é advogada. Possui graduação também em Secretariado Executivo, sendo ambas as graduações pela FACAPE. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Faculdade Legale de São Paulo/SP. Foi Auxiliar Parlamentar Intermediária no Senado Federal junto ao escritório de apoio do Senador Fernando Bezerra Coelho. Foi vereadora do município de Dormentes por três mandatos tendo sido presidente da Câmara Municipal em dois mandatos. Também foi presidente da Seção Mulher da União de Vereadores de Pernambuco (UVP), além de já ter ocupado o cargo de gerente de leitos no Hospital Dom Malan e ter sido chefe de gabinete do ex-prefeito Geomarco Coelho em Dormentes.

Miguel Coelho visita presidente do TRE e reafirma confiança no sistema eleitoral

Os candidatos da coligação “Pernambuco com Força de Novo” visitaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral na manhã desta terça-feira (02). Após oficializarem as candidaturas, Miguel Coelho, Alessandra Vieira e Carlos Andrade Lima fizeram questão de conversar com o presidente do TRE, André Guimarães, no intuito de reafirmar os compromissos da chapa do União Brasil com a ética, a lisura e o respeito à democracia.

Os três candidatos foram os primeiros a fazerem uma visita institucional ao TRE após as convenções. Miguel Coelho reforçou sua confiança no sistema eleitoral e no trabalho do TRE/PE. “Viemos aqui agora oficialmente como candidatos. Essa é uma visita para reafirmar nossa confiança plena no Tribunal Eleitoral e o compromisso com a ética e todos os valores que fortalecem o estado democrático de direito“, explicou o candidato a governador após a reunião.

LEIA MAIS

Pernambuco: TSE determina nova eleição para a Prefeitura de Pesqueira

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta segunda-feira (1º), a convocação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) de novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Pesqueira, no Agreste do Estado.

Por maioria de votos, os ministros do TSE confirmaram o indeferimento do registro e a inelegibilidade de Marcos Luidson de Araújo, conhecido como Cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), candidato mais votado para a prefeitura de Pesqueira em 2020.

LEIA MAIS

PTB oficializa candidatura de Roberto Jefferson à Presidência

O PTB oficializou hoje (1º) a candidatura do deputado federal Roberto Jefferson à Presidência da República. Jefferson é presidente de honra do partido e teve seu nome aclamado por unanimidade. A convenção, no entanto, não contou com a sua presença, já que ele está em prisão domiciliar por determinação judicial. Ele é acusado de tumultuar o processo eleitoral e proferir discursos de ódio e atacar instituições democráticas.

Jefferson afirmou, em vídeo, que sua candidatura não pretende rivalizar com a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o objetivo é ampliar o número de alternativas à direita. “Agora, em 2022, Bolsonaro se candidata à reeleição sozinho, contra tudo e contra todos, enquanto a esquerda se apresenta como um polvo com vários tentáculos na forma de múltiplas candidaturas, preenchendo todos os nichos possíveis desse eleitorado”, disse, em vídeo exibido durante a convenção.

“O candidato de direita tem seu eleitorado inibido. Não se reconecta com os descontentes, os famosos isentões, e gera uma gigantesca abstenção que termina por eleger um candidato de esquerda pela minoria do eleitorado. É uma luta injusta”, acrescentou. O PTB não divulgou se o candidato a vice na chapa está definido.

STF anseia que candidatos respeitem adversários, segundo Luiz Fux

(Foto: Reprodução/Internet)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, disse hoje (1º) que a Corte anseia que os candidatos respeitem seus adversários durante a campanha para as eleições de outubro.

As declarações de Fux foram feitas durante discurso proferido na sessão de abertura dos trabalhos do segundo semestre. O presidente disse esperar que as eleições sejam marcadas pela tolerância às divergências e pela estabilidade institucional.

O Supremo Tribunal Federal anseia que todos os candidatos aos diversos cargos eletivos respeitem seus adversários, que, efetivamente, não são seus inimigos, confiando na civilidade dos debates e, principalmente, na paz que nos permita encerra o ciclo de 2022 sem incidentes“, afirmou.

LEIA MAIS

Maria Elena confirma disputa por vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco

A vereadora de Petrolina, Maria Elena de Alencar confirmou, nesse domingo (31), durante a convenção do União Brasil, que vai concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A parlamentar já tentou entrar na disputa por uma cadeira de deputada estadual em outras ocasiões e agora conseguiu concretizar seu projeto político.

“Trago a marca, no meu sangue, da boa política. Sou uma mulher das lutas, dos direitos, mas também dos deveres Trago a força da mulher do interior de Pernambuco. Bebi na fonte dos grande estadistas de Petrolina, de Pernambuco. Sou uma mulher que representa a força da mulher, mas também representa a força do homem”, disse a candidata.

Maria Elena discursou durante cerca de quatro minutos na convenção da coligação “Pernambuco com força de novo”, que tem Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina, liderando o grupo com a disputa para o Governo Estadual.

Maria Arraes é oficializada como candidata a deputada federal

Maria Arraes oficializou, neste domingo (31), na convenção Movimento Pernambuco na Veia, no Classic Hall, a sua candidatura a deputada federal. A convenção homologou também o nome de Marília Arraes, como candidata a governadora do estado de Pernambuco, do vice-governador Sebastião Oliveira e do senador André de Paula.

Estou muito feliz, e estou pronta pra enfrentar essa batalha, junto a Marília Arraes, futura governadora de Pernambuco, e ao lado do futuro presidente Lula. Sei da importância de um mandato de mulher, de esquerda, que ajude a defender a classe trabalhadora e o povo mais necessitado. Apesar de toda dor que esse desgoverno causa, ainda há esperança“, comentou Maria Arraes.

LEIA MAIS

Miguel Coelho reúne multidão em convenção em Recife

Milhares de pessoas lotaram o Clube Internacional do Recife para acompanhar um grande ato popular que oficializou Miguel Coelho e Alessandra Vieira como candidatos do União Brasil a governador e vice de Pernambuco. O evento realizado neste domingo (31) também foi marcado pelo anúncio oficial de Carlos Andrade Lima como candidato a senador da República pela coligação “Pernambuco com força de novo”.

Perante milhares de militantes e lideranças políticas de todas as cidades do estado, Miguel Coelho fez um discurso se apresentando como um líder que foi capaz de transformar Petrolina na melhor cidade do Nordeste e agora pode levar sua experiência para recuperar Pernambuco, estado que voltou a liderar indicadores de violência, fome e desemprego. “As pessoas falam que se eu fizer metade do que fiz em Petrolina, Pernambuco muda. Eu vou fazer muito mais“, disse o candidato a governador para a multidão.

LEIA MAIS