Após ataques no Rio Grande do Norte, STF afirma que estados não podem bloquear celulares em presídios

(Foto: Internet)

Bloqueadores de celular nas presídios é de competência da União, diz STF. (Foto: Internet)

Leis estaduais que determinam o bloqueio do sinal de telefones celulares em áreas próximas aos presídios, foi o que decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (3). Os ministros decidiram, por 8 votos a 3, que somente a União pode legislar sobre o tema.

O STF (Supremo Tribunal Federal) considerou nesta quarta-feira (3) que são inconstitucionais leis estaduais que determinam o bloqueio do sinal de telefones celulares em áreas próximas aos presídios. Por 8 votos a 3, os ministros definiram que apenas a União pode legislar sobre o tema.

A discussão acontece após vários ataques que aconteceram no Rio Grande do Norte devido a instalação de bloqueadores de sinal de celular em penitenciárias do estado. Os bloqueadores, que foram instalados na quinta-feira (28), devem impedir que os detentos façam ou recebam ligações de dentro do presídio.

LEIA MAIS

Roubo de cargas aumenta 75% em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

Entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho, foram roubados mais de R$ 15 milhões em cargas no Estado. Em comparação com o mesmo período em 2015, o número de ocorrências aumentou 75%, segundo o delegado Osias Tibúrcio do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri),

De acordo com Osias, a região da BR-101 Sul é o local em que os criminosos mais atuam porque é por lá que passam muitas cargas saídas de Suape. Há cinco anos, o cenário da maior parte dos roubos era o Sertão. “Essa área do entorno de Suape, as rodovias são as mais procuradas pelos assaltantes pela variedade de cargas que passam por ali”, afirmou.

LEIA MAIS

Homem é preso por tráfico de drogas no N5 em Petrolina (PE)

(Foto: Ilustração)

Homem é preso com cocaína e maconha no N5. (Foto: Ilustração)

Um homem foi preso ontem (2) no N5, no Projeto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). Segundo a Polícia Militar, dois suspeitos foram avistados portando uma mochila e ao perceberem que seriam abordados pela guarnição, jogaram a mochila no chão e tentaram fugir dos policiais.

Um dos fugitivos foi capturado pelos policiais. Foram encontrados na mochila 25g de pasta base de cocaína e 225g de maconha. O suspeito e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

 

Segundo PF, João Carlos Lyra era encarregado de entregar propina a Eduardo Campos; FBC pode estar envolvido

(Foto: Internet)

A propina entregue teria origem das obras da Refinaria Abreu e Lima. (Foto: Internet)

Segundo a Polícia Federal (PF), o empresário João Carlos Lyra seria o líder de um suposto grupo criminoso e encarregado de entregar propina da empreiteira Camargo Corrêa ao ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo em 2014, e ao senador Fernando Bezerra Coelho  (PSB-PE).

A propina entregue teria origem das obras da Refinaria Abreu e Lima, realizada pela Petrobras no Estado de Pernambuco, de acordo com a PF. A Abreu e Lima é alvo de outra Operação da PF, a Lava Jato.

Ainda segunda a PF, Lyra assinou o Termo de Intenção de Compra e se apresentou formalmente como o único comprador do avião Cessna Citation PR-AFA que caiu em Santos (SP) há dois anos, matando Eduardo Campos, o então candidato à presidência pelo PSB.

LEIA MAIS

Médico é condenado a 130 anos de prisão por estupros durante exames

(Foto: Internet)

De acordo com o TJ-RO, o médico que está preso desde março de 2015. (Foto: Internet)

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) condenou a 130 anos de prisão o médico Pedro Augusto Ramos da Silva, de 58 anos, por ter abusado sexualmente de 15 pacientes durante exames ginecológicos em Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari. A sentença foi julgada em 1ª instância e cabe recurso, porém o acusado deve permanecer preso em regime fechado. O G1tentou entrar em contato com a defesa para saber se entrará com o recurso de apelação, mas não obteve retorno.

De acordo com o TJ-RO, o médico que está preso desde março de 2015 na Casa de Detenção de Ariquemes teve três pedidos de habeas corpus e um de conversão do regime prisional para prisão domiciliar negado. Pedro Augusto foi denunciado por 19 casos de estupro e foi absolvido em quatro deles, por falta de provas.

LEIA MAIS

Neto de Mestre Jaime é assassinado em Salgueiro-PE

020816adolpho-225x300O jovem Adolpho Vinicius Tavares Porto, “Adolpho Conserva”, 34 anos, natural de Salgueiro-PE, foi brutalmente assassinado nas imediações do Presídio residente.

De acordo com as primeiras informações por volta das 18 horas, Adolpho Vinicius, estava de chegada pela parte de traz, ao PSal (Presídio de Salgueiro), onde cumpria pena no regime semi aberto, quando dois indivíduos em uma moto de cor escura e características não anotadas, se aproximaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo, atingindo a vítima, que ainda tentou correr e se abrigar no presídio, mas não resistiu e faleceu no local durante o recebimento dos primeiros socorros.

Testemunhas afirmam que os autores dos disparos, fugiram logo em seguida no sentido do Residencial Mandacarú. Policiais Militares do 8ºBPM foram acionados para atenderem a ocorrência, mas não conseguiram prender os criminosos. O caso deverá ser apurado pela 193ª Delegacia de Polícia de Salgueiro-PE.

Com informações do Giro Sertão.

Visando a melhoria de fiscalizações, guarda civil municipal de Juazeiro participa de treinamento

(Foto: Divulgação/ASCOM)

O treinamento teve início na sede da CSTT e seguiu para a área dois da Agrovale. (Foto: Divulgação/ASCOM)

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes de Juazeiro (BA) realizou, neste domingo (31), o treinamento de aptidão física da Guarda Civil Municipal, no qual os agentes foram testados física e psicologicamente em atividades de resistência e trabalho em equipe.

O treinamento teve início na sede da CSTT e seguiu para a área dois da Agrovale onde os GCM’s tiveram que enfrentar mata fechada, obstáculos com subidas e descidas, rastejamento, travessia em lago. Os agentes participaram de diversas ações que podem encontrar durante a prática das atividades.

Com a qualificação os guardas poderão atuar de maneira mais eficaz na fiscalização de transportes coletivo e individual e dando suporte à Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública intensificando as ações na sede e distritos.

Com informações da ASCOM

Ex-presidente da Queiroz Galvão é preso na 33ª fase da Lava Jato

(Foto: Divulgação PF)

O objeto principal desta fase da operação é a participação da Construtora Queiroz Galvão no chamado “cartel das empreiteiras”. (Foto: Divulgação PF)

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (2), a 33ª fase da Operação Lava Jato, intitulada Operação Resta Um. As equipes estão cumprindo 32 ordens judiciais, sendo 23 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, um de prisão temporária e seis de condução coercitiva. Aproximadamente 150 policiais federais estão cumprindo as determinações judiciais em cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais.

O objeto principal desta fase da operação é a participação da Construtora Queiroz Galvão no chamado “cartel das empreiteiras”, grupo de empresas que se organizaram com o objetivo de executar obras contratadas pela Petrobrás. Foram presos preventivamente o ex-diretor Othon Zanoide Moraes Filho e o ex-presidente Ildefonso Colares Filho. Os executivos já haviam sido detidos na sétima fase da Lava Jato, em novembro de 2014, mas foram soltos após decisão da Justiça.

LEIA MAIS

Ataques no RN foram ordenado por presidiários

(Foto: Desconhecido)

Criminosos atearam fogo em um dos cartões postais de Natal (RN), o Morro do Careca. (Foto: Desconhecido)

Os ataques promovidos no Rio Grande do Norte desde a última sexta-feira (29) foram ordenados por detentos de presídios, inclusive federais, do Estado e de outras regiões do Nordeste. A afirmação é do secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Wallber Virgolino.

Desde sexta-feira (29), foram registradas pelo menos 69 ações em 23 cidades do Estado. Foram sete disparos contra prédios públicos, quatro ataques envolvendo explosivos, três depredações e 36 incêndios e 19 tentativas de incêndio (26 de ônibus e micro-ônibus).

LEIA MAIS

Troca de tiros e explosão em assalto no Recife nesta manhã (2)

(Foto: Arthur de Souza/Folha PE)

Faxada do prédio ficou destruída. (Foto: Arthur de Souza/Folha PE)

Na manhã desta terça-feira (2), por volta das 5h, um tiroteio e uma explosão assustou as pessoas que se encontravam próximo a Avenida Agamenon Magalhães, em Recife. Assaltantes explodiram um caixa eletrônico no prédio da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional 5ª Região, no Recife, e trocaram tiros com policiais durante a fuga.

Na hora da explosão policiais civis passavam pelo local e abriram fogo contra os assaltantes. Ninguém foi preso. As policias Civil e Federal vão atuar juntas na resolução do caso.

LEIA MAIS

Amante que confessou ter matado empresário da Telexfree é presa na Bahia

(Foto: Arquivo)

A amante do empresário da Telexfree morto na Bahia, Daiane Oliveira, foi presa ao se apresentar na delegacia desta segunda-feira (1º). (Foto: Arquivo)

A jovem, de 20 anos, que planejou a morte do empresário Dorian da Silva Santos, um dos pioneiros da Telexfree na Bahia, apresentou-se à polícia com um advogado nesta segunda-feira (1º), na cidade de Feira de Santana (BA). A informação é do delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios da cidade, que está à frente das investigações.

A polícia cumpriu o mandado de prisão em desfavor da jovem. Ela foi encaminhada para o presídio de Feira de Santana ainda ontem. Ela vai responder pelo crime de latrocínio. A jovem chegou a ser levada para a delegacia no dia 21 de julho, quando, em depoimento, confessou o crime, mas foi liberada, pois de acordo com a Polícia Civil, não houve flagrante e nem havia mandado de prisão contra ela.

Outros dois homens que participaram do crime já haviam sido presos, após realizarem vários assaltos em Feira de Santana e usuvama o carro da vítima. Segundo a polícia, eles foram mantidos detidos por conta dos outros crimes e na quinta-feira (28) saiu o mandado de prisão preventiva referente ao crime contra o empresário. Os dois homens permanecem presos.

Homem é assassinado com seis tiros em Belém do São Francisco

POLICIAL

Um homem de 34 anos foi assassinado com seis tiros, neste domingo (31), em Belém de São Francisco, no Sertão de Pernambuco. O homicídio ocorreu no bairro Alto Bom jesus. O suspeito de cometer o crime fugiu do local e ainda está foragido.

Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito encontrou a vítima atrás da capela do bairro e efetuou os disparos. A vítima morreu no local.

Ainda de acordo com a PM, a vítima já tinha passagem pelo sistema prisional e estava foragido, com um mandado de prisão em aberto. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Polícia Civil de Pernambuco realiza nova assembleia amanhã

concurso-policia-civil-pe-2016
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco realiza, nesta terça-feira (2), às 9h, na Sede do Sinpol, assembleia que definirá as estratégias da categoria na luta por melhores condições de trabalho e pela valorização dos Policiais Civis do estado. De acordo com o sindicato, oficialmente já foram realizadas quatro tentativas de diálogo com o governo. Que segundo ele, “em nenhum momento a categoria recebeu o mínimo de atenção, nem ao menos foi respondida”.
Em nota o Sinpol expõe que a Polícia Civil de Pernambuco tem ganho o pior salário e as piores condições de trabalho.

LEIA MAIS

Homem é preso por tráfico de drogas em Queimadas

crack

Foto ilustrativa

Em Queimadas, cidade baiana, foi preso um homem, de 51 anos sob a acusação de tráfico de drogas neste domingo (31). Segundo a Polícia Militar (PM), por volta das 13 horas, durante abordagem na entrada do município, policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, apreenderam com o acusado 25 pedras de crack.

O homem foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Senhor do Bonfim, onde foi autuado por tráfico de entorpecentes.

Jovem é estuprada e se recusa a fazer registro da ocorrência

(Foto: Arquivo)

Jovem é estuprada, roubada e se recusa a registrar a ocorrência. (Foto: Arquivo)

A Polícia Militar foi acionada, em Petrolina (PE), por uma jovem quando realizava uma operação. A vítima informou que teria se encontrado em um bar com um indivíduo que tinha acabado de conhecer chamado “Fábio”. Segundo ela, eles saíram para sua residência, porém, durante o trajeto, o acusado parou o carro em um terreno baldio e ameaçou a jovem, supostamente com uma arma de fogo, e manteve conjunção carnal com a vítima.

A jovem disse, ainda, que o suspeito subtraiu o seu aparelho de celular e a quantia de R$ 60,00 em espécie. Em seguida evadiu-se do local em um veículo Volkswagen Gol de cor preta e placa não identificada. A vítima foi encaminhada ao IMIP, onde foi atendida e posteriormente foi conduzida para a 1ª DPC, onde se recusou a registrar o ocorrido.