Corpo de homem é encontrado dentro de canal no N4, em Petrolina

(Imagem ilustrativa)

No início da noite desta terça-feira (24) o corpo de um homem de 33 anos, foi encontrado dentro de um canal no Núcleo 4 do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. O corpo foi encontrado em estado avançado de decomposição.

Segundo informações do Instituto Medicina Legal (IML) a vítima foi identificada como Cristiano Reis dos Santos, 33 anos e era natural de Irecê (BA). A causa da morte será investigada e até o momento nenhum familiar procurou o IML para identificar o corpo.

Carnaval: Baile de Máscaras completa 17 anos e celebra com prévia carnavalesca em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O carnaval está chegando e o bloco “Os Que Ficaram” já anunciou o dia do já tradicional Baile de Máscaras, dia 18 no clube da 21 de setembro. O tema deste ano será havaiano.

O coordenador do bloco Domingos Souza, esteve no programa “Super Manhã” da Rádio Jornal e contou detalhes sobre a programação, que conta com o Baile de Máscaras dia 18/02 no Clube da 21 de setembro, com apresentação de Pedro Duarte e a Orquestra de Frevo Metais de Ouro de Gildinho. No sábado (25) de carnaval o bloco “Os Que Ficaram” tomam conta das ruas de Petrolina e na terça-feira (28) de carnaval o bloco chega a Uruás junto com a Frevuca “Esse bloco é para todas as idades é um carnaval família”, afirmou o coordenador Domingos Souza.

O Baile de Máscaras acontece no dia 18 a partir das 22h na sociedade 21 de setembro, no Centro de Petrolina. Outras informações através dos telefones 087 98171 8099 e 9 9907 9707.

“Sou o novo carnaval”

Já divulgamos que Petrolina será um dos polos de carnaval do estado de Pernambuco e terá como tema “Sou o novo carnaval”. A programação seria divulgada amanhã (25), mas foi adiada e uma nova data será definida para apresentação da programação completa da folia.

Mais de 47 mil estudantes foram matriculados na rede pública de ensino de Petrolina

(Foto: Internet)

A Secretaria de Educação de Petrolina, divulgou nesta terça-feira (24) o número de matriculados na rede pública de ensino do município. O período de matrículas já foi encerrado, mas ainda há vagas em algumas unidades.

Entre os dias 09 e 12 deste mês mais de 47 mil estudantes garantiram a sua vaga no ano letivo e embora o período tenha chegado ao fim, ainda é possível fazer matrícula nas seguintes unidades: Luiz Rodrigues, no Santa Luzia; Letícia Leda, na Vila Marcela; Anézio Leão, na Vila Eduardo; e Rubem Amorim, na Vila dos Imbiras.

“Existem unidades que as vagas ainda estão disponíveis. Orientamos que os interessados procurem as escolas”, comentou Silvana da Costa, do setor de normatização.

As aulas na Rede Municipal de Ensino em Petrolina começam dia 06 de fevereiro. Uma semana antes, no dia 1° de fevereiro, acontecerá a abertura do ano letivo e, durante toda a semana, as escolas deverão realizar suas ações de planejamento. Conforme o previsto, serão garantidos os 200 dias letivos.

AMMPLA adia reunião com grupo S.O.S Perimetral

(Foto: Divulgação)

A reunião que deveria ser realizada nesta terça-feira (24) entre o gestor da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) Geraldo Miranda e o grupo S.O.S Perimetral foi adiada. O encontro seria para apresentar o projeto executivo de duplicação da avenida perimetral.

Uma nova reunião deve ser agendada ainda esta semana para buscar soluções para as demandas da Avenida Perimetral/Transnordestina. O local é alvo de críticas constantes e foi apelidada de “Rodovia da Morte”, pelo o grande número de vítimas fatais em acidentes automobilísticos.

Petrolina: Secretaria de Desenvolvimento Agrário emite comunicado sobre pagametno de valores do Garantia-Safra

(Foto: Internet)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina emitiu, na manhã desta terça-feira (24), um comunicado sobre o pagamento dos valores do programa “Garantia-Safra” referentes à safra 2015/2016.

De acordo com a secretaria, devido a um problema no cadastro relacionado ao Código de Endereçamento Postal (CEP), das 3.214 famílias que deveriam receber a primeira parcela de janeiro, apenas 289 famílias foram incluídas na folha de pagamento do corrente mês.

“A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário e os parceiros como o Instituto Pesquisas Agronômicas (IPA), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), informam que todas as medidas estão sendo tomadas junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, para solucionar o mais rápido possível o problema”, afirma o comunicado.

Para mais informações, os agricultores devem se dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário que fica localizada, na Avenida Honorato Viana, 980 “A”, Bairro Gercino Coelho (próximo à UPA).

Valores

As famílias vão receber R$ 850,00, depositados em cinco parcelas mensais de R$170,00 através da Caixa Econômica Federal ou correspondente bancário, nas mesmas datas do calendário do Bolsa Família.

Com informações da ASCOM

Prefeitura de Petrolina acelera processo de liberação de alvarás para construção e reforma de casas

(Foto: Internet/Ilustração)

A Prefeitura de Petrolina (PE) está realizando um mutirão, desde a última quarta-feira (18), para desengavetar processos que se encontravam arquivados há mais de cinco anos. Agora os procedimentos para obter alvarás para construção, reformas e funcionamento das empresas ficou mais fácil e rápido.

De acordo com a Secretaria da Fazenda Municipal, as taxas chegavam a demorar até 90 dias para serem emitidas e agora são liberadas imediatamente. Os cidadão que desejam passar pelo processo devem procurar o setor responsável na Prefeitura, munido da documentação exigida para cada procedimento.

“Trabalhar para deixar os serviços da Prefeitura mais ágeis é uma determinação do prefeito Miguel Coelho. Entendemos que a demora no licenciamento, por exemplo, muitas vezes acaba por incentivar as irregularidades. Com menos burocracia, o contribuinte pode terminar sua obra mais rápido, conseguir o alvará com maior facilidade e o município garante importantes recursos para aplicar na melhoria da cidade”, disse Rodrigo Amaro, secretário da Fazenda.

Presídio Dr. Edvaldo Gomes tem superlotação e preocupa petrolinenses

(Foto: Internet)

A penitenciária Dr. Edvaldo Gomes possui atualmente uma população com 1.400 detentos, entretanto, a capacidade do local seria para apenas 400. O levantamento foi feito pelo o repórter Marco Aurélio e foi divulgado nesta terça-feira (24) no programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal.

Em conversa com um detento do regime semiaberto, Juarez da Silva revelou que as celas são ocupadas por 35 pessoas, quando, segundo o detento, o espaço comporta apenas 20.

“Uma cela que é para morar 20 pessoas, está morando de 30 para 35, dormindo no chão e de todo jeito. A comida não é boa, não é adequada”, afirma Juarez.

A superlotação também preocupa os moradores do bairro Jatobá, que são vizinhos da penitenciária e apelam ao governo para que medidas preventivas sejam feitas para evitar rebelião e fugas.

“A penitenciária é um barril de pólvora próximo da nossa cidade. A estrutura desse presídio é precária e fraca! Nós estamos aqui a mercê da sorte, eu moro a 1km do presídio. Eu peço ao governador do estado que venha reestruturar esse presídio ou colocar ele em uma região mais distante da cidade”, declarou o morador do bairro, João Vicente.

LEIA MAIS

UPE em Petrolina será uma das unidades contempladas com os R$ 980 mil liberados pelo o MEC

(Foto: Internet)

Foram destinados, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), R$ 980 mil para obras de urbanização e melhorias nas instalações campi de Petrolina, Nazaré da Mata e Caruaru da Universidade de Pernambuco (UPE). O Ministério da Educação (MEC) formalizou nesta segunda-feira (23) a liberação dos recursos.

Em Petrolina, serão executadas as obras do espaço de convivência do campus, que possui 3.148 alunos de graduação e pós-graduação e 1.148 alunos em sua Escola de Aplicação. O espaço será construído como ponto de encontro e local de promoção de eventos.

ID Jovem oferece descontos para jovens de baixa renda

(Foto: Internet)

O Programa ID Jovem está disponível para jovens com idade entre 15 e 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (o CadÚnico).

ID Jovem garante o benefício da meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos. O documento é emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para fazer o cadastro é necessário comparecer à Secretaria Executiva de Direitos Humanos e apresentar CPF, RG, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS).

Os portadores da ID Jovem poderão ter acesso a passagens interestaduais gratuitas ou no mínimo com 50% de desconto, além do benefício da meia-entrada em locais como cinema e teatro.

Para fazer o cadastro o atendimento é feito das 8h às 13h, no Parque Municipal Josepha Coelho. Para incluir ou atualizar os dados o jovem pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Após peixes aparecerem mortos, Prefeitura de Petrolina realiza limpeza da lagoa do bairro Jatobá

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina (PE) realizou a limpeza da lagoa do bairro Jatobá, que estava coberta por peixes mortos devido à poluição do local. O serviço, que havia começado na sexta-feira (20), foi concluído após três dias de trabalho com a retirada de 45 sacos de lixo de 100 litros contendo todos os peixes mortos que foram encontrados na lagoa.

Entenda

Centenas de tilápias apareceram mortas na manhã do último dia 17 na lagoa do bairro Jatobá, o que deixou moradores da localidade assustados. No mesmo dia, uma equipe técnica da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) foi enviada ao local para avaliar o que aconteceu.

LEIA MAIS

Dengue, zika e chikungunya mataram quase 800 pessoas em 2016 no Brasil

(Foto: Internet)

Pelo menos 794 pessoas morreram no Brasil em decorrência das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. A maior parte das mortes, 629, foi provocada pela dengue. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, registados até 24 de dezembro de 2016.

Ao todo, foram notificados 1.496.282 casos prováveis de dengue no país, totalizando uma incidência 731 casos a cada 100 mil habitantes. Já em 2015, foram 1.677.013 casos prováveis. Segundo o boletim, mais 629 óbitos estão sendo investigados para serem confirmados ou descartados quanto ao vírus.

Em 2016, até a metade de dezembro, foram registrados 265.554 casos prováveis de febre chikungunya no país, com uma taxa de incidência de 129,9 casos para cada 100 mil habitantes. O número é cerca de seis vezes maior do que o de 2015, quando foram notificados 38.499 casos prováveis da doença. Ao todo, foram registrados no ano passado 159 óbitos pela doença, enquanto em 2015 foram 14.

Em 2016, até o meio de dezembro, foram registrados 214.193 casos prováveis de febre pelo vírus Zika no país (taxa de incidência de 104,8 casos/100 mil habitantes). Ao todo, foram confirmados laboratorialmente seis mortes por Zika. Em relação às gestantes, foram registrados 16.923 casos prováveis, sendo 10.820 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial. A notificação obrigatória de casos da doença pelo sistema de saúde passou a valer no começo de fevereiro de 2016.

Recadastramento do Cartão BIP começa em fevereiro

(Foto: Divulgação)

Começa no dia 1º de fevereiro o recadastramento para estudantes e idosos que possuem o Bilhete Integrado de Petrolina (BIP), que será por biometria.

Para o recadastramento os interessados, devem ir às lojas BIP, localizadas no centro de Petrolina e no Expresso Cidadão (River Shopping). Após esse período, os cartões que não forem atualizados serão bloqueados. É necessário apresentar original de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência (obrigatoriamente em nome do estudante ou de seus genitores), declaração do curso emitida pela instituição de ensino ou comprovante de matrícula (contendo curso, duração, grade e horário, assinado e carimbado pela instituição). Para os idosos é preciso apresentar o cartão BIP, original de documento de identificação e o CPF.

O processo é gratuito e poderá ser feito até o dia 31 de março.

Miguel Coelho garante ‘Nova Semente’ gratuita a partir deste ano

Miguel Coelho falou sobre o investimento financeiro que é feito para que o programa funcione nos conformes. (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (23), durante participação no lançamento do programa Chapéu de Palha 2017, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, conversou com a imprensa e falou sobre o futuro do programa Nova Semente.

Como já foi anunciado durante a campanha eleitoral, Miguel Coelho reforçou que o projeto Nova Semente será gratuito a partir do início das aulas deste ano, no dia 20 de fevereiro. Além da gratuidade, o programa contará com novas vagas e a extinção de atividades voltadas para a arrecadação de fundos para o programa.

“Vamos respeitar o calendário, que foi feito ainda em dezembro, que estipulava que as aulas da nova semente começassem no dia 20 de fevereiro. Vamos também continuar a reformulação do programa, para que ele possa atender as mesmas 10 mil pessoas. Ano passado fechou com 10 mil alunos cadastrados, mas nem todos foram atendidos. Foram um pouco mais de 8.500″.

Miguel garantiu o aumento das vagas oferecidas pelo programa e afirmou que vai coibir que as famílias tenham que fazer rifas, feijoadas. “Então, esse ano vamos aumentar o número de vagas oferecidas pela Nova Semente e com uma diferença significativa de que vai ser de graça. Além de ser de graça, é importante dizer que a gestão vai proibir, em acordo com o Petrape, que as famílias tenham que fazer rifa, feijoada, bingo. Eu digo e reafirmo: isso é uma obrigação da prefeitura (arrecadar fundos)”.

Ainda sobre as novidades para este ano, Miguel Coelho falou sobre o investimento financeiro que é feito para que o programa funcione nos conformes, sobre a infraestrutura de algumas unidades.

“Estava previsto para ser gasto na nova semente este ano cerca de R$ 78 milhões, se não fosse refeita essa reformulação, só com o déficit da educação com a Nova Semente, seria de mais de R$ 35 milhões, ou seja, não teria dinheiro para mais nada na educação. Só iriamos fazer nova semente e não iriamos cuidar do ensino fundamental, das escolas e de todas as obrigações com os professores que o nosso município precisa.

O prefeito tratou ainda da redução no quadro das sementeiras. Segundo Miguel, as unidades educacionais têm mais funcionárias do que realmente é necessário para funcionar.

“Sobre as sementeiras, é evidente que vai ter que ter redução, não dá para ter um programa com 3 mil funcionárias, onde você tem uma média de 16 profissionais por unidade, essa conta está estourada. Então nós vamos ter uma redução de quadro, sim, mas a nossa prioridade não é a manutenção do emprego, a nossa prioridade é a manutenção do serviço prestado da educação infantil para as crianças. Não vamos fazer nenhuma perseguição política, vamos realocar, vamos reduzir, priorizando o atendimento a todas as crianças”, concluiu o prefeito.

Carnaval: Petrolina será um dos polos oficiais do Estado e prefeitura busca patrocinadores

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho confirmou, nesta segunda-feira (23), que Petrolina será um dos polos de carnaval do estado de Pernambuco neste ano 2017. Ainda sem data definida, a prefeitura busca patrocinadores para a festa de Momo.

Com lançamento previsto para a próxima quarta-feira (25), o Carnaval de Petrolina contará com a investimentos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) com cerca de R$ 500 mil. Além disso, a prefeitura de Petrolina participará com a parte estrutural e com o compromisso de investir em artistas locais. O prefeito reforçou que a festa vai respeitar a legislação e que conta com patrocinadores.

“O carnaval de Petrolina vai acontecer com o apoio do Governo do Estado e o que for gasto com produção cultural, será com artistas locais. O carnaval vai contar com o apoio da Empetur com cerca de 500 mil reais, eles vão chegar com atrações e a prefeitura vai entrar com a parte de estrutural no local respeitando a nossa legislação. Estamos atrás de patrocinadores, a Ambev já demostrou interesse e a Pitú também”, afirmou Miguel Coelho durante evento no Centro de Convenções de Petrolina.

Governador de Pernambuco visita Petrolina para entregar obras e lançar o programa Chapéu de Palha 2017

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta segunda-feira (23), o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, cumpriu agenda em Petrolina e Afrânio. A primeira pauta do chefe do Executivo Estadual foi a participação no lançamento do Programa Chapéu de Palha 2017 e a assinatura da ordem de serviço para a construção de oito pequenas barragens na região.

O evento aconteceu pela manhã, no Centro de Convenções de Petrolina, e contou com a presença do prefeito Miguel Coelho e dos deputados Guilherme Coelho, Lucas Ramos e Gonzaga Patriota e outras figuras importantes para o contexto político da região, além dos trabalhadores rurais.

Em seguida, o governador partiu para o bairro João de Deus, onde fez a entrega de quadras do programa “Quadra Viva” e anunciou a mudança de quatro escolas para o sistema integral. Durante a passagem pelo bairro, o governador fez a entrega de um caminhão frigorífico para a prefeitura de Petrolina, no valor de R$ 165 mil, além da inauguração de quatro Sistemas Simplificados de Abastecimento que custaram R$ 2,6 milhões, em recursos do Ministério da Integração Nacional.

O governador encerra as atividades de hoje (23) em Afrânio, onde algumas obras serão inauguradas, entre elas a Escola Estadual Antônio Cavancanti Filho, que atende 643 estudantes e contou com um investimento de R$ 2,4 milhões. Ainda em Afrânio, o governador inaugura o Sistema de Abastecimento Curral Velho I e II, que contou com um investimento de R$465 mil e beneficiará 64 famílias na localidade