Cães e gatos aguardam adoção no Controle de Zoonoses de Petrolina

O CCZ conta com diversos cães e gatos para adoção, são filhotes e cães adultos que são recolhidos nas ruas, tratados e colocados para adoção responsável. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Para garantir o bem-estar de animais e da população petrolinense a secretaria de saúde, através do Centro de Controle de Zoonoese (CCZ), atua no controle de doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos. Entretanto, nem todo mundo entende qual é o real papel da instituição para o município.

O CCZ ganha maior visibilidade durante o período de campanha de vacinação contra a raiva, quando percorre a cidade vacinando cães e gatos. Porém, como muitas pessoas deixam de vacinar seus animais durante a ação, ao final da campanha a vacina fica disponível no prédio do Centro de Zoonoses.

Em 2016, cerca de 37 mil animais – cães e gatos – foram vacinados em Petrolina e ainda estão disponíveis cerca de 2.000 doses da vacina para quem procurar o centro e tiver interesse em vacinar seu animal de estimação.

O local conta com cães e gatos disponíveis para adoção, e com consultas com médicos veterinários de maneira gratuita às quartas-feiras. Esta iniciativa não é função da instituição, mas o trabalho acontece para evitar o abandono de cães doentes nas ruas.

“O centro faz primeiramente o trabalho de zoonoses e depois dá esse apoio aos animais. Estamos oferecendo consultas às quartas-feiras porque antigamente as pessoas não queriam mais o cão, ligavam para o CCZ e ele era recolhido, agora não é mais dessa forma. Se for necessário o animal fica, mas 99% dos casos não precisa. Na medida do possível tentamos ajudar, mas essa não é a nossa função”, explica o médico veterinário do CCZ, Washington Luiz.

LEIA MAIS

Presidente da Compesa explica constante falta d’água na região do bairro Terras do Sul, em Petrolina

(Foto: Internet)

Alvo de diversas reclamações da população petrolinense, o frequente problema de falta d’água nos bairros próximos ao Terras do Sul parece ter se aproximado de uma solução. O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, falou sobre as causas do problema e sobre as ações da companhia para resolver o caso.

“Nós tínhamos um desequilíbrio ainda lá na região do Terras do Sul. Houve uma mudança na barragem de Sobradinho na liberação de água. Vários peixes morreram, tivemos que colocar uma tela imensa para que os peixes não chegassem à nossa capacitação. Ou seja, tivemos que dar uma parada no nosso sistema para solucionar esse outro problema. Quando acontece uma parada como essa, desequilibra um pouco o sistema”, explicou.

Além disso, Tavares afirmou que tem notado uma diminuição significativa nas reclamações dos moradores da cidade sobre o serviço prestado pela Compesa. De acordo com o presidente da companhia, as reclamações que aparecem são mais pontuais, e não generalizadas, como acontecia antes. “Estive na cidade, conversei com a imprensa e percebemos que não temos mais aquelas reclamações generalizadas. As reclamações são pontuais”, disse.

 Tarifa social

O presidente da Compesa aproveitou para falar sobre a “Tarifa Social”, que possibilita àqueles que fazem parte de algum programa social do governo uma redução no custo da taxa de água e a isenção da tarifa de esgoto.

“Pernambuco é o único estado em que a pessoa que se cadastra na tarifa social, que participa de algum programa social, paga a menor taxa de água, que é de R$ 7,98, e tem isenção na tarifa de esgoto”.

Secretaria de Educação adia divulgação do resultado da seleção simplificada

(Foto: Divulgação/Ascom)

O resultado da seleção simplificada para trabalhar na Secretaria de Educação teria o resultado divulgado nesta sexta-feira (27), entretanto o prazo será estendido até o dia 02 de fevereiro. A modificação aconteceu devido as novidades em itens de classificação.

O novo Edital, já está disponível no site da Facape e registra os novos critérios para desempate, a inclusão de porcentagem para pessoas com deficiência e novos itens de avaliação para a seleção dos cargos de motorista e barqueiro escolar. As modificações, de acordo com a coordenação organizadora, foram necessárias para adequar o certame as orientações dos órgãos controladores.

HU-Univasf divulga balanço de atendimentos feitos em 2016

(Foto: Divulgação)

Através da assessoria de comunicação o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), divulgou nesta sexta-feira (27) um balanço com o número de atendimentos realizados em 2016.

A coleta de informações foi feita entre os dias 26 e 26 de janeiro no auditório da biblioteca da Univasf, campus de Petrolina-PE. O levantamento contou com a colaboração de diversas áreas do HU-Univasf.

 “O evento é uma oportunidade para que cada chefe mostre o que está indo bem e o que precisa de aperfeiçoamento no HU. O ano de 2016 foi um ano difícil, mas também apresentou bons resultados. Aumentamos o número de atendimentos e no mês de dezembro conseguimos alguns recordes no número de cirurgias realizadas. ”, explicou o Chefe da Unidade de Planejamento, Thiago Amaral.

O HU-Univasf recebe demandas de 53 municípios.

Número de cirurgias: 4.572

Exames realizados pelo laboratório: 175.432

Atendimentos realizados pelo Serviço Social: 15.207

Números de alunos em atividades práticas (até novembro de 2016): 2.621

Pouca movimentação marca movimento das sementeiras nesta sexta

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A manifestação das sementeiras, que alegaram ter sido demitidas das unidades do “Nova Semente”, marcada para as 07:00 horas desta sexta-feira (27), não atraiu muitas pessoas. Um carro de som foi estacionado na praça do bambuzinho, no centro da cidade, para que os organizadores falassem sobre o movimento. De acordo com os cerca de 25 presentes, Miguel já estaria demitindo as funcionárias do programa educacional.

Durante coletiva nesta quinta-feira (27), o prefeito afirmou que ninguém foi notificado, que não foi dado nenhum aviso prévio a nenhuma sementeira e que ninguém foi demitido. “Todos os funcionários do Nova Semente estão gozando férias e com salários em dia”, disse o gestor.

Devido ao pouco número de participantes do movimento, os organizadores decidiram cancelar a ida à prefeitura para apresentar as reivindicação do grupo ao prefeito Miguel Coelho.

Pesquisadores preveem falta de chuva e agravamento da seca no Nordeste

(Foto: Internet)

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Os pesquisadores alertam para o “acentuado risco” de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.

LEIA MAIS

Nova Semente estava sendo usado como cabide de empregos por Lossio

Só em 2016 o ex-gestor abriu 66 unidades do Nova Semente, 30 após a eleição/Foto: Waldiney Passos

Os números apresentados pelo prefeito Miguel Coelho e ratificados pelo coordenador do Petrape, José Vieira de Souza, entidade responsável pela contratação dos funcionários que trabalham nas creches do Programa Nova Semente da Prefeitura de Petrolina, indicam que o programa foi usado como cabide de empregos no ano eleitoral. “Por que eles deixaram para abrir quase que 66 unidades só em ano de eleição?”, questionou Miguel.

Somente de outubro para dezembro do ano passado, ou seja, após perder as eleições, Julio Lossio abriu 30 novas unidades do nova semente.  “Metade dessas novas unidades, foram abertas não para beneficiar o aluno, mas para aumentar o custeio”, avaliou Miguel.

O coordenador do Petrape, José Vieira de Souza, concordou com o uso eleitoreiro do programa pelo ex-gestor. “Vamos dizer que tinham sementeiras a mais”, disse.

Cícero Freire considera positivas mudanças no Nova Semente

Vereador Cícero Freire (PR) enaltece Nova Semente de graça

Na opinião do vereador Cícero Freire (PR), a decisão de reformular o programa Nova Semente em Petrolina foi tomada juntamento com o Petrape, após avaliarem a necessidade de ajustar o programa para garantir sua continuidade.

“O prefeito chamou o Petrape para fazer uma avaliação do programa e nós avaliamos que está sendo feito um trabalho de parceria como era feito na época de Julio Lossio e o Petrape está avaliando positivamente o trabalho do nosso prefeito Miguel Coelho”, salientou Freire.

O vereador disse está pronto para ajudar o prefeito juntamente com todos os pares na Câmara Municipal no sentido de reafirmar a gratuidade do Nova Semente.

“Por que agora verdadeiramente nenhum pai de família vai tirar mais R$ 150,00 reais para matricular seu filho e nem também tirar R$ 25,00 reais para ajudar a pagar a mensalidade, com certeza o papai também pagava o fardamento e não vai pagar mais, então nós estamos completamente a favor do Nova Semente de Graça”, afirmou.

Vereador Zenildo diz que Nova Semente era desorganizado e deixou um rombo na Prefeitura

Vereador Zenildo do Alto do Cocá afirma que até agora o prefeito Miguel Coelho não demitiu ninguém do Nova Semente

Ratificando as medidas adotadas pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), o vereador Zenildo Nunes (PSB), disse em entrevista a este blog, que apesar de reconhecer a importância do Nova Semente, na gestão anterior o mesmo era desorganizado tanto que deixou um rombo nas contas da Prefeitura inviabilizando a continuidade do programa da forma que estava.

“O gestor anterior tirou recursos da saúde, por isso que a saúde andava numa situação muito precária, ninguém marcava uma consulta especializada, não havia parceria com as clínicas terceirizadas, então, realmente tirou muito dinheiro das outras secretarias para manter apenas um programa que era o Nova Semente”, avaliou.

Para Zenildo, as mudanças anunciadas pelo prefeito serão reconhecidas pela população em breve como necessárias a manutenção e continuidade do programa. “Ele está tomando uma decisão certeira para poder continuar com o programa e além de tudo as crianças vão continuar no Nova Semente”.

Demissões

O edil lamentou ainda o fato da gestão passada ter demitido 800 sementeiras no mês de dezembro de 2016 e ter escondido essa informação da população. “Demitiram 800 pessoas na gestão passada e estão querendo jogar nas costas do governo atual. Isso é um absurdo, Miguel não demitiu ninguém até agora, não foi demitido ninguém”, enfatizou.

Prefeito Miguel Coelho detalha reformulação do programa ‘Nova Semente’

Durante a coletiva, o prefeito apresentou todas as receitas e despesas da educação de Petrolina previstas para 2017 e fez um breve cálculo com a previsão do custeio do “Nova Semente”. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na tarde desta quinta-feira (26), o prefeito Miguel Coelho (PSB), apresentou, durante coletiva para imprensa local, os números que cercam o programa “Nova Semente”. Na oportunidade, o chefe do executivo municipal falou sobre a diminuição nos valores fornecidos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aumento de despesas, criação de novas unidades e prioridades na educação municipal.

Para explanação dos valores, Miguel fez um balaço comparando o primeiro ano do programa com os últimos três anos. “Nós fizemos um balanço do primeiro ano e depois nós pegamos os três anos anteriores a 2017 para poder fazer algo não extenso, mas que mostre a realidade mais próxima da gente”.

Ao iniciar sua fala, o prefeito apontou o primeiro detalhe dos valores fornecidos pelo Fundeb. De acordo com os dados apresentados, Petrolina vai ter uma diminuição de mais de R$ 5,5 milhões na receita da educação. Essa queda se deve ao fato da gestão de Lossio não ter cadastrado 1863 crianças no Censo/SIMEC, que é o sistema do Ministério da Educação, em 2016.

“De um ano para outro há uma queda de R$ 5,6 milhões. Esse valor foi por que a antiga gestão esqueceu de informar ao MEC que havia entrado mais 1863 crianças no Nova Semente. Esse lapso, essa falta de informação de poder cadastrar no SIMEC fez Petrolina perder R$ 5.613.219,00 do Fundeb”, afirmou Miguel.

Outro ponto destacado pelo gestor municipal foi o fato da receita do Fundeb, durante a existência do “Nova Semente”, ter aumentado cerca de 100% enquanto a despesa com o programa teve um aumento de 300%.

“Nós temos um aumento de aproximadamente 100% na receita do FUNDEB e uma despesa que começou em R$ 19 milhões e já está em quase R$ 80 milhões, um aumento três vezes maior que a receita. Essa conta já começa a mostrar sinais de dificuldade”, disse.

Receita Nova Semente

A previsão para 2017 é que a prefeitura de Petrolina receba cerca de R$ 151 milhões do Fundeb para a educação. Desse total, cerca de R$ 24 milhões deverá ser destinado para o “Nova Semente”. Porém, da foram que se encontra o programa, a previsão de custo para o Nova Semente é de R$ 79 milhões neste ano.

Além disso, o Fundeb paga o valor máximo de R$ 3.162,00 no ano por criança em uma creche integral. O custo previsto por aluno-ano para o “Nova Semente” em 2017 é de aproximadamente R$ 8 mil. Ou seja, a prefeitura teria que arcar com uma diferença de gasto de mais de R$ 4 mil por aluno-ano.

“Com esses números já é possível perceber o esforço e o sacrifício que teria de ser feito caso fosse para manter como está e como iriamos sacrificar os cofres públicos”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Financiamento da Educação em Petrolina

Durante a coletiva, o prefeito apresentou todas as receitas e despesas da educação de Petrolina previstas para 2017 e fez um breve cálculo com a previsão do custeio do “Nova Semente”. Os cálculos apontaram, primeiramente, uma receita de cerca de R$ 197 milhões. Nas despesas, só com folha de salários na rede municipal de ensino, há um gasto que gira em torno de R$ 118 milhões. E, acrescentando o valor do custo do Nova Semente, de R$ 79,5 milhões, a prefeitura ficaria com um saldo negativo aproximadamente R$ 800 mil.

Em um primeiro momento o déficit pode parecer pequeno quando comparado com a receita municipal na educação, contudo, quando se leva em conta outras despesas como merenda escolar, transporte, reformas, materiais e outras despesas dos 47 mil alunos da rede municipal, o déficit chega próximo a R$ 50 milhões.

“Como você vai manter um programa se você vai prejudicar toda a sua rede de ensino? A gente não poderia tomar essa decisão. Até por uma questão de justiça social, você não pode sacrificar 47 mil alunos em detrimento de poder atender 10 mil. Acho que todos que se preocupam com as crianças concordam com essa conta”.

Aumento desenfreado de unidades

Miguel chamou a atenção dos presentes para o aumento desenfreado do número de prédios do “Nova Semente” no ano de 2016, que foi quando aconteceu a eleição municipal. “Em 2011, o programa começou com 50 unidades do Novas Sementes. Em 2012, aumentou 35; em 2013, aumentou mais 22 unidades. Agora olhem 2014/2015: do ano de 2013 para 2014 aumentou duas unidades; de 2014 para 2015, só acrescentaram mais cinco. Agora no ano da eleição, você sai de 114 para terminar com 180”.

Segundo o prefeito de Petrolina, o ex-gestor esqueceu das crianças da cidade quando tentou prejudicar o início de seu governo com a criação de 30 novas unidades só entre outubro e dezembro, após o resultado das eleições.

“Se esse aumento não foi feito durante a gestão dele, devia ter algum significado, alguma conta dando errada. Se eles não conseguiram abrir tantas Nova Semente como eles alegaram que era o carro chefe da prefeitura, por que eles deixaram para abrir quase que 66 unidades só em ano de eleição? De outubro para dezembro foram 30. Metade dessas novas unidades, foram abertas não para beneficiar o aluno, mas para aumentar o custeio”.

Para explicar como era mantido o programa “Nova Semente”, mesmo com esse déficit, Miguel demonstrou as dívidas encontradas na prefeitura. “Hoje a prefeitura tem uma dívida entre curto e longo prazo, e dívidas não contabilizadas, de R$ 251 milhões. Só na educação há um déficit de mais de R$ 18 milhões do ano passado”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Solução

Miguel anunciou, mesmo diante das dificuldades apresentadas, um aumento de mais de 5 mil novas vagas na rede municipal de ensino. Em 2016 haviam sido ofertadas 47 mil vagas, em 2017, a previsão é que sejam 52 mil. Desse total de 52 mil, 17.407 são crianças da educação infantil, distribuídas entre CMEIs e Nova Semente.

Ainda assim, Petrolina apresenta um déficit de 15 mil crianças que não estão nas escolas. Esse número representa 45% da população de 0 a 5 anos. “Nós precisamos abrir ainda mais vagas”, frisou o prefeito.

O chefe do executivo munipal encontrou mais de 4 mil vagas ociosas no CMEI. “Diante desse cenário todo ainda encontramos 4.108 vagas ociosas no CMEI. A vaga existia, tinha a capacidade de receber o aluno, mas não estava matriculando no CMEI para poder levar para o Nova Semente. Quando você tem um déficit de mais de 15 mil crianças fora da sala de aula, não pode priorizar um programa ou outro, tem que priorizar a criança”.

Miguel afirmou que o pensamento do seu grupo é proteger a essência do Nova Semente, que são as crianças da cidade de Petrolina. “Elas são a essência do programa e elas são nossa prioridade. São elas que nós estamos atendendo”.

Gratuidade

Durante a coletiva, o prefeito anunciou oficialmente a gratuidade do programa ‘Nova Semente’ e declarou o fim das rifas, bingos para manutenção dos alunos nas unidades educacionais.

“A partir de agora, 20 de fevereiro, é de graça. Ninguém deve fazer rifa, bingo, feijoada. Não tem mais aquele negócio do pai não ter dinheiro para pagar e se não pagar o menino sai. A nossa prioridade é a educação das crianças. Independente da chateação que isso possa causar. Nós estamos preservando a essência do programa e as nossas crianças”.

Por fim, declarou também que vai adequar os prédios que estão com déficits de alunos para atender todas as exigências do MEC e garantiu um trabalho sério ao lado dos servidores que compõem a equipe do ‘Nova Semente’.

“Vamos continuar com esses prédios que tem déficits de vagas. É por isso que vamos continuar com mais de 90 prédios do Nova Semente. Vamos adequá-los para que possam atender tudo aquilo que o MEC preconiza. E vamos sim saber trabalhar com todas as sementeiras, merendeiras, coordenadoras, professoras. Da mesma boa vontade que eu tenho para atender essas crianças eu compartilho isso com as sementeiras que querem o bem das crianças”.

Janeiro tem mais arte conta com apresentação de dança nesta quinta-feira

(Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (26), dando sequência a última semana de apresentações, o festival “Janeiro tem mais artes” conta com dois espetáculos no Sesc Petrolina.

A programação começa às 19h com o espetáculo Procura-se um corpo, que retrata diversos brasileiros que exigem que o Governo Federal investigue o paradeiro das vítimas desaparecidas durante o regime militar. Em seguida o público poderá apreciar o espetáculo de dança “Onde Ele Anda é Outro Céu”, da Qualquer um dos 2 Cia de Dança.

Os ingressos custam R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e R$ 2 (comerciários e dependentes).
O Sesc Petrolina fica na Rua Pacífico da Luz, 618, Centro. Outras informações pelo telefone (87) 3866-7474.

Miguel Coelho garante gratuidade do Nova Semente

Prefeito Miguel Coelho explica ajustes no Nova Semente/Foto: Waldiney Passos

A promessa de campanha foi mantida pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), ao anunciar em coletiva na tarde desta quinta-feira (26), em seu gabinete na sede da Prefeitura, a gratuidade aos alunos do programa Nova Semente.

Segundo ele, 91 unidades do programa serão mantidas e haverá a ampliação do número de alunos beneficiados devendo chegar a 10 mil neste ano. No total o município deve aumentar em 5.100 o número de vagas na rede de ensino para 2017.

Na oportunidade o coordenador do Petrape, José Vieira de Souza, entidade responsável pela contratação dos funcionários que trabalham nas creches do Programa Nova Semente da Prefeitura de Petrolina, informou que em dezembro do ano passado 800 sementeiras foram demitidas, portanto na gestão do ex-prefeito Júlio Lossio (PMDB).

Mesmo assim, haverá necessidade de reduzir ainda mais o quadro sem prejudicar os alunos do programa. “A essência do Nova Semente são os alunos”,  afirmou Miguel.

A matéria completa você confere daqui a pouco.

Presidente da Compesa fala sobre atuação da Compesa em Petrolina e das melhorias promovidas pela companhia

Tavares afirmou que Petrolina pode ser a melhor cidade do Norte-Nordeste em relação a saneamento básico. (Foto: Internet)

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, falou, durante entrevista, nesta quinta-feira (26), ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal, sobre diversos aspectos que rodeiam a companhia em Petrolina (PE).

Segundo Tavares, uma licitação foi aberta para que os bairros Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e outros que ficam nas proximidades não encontrem mais problemas no abastecimento e no tratamento das águas que chegam a essas comunidades.

“Lançamos, durante a vinda do Governador a cidade, uma licitação importante, que foi um dos primeiros pleitos do prefeito Miguel para que a gente pudesse resolver o problema de um sistema que não foi construído pela Compesa, mas que agora a Compesa vai entrar com a solução nos bairros do Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas. Vamos investir R$ 1,4 mi só nessa obra para que esse problema seja resolvido”.

Tratamento da água

Outra questão levantada pelo presidente foi a respeito do tratamento adequado das águas na cidade. De acordo com Tavares, a empresa acompanha “rigorosamente esses relatórios” que mostram a realidade da qualidade da água em Petrolina. Ainda segundo o presidente da companhia, “toda a rede construída pela Compesa e que é operada pela empresa é 100% tratada e sempre se encontra dentro dos padrões estabelecidos”.

Ligações Clandestinas

Grande parte da população petrolinense tem se preocupado com as ligações clandestinas que acabam jogando esgotos no rio São Francisco e poluindo o meio-ambiente local. O presidente da companhia afirmou que fez um levantamento dessa ligações clandestinas e não encontrou nenhuma que pertencesse à Compesa. Ele alertou que as redes vêm de residências, comércios e até condomínios da cidade.

“Nós percorremos o rio procurando os locais de lançamento de esgoto. Caso fosse em nossa rede, a gente teria a obrigação imediata de concertar. Mas verificamos que há várias ligações clandestinas de casa, comércio, condomínios e entregamos o relatório para a prefeitura. Onde houver o corte dessas ligações, nós vamos oferecer ao local que estava com ligação clandestina a possibilidade de ser feita a ligação regular na nossa rede”.

Investimentos

Tavares aproveitou para citar os investimentos feitos pela companhia na cidade, o que ainda pode ser investido e das melhorias que estão sendo implantadas no município. Segundo ele, Petrolina tem a capacidade de ser a melhor cidade do Norte-Nordeste em relação a saneamento básico.

“Nós investimos em Petrolina R$ 150 mi nos últimos anos. Não tem como fazer um investimento dessa magnitude e não melhorar o serviço, apesar de que Petrolina é uma cidade muito pujante, que cresce muito, é um polo regional. Os investimentos precisam continuar. Nós temos conversado com o prefeito Miguel, por que ele quer estabelecer uma rotina de parceria para que a gente mantenha esse volume de investimentos para que Petrolina possa ficar tranquila com a infraestrutura oferecida pela Compesa. Petrolina tem todas as condições de ser a melhor cidade, em saneamento, do Norte-Nordeste e centro-oeste”.

 

Após vistoria na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, Polícia Militar apreende celulares, drogas e armas

(Foto: Divulgação/5º BPM)

No início da manhã desta quinta-feira (26), os detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, foram surpreendidos por uma vistoria realizada por Agentes Penitenciários e Policiais Militares do 5°BPM. A revista aconteceu no módulo do regime semiaberto.

Durante a apreensão foram localizados 171 materiais ilícitos e drogas que foram encaminhados para o setor de segurança para medidas de praxe.  Não há previsão de quando será feita uma revista no regime fechado.

Veja a lista de itens apreendidos:

37 – barrotes;
11 – eixos de ventilador (para confecção de chunchos);
01 – balança artesanal;
29 – aparelhos de telefonia celular;
01 – faca industrial;
23 – chunchos;
12 – baterias de celular;
22 – carregadores;
19 – fones de ouvido;
16 – chips;
4.6 g de uma substância sintética supostamente cocaína, divididos em papelotes;
62.7 g de uma substância vegetal supostamente maconha, divididos em papelotes;

Artigo: Educar para transformar

(Foto: Internet)

A educação é um direito fundamental que assegura o entendimento e o cumprimento dos demais direitos em uma sociedade. Além disso, é o principal ponto de partida para a mudança no desenvolvimento e crescimento de qualquer país, estado ou município.

Em um artigo enviado ao blog Waldiney Passos, a professora Drª. Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, diretora da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), de Petrolina e Juazeiro, trata da importância da educação no processo de transformação do país.

Confira

A sociedade brasileira contemporânea vive momentos especialmente desafiadores, enfrentando graves crises política, econômica, social e, sobretudo, ética e moral. Evidentemente, as soluções exigem respostas complexas, variadas, e corajosas o suficiente, para enfrentar e desconstruir as estruturas arcaicas e corrompidas de poder, que teimam em perpetuar-se no País, impedindo que o século XXI, de fato e de direito, alcance o Brasil.

De toda forma, para que isso aconteça, o educar é fundamental, seja no sentido estrito, formal da escola e da faculdade, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, seja no sentido amplo, através de todos os processos diários da existência humana, especialmente através da família e do trabalho. Enfim,é essencial educar para transformar.

Autora: Profª. Drª. Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão Soares, diretora da FTC – Petrolina e Juazeiro