AMMPLA realiza operação para coibir abuso sonoro em Petrolina

A ação contou com duas viaturas, seis motos, oito agentes e dois Policiais Militares. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de coibir a prática de som alto nos bairros de Petrolina (PE), foi realizada, neste final de semana, a ‘Operação Sossego nos Bairros’. A ideia surgiu após denúncias feitas pela população através da ouvidoria da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA).

Desta vez a fiscalização aconteceu nos bairros Areia Branca e José e Maria. A ação contou com duas viaturas, seis motos, oito agentes e dois Policiais Militares. Segundo o gerente de trânsito, Daniel Duarte, foram realizadas notificações de veículos, além do trabalho de conscientização.

“Essa operação vai ser realizada continuamente. Nosso objetivo é levar a conscientização para a população e cumprir a Lei que garante o sossego das pessoas. Som automotivo é proibido por Lei e nós vamos intensificar a fiscalização tanto nos bairros quanto no centro da cidade”, destacou.

A população pode fazer as denúncias na ouvidoria da AMMPLA, através do número 156.

UPAE/IMIP de Petrolina promove “Janeiro roxo” e faz alertas sobre Hanseníase

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE/IMIP) de Petrolina está promovendo a campanha “Janeiro roxo”, que busca conscientizar a população sobre a hanseníase (popularmente conhecida como lepra), já que é uma doença cercada por preconceitos e que acaba excluindo os portadores da patologia.

Com o objetivo de desmitificar o assunto, o dermatologista da  de Petrolina, Dr. Elson Marques, aproveita a data para levar esclarecimentos à população, ressaltando as principais questões ligadas à hanseníase.

“Para começar podemos dizer que o diagnóstico da hanseníase pode ser feito de forma clínica, sem precisar de outros exames. O tratamento é realizado na atenção básica com medicamentos via oral, de forma gratuita, e deve ser procurado na fase inicial da doença, pois a hanseníase tem cura, mas se não for tratada adequadamente pode apresentar complicações, levando a sérias incapacidades físicas”, ressalta.

De acordo com o profissional, a transmissão se dá pelas secreções das vias aéreas superiores, bem como por gotículas de saliva, e não através do contato pele a pele. “Também é importante frisar que o paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a hanseníase”, garante.

Quanto ao quadro de saúde, o médico ressalta que “embora a hanseníase atinja basicamente a região cutânea, também pode afetar os nervos periféricos, os olhos e, eventualmente, alguns outros órgãos”. O período de incubação pode durar de seis meses a seis anos, sendo que a maioria das pessoas que entra em contato com os bacilos transmissores não desenvolve a doença.

LEIA MAIS

Paulo Valgueiro é escolhido como líder da oposição na Câmara Municipal de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Após reunião realizada neste final de semana, o vereador Paulo Valgueiro (PMDB) foi escolhido para ser o líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Petrolina (PE). O vice-líder ainda não foi definido.

Contudo, o parlamentar havia informado que até o dia 30 deste mês os nomes do líder e o vice-líder do grupo seriam divulgados. Até lá o grupo deve se reunir para anunciar o nome da vice liderança.

 

Segundo ensaio aberto de “Sentimentos Gis” acontece nesta terça no Teatro Dona Amélia

(Foto: Divulgação)

O bailarino Cleybson Lima continua o processo do seu primeiro solo, o Sentimentos Gis, e mais uma vez abre espaço para contribuições do público em um ensaio aberto. A apresentação acontece amanhã, terça (24), no Teatro Dona Amélia, às 20h, dentro da programação do projeto Janeiro Tem Mais Arte.

A proposta do bailarino é pesquisar um corpo cênico a partir das discussões de gênero, tendo como mote a figura da travesti/transexual. Os ensaios abertos funcionam como um espaço para que o artista, durante o seu processo de criação de cenas e coreografias, possa experimentar suas ideias junto com o público e ter um retorno do que está funcionando. Essa ação integra o projeto de montagem do solo, financiado pela FUNARTE, através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

LEIA MAIS

Homem é preso após invadir igreja na Vila Eduardo, em Petrolina

Um homem foi preso na tarde deste domingo (22) após arrombar e invadir a Igreja Batista de Surdos e Mudos, localizada no bairro Vila Eduardo, em Petrolina (PE). De acordo com informações do 5º BPM, o suspeito arrombou a porta de acesso à área interna do templo religioso, caiu do muro da instituição e levou um choque na cerca elétrica do prédio.

O acusado foi detido por populares que presenciaram a ação. A equipe policial foi até o local e efetuou a prisão do indivíduo. O suspeito foi encaminhado até a 1ª DPC onde foi entregue ao delegado de plantão.

Facape abre Inscrições para novo processo seletivo de professor substituto

(Foto: Internet)

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está ofertando três novas vagas para contratação, temporária, de professores nas áreas de Tecnologia da Informação, Serviço Social e Direito. As inscrições para o processo seletivo começam nesta segunda-feira (23) e seguem até o dia 27 de janeiro, através do site da Facape.  O candidato deverá preencher a ficha indicada no site da instituição e pagar uma taxa de R$ 100,00.

Após período de inscrição e pagamento do boleto o candidato deverá entregar a documentação exigida no edital até o dia 31 de janeiro, no período de 08h às 12h e 14h às 19h na Central de Atendimento ao Discente – CAD.

LEIA MAIS

Mosquito ‘tímido’ traz a febre amarela

(Foto: Internet)

Vistos como vilões no recente surto de febre amarela que atinge o País, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, principais transmissores da versão silvestre da doença, também têm um lado “mocinho”. Acostumados a viver nas copas das árvores e a botar seus ovos em criadouros naturais, sua presença em determinada área costuma indicar grande preservação ambiental. São ainda considerados “tímidos”, pela “pouca agressividade” com que atacam seus alvos, e belos, por causa de sua coloração cintilante.

“Tanto o Haemagogus quanto o Sabethes são indicadores de qualidade ambiental porque precisam de locais com grande cobertura vegetal e presença de primatas, o que pressupõe uma área bem preservada”, afirma Joaquim Pinto Nunes Neto, pesquisador em saúde pública do Instituto Evandro Chagas.

As fêmeas dos mosquitos desses gêneros costumam depositar seus ovos em buracos e ocos de árvores ou em orifícios de bambus. A água necessária para a eclosão do ovo deve ser limpa, mas pode conter matéria orgânica, como restos de folhas.

Depois de dois dias de maturação dos ovos, bastam dez minutos de contato com a água para que se transformem em larvas. A partir daí, são necessários cerca de sete dias para que a larva se desenvolva, passe pela etapa de pupa e finalmente atinja a idade adulta, que dura, em média, um mês. Para que o mosquito passe a transmitir a doença, porém, ele precisa picar um animal doente.

LEIA MAIS

“Seria interessante o vereador dizer os nomes dos secretários propineiros”, afirmou Paulo Valgueiro sobre declaração de Ronaldo Silva

Valgueiro pede que Ronaldo Silva aponte os secretários que recebiam propina no governo de Lossio. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Após a declaração do vereador Ronaldo Silva (PSDB), na qual afirmou que existiam secretários propineiros no governo do ex-prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lossio, o vereador Paulo Valgueiro (PMDB), que faz parte do grupo político de Lossio, pediu para que Ronaldo apontasse os secretários que teriam solicitado propinas como meio para que empresários pudessem estabelecer seus negócios na cidade.

“Eu provoquei o vereador para dizer quem eram os secretários propineiros. É preciso que a sociedade tome ciência. Então seria interessante que o vereador dissesse os nomes dos secretários. Hoje na atual gestão tem mais pessoas da gestão Júlio do que teria na gestão de Edinaldo. De repente quem recebeu a propina pode estar no atual governo e o prefeito nem sabe”.

Liderança da oposição

Sobre a liderança do grupo de oposição na Câmara de Vereadores de Petrolina, o vereador afirmou que todos têm se reunido para apreciar os nomes e que até o dia 30 deste mês o líder seria anunciado,

“A gente vai definir até o dia 30 de janeiro essa questão. Estamos nos reunindo, conversando e temos bons nomes sendo apreciados”.

Estudante de Medicina da Univasf que sofreu acidente faleceu neste domingo

(Foto: Facebook)

A estudante de Medicina Fabiana Araújo Miranda, que sofreu um grave acidente na cidade de Tanquinho, próximo a Feira de Santana (BA), veio a óbito neste domingo (22) em um hospital da cidade.

A jovem estava cursando Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estava vindo, juntamente com seus pais, para sua festa formatura, quando aconteceu o acidente. A mãe da estudante havia falecido no momento da colisão.

Neto espanca avó na Vila Eduardo, em Petrolina; Idosa está em estado grave no HU

Na noite deste sábado (21), a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma ocorrência de violência doméstica contra mulher no bairro Vila Eduardo, em Petrolina (PE). Ao chegar no local, os policiais encontraram uma senhora de 60 anos gravemente ferida. A idosa havia sido vítima de agressões de seu neto, que, segundo relatos, é usuário de drogas.

O acusado teria espancado a avó com socos na cabeça e nas costas. A idosa chegou a cair no chão desmaiada, devido a gravidade dos golpes. Porém, o suspeito não cessou as agressões e continuou a espancar a senhora com chutes e socos, principalmente na cabeça da vítima.

Após a ação, o acusado fugiu do local. Contudo, a equipe policial conseguiu localizá-lo, no bairro Areia Branca, e realizar a prisão em flagrante. O jovem confessou o crime e foi conduzido à 1ª DPC.

Devido a demora do SAMU e a gravidade das lesões sofridas pela idosa, os policiais socorreram a vítima até o Hospital Universitário (HU) de Petrolina. A senhora está internada em estado grave.

Caso Beatriz: Novo protesto percorre as ruas de Juazeiro e Petrolina clamando por justiça

(Foto: Divulgação)

Neste sábado (21) um “buzinaço” lembrou a sociedade que o caso de Beatriz Angélica continua sem desfecho. O ato uniu familiares, amigos e o grupo de Caminhoneiros Verdureiros do Vale do São Francisco, todos em busca de justiça.

(Foto: Divulgação)

A carreata percorreu ruas de Juazeiro e encerrou em Petrolina, no colégio Maria Auxiliadora, onde o crime aconteceu. Os manifestantes deixaram faixas presas ao muro do colégio, cobrando a solução do crime as autoridades.

O crime que tirou a vida de Beatriz, aconteceu no dia 10 dezembro de 2015 e até agora ninguém foi preso.

(Foto: Divulgação)

Cultura: Edição de hoje da mostra “Vai ter Luta” exibe “O dia que durou 21 anos”, neste sábado

(Cartaz: Internet)

A parceria  entre o grupo de rappers P1 Rappers e o espaço Janela 353, continua com a mostra “Vai ter luta” e neste sábado (21) exibe o documentário “O dia que durou 21 anos”.  A mostra conta com uma série de filmes e debates sobre o engajamento social, censura e manipulação da mídia e juventude.

O dia que durou 21 anos, é um documentário que mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. Depois da exibição acontece uma discussão entre os espectadores, com um mediador.

O evento acontece neste sábado (21), às 18h, no Espaço Janela 353 (1º andar  – Café de Bule – Petrolina)

 

Taxistas de Petrolina apresentam demandas ao diretor da AMMPLA

(Foto: Divulgação/Ascom)

Na manhã de sexta-feira (20) o presidente do sindicato dos taxistas do município esteve em reunião com o diretor da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina. Em pauta na reunião estava demandas voltadas para fiscalização e projetos.

No encontro o presidente do sindicato dos taxistas, Jailson Santos discutiu com Geraldo Miranda gestor da AMMPLA, sobre projeto de cobertura de pontos, clandestinidade, fiscalização e sinalização. Outro ponto importante da reunião, foi sobre a chegar do Uber a cidade, existem especulações sobre a chegada do serviço desde o início de 2016.

” Já estivemos reunidos com o prefeito Miguel Coelho, que já sinalizou o apoio a categoria. Estamos animados. Vamos trabalhar para conseguir cobertura, sinalização e a conscientização para que cada seguimento respeite o seu espaço”, afirmou Jailson Santos.

 

Prefeitura de Petrolina divulga balanço da Operação de Ordenamento Público

(Foto: Divulgação/Ascom)

Entre os dias 18 e 20 deste mês, uma força tarefa concluiu a primeira Operação de Ordenamento Público de 2017, em Petrolina. Os alvos principais foram construções irregulares e a desocupação de áreas públicas.

A operação contou com o apoio de 1 retroescavadeira, 1 caminhão caçamba, 6 servidores da secretaria, além de 2 fiscais de postura, 12 guardas municipais percorreram 5 bairros da cidade durante os 3 dias de serviço.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Petrolina, Inspetor Luiz Diniz, as ocupações são ilegais e contra o Código de Postura do Município.

“A nossa Guarda Municipal está pronta para coibir esse tipo de conduta que fere o Código de Postura do município. A população precisa ter consciência de não invadir áreas públicas já que isso prejudica o desenvolvimento da cidade”, ressalta Luiz Diniz.

A operação aconteceu no Residencial Novo Tempo e no bairro Parque São Gonçalo e demoliu construções irregulares, eliminando invasões na área verde e nas proximidades da lagoa de estabilização de esgoto.

 

Vereadores do grupo de oposição divulgam nota sobre o posicionamento durante votação, em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O trio que faz parte da oposição e que votou contra os sete Projetos de Lei apresentados na última Sessão Extraordinária, na quinta-feira (19), emitiu uma nota para esclarecer e justificar seus votos. Em nota a Vereadora Cristina Costa (PT) e os Vereadores Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro (PMDB), justificaram a atitude.

Veja na íntegra:

“Em atenção à sociedade petrolinense, apresentam a síntese dos motivos que os levaram a votar contrariamente aos sete Projetos de Lei de autoria do poder executivo, apreciados na Sessão Extraordinária ocorrida nesta quinta-feira, 19 de janeiro.

Acerca do PL 002/2017, que dispõe sobre a organização básica da administração direta, cabe ressaltar uma melhora significativa em seu teor e redação, quando comparado ao PL 001/2017 que deu início à Reforma Administrativa, todavia, este segundo projeto também possui inconsistências que poderão acarretar males futuros à Administração Municipal.

O Projeto de Lei mencionado, nos termos de seu próprio artigo 4º, alíneas “a” e “b”, diz que o modelo de gestão adotado buscará ter “seu desempenho administrativo, financeiro e institucional avaliados permanentemente” a partir das diretrizes da “economicidade dos recursos” e da “racionalização dos custos”, mas não é isso o que se observa no conjunto do Projeto. Embora tenha extinguido vários cargos, dando a impressão equivocada de redução de gastos, o Executivo criou muitos outros, fato que irá impactar de sobremaneira a folha de pagamento municipal.

Faltou ao projeto em questão, clareza na distribuição dos cargos que irão fazer parte de cada órgão, o Poder Executivo cria as Assessorias Técnicas e não discrimina se será assessoria técnica I, II ou III. Da mesma forma, cria as Secretarias Executivas estipulando apenas o seu número total, sem discriminar quantas serão criadas em cada secretaria da estrutura municipal.

O PL não apresenta inovações na busca da valorização da carreira dos servidores, inversamente a isso, supervaloriza cargos comissionados do primeiro escalão do Governo em detrimento de cargos de complexas atribuições, como é o caso do cargo Gestor do Programa Nova Semente, que terá como uma das funções gerir 180 unidades da Nova Semente com a contrapartida de uma representação desvalorizada.

No que se refere à distribuição das competências, algumas delas empobreceram a atuação das Secretarias, a exemplo das competências destinadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, que não contemplou no seu rol nenhuma competência em relação ao Meio Ambiente.

Sobre o PL 003/2017, que dispõe sobre a organização básica da agência Municipal do Empreendedor – AGE, reduzem-se drasticamente seus cargos, que a partir da sanção do projeto funcionará apenas com 04 cargos, ato que afetará a efetiva prestação dos serviços nesta agência.

Na oportunidade faz-se importante ressaltar que os Vereadores acima mencionados, que compõem a bancada da oposição na Casa Plínio Amorim, têm feito uma oposição com coerência e responsabilidade e tem total interesse em qualificar o debate, trazer melhorias para a cidade e buscar de forma harmoniosa interagir e contribuir com o Poder Municipal”.