Prefeitura de Petrolina emite nota sobre a paralisação dos servidores municipais na próxima quarta (22)

(Foto: Arquivo)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), anunciou na última sexta-feira (17), uma paralisação por 24h, na próxima quarta-feira (22). O grupo alegou a falta de diálogo com a Prefeitura de Petrolina.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina, emitiu uma nota esclarecendo as questões sobre a negociação com o Sindsemp.

Veja a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Petrolina, cumprindo cronograma previamente acordado em reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina, ratifica agendamento para segunda quinzena de fevereiro, a ocorrer na próxima terça-feira (21), para tratar das demandas da categoria.
A Prefeitura reforça que preza pelo respeito por todas as categorias e que sempre estará aberta ao diálogo”.

Mulher é vítima de feminicídio no N-7, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Uma mulher de 25 anos, foi assassinada com golpes de faca, no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, N-7, em Petrolina. O crime aconteceu nesta sexta-feira (17) e foi motivado por ciúmes.

Segundo informações da polícia, o corpo de uma mulher foi localizado no interior de uma residência, no N-7. A mulher teria sido vítima de golpes de faca, e de imediato uma busca foi feita na região e os policiais encontraram um homem de 25 anos, que confessou ter cometido o crime. O assassino estava com um frasco contento veneno e disse ter tentado cometer suicídio, por estar arrependido, e que o crime aconteceu porque ele teria sido traído pela vítima.

O acusado foi preso e encaminhado ao Hospital Universitário de Petrolina e em seguida conduzido para a Delegacia de Polícia Civil.

Sinpol avalia de maneira negativa a troca de comandos das policias de Pernambuco

(Foto: Facebook SINPOL)

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), emitiu uma nota sobre o anuncio feito pelo o governo de Pernambuco, na manhã de sexta-feira (17), sobre a alteração dos comandos das policias do estado.

Veja a nota na íntegra:

Obviamente a medida é uma tentativa de dar resposta à sociedade pernambucana, cada vez mais acuada pela violência que bate recorde e supera números de países em guerra. Contudo, se não forem realizados investimentos que garantam efetivo suficiente e condições mínimas de trabalho às forças policiais, será impossível conter essa onda de criminalidade.

A Polícia Civil, por exemplo, responsável por investigar os crimes cometidos, tem trabalhado com apenas 50% do efetivo que seria necessário para atender dignamente a população, o mesmo quadro quantitativo de 30 anos atrás. Como se a realidade não fosse tragicamente suficiente, faltam coletes à prova de balas, armamento, viaturas, gasolina para empreender diligências, papel para imprimir boletins de ocorrência e até mesmo limpeza nas delegacias, já que os funcionários terceirizados responsáveis pelos serviços gerais das unidades não recebem salário há 7 (sete) meses. Além disso, muito desses locais estão com estruturas comprometidas.

Temos alertado há cerca de dois anos, enquanto entidade sindical representante dos Policiais Civis de Pernambuco, que o Pacto Pela Vida precisava ser revisto, que se fazia necessário voltar às origens. Não por coincidência, o período de maior sucesso na obtenção de resultados com o programa foi justamente durante seu início, quando as Polícias receberam reforço de efetivo e estrutura para agirem. Precisamos, na verdade, de vontade para que o problema da violência seja resolvido aqui. Não tem segredo, a política de segurança pública neste estado deu certo enquanto houve investimento na área. Não adianta trocar o comando quando toda a estrutura está sucateada. Repito, só com investimentos que garantam reforço de efetivo e condições mínimas de trabalho conseguiremos reverter a situação caótica em que se encontra a segurança pública do estado”.

Mãe busca ajuda para tratamento de filha adolescente

(Foto: Arquivo Pessoal/Edilma Lituania)

O blog recebeu nesta semana, a visita de Edilma Lituania Soares, uma mãe que percorre Juazeiro e Petrolina, em busca de ajuda financeira, para custear o tratamento de sua filha de 18 anos.

Edilma é mãe de Jessica Santos Lima, que foi diagnosticada, aos 17 anos, como portadora de Miastenia Grave. A prefeitura de Juazeiro fornece transporte a acomodação, para mãe e filha durante o tratamento, que acontece em Salvador, entretanto, alguns medicamentos precisam ser comprados pela família, que não tem condições financeiras para adquirir sempre a medicação.

A família trabalha com reciclagem e precisa de ajuda, para custear a medicação de Jessica e o os gastos com transporte e alimentação, em Salvador.

Para quem deseja ajudar, basta entrar em contato com Edilma, através do telefone (74) 9117 6159 (Whatsapp). Depósito poderá ser feito na conta do pai da adolescente Valdemir Francisco Costa Reis:  Agência Nº 0812 OP- 013 / Conta 121087-0

Fugitivo da penitenciária de Petrolina é preso em Salgueiro acusado de estuprar e roubar uma adolescente

(Foto: Ilustração)

Durante a manhã de sexta-feira (17), um homem de 43 anos, foi preso acusado de estuprar e roubar uma adolescente no bairro do Imperador, em Salgueiro.

Segundo informações da polícia, o acusado foi reconhecido pela vítima depois de pesquisas no sistema de informação da polícia, onde foi possível identificar e verificar que ele é um fugitivo da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes.

Ainda segundo a polícia, o criminoso não retornou da saída temporária do regime semiaberto. Ele responde por crimes de homicídio, tentativa de homicídio, roubo, tráfico e estupro. Inclusive a prisão por estupro, teria acontecido no mesmo bairro em 2012, em Salgueiro, onde chegou a lesionar a mandíbula da vítima.

O acusado será foi apresentado ao Plantão Judiciário de Serra Talhada.

Detran-PE: Serviços estão sendo prestados, apesar da greve dos servidores

(Foto: Ilustrativa/Internet)

Com uma greve por tempo indeterminado, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou, no início da tarde desta sexta-feira (17), que serviços estão sendo prestados aos clientes, apesar da greve dos servidores, deflagrada na segunda-feira (13).

Segundo informações, motoristas podem contar com entrega de documentos, captura de imagens, além de obter informações. Ainda segundo o Detran-PE, também estão disponíveis a realização de exames teóricos e práticos já agendados. Nas Circunscrições Regionais de Trânsito do interior (Ciretrans), os serviços funcionam parcialmente.

Um dia depois da determinação de volta ao trabalho, o Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou que vai à Justiça, para contestar a decisão do Judiciário.

Com informações do G1

Prefeitura busca parceria com o Sest/Senat para melhorar segurança no trânsito de Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta sexta-feira (17), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, esteve em reunião com os coordenadores e o diretor regional do Sest/Senat, Simão Durando. O encontro teve por objetivo discutir parcerias e projetos voltados para a educação e segurança no trânsito do município.

Durante a reunião, esteve em pauta a redução de acidentes envolvendo motociclistas e foi apresentado um projeto do Sest/Senat para orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre boa convivência e educação no trânsito, além de uma proposta para capacitar os servidores municipais.

A reunião contou ainda com a participação do diretor da Ammpla, Geraldo Miranda, e as secretárias Maéve Melo (Educação), Kátia Carvalho (Desenvolvimento Social) e Lucivane Lima (Gestão Administrativa).

FGTS: Caixa Econômica abrirá aos sábados para esclarecer dúvidas em Petrolina

(Foto: Internet)

Neste sábado (18) a Caixa Econômica Federal em Petrolina, terá um atendimento especial, das 9h às 15h, a agência vai esclarecer dúvidas sobre o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com o gerente-geral da Caixa Econômica Federal em Petrolina, Rômero Lacerda, serão realizados atendimentos aos sábados para atender os clientes que têm dúvidas acerca do benefício.

“Contas inativas são todas as contas que tiveram sua data final de rescisão de contrato de trabalho em 31 de dezembro de 2015. Tem direito todas as pessoas que foram demitidas sem justa causa ou que pediram demissão”, explica.

Segundo o gerente, quem é correntista da conta poupança, os créditos serão realizados automaticamente em suas contas. Já para quem tem conta-corrente ou conta conjunta deve acessar o site e optar pela conta que pretende receber o valor.

A consulta do saldo residual das contas inativas pode ser solicitada pelo site da Caixa ou pelo número 0800 726 2017. O cliente que fez a consulta no site e não conseguir identificar a conta inativa e entende que trabalhou no período que teria direito, deve comparecer a agência munido de RG, CPF e do Termo de Rescisão de Trabalho.

Com informações do G1

Servidores municipais anunciam paralisação de 24h na próxima quarta (22) em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta sexta-feira (17), durante Assembleia Geral Extraordinária, o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), votaram e por unanimidade uma paralisação por 24h, será feita na próxima quarta-feira (22).

O grupo afirmou, através de nota, que várias tentativas, foram feitas para agendar uma reunião com o prefeito Miguel Coelho e com a secretária de gestão administrativa, Lucivane Lima, mas que o grupo não obteve sucesso e optaram pela paralisação dos servidores.

A paralisação será na próxima quarta-feira (22), a partir das 8h, em frente à Prefeitura Municipal de Petrolina

Agenda Cultural: confira a programação deste final de semana

Sexta-feira 17/02

(Cartaz Divulgação)

  • O espetáculo de dança, Sentimentos Gis, o solo do bailarino Cleybson Lima, será apresentado nesta sexta, sábado e domingo, às 19h, no Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina/PE.

    (Cartaz Divulgação)

  • Depois da apresentação do espetáculo de dança, Sentimentos Gis, será iniciado, a continuação do ‘Movimentos em TRANSito’, nesta sexta (17), e conta com a presença de Antônio Carvalho e Alzyr Saadher, todo com mediação de Adriano Alves, em um debate sobre políticas e questões de Gêneros. O evento acontece às 19h, no Teatro Dona Amélia no Sesc Petrolina/PE.

Sábado (18/02)

  • Nakebrada 5ª edição: P1 Rappers promove mais uma edição do evento que conta com a participação do grupo Dubaia e Rua 16, além do DJ Werson. O evento começa às 18h, no bairro Kidé, no espaço Naenda – Núcleo de Arte e Educação Nego d’água, em Juazeiro/BA.

    (Cartaz Divulgação)

  • 9ª prévia de carnaval do Baque Opará “Uma ciranda de Cores 2017”, concentração, às 16h,  Café de Bule com cortejo se dirigindo a Praça 21 de setembro, às 18h.

    (Cartaz Divulgação)

  • O grupo Pedro Duarte e Orquestra Metais de Ouro são atrações da 1ª prévia do carnaval 2017 do bloco Os Que Ficaram, a partir das 22h, na sede da Sociedade 21 de Setembro em Petrolina/PE.

    (Foto: Cartaz Divulgação)

Licenciamento de veículos com placa final 5 e 6 termina nesta sexta

(Foto: Internet)

O prazo para pagamento do licenciamento 2017 composto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – cota única ou 1ª parcela -, taxa de bombeiro, licenciamento e seguro obrigatório, para condutores dos veículos registrados em Pernambuco, com final de placa 5 e 6, termina nesta sexta-feira (17).

A impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) só acontece após a quitação desses valores e possíveis multas, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade.

O condutor que andar sem o CRLV 2017, após o prazo estabelecido pelo Detran-PE, terá o veículo removido para depósito, além de receber uma multa no valor de R$ 293,47, e ter que arcar com as taxas para a liberação do mesmo. Quem fizer o pagamento do IPVA em cota única terá um desconto de 7% sobre o valor desse imposto.

Quanto à entrega, são duas formas de recebimento, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 16,87 e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site, onde é possível escolher o posto de atendimento. Os boletos de pagamento já foram enviados para o endereço dos proprietários pelos Correios, mas quem não recebeu por algum motivo ou desejar emitir a guia sem a taxa de postagem pode acessar o mesmo no site do Órgão.

Com informações do FolhaPE

Pernambuco: municípios podem perder R$ 1 bilhão do FEM, segundo oposição da Alepe

(Foto: Internet)

De acordo com levantamento realizado pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre os repasses do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), os municípios pernambucanos deixaram de receber cerca de R$ 1 bilhão do programa.

O FEM foi lançado em 2013 como carro-chefe do governo do PSB e deveria ter disponibilizado para as prefeituras do Estado um total de R$ 1,34 bilhão. Contudo, sob o comando do governo Paulo Câmara as edições de 2016 e 2017 sequer chegaram a ser lançadas.

“Do FEM 2015, o último lançado pelo Governo, apenas 3,5% foram efetivamente repassados aos municípios pernambucanos, sendo pagos R$ 9,3 milhões de um total anunciado de R$ 263,2 milhões”, detalhou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Alepe.

Hoje, há um saldo em aberto no FEM de R$ 436,3 milhões, que somado às edições de 2016 e 2017 do programa (R$ 607,4 milhões) que deixaram de ser lançadas, eleva para R$ 1 bilhão o total de recursos que as administrações municipais deixaram de receber.

LEIA MAIS

Mulher cai em canal de irrigação e morre no N-6, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Nesta quinta-feira (16), uma mulher de 25 anos, morreu afogada em um canal no N-6, no Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

Segundo informações, a mulher caiu no canal e desapareceu, o corpo foi encontrado durante a noite e o Instituto de Medicina Legal (IML), esteve no local para recolher o corpo, que já foi liberado para o velório.

Vice-prefeita de Petrolina participa de evento da Compesa e reforça parceria

(Foto: ASCOM)

A vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela, esteve no encontro ‘Compesa e Parceiros Socioambientais’, que reuniu secretários municipais, líderes comunitários, representantes de empresas, órgãos governamentais e entidades do Terceiro Seto. O evento aconteceu em Petrolina e serviu para reforçar a parceria entre prefeitura e Compesa

Durante o encontro, a vice-prefeita conheceu projetos socioambientais da empresa em Pernambuco, especialmente para Petrolina. “Pudemos ficar por dentro do que está sendo feito para melhorar o esgotamento sanitário e o abastecimento de água para a população. Seguimos nessa linha, juntando forças para melhorar a vida do nosso povo. E nossa parceria com a Compesa tem dado muito resultado”, avaliou.

Aero Cruz solicita instalação de Patrulha Escolar em Petrolina

Aero Cruz quer que Guarda Municipal assuma a patrulha nas escolas em Petrolina/Foto: Waldiney Passos

A solicitação do vereador foi apresentada na sessão desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Petrolina, através de requerimento verbal tendo como justificativa o resultado de uma reunião  com o Delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Lamartine Fontes.

Segundo Aero Cruz (PSB), ao discutirem o crescimento da violência em Petrolina  surgiu a ideia de requerer a criação de uma Patrulha Escolar comandada pela Guarda Municipal.

“Eu conversava com o delegado e ele falava do contingente de policiais, se a gente tem aqui na nossa cidade, se a gente consegue colocar uma Patrulha Escolar pela Guarda Municipal para que ela possa tomar conta de todas as escolas, a gente tem como pegar alguns policiais, algumas viaturas da Polícia Militar para que possa fazer mais rondas aqui na nossa cidade”, justificou.

Aero Cruz informou que pretende regulamentar a Patrulha Escolar através de um Projeto de Lei e espera contar com o apoio de todos “para que a gente tenha com a Guarda Municipal fazendo o seu trabalho nas escolas de Petrolina”.