Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da Pfizer

O Ministério da Saúde informou, hoje (26), que recebeu mais 2 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. O carregamento foi entregue no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a pasta, das mais de 287 milhões de doses distribuídas aos estados, 75,9 milhões são da Pfizer.

De acordo com o vacinômetro do ministério, 229 milhões de doses foram aplicadas em todo o país, sendo que 143,9 milhões foram destinadas para aplicação da primeira dose e 85,2 milhões são de segunda dose ou única.

LEIA MAIS

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em junho

(Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

Trabalhadores informais nascidos em junho recebem hoje (26) a sexta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

LEIA MAIS

Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta sexta-feira (24) a inclusão de profissionais da saúde no grupo de pessoas que receberão uma dose de reforço da vacina contra a covid-19. A nova aplicação deverá ocorrer a partir de seis meses da imunização completa dessas pessoas. 

“Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a Pfizer, a partir de seis meses após a imunização completa. Essa já é a maior campanha de vacinação da história do Brasil”, postou em suas redes sociais.

A orientação da pasta já valia para idosos acima dos 70 anos e imunossuprimidos (pessoas transplantadas, com câncer e outros tipos de doenças graves). Na dose de reforço, a recomendação é usar a vacina da Pfizer-BioNTech ou, na falta deste, os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen.

Sergipe: Garçom de uma churrascaria encontra bolsa com R$ 240 mil e devolve para cliente

Em Estância, município do centro-sul sergipano, um empresário esqueceu uma bolsa com cerca de R$ 240 mil em uma churrascaria nessa quinta-feira (23). Por sorte, quem encontrou foi Antonio Norberto Santos, o garçom do lugar.

Norberto tem 35 anos, trabalha na Churrascaria Pioneiro há cerca de seis meses, mas atua como garçom há mais de 10 anos. Essa foi a primeira vez que ele se deparou com uma bolsa deixada por um cliente, com dinheiro dentro. Ao perceber o que havia ocorrido, ele acionou o proprietário do restaurante, e juntos foram em busca do dono da bolsa. Pelos documentos que também estavam dentro da bolsa, foi possível identificar Cleomarcos Gomes.

LEIA MAIS

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 3 milhões

(Foto: Ilustração)

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (22) um prêmio de R$ 3 milhões. As seis dezenas do concurso 2.411 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 9 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O valor de uma aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Aeroporto do Recife é o 4º terminal mais pontual do mundo e o 1º do Nordeste 

O Aeroporto Internacional do Recife é o quarto mais pontual do mundo entre os terminais de médio porte, com o índice de 92,2% em pontualidade. Foi o que apontou o relatório do mês de agosto da Cirium, empresa especializada em dados para a aviação. Se considerar apenas o Nordeste, o terminal figura em primeiro lugar.

O relatório, que é mensal e avalia o desempenho dos aeroportos quando o assunto é pontualidade, é realizado há mais de 11 anos, sendo um dos mais antigos do mercado. O objetivo do estudo é fornecer aos terminais, companhias aéreas e passageiros, informações de quais aeroportos estão cumprindo o tempo previsto em levar as pessoas de um destino para outro.

No ranking aparece em primeiro lugar o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, que obteve índice de 95,6% de pontualidade. Em seguida, aparecem o Santos Dumont (RJ) com 95,4%, o Aeroporto de Lihue (Havaí) com 92,9% e o do Recife com 92,2%.

Covid-19: Fiocruz libera mais 700 mil doses da vacina AstraZeneca

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou, nesta sexta-feira (17), mais 700 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19, produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Com a entrega ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o total de doses disponibilizadas nesta semana chega a 4,5 milhões.

A Fiocruz retomou as entregas da vacina na última terça-feira, depois de cerca de duas semanas sem novas liberações. A fundação explicou que recebeu as remessas de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) nos dias 25 e 30 e que precisa de cerca de três semanas para concluir a fabricação das doses e os processos de controle de qualidade.

LEIA MAIS

Fiocruz volta a entregar doses da vacina contra covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrega hoje (14) 1,7 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), após duas semanas sem liberar remessas. Parte dessas doses, 50 mil imunizantes, ficará no estado do Rio de Janeiro, e o restante seguirá para o Ministério da Saúde, em Brasília.
 
Segundo a fundação, o maior intervalo entre as remessas ocorreu porque o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegou ao país no final do mês passado.

LEIA MAIS

Decreto cria a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear

(Foto: Internet)

O governo publicou, no Diário Oficial da União de hoje (13), um decreto que cria a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), empresa pública organizada sob a forma de sociedade anônima vinculada ao Ministério de Minas e Energia, conforme previsto na Lei nº 14.182/21, que estabelece as regras para a desestatização da Eletrobras.

Entre as medidas previstas pelo decreto está a exigência de que a União continue tendo o controle direto ou indireto das empresas, instalações e participações, detidas ou gerenciadas pela Eletrobras, especificamente Eletrobras Termonuclear (a Eletronuclear) e Itaipu Binacional.

LEIA MAIS

PGR defende no STF suspensão de MP que limita remoção de conteúdo em redes sociais

Em parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que sejam suspensos os efeitos da medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro e que, na prática, limita o bloqueio de conteúdos publicados em redes sociais.

Para o Ministério Público, é preciso tornar sem efeitos a MP até que as ações que contestam a medida tenham o conteúdo analisado pela Corte.

LEIA MAIS

Uma aposta de Araruama, no Rio, leva Mega-Sena de R$ 46,31 milhões

(Foto: Ilustração)

Uma aposta de Araruama, no Rio de Janeiro, acertou as seis dezenas do concurso 2.408 da Mega-Sena sorteadas ontem (11) à noite, no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. O apostador (a) vai levar um prêmio de R$ 46.317.095,04.

Os números sorteados foram 04 – 29 – 30 – 38 – 43 – 57.

A quina teve 65 ganhadores, com prêmio individual de R$ 59.322,24. Acertaram quatro números 4.828 apostadores, que receberão cada um, R$ 1.140,94.

LEIA MAIS

Brasil recebe hoje mais de 5 milhões de doses da vacina da Pfizer

O Brasil recebe hoje (12), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), 5.181.930 doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer. São quatro lotes, que chegam em voos separados até o fim da noite.

Após o desembarque, as vacinas serão levadas para o depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP) e, em seguida, enviadas aos mais de 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.

LEIA MAIS

Setembro Amarelo: ANS alerta para efeitos da pandemia na saúde mental

Depressão, suicidio

A campanha anual de prevenção ao suicídio que ocorre no Brasil desde 2014 sob o título de Setembro Amarelo levanta nessa edição uma preocupação específica com o momento que o país e o mundo atravessam. Em uma nota divulgada em seu portal eletrônico, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz algumas palavras do seu diretor-presidente, Paulo Rabello, sobre o risco do agravamento de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia de covid-19.

“É preciso que todos estejamos alertas e que façamos o possível para assegurar a saúde das pessoas que convivem conosco. Mesmo o novo coronavírus tendo afastado muitos pacientes dos consultórios e de seus tratamentos, devemos recordar que, na medida do possível, os atendimentos passaram a ser feitos de forma online, o que foi autorizado pelos conselhos profissionais, possibilitando aos beneficiários de planos de saúde manter o acompanhamento de seus tratamentos que já vinham realizando”, frisou ele.

LEIA MAIS

Bolsonaro divulga ‘Declaração à Nação’ e diz que não teve ‘intenção de agredir’ poderes

(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro divulgou nesta quinta-feira (9) um texto intitulado “Declaração à Nação” no qual afirma que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”. Segundo o texto, “as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia”.

A divulgação da “Declaração à Nação” foi um conselho a Bolsonaro do ex-presidente Michel Temer. Na manhã desta quinta, Bolsonaro mandou um avião para São Paulo, a fim de buscar o ex-presidente para um almoço no qual discutiram a crise institucional. Temer orientou Bolsonaro a divulgar um “manifesto de pacificação”.

LEIA MAIS

Morre filho de Roberto Carlos, Dudu Braga, após lutar contra câncer irreversível

Aos 52 anos, o produtor musical Dudu Braga morreu, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado devido a um câncer irreversível.

Desde setembro do ano passado, ele estava lutando contra a doença detectada em seu peritônio, membrana que envolve a parede abdominal.

Mesmo recebendo tratamento, o filho de Roberto Carlos não estava respondendo aos cuidados e acabou tendo uma piora nos últimos dias.