Governadores estaduais discutem na França criação de rota de gás natural no Nordeste

(Foto: Elisa Elsie/Consórcio Nordeste)

O uso de energias limpas foi destaque na missão internacional do Consórcio Nordeste, em Paris, nesta segunda-feira (18). Com interesse na criação de ‘blue corridors’, uma rota de transporte de gás natural entre os nove estados nordestinos, os governadores estiveram com representantes da Golar Power, joint venture entre a norueguesa Golar e o fundo norte-americano Stonepeak.

Denominado ‘Rota Azul’, o projeto de integração no Nordeste inclui a instalação de postos de combustíveis capazes de fornecer gás natural liquefeito (GNL) para veículos de carga. Em outros países, a exemplo da China, Espanha e Alemanha, os caminhões e ônibus movidos a gás natural já são realidade.

O vice-presidente da Golar no Brasil, Marcelo Sacramento, disse que o plano de trabalho da empresa prevê inúmeras oportunidades de investimentos. “A disponibilidade do gás para carros e caminhões nas rodovias do Nordeste irá gerar uma nova dinâmica no transporte da região. Novas empresas irão se instalar e as já existentes vão ganhar competitividade”.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de candidatos aptos para próxima etapa de seleção

Terceirizados estão há dois meses sem receber (Foto: Ascom)

O Hospital Regional de Juazeiro divulgou, nesta segunda-feira (18) a lista de candidatos aprovados para a próxima etapa do Processo Seletivo para o cargo de Auxiliar Administrativo, na modalidade cadastro reserva.

A próxima fase será realizada no Hospital, na próxima quinta-feira (21), às 8h. O HRJ fica localizado na Travessa do Hospital, s/n, bairro Santo Antonio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3614-8350.

Lista de convocados

  • Cesar Henrique Castro Lima
  • Rafael Batista da Silva
  • Marcos Antonio Alves de Azevedo
  • Leonildo Dias de Oliveira
  • Antonio Alves de Souza Neto
  • Mário Augusto de Barros Neto
  • Caio Brener Silva de Andrade
  • Marcos Gustavo Martins Silva
  • Hugo Noslian Silva Anjos Cruz
  • Breno Nunes Braga Félix
  • Alaniel Broges Setúbal

Prefeitura de Juazeiro abre inscrições para curso profissionalizante voltado para moradores da Poligonal Urbana

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano/SEDUR, abriu inscrições para formação de uma nova turma de capacitação profissional no curso de design de sobrancelha. O curso faz parte do conjunto de ações do Projeto Técnico Socioambiental da Intervenção da Poligonal Urbana, que tem como objetivo potencializar as atividades de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras que são realizadas pela gestão municipal.

Para se inscrever é necessário morar em um dos 12 bairros da poligonal urbana (Alto da Aliança, Malhada da Areia, Vila Tiradentes, Jardim São Paulo, Nova Esperança, Piranga, Piranga I, Piranga II, Codevasf, Jardim das Acácias, Antonio Conselheiro e Argemiro), ser maior de idade, ter disponibilidade para cumprir a carga horária, e no ato da inscrição apresentar: comprovante de residência, Identidade, CPF e o numero do NIS. As inscrições podem ser feitas na Praça da Juventude, localizada no bairro Antonio Conselheiro, das 8h às 17h.

Ao todo estão sendo ofertadas 25 vagas e as inscrições seguem até serem preenchidas. As aulas do curso de design de sobrancelhas serão realizadas no período de 25/11 a 04/12, na Praça da Juventude, no turno da manhã, das 8h às 12h.

Prefeitura de Petrolina alerta sobre fake news e reforça eficácia de vacinação

Além de manter hábitos saudáveis, a melhor maneira de evitar doenças infecciosas é se vacinando contra elas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta diversas vacinas que protegem contra mais de 40 doenças, entre elas, o sarampo.

Diante do surgimento de fake news, a Prefeitura de Petrolina reforça que vacinação é uma prioridade. “Basta ir ao Posto de Saúde mais perto de sua casa e pedir para atualizar o calendário de vacinação, que prevê vacinas para todas as idades, desde os recém-nascidos até os idosos. Por isso, se proteger contra doenças é uma questão de escolha, responsabilidade e deve ser tido como prioridade por todos”, destaca secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

A vacinação evita que os vírus de doenças graves circulem pelo país. Além disso, as vacinas evitam sequelas causadas por essas doenças, como surdez, cegueira, paralisia, problemas neurológicos e até a morte. As vacinas servem para estimular o sistema imunológico, ou seja, as células que protegem o nosso corpo.

LEIA MAIS

Mostra Sesc de Cinema traz  filmes para exibições gratuitas em Petrolina; confira a programação

(Foto: Internet)

Formação de público, espaço para a difusão de produções autorais e de novos cineastas e, acima de tudo, o fortalecimento do setor audiovisual brasileiro. É com essa proposta que Pernambuco recebe, pela terceira vez, a Mostra Sesc de Cinema. A programação, que teve início no dia 11 de novembro, traz 42 filmes nacionais e 19 produções pernambucanas para exibição em nove unidades do Sesc. Em Petrolina (PE), o evento vai ocorrer a partir de sexta-feira (22), no Espaço 353. Todas as exibições são gratuitas.

“Os filmes apresentam histórias que perpassam sonhos, desejos, mas, sobretudo, as urgências do ser contemporâneo. Quem for conferir irá se identificar com os dilemas na tela”, destaca Naruna Freitas, instrutora de atividades artísticas do Sesc Pernambuco e coordenadora do projeto no estado.

LEIA MAIS

Para aprimorar negócios, empreendedores participam de oficinas promovidas pela Prefeitura e Facape

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Empreendedor (AGE), em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) irá promover oficinas do projeto ‘Empreender Mais’, para auxiliar empreendedores do município na qualificação de seus negócios. As palestras acontecerão às 19h na Facape entre os dias 19 e 21 de novembro.

Com os temas ‘Como cuidar da saúde financeira da sua empresa’ no dia (19); ‘A tecnologia para a gestão da empresa: o marketing digital e o sistema de gestão comercial’ no dia (20) e Atendimento campeão: como conquistar o seu cliente dia (21), as oficinas disponibilizam 50 vagas cada. Os interessados devem se inscrever na sede da AGE, na Rua Castro Alves, 55, no Centro, atrás do Banco do Brasil, das 7h às 13h ou pelo telefone (87) 3861-8270.

“O projeto tem sido muito bem recebido pelos empreendedores nós aqui não só concedemos financiamentos, mas um trabalho completo, vendo quais são os pontos que precisam melhorar e quais devem ser potencializados. Entendemos a importância da administração em sintonia com a realidade atual do mercado e os temas irão ajudar ainda mais as empresas”, explica o diretor-presidente da AGE, Sebastião Amorim.

Buraqueira na Avenida que dá acesso aos Residenciais Juazeiro I, II, III, revolta moradores

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Os moradores dos Residenciais Juazeiro I, II, III, localizados no bairro Itaberaba, em Juazeiro (BA), estão revoltados com a situação precária da Avenida que dá acesso aos conjuntos habitacionais. A falta de infraestrutura é um problema antigo, a buraqueira só piora, e a população local cobra providências do poder público.

“Só Deus pra ter compaixão de nós, quem tem seu carro e sua moto tem que passar devagar para não quebrar. A gente fica revoltado, vamos ver se em 2020 a gente escolhe candidatos que valem a pena”, desabafou um morador.

Em imagens enviadas ao Blog Waldiney Passos é possível identificar que as condições da referida via são críticas. Alguns pontos da Avenida já tiveram o calçamento removido.

O Blog entrou em contato com a prefeitura de Juazeiro, para saber quando será feita a recuperação da Avenida, localizada na Rua 11 do bairro Itaberaba. Até o momento a gestão municipal não se posicionou sobre a demanda.

Leitor denuncia lagoa de dejetos nas proximidades da penitenciária de Petrolina e cobra providências

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

A denúncia é grave. De acordo com um leitor do Blog Waldiney Passos, uma lagoa de dejetos se formou nas imediações da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina (PE), e desde então, moradores estão sofrendo com o mau cheiro, proliferação de insetos, além da preocupação com os riscos à saúde. “É praticamente uma fossa a céu aberto”, disse o denunciante.

“Quando chega à noite levanta o mau cheiro, como moradores, pedimos resposta da Compesa. Ela [Compesa] foi proibida de jogar os dejetos da penitenciária no Rio São Francisco, e agora estão tirando a água de lá em um caminhão-pipa, só que o caminhão não dá conta de tirar toda a água da fossa de lá de dentro”, completou o leitor.

O Blog entrou em contato com a Compesa, para saber o posicionamento da Companhia sobre a denúncia do leitor. Além de saber quais providências serão tomadas. Até o momento a Compesa não se pronunciou sobre o caso.

Balanço do feriadão: três pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais de Pernambuco

(Foto: Ilustração)

A Polícia Rodoviária Federal divulgou, nesta segunda-feira (18), o balanço da operação realizada durante o feriadão de Proclamação da República. Ao todo, foram 45 acidentes, que deixaram 31 pessoas feridas e três mortas, entre a quinta-feira (14) e o domingo (17). Em comparação com o ano passado, o número de acidentes e mortes reduziu. Em 2018, a operação teve um dia a mais. Foram registrados 61 acidentes, com 59 feridos e cinco mortes.

O acidente mais grave aconteceu na BR-232, em Sairé, no Agreste de Pernambuco. Uma tentativa de assalto resultou em colisão e morte no quilômetro 94 da rodovia federal. Cinco homens que estavam em uma caminhonete tentaram assaltar uma kombi com oito passageiros, que seguia de Moreno, no Grande Recife, para Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste.

Na investida, houve tiros e batida entre os veículos. O motorista da kombi e um dos suspeitos morreram no local. Outro suspeito faleceu a caminho do hospital, enquanto outro ficou ferido e foi socorrido para o Hospital de Bezerros. Os dois homens que estavam na cabine da caminhonete fugiram. Duas passageiras da kombi ficaram feridas.

Fiscalização

Durante os quatro dias de operação, foram abordados 3.205 veículos e 3.600 pessoas. Mais de 2.500 condutores foram multados. Entre as principais infrações cometidas estão o não uso do cinto de segurança (143), ultrapassagens indevidas (132), falta de capacete (90) e ausência da cadeirinha para crianças (25). Quanto ao teste do bafômetro, que na operação deste ano contou com o etilômetro passivo, que detecta a presença de álcool pela fala do motorista, foram 2.076 testes realizados. A PRF emitiu 56 autuações e prendeu dois motoristas que estavam sob o efeito de álcool.

Na operação também foram presas 17 pessoas por crimes como roubo, receptação de veículo roubado, porte ilegal de arma, uso de documento falso e por mandado de prisão em aberto. 243 veículos irregulares foram recolhidos.

Com informações do Jornal do Commercio

Vazamento de óleo tem novo suspeito, aponta Universidade Federal de Alagoas

Vista geral de um derramamento de óleo na praia de Peroba em Maragogi, estado de Alagoas, Brasil, outubro de 2019. Registro feito em 17 de outubro de 2019. (Foto: REUTERS/Diego Nigro)

No último domingo (17), o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou uma nova imagem que pode contribuir para a identificação do navio responsável pelo vazamento de óleo que afeta as praias do litoral do Nordeste e do Espírito Santo.

Diferente das apurações federais, os pesquisadores da Ufal apontam que o crime foi cometido por um petroleiro que navegou entre a África do Sul e a costa norte da América do Sul com o aparelho de localização desligado, ou seja, violando o direito marítimo internacional.

 A imagem em questão foi feita pelo satélite Sentinel-1A no dia 19 de julho. Nela, é possível ver uma mancha de óleo a 26 quilômetros do litoral da Paraíba, com pelo menos 25 quilômetros de extensão e 400 metros de largura. De acordo com o Lapis, o navio teria o dobro de tamanho do grego Bouboulina, apontado pela Marinha e pela Polícia Federal (PF) como responsável pelo crime ambiental.

LEIA MAIS

Patrulha da Mulher: Guarda Civil Municipal prende homem em Petrolina após descumprimento de medida protetiva

Na noite do último domingo (17), um homem de 31 anos foi preso em flagrante pela Patrulha da Mulher da Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM), no bairro Novo tempo, após descumprir medida protetiva, que estabelece a distância mínima de 300 metros entre ele e a ex-companheira.

A Patrulha da Mulher foi acionada pela Central de Atendimento e de imediato se dirigiu até o local indicado, para verificar a denúncia. Segundo informações da GCM, ao avistar a viatura, o acusado tentou fugir pulando muros da vizinhança, entretanto foi contido pela equipe e conduzido para Delegacia de Polícia Civil, para adoção das medidas legais cabíveis.

Vale ressaltar que a equipe pode ser acionada 24h por dia por telefone ou presencialmente na sede da Guarda Civil Municipal, localizada na Avenida Senador Darcí Ribeiro, no bairro Maria Auxiliadora.

Preço do maracujá é destaque na cotação dos produtos do Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira

No Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), considerado o 4º maior Ceasa do país em volume e comercialização, o consumidor vai encontrar, nesta segunda-feira (18), o quilo do Maracujá cotado em R$ 4,38 e a caixa com 16 kg está sendo vendida em média por R$ 70 reais.

O maracujá possui uma substância chamada passiflorina, que atua como calmante. É rico em fósforo, cálcio, vitamina A, vitaminas do complexo B, fibras, tem muita vitamina C e boa quantidade de sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo.

Clique aqui e confira a cotação completa dos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro. Os preços são resultado de uma pesquisa diária feita no comércio atacadista do entreposto do município.

Enem: candidato tem até hoje para pedir reaplicação da prova

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Hoje (18) é o último dia para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) solicitarem a reaplicação da prova, caso tenham se sentido prejudicados por problemas de logística durante a aplicação da prova.

Contudo, só pode pedir a nova aplicação em casos de desastres naturais, falta de energia que tenha comprometido a iluminação da sala de aplicação e falha de procedimento de aplicação que tenha levado algum prejuízo ao participante.

O pedido de reaplicação deve ser feito na página do participante, no site do Enem. Até o final de novembro o Inep, responsável pela aplicação do exame, informará ao candidato se ele teve ou não o pedido aceito. As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Receita Federal libera sexto lote da restituição do Imposto de Renda 2019

Sexto lote começou a ser pago hoje (Foto: Agência Brasil)

A Receita Federal liberou hoje (18) o sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019. No lote ainda serão contempladas restituições residuais entre 2008 e 2018. Serão pagos R$ 2,1 bilhões a 1.365.366 contribuintes.

O pagamento é prioritário a idosos acima de 80 anos, seguidos dos de 60 a 79 e pessoas com algum tipo de deficiência física, mental ou doença grave. Para saber se tem direito ao benefício, a Receita orienta o contribuinte que faça a consulta no Receitafone (146) ou na internet.

Também é possível fazer a consulta no aplicativo da instituição. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate dentro do prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no eCAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Com taxa Selic em queda, poupança pode passar a render menos que a inflação

(Foto: Internet)

Com a taxa básica de juros, a Selic, em queda, os rendimentos da poupança devem perder para a inflação. Isso pode acontecer porque os rendimentos da poupança são 70% da Selic, mais a Taxa Referencial (TR), que está zerada.

Atualmente, a Selic está em 5% ao ano e o Banco Central já sinalizou que a taxa deve cair em dezembro para 4,5% ao ano e encerrar 2020 nesse patamar. Com isso, os rendimentos da poupança vão passar de 3,5% para 3,15% ao ano. Já a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve fechar 2019 em 3,31% e 2020, em 3,60%, de acordo com estimativas do mercado financeiro.

Se for considerada a previsão mensal, a inflação deve chegar a 0,36%, em novembro, e a 0,35%, em dezembro, enquanto a poupança vai render 0,29% ao mês, com a Selic em 5%, e 0,26% ao mês, se a taxa básica cair para 4,5% ao ano.

Os investidores que têm poupança antiga e não retiraram os recursos recebem rendimentos maiores. Isso porque todos os depósitos feitos até 3 de maio de 2012 rendem 0,5% ao mês (ou 6,17% ao ano), mais TR. A partir de 4 de maio de 2012, a nova regra de cálculo da poupança passou a ser 70% da Selic mais TR, sempre que a taxa estiver abaixo ou igual a 8,5% ao ano. Acima de 8,5% ao ano, o rendimento é 0,5% ao mês mais TR.

O diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, afirma que essa nova realidade de a poupança render pouco veio para ficar. “É uma realidade porque os juros vão ficar baixos. Vão cair de novo agora no mês de dezembro, possivelmente para 4,5% ao ano. Isso quer dizer que a poupança vai render 3,15% ao ano. E já começa a ser um problema porque esse rendimento deve ser menor que a inflação”, disse.

“Vamos passar aqui no Brasil pelo que aconteceu nos Estados Unidos e na Europa. Nessas economias, os juros eram altos. As pessoas aplicavam em renda fixa. Havia investimentos garantidos e altos. Só que as taxas de juros foram caindo e aí reverteu a situação – a maioria dos americanos e europeus atualmente aplica na bolsa de valores. Vamos ter esse cenário no Brasil – quem quer maior rentabilidade vai ter que assumir risco”, disse.

LEIA MAIS