Prefeitura de Petrolina lança carteira de identificação para pessoas com deficiência

(Foto: ASCOM)

Através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), a prefeitura municipal lançou a carteirinha ‘Petrolina Acessível’. Com essa nova forma de identificação, as pessoas com deficiência terão a garantia  do direito à meia entrada em diversos estabelecimentos, além de atendimento prioritário em órgãos públicos e privados.

Vale ressaltar que inicialmente, a carteirinha estará disponível para pessoas com Transtorno do Espetro do Autismo (TEA) e depois será assegurada a todas as pessoas com deficiência. “O documento de identificação das pessoas com deficiência é um grande marco, pois às vezes não há nada visual que os identifique, então, com a apresentação da carteirinha fica mais tranquilo. É uma forma de fazer com que os direitos destas pessoas sejam garantidos na sociedade”, explica a secretária executiva de Acessibilidade, Bruna Ruana.

Para emitir o documento, o  público deve comparecer a partir da próxima segunda-feira (9), à Secretaria Executiva de Acessibilidade, localizada na Avenida Gilberto Freire, S/N, Vila Mocó, ao lado do SENAC, munido de RG e CPF da pessoa com deficiência e do responsável legal; comprovante de residência atualizado com até 3 meses; laudo médico com diagnóstico e CID, carimbado e assinado pelo médico e uma foto 3×4.

Confira o preço dos diversos tipos de maçã comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta quarta

(Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (4), o consumidor pode encontrar diversos tipos de maçã no Mercado do Produtor de Juazeiro (BA). O destaque vai para a maçã nacional que está bem mais barata hoje, com a caixa de 18 kg custando R$70,00; já a maçã verde com mesmo peso sai por R$ 150,00 e a caixa com 18 kg da maçã importada o cliente encontra por R$150,00.

A maçã auxilia no controle de doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Clique aqui e confira a cotação completa dos produtos comercializados no entreposto. O Mercado do Produtor de Juazeiro funciona de segunda a sexta das 2h às 22h e no sábado das 2h ás 17h.

CSTT promove mudanças no trânsito do bairro Santo Antônio

Ruas do bairro Santo Antônio terão mudanças no trânsito (Foto: Ascom/PMJ)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) está promovendo alterações no trânsito da Orla de Juazeiro (BA), em decorrência da inauguração da Vila Bossa Nova, que acontecerá nesta sexta-feira (6). De acordo com a CSTT, as mudanças buscam melhorar o acesso ao Centro Turístico e Gastronômico.

Mudanças de sentido

Na Rua José Petitinga (Rua do Centro de Cultura João Gilberto) será mão dupla da Academia Lótus até a Marinha. Na Travessa Deocleciano Rabelo de Araújo são duas novidades: no cruzamento da Orla II com a Rua José Petitinga haverá mão dupla e no trecho da Travessa (lateral da Uromed), os condutores agora irão transitar da Rua José Petitinga sentido Rua do Paraíso.

LEIA MAIS

Governo da Bahia reconhece Situação de Emergência em Uauá

Seca tem prejudicado atividade econômica local (Foto: Reprodução/ Internet)

O Governo da Bahia decretou Situação de Emergência em Uauá por 180 dias. De acordo com o Decreto n° 19.352/2019, a seca tem atingido diversas localidades da cidade, afetando a atividade econômica. O prazo de validade do Decreto é retroativo a 24 de novembro.

O Estado reconheceu um Decreto Municipal do dia 25 de novembro, no qual o prefeito de Uauá, Lindomar Dantas autoriza órgãos municipais a adotarem medidas no “intuito de apoiar as ações de resposta do desastre”.

O Blog solicitou mais informações a respeito do suporte aos moradores e quais as áreas mais atingidas pela seca. Estamos aguardando uma resposta da gestão municipal.

Família de paciente do Dom Tomás realiza feijoada beneficente no próximo final de semana

Família busca dinheiro para custear tratamento

A família de Darlan da Silva Alves, de 41 anos, realizará  uma feijoada beneficente no próximo domingo (8). A intenção é arrecadar fundos para custear o tratamento do paciente que está internado no Hospital Dom Tomás, em Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Campanha virtual arrecada dinheiro para custear medicação de paciente do Hospital Dom Tomás

Nós já mostramos a história de Darlan, que luta contra um câncer no pulmão há dois anos. A família lançou uma vaquinha online e agora lança a feijoada, a ser realizada na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no projeto Maria Tereza (KM 25).

Os bilhetes da feijoada podem ser comprados com Aldenizia, esposa de Darlan nos seguintes endereços: Rua 7, nº 405, Jardim Amazonas ou Rua 4, n° 11, Jardim Amazonas (Salão Hermógenes). O telefone para contato é (87) 98819-8314.

Conta de energia terá bandeira amarela em dezembro

(Foto: Ilustração)

A bandeira tarifária para o mês de dezembro será a amarela, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na sexta-feira (29). Ou seja, haverá um acréscimo de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em novembro a bandeira que vigora é a vermelha patamar I.

Ao anunciar a decisão de reduzir a bandeira, a Aneel justificou que há previsão no aumento das chuvas. “As previsões meteorológicas sinalizam melhora nas condições de chuva sobre as principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), caracterizando o início do período úmido na região dessas bacias”, disse em nota.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. São três cores: verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) que indicam se a energia custará mais ou menos.

Caixa libera saque imediato do FGTS para nascidos em agosto, sem conta no banco

A Caixa Econômica Federal liberou hoje (29) o saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para nascidos em agosto, sem conta no banco, já podem sacar até R$ 500. O saque pode ser feito em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas.

É importante apresentar documentação pessoal, como RG e CPF. Quem tem Cartão Cidadão pode fazer a retirada com o cartão e senha. A Caixa orienta aqueles com saque de até R$ 100 para irem até uma lotérica. Acima desse valor, somente em uma agência.

Os nascidos entre janeiro e julho ainda podem fazer o saque. Já quem nasceu entre setembro e dezembro terá que aguardar o banco fazer a liberação.

Prefeitura prorroga validade do Cartão BIP até 08/12

BIP poderá ser utilizado até dia 08/12 (Foto: Ascom/PMP)

Depois de muita fila e reclamações dos usuários do antigo Cartão BIP, a Prefeitura de Petrolina anunciou hoje (29) a prorrogação do prazo de validade do BIP: 08/12, segunda domingo de dezembro. A nova empresa de transporte coletivo começará a atuar no dia 1°, com o Cartão SIM.

LEIA TAMBÉM:

Usuária reclama do atendimento para emissão do SIM Petrolina

Contudo, devido aos transtornos enfrentados pelos usuários, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) prorrogou em mais uma semana a validade do BIP. Já a partir do dia 9, os petrolinenses deverão estar com o SIM em mãos.

O novo cartão pode ser solicitado de forma gratuita no site (pré-cadastro) ou presencialmente no Expresso Cidadão ou no Expresso Cidadão de segunda à sexta das 8h às 20h ou aos sábados das 8h às 14h. Outro ponto de atendimento é o Centro de Convenções, de domingo a domingo das 6h às 22h.

Prefeitura de Petrolina convoca profissionais aprovados em seleção da SEDESDH

A Prefeitura de Petrolina divulgou no Diário Oficial de quinta-feira (21) mais um edital de convocação para preenchimento das vagas de coordenador, educador social, educador social plantonista, cozinheiro e motorista que atuarão na pasta.

Os convocados devem se apresentar na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), entre segunda e quarta-feira (25 a 27/11), das 8h às 13h, munidos de toda a documentação exigida no edital. A pasta está localizada na Rua Castro Alves, Centro de Petrolina.

A Prefeitura alerta que, o candidato aprovado perderá a vaga caso não compareça no prazo determinado. Confira a lista dos convocados (página 7 a 10).

Superintendência Regional da Caixa será inaugurada na tarde dessa sexta-feira, em Petrolina

Unidade funcionará no Centro da cidade (Foto: Ascom)

A tão aguardada Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal será inaugurada às 16h dessa sexta-feira (22), em Petrolina. A unidade, que atenderá mais de 50 cidades do Sertão, funcionará na Rua Dr. José Maria, 111, Centro da cidade.

A inauguração contará com a participação do prefeito Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. “O presidente Pedro Guimarães teve a sensibilidade de atender nosso pleito, entendendo o protagonismo econômico que nossa cidade tem na região. Isso significa menos burocracia, mais crédito fácil, acesso maior à direção do banco, fazendo gerar novas oportunidades para o Sertão“, comenta o prefeito.

Durante a inauguração do espaço, o presidente da Caixa ainda anunciará uma edição do Caixa Mais Brasil, ação voltada ao crédito mais fácil e com juros menores para habitação.

MEC adota novo método de acompanhamento dos alunos bolsistas da Univasf

(Foto: Divulgação)

Atenção estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Desde a última quarta-feira (20), o Ministério da Educação (MEC) passou a adotar um novo método de acompanhamento do Programa Bolsa Permanência.

Agora os alunos contemplados com o benefício deverão preencher semestralmente dois documentos: o Atestados de Vida e o de Frequência Acadêmica. O primeiro prazo é agora, em 6 de dezembro. A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) alerta que o não atendimento “à solicitação terão suas bolsas suspensas até que regularizem a situação”.

A frequência acadêmica dos beneficiados pelo Bolsa Permanência deverá atestar no mínimo 75% de presença e ser assinada, com nome e matrícula Siape, pelos professores das disciplinas em que os bolsistas estejam matriculados. O MEC justifica que assim conseguirá fazer um melhor acompanhamento dos bolsistas e evitar fraude.

Superintendência Regional da Caixa será instalada em Petrolina nesta sexta-feira

Anunciada no mês de junho, a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal em Petrolina será entregue nesta semana. Foi o que garantiu o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), em suas redes sociais. Em um vídeo divulgado nessa quarta-feira (20), FBC anunciou a inauguração da unidade.

LEIA TAMBÉM:

Ao lado do presidente do Senado, chefe da Caixa anuncia Superintendência Regional em Petrolina

“Nessa sexta vamos estar em Petrolina na companhia do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Ele vai instalar a Superintendência Regional do Vale do São Francisco que vai entender todos os municípios do Sertão de Pernambuco“, disse o líder do Governo no Senado.

A unidade busca aproximar a Caixa dos municípios do interior. “Serão 57 municípios que serão atendidos em Petrolina. É mais força para o desenvolvimento de Petrolina, para o apoio da fruticultura. Sexta-feira vamos celebrar e festejar essa grande conquista da nossa cidade”, celebrou o senador.

Postos de Petrolina comercializarão gasolina a preço médio de R$ 2,60, nesta quarta-feira

Há limite de litro por carro e moto (Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (20) Petrolina fará parte de uma ação que há alguns anos é realizada em outras cidades do país. 16 postos de combustíveis venderão gasolina com preço médio de R$ 2,60, para mostrar o quão pesado são os tributos.

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) e Sindicombustíveis encabeçam a mobilização, que terá início às 7h. A venda da gasolina sem impostos curiosamente acontece dias após a Petrobras anunciar mais um reajuste nas refinarias, que consequentemente deve chegar ao consumidor final.

“O consumidor vive sob uma carga tributária muito alta que tem impacto até mesmo na sua qualidade de vida. A maioria das pessoas reconhece que esses impostos interferem no valor final de produtos, mas, temos certeza que uma ação assim tem um impacto positivo e promove uma reflexão ainda maior sobre o real valor dos produtos”, comenta o diretor presidente do Prodecon, Dhiego Serra.

Os 16 postos, no entanto, deverão vender apenas 10 litros por carro e 5 por moto. Confira a lista de postos credenciados na ação:

LEIA MAIS

Alunos do SESI Petrolina serão premiados em Olimpíada Nacional de Ciências

Lucca Gonçalves de Aguiar Gomes, Maria Bianca Vitória Coelho e João Macedo Alencar. (Foto: Divulgação)

Lucca Gonçalves de Aguiar Gomes, Maria Bianca Vitória Coelho e João Macedo Alencar, alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio do Serviço Social da Indústria – SESI em Petrolina (PE), serão premiados na Olimpíada Nacional de Ciências. A solenidade acontecerá no próximo dia 28 de novembro, no anfiteatro Camargo Guarnieri da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo capital.

A Olimpíada Científica, que este ano foi desenvolvida nas áreas de física, química e biologia, proporcionou ao SESI-PE três premiações: Maria Bianca Vitória Coelho e João Macedo Alencar com menções honrosas e Lucca Gonçalves de Aguiar Gomes com a medalha de bronze.

LEIA MAIS

Atividade educativa realizará plantio de mudas nativas no Parque Fluvial em Juazeiro nesta terça-feira

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano/SEDUR realiza nesta terça-feira (18), a partir das 8h, a oficina educativa, ‘Plantando a vida, recuperando a cidadania’, na Orla Fluvial, e contará com a participação dos alunos da rede municipal de ensino. A ação tem como foco a preservação do Rio São Francisco por meio da recuperação da mata ciliar e plantio de novas mudas nativas.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas dentro do cronograma da Meta 1, voltada para a educação ambiental, do Parque Fluvial. Durante o evento serão plantadas parte das 600 mudas de plantas nativas, de grande porte e arbustivas, previstas no projeto da obra.

Parque Fluvial

A obra do Parque Fluvial é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari.

Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de skate, pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado e pintura do teto na área do Terminal hidroviário, iluminação em LED, as barracas que ficavam próximas à Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Atualmente está em execução os serviços de paisagismo e troca do guarda corpo por uma releitura da antiga balaustrada.