Presidente nacional do PSB diz que partido não se aliará ao PT nas eleições de 2020

Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, declarou em entrevista ao Estado de S.Paulo nesta quinta-feira (13) que o partido não fará alianças com o PT em 2020.

“Entre o PT e o Brasil, o PT sempre ficou consigo mesmo, é o vetor da divisão na esquerda. Não estaremos com ele em lugar nenhum nestas eleições”, disse.

Na Bahia, a posição pode impactar diretamente a candidatura da deputada federal Lídice da Mata (PSB), pré-candidata a prefeitura de Salvador, e os planos do PT de ter uma mulher da sigla na vice de Major Denice Santiago. E em Pernambuco, como fica?

Odacy acusa Sargento Quirino de esvaziar PSB de Petrolina, ex-vereador nega

Odacy alega que manobra busca enfraquecer nome do petista

A eleição municipal é apenas em novembro, mas no bastidor da política o clima está quente em Petrolina. Pré-candidato à prefeito, Odacy Amorim (PT) acusou o ex-vereador Sargento Quirino – hoje no Podemos – de esvaziar o PSB local.

“Eles fizeram movimento para tirar candidatos a vereador do PSB. O que Quirino ainda fala pelo PSB? Mais nada. Ele foi um dos que ajudou a esvaziar o PSB em Petrolina. Quirino demonstra um apoio [à uma candidatura]“, afirmou em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, nessa quinta-feira (30).

No entendimento de Odacy, o esvaziamento do PSB busca favorecer o nome do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PSD), que ganhou força na disputa após um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB), no final de semana. Lóssio tem ainda apoio do deputado estadual Lucas Ramos (PSB).

PSB não foi esvaziado, afirma Quirino

Quirino rebateu a fala do ex-deputado estadual. “Preparei o Podemos para poder apoiar o deputado Lucas Ramos nessa disputa pela Prefeitura Municipal de Petrolina. Vale ressaltar que eu não esvaziei o PSB, porque a chapa do Podemos já foi construída já dentro do Podemos. Só existiu um candidato que veio do PSB, o companheiro Watta. Nenhum outro estava filiado ao PSB. Portanto nós não esvaziamos o PSB“, disse.

O Blog mostrou mais cedo que o PSB de Petrolina deve ir rachado ao pleito de novembro, haja vista que o presidente municipal, Gonzaga Patriota apoiará Odacy que é do PT (leia aqui). Enquanto isso, Lucas demonstrou ser favorável ao nome de Lóssio.

Lóssio confirma reunião com Paulo Câmara e cita possível candidatura de Andrea Lóssio à Prefeitura

Oposição deve se unir nessa eleição

Desde a visita do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) a Petrolina no último sábado (25), o nome de Julio Lóssio (PSD) voltou a ter destaque no grupo da Oposição local. E uma reunião pode definir um possível apoio ao ex-prefeito na corrida eleitoral de 2020.

LEIA TAMBÉM

Paulo Câmara e Julio Lossio desconversam sobre apoio a pré-candidatura do PSD em Petrolina

“Nós temos uma agenda pré-programada para acontecer dessa semana para a outra. Estou só aguardando Lucas me confirmar isso“, disse ao programa Repercutindo com Daniel Campos, na Rádio Jornal Petrolina, nessa quarta-feira (29).

Ex-primeira dama candidata?

Lóssio também deixou claro que, caso sua esposa e candidata a deputada estadual em 2018, Andrea Lóssio estiver disposta a concorrer à Prefeitura, ele abriria mão de se colocar na disputa. “É um nome que se a gente conseguisse convencê-la, eu abriria mão dessa minha possibilidade para que ela pudesse disputar essa eleição. Se ela quisesse, eu não teria nenhuma dificuldade de abrir mão e e apoiá-la de corpo e alma“, afirmou.

Mirando eleições, partidos criam “União por Petrolina”

Entre os presentes na reunião estava o vereador Ruy Wanderley (PSC)

O adiamento das eleições 2020 deu mais tempo aos pré-candidatos. Em busca de mais forças no pleito de novembro, três partidos de Petrolina decidiram formar um bloco. PSC, Avante e Patriota encabeçam a “União por Petrolina”.

Entre os que podem se beneficiar por tal aliança estão o vereador Ruy Wanderley (PSC) e o suplente Júnior do Gás. A “União” tem o objetivo de elaborar um “plano de governo e propostas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Econômico, plano de suma importância para o desenvolvimento local no cenário pós-pandemia”.

Estiveram presentes na reunião os presidentes dos partidos, Eva de Sá, Flávio Gaúcho, Sidney Paixão e o advogado Thiago Michel.

Lucas Ramos assume secretaria estadual e muda jogo político em Petrolina

Deputado estadual Lucas Ramos (PSB) sai da disputa municipal

Lucas Ramos era o nome cotado para representar o PSB nas eleições municipais de 2020, em Petrolina. Mas o deputado estadual foi nomeado novo titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, decisão essa que modifica o cenário político na cidade.

De acordo com a Folha de Pernambuco, Lucas ocupará o posto de Aluísio Lessa (PSB), que retorna à Casa Joaquim Nabuco. A nomeação do deputado petrolinense, no entanto, ainda não foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco. Contudo, a indicação de Lucas à secretaria tem reflexo direto no pleito municipal.

Sem Lucas na disputa, o PSB deverá apoiar algum candidato da oposição. Na capital os socialistas são aliados do PT, que tem Odacy Amorim como pré-candidato em Petrolina. Há ainda o nome de Júlio Lóssio (PSD), ex-prefeito da cidade.

Além dos já citados, o vereador Gabriel Menezes (PSL) e o radialista Vinícius de Santana (PC do B) despontam como pré-candidatos da Oposição petrolinense para enfrentar o prefeito Miguel Coelho (MDB) na eleição de novembro.

Pré-candidatos, Odacy Amorim e Vinícius de Santana debatem pautas prioritárias de Petrolina

Pré-candidatos a prefeito se unem para articulação em Petrolina (Foto: Reprodução/Instagram)

Dois pré-candidatos a prefeito se reuniram na sexta-feira (17) para debater as eleições em Petrolina. O comunicador Vinícius de Santana (PC do B) e o ex-deputado estadual, Odacy Amorim (PT) analisaram o atual cenário eleitoral da cidade.

No encontro eles também discutiram sobre as pautas prioritárias de Petrolina. Na avaliação de Odacy – que deixou a presidência do Instituto Agronômico de Petrolina (IPA) para concorrer à Prefeitura – avaliou a reunião como “extremamente positiva”.

“É importante que aqueles que têm ideias convergentes mantenham o diálogo. Nós da Oposição temos o papel de fazer a análise crítica da situação do município e propor alternativas para melhorar a vida dos petrolinenses“, salientou Odacy.

TSE veta biometria nas eleições de 2020

Eleições serão realizadas em novembro desse ano (Foto: Internet)

As eleições de 2020 não terão biometria. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou o veto da identificação biométrica, com a intenção de evitar aglomeração de pessoas nos locais de votação. O TSE ouviu infectologistas antes de tomar a decisão.

O grupo de especialistas acredita que a biometria aumenta a chance de infecção por covid-19, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência. Além disso, resulta na formação de fila nas seções eleitorais, o que não é aconselhável no momento de pandemia.

Presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso ouviu os médicos David Uip, do Hospital Sírio-Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein. Eles integram o grupo que presta consultoria sanitária ao órgão. O pleito desse ano será realizado em 15 de novembro e se houver segundo turno, no dia 29 do mesmo mês.

Em reunião no Incra, Antonio Coelho trata de ações para Inajá e Itaíba

(Foto: Ascom)

O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) se reuniu, nesta terça-feira (14), com o superintendente do INCRA em Pernambuco, Thiago Brandão, na sede do órgão no Recife. Na visita, o parlamentar acompanhou os pré-candidatos a prefeito de Inajá, Leonardo Martins, e de Itaíba, Rogéria Martins, para tratar de ações do governo federal em prol do desenvolvimento dos municípios. Entre as ações demandadas ao superintendente do INCRA-PE estão a perfuração de poços, a entrega de títulos de posse das terras a famílias assentadas além de acesso a crédito.

“Trabalhando em conjunto, contribuindo com a nossa força política, podemos ajudar no desenvolvimento dessas duas cidades bem como do Estado de Pernambuco. Com o auxílio do Incra, vamos levar a Inajá e Itaíba ações que vão promover melhorias na vida da população dessas cidades. É mais um passo no sentido de fortalecimento e expansão da região”, destaca o parlamentar.

O deputado ressalta que o projeto de regularização fundiária está entre as metas e compromissos da atual gestão do Incra e do governo federal a fim de tornar real o sonho de muitas famílias assentadas. Segundo o democrata, além de trazer tranquilidade, a iniciativa vai permitir que agricultores tenham acesso a crédito e possam ser donos do próprio negócio.

Avante aposta na juventude para renovar política de Juazeiro

Partido busca se fortalecer para eleições (Foto: Ascom)

Ano de eleição municipal significa muita movimentação nos bastidores da política. Em Juazeiro (BA) onde a oposição ainda não definiu quem será o principal nome, a juventude busca espaço. Pregando o discurso da renovação, o Avante deu um passo importante e criou seu núcleo Jovem.

O primeiro passo foi dado na segunda-feira (6), após reunião com pré-candidatos a vereador e prefeito. Propondo uma nova política e eleger novos representantes na Câmara Municipal, o Avante defende “menos grupismo e com mais povo” no poder.

O partido tem como pré-candidato a vereadores o Capitão Moreira. Para a sigla, é fundamental a “construção de um novo projeto político e a construção de um novo marco político” para assim extirpar as “velhas raposas” da política local.

Após escolha do Partido verde, Carlos Neiva faz primeiro pronunciamento como pré-candidato a prefeito de Juazeiro

(Foto: Ascom)

O empresário Carlos Neiva fez seu primeiro pronunciamento como pré candidato a prefeito de Juazeiro (BA) pelo Partido Verde (PV), na última sexta-feira (03), em emissoras de rádio locais. Neiva iniciou agradecendo aos militantes da legenda, que apoiaram a sua candidatura, entre eles, Antônio Lewis (Cuscuz), Mário Spínola, Valdemar Borges e Wank Medrado.

“Recebi a notícia com muita alegria, mas também com o devido senso de responsabilidade por ter sido escolhido pelos outros pré- candidatos para representá-los como porta voz e liderança do grupo para a execução de um projeto coletivo. Faremos juntos esta caminhada para resgatar Juazeiro, ouvindo os anseios da população e agindo de maneira técnica, firme, mas democrática”, comentou Neiva.

LEIA MAIS

Paulo Bomfim agradece apoio de Charles Leão nas eleições de 2020

Prefeito agradeceu apoio do ex-rival

Adversários políticos em 2016, o delegado da Polícia Civil, Charles Leão (PP) e o atual prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PT) andarão lado a lado no pleito desse ano. Conforme anunciado no lançamento da pré-candidatura de Bomfim, PP e PT serão aliados em 2020.

LEIA TAMBÉM

PT confirma atual prefeito Paulo Bomfim como pré-candidato em Juazeiro

O fato foi celebrado pelo atual prefeito. “Quero fazer uma saudação especial ao candidato da eleição passada, que disputou comigo, o Charles Leão. Na eleição passada fizemos um debate propositivo para o bem de Juazeiro e agora na eleição de 2020, Charles resolveu declarar seu apoio a nossa candidatura. Obrigado pelo humildade e pela simplicidade“, disse.

A retirada do nome do delegado pode fortalecer Bomfim, já que a Oposição ainda não definiu quem será seu principal adversário. “Nosso projeto está fazendo bem para a cidade e você tira seu nome dessa discussão de pré-candidatura e vem nos apoiar. Muito obrigado de verdade, por estar junto com o nosso projeto“, destacou Bomfim.

PT confirma atual prefeito Paulo Bomfim como pré-candidato em Juazeiro

De forma virtual, a cúpula do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro (BA) oficializou hoje (4) a pré-candidatura do atual prefeito Paulo Bomfim. O gestor disputará sua primeira eleição no PT e buscará sua reeleição em novembro, com a benção do padrinho político, Isaac Carvalho (PT).

Presidente do PT em Juazeiro, Luiz Félix, destacou que a aposta no nome de Bomfim busca dar continuidade ao trabalho iniciado na primeira gestão de Isaac. “O PT inicia sua caminhada junto com os partidos aliados, para reconduzir o nosso companheiro Paulo Bomfim à Prefeitura de Juazeiro. O PT ressurge com a força da militância aguerrida e dos seus participantes”, disse.

Legado político

Isaac Carvalho, que deixou o PC do B e foi para o PT antes de Bomfim esteve presente no ato. “Esse projeto é de continuidade, se iniciou em 2008 e com certeza nosso prefeito fará mais quatro anos de trabalho. O que é bom pra Juazeiro é bom pra região, o que é bom pra região é bom pra Juazeiro“, afirmou.

Bomfim se disse emocionado e agradeceu pela confiança do novo partido. “Estou feliz em participar de um projeto de continuidade que faz bem a Juazeiro. Estamos há 12 anos nesse projeto. Primeiro tenho que agradecer ao PC do B onde iniciei minha militância. Vamos continuar sendo irmãos, nossos objetivos são os mesmos. Ontem foi homologado pela Direção Municipal que estarei representando Juazeiro, agora pelo PT“, ressaltou.

Apoio de partidos

O lançamento da pré-candidatura contou com a presença de lideranças municipais e estaduais, como o senador Jaques Wagner. Caminharão com o PT nessa eleição o PP, PSD, DC e PC do B. Entre os apoiadores está o ex-candidato a prefeito, Charles Leal.

PT de Juazeiro se reúne nesse sábado e deve confirmar Paulo Bomfim como pré-candidato

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve anunciar o nome de Paulo Bomfim para as eleições de 2020, em Juazeiro (BA). O atual gestor deixou o PC do B e seguiu Isaac Carvalho na nova sigla, em busca da reeleição nesse ano. O ato de confirmação do seu nome está agendado para 9h30 desse sábado (4).

Lula participará de ato

A cúpula do PT de Juazeiro se reunirá por videoconferência e as participações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e outros nomes do partido, como Gleisi Hoffman, Jaques Wagner e o governador da Bahia, Rui Costa.

Eleições 2020

Bomfim foi eleito em 2016 como sucessor de Isaac Carvalho, que deixou a Prefeitura depois de dois mandatos e tentou uma vaga na Câmara dos Deputados. Por questões na Justiça Eleitoral, Isaac não alcançou uma cadeira e atuava como cargo comissionado no Governo da Bahia.

Adiamento das eleições municipais para novembro é promulgado

(Foto: Ilustração)

As mesas da Câmara dos Deputados e do Senado promulgaram nesta quinta-feira (2) a proposta que adia as eleições municipais para novembro devido a pandemia do novo coronavírus. Com a emenda, os prazos do calendário eleitoral também foram adiados.

A Emenda Constitucional 107 prevê que os dois turnos das eleições sejam realizados nos dias 15 e 29 de novembro. As datas anteriores eram 4 e 25 de outubro.

Congresso Nacional pode adiar ainda mais as eleições até a data limite 27 de dezembro nas cidades com a situação sanitária de cada município.

A data da posse permanecerá a mesma: 1º de janeiro de 2021.

A Emenda também adia todas as etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita.

Confira o novo calendário:

Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC que adia para novembro eleições deste ano

(Foto: Internet)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1), em primeiro turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que adia para novembro as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto, votado em sessão remota, foi aprovado por 402 votos a 90 (houve 4 abstenções).

Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro. A PEC adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro. Como o texto já foi aprovado pelo Senado, seguirá para promulgação pelo Congresso se não for alterado pelos deputados.

LEIA MAIS