Treinamento dos mesários voluntários das eleições 2020 em Petrolina será virtual

(Foto: Divulgação/TRE)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está se preparando para o pleito eleitoral de 2020 em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Para prevenir o contágio do novo coronavírus, o treinamento dos mesários voluntários será realizado virtualmente.

De acordo com TRE, os participantes irão receber máscaras faciais, acessório de proteção em acrílico, acesso a álcool em gel e desinfetante para desinfecção do ambiente no dia do pleito que será demarcado para cumprir o distanciamento social.

Em relação ao número de mesários nas sessões eleitorais de 2020, o Chefe de Cartório Eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes, comentou sobre as adaptações neste momento de pandemia do novo coronavírus.

LEIA MAIS

TSE amplia horário de votação em uma hora

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação nas eleições municipais de 2020 em uma hora por causa da pandemia da Covid-19. O horário será das 7h às 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro. Onde for necessário, esse horário também vai valer para o segundo turno, no dia 29 de novembro, segundo o G1.

O horário de votação de 7h às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus. A decisão foi tomada por Barroso na noite de quinta-feira (27). A intenção, diz o TSE, é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, além de tentar reduzir a possibilidade de aglomeração nos locais de votação.

LEIA MAIS

DEM confirma pré-candidatura do Coronel Anselmo Bispo para majoritária em Juazeiro

Anselmo Bispo vai disputar eleições para prefeitura de Juazeiro.

O Diretório Municipal do Partido Democratas de Juazeiro (BA) indicou, na manhã desta sexta-feira (28), a escolha do nome do Coronel Anselmo Bispo para disputa majoritária na cidade baiana. Segundo o diretório, a decisão teve o respaldo nas definições da Executiva Estadual do Partido e no acordo estabelecido entre os três pré-candidatos Jonh Khoury, Anselmo Bispo e Kalber Fernandes.

Anteriormente, em nota, o partido havia informado que o critério utilizado para “definição do postulante do Partido ao cargo de prefeito para as próximas Eleições Municipais, se daria com base na melhor pontuação em pesquisas eleitorais“. Com isso, “o pré-candidato oficial do partido Democratas em Juazeiro para concorrer ao cargo de prefeito nas Eleições de 2020 será o Coronel Anselmo Bispo“.

LEIA MAIS

Mais seis partidos fechados com a pré-candidatura de Miguel Coelho

Pré-candidato à reeleição em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB) intensificou as articulações políticas para reforçar a base de apoio. Nesta quinta (27), o político sertanejo oficializou a adesão de mais seis partidos na futura chapa para o pleito municipal.

Miguel se encontrou com os presidentes estaduais do PSC, PP, Republicanos, Avante, PRTB e PROS, respectivamente, os deputados federais André Ferreira, Eduardo da Fonte, Silvio Costa Filho, Sebastião Oliveira, o estadual Marco Aurélio e o ex-deputado João Fernando Coutinho. Nas últimas semanas, já tinham se somado à aliança do prefeito petrolinense os partidos Cidadania, Democratas, PV e PSDB.

Com a formalização do apoio dessas legendas, Miguel já tem a maior composição de partidos aliados na pré-campanha de prefeito de Petrolina. O emedebista trabalha com a meta de aglutinar 15 partidos para marchar junto até as eleições do dia 15 de novembro.

Ao contrário do que afirmou à Rádio Jornal, Gonzaga emite nota descartando pré-candidatura a prefeito de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Durante entrevista ao Programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, na manhã desta quinta-feira (27), o deputado federal Gonzaga Patriota informou que se for por determinação do partido (PSB), ao qual ele é filiado a quase trinta anos, poderia sim concorrer mais uma vez ao cargo de prefeito de Petrolina, apesar de já ter declarado apoio a pré-candidatura do ex-prefeito Odacy Amorim.

“O meu apoio continua. Ontem mesmo eu falei com Odacy que hoje a gente poderia conversar novamente, mas não depende apenas do apoio de Gonzaga Patriota. Eu sou filiado ao partido (PSB) vai fazer 30 anos e a gente tem que ouvir o que o partido vai dizer. Meu apoio continua com Odacy, mas vamos ouvir e ver o que o partido vai dizer. Estamos fazendo uma pesquisa agora com alguns nomes. Estão vamos aguardar essa pesquisa sair e se meu nome estiver na frente de outros nomes colocados pelo partido, aí eu vou ter que conversar com o partido e conversar com Odacy”, afirmou Gonzaga.

Urgente: Gonzaga Patriota afirma que se for determinação do partido pode sim disputar prefeitura de Petrolina

Minutos depois a assessoria de comunicação do deputado divulgou uma nota à imprensa, através da qual, o deputado descarta qualquer possibilidade de se candidatar ao pleito municipal. Segue a íntegra da nota.

NOTA
“Em relação às eleições em Petrolina, minha decisão permanece a mesma: não serei candidato a prefeito. Como presidente do Diretório Municipal do PSB, reconheço que o partido tem estrutura e capacidade para concorrer às eleições e, o nosso compromisso era apoiar o amigo deputado Lucas Ramos, mas, tendo ele recebido o convite do governador Paulo Câmara e assumido a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, sua candidatura foi inviabilizada. Depois desse fato, analisando o cenário político da Capital do Sertão, com respeito aos demais pré-candidatos do município, escolhi Odacy Amorim, pelo seu histórico de apoio entre o meu partido e o Partido dos Trabalhadores. Porém, em nível estadual, o PSB vai indicar no momento certo os seus candidatos e as suas alianças partidárias, já que tem até o dia 16 de setembro para tais definições.”

Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB). (Ascom)

Urgente: Gonzaga Patriota afirma que se for determinação do partido pode sim disputar prefeitura de Petrolina

Gonzaga Patriota (Foto: Internet)

Apesar de confirmar o apoio a pré-candidatura de Odacy Amorim (PT), o deputado Gonzaga Patriota (PSB) deixou claro nesta manhã, em entrevista a Rádio Jornal Petrolina, que poderá sim disputa as próximas eleições, se esta for a determinação do seu partido.

Ele disse ter recebido a notícia com surpresa, através de alguns blogs da região, e que imediatamente ligou para o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, quando foi informando que o seu nome constava de uma pesquisa feita pelo o partido em Petrolina e caso desponte em primeiro lugar estaria disposto sim a concorrer a prefeitura mais uma vez, mas tudo teria que ser discutido com os seus familiares e companheiros pessebistas.

No entanto, Gonzaga deixou claro que por enquanto seu apoio está garantido a Odacy Amorim. “O meu apoio continua. Ontem mesmo eu falei com Odacy que hoje a gente poderia conversar novamente, mas não depende apenas do apoio de Gonzaga Patriota. Eu sou filiado ao partido (PSB) vai fazer 30 anos e a gente tem que ouvir o que o partido vai dizer. Meu apoio continua com Odacy, mas vamos ouvir e ver o que o partido vai dizer. Estamos fazendo uma pesquisa agora com alguns nomes. Estão vamos aguardar essa pesquisa sair e se meu nome estiver na frente de outros nomes colocados pelo partido, aí eu vou ter que conversar com o partido e conversar com Odacy”, afirmou Gonzaga.

“Eu entendo que uma eleição de segundo turno, então tanto faz eu apoiar Odacy diretamente como indiretamente. Por que se a gente tiver em Petrolina cinco, seis candidaturas de oposição fica mais fácil você ter um segundo turno, porque se nós tivermos apenas dois, três candidatos e o prefeito Miguel pode ganhar no primeiro turno, aí ninguém tem segundo turno. Então tanto faz eu apoiar diretamente o Odacy Amorim, como de uma forma indireta. Eu não estou dizendo que serei candidato, mas se por um acaso eu for o candidato, estarei também apoiando Odacy Amorim de uma forma indireta porque facilita ainda mais a gente ter um segundo turno e no segundo ter a junção dos pré-candidatos de oposição”, completou Gonzaga.

Ouça o áudio da entrevista:

Gabriel Menezes lança pré-candidatura para prefeito de Petrolina

Vereador Gabriel Menezes – PSL. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de Júlio Lóssio Filho e Odacy Amorim, mais um nome da oposição confirmou sua pré-candidatura para disputa majoritária em Petrolina (PE). O vereador Gabriel Menezes (PSL) confirmou, nesta quarta-feira (26), que está à disposição para as eleições deste ano.

A confirmação veio pelas redes sociais do parlamentar. “Assim como o caminho mais fácil nem sempre é o melhor, as maiores batalhas não são impossíveis”, diz Gabriel.

Com isso, Petrolina já tem, pelo menos, cinco nomes para disputar o cargo de prefeito da cidade. Além de Gabriel, o médico ortopedista Marcos Heridijanio, Júlio Lossio Filho e Odacy, que são opositores ao atual governo, Miguel Coelho busca a reeleição.

Presidente nacional do PT diz que partido deveria renunciar cargos no Recife

(Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

Após o racha entre socialistas e petistas em Recife, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, afirmou, nessa terça-feira (25), que a sigla deveria deixar o governo Geraldo Julio (PSB). O PT decidiu lançar candidatura própria na capital pernambucana com Marília Arraes e vai disputar com o atual prefeito.

“Sobre essa questão de ocupar cargos, eu acho ruim. Como nós vamos participar da gestão se temos uma candidatura que vai disputar a eleição contra o candidato do atual prefeito? Eu acho que o PT deveria sair da Prefeitura do Recife”, destacou Gleisi.

No entanto, em entrevista ao Jornal do Comércio, o presidente do Diretório Municipal do PT no Recife, Cirilo Mota, disse que ainda não há decisão sobre uma possível entrega de cargos nem previsão para que isso seja discutido internamente.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota e Odacy Amorim discutem cenário eleitoral de Petrolina

No último fim de semana o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) visitou o pré-candidato a prefeito de Petrolina pelo PT, Odacy Amorim. O cenário político municipal nas eleições deste ano foi a principal pauta da conversa que também contou com a presença da deputada estadual Dulci Amorim (PT).

Mesmo com a declaração do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, de que PSB, partido de Gonzaga e PT, partido de Odacy, não caminharão juntos nas eleições desse ano, Patriota fez questão de frisar que acredita no projeto político que está sendo construído em torno do nome de Odacy.

Já Amorim agradeceu o apoio do socialista na caminhada rumo à prefeitura do município. “Tivemos mais um encontro onde Petrolina foi o assunto principal. O apoio do deputado é essencial pra reforçar que a nossa Oposição é qualificada e tem compromisso com o povo de Petrolina”, destacou Odacy Amorim.

Em vídeo, Lossio passa disputa eleitoral em Petrolina para Lossio Filho

Lossio e Lossio Filho em vídeo nas redes sociais.

Após muita especulação, Júlio Lossio, através de um vídeo publicado nas redes sociais, confirmou sua desistência da disputa majoritária em Petrolina e lançou o nome de Júlio Lossio Filho para disputar a eleição para prefeito no município.

Pelo menos dois fatores podem ter sido determinantes para a desistência de Lossio. O primeiro, e talvez mais decisivo, foi sua saúde. O ex-prefeito de Petrolina é do alto grupo de risco e não poderia se expor ao Covid-19 nas ruas durante sua campanha. Outro motivo é o fato de suas contas de quando era prefeito terem grandes chances de serem reprovadas na Câmara Municipal.

LEIA MAIS

Miguel Coelho ganha apoio de mais uma legenda para sua pré-candidatura

Dirigentes do partido Republicanos oficializaram nesta sexta-feira (21) o apoio da legenda a pré-candidatura do prefeito Miguel Coelho (MDB) à reeleição. A decisão foi anunciada durante um encontro que contou com a participação de um grupo de pré-candidatos a vereador de Petrolina. Agora

Miguel, que já havia recebido o apoio do PSDB, DEM, Cidadania e PV, agradeceu a confiança dos representantes do Republicanos e falou sobre os desafios da cidade para o futuro.

“Tenho dito que mais do que nunca precisamos da união de forças por conta dessa pandemia que causou tanta dor. Felizmente, Petrolina é um exemplo de enfrentamento ao coronavírus com a menor mortalidade do Nordeste. Mas para superarmos isso totalmente é necessário ter apoio das pessoas, de lideranças. Nessa etapa antes do calendário eleitoral, estamos somando cada vez mais forças como a dos representantes do Republicanos para construir um projeto de cidade segura para os desafiadores anos que virão”, salientou.

Ainda na fase de articulações da pré-campanha, Miguel acredita que terá, no mínimo, 15 legendas para dar sustentação ao projeto de reeleição de mandato. “Já temos mais de 10 partidos confirmados, mas temos a confiança de superar um total de 15 siglas apoiando nossa futura candidatura. Estamos conversando, ouvindo propostas para a construção do plano de governo e na hora certa vamos apresentar todo o time que fará parte desse projeto coletivo que tem resgatado o tempo de desenvolvimento de Petrolina”, destacou Miguel.

Agora é oficial; Júlio Lossio Filho é mesmo pré-candidato a prefeito de Petrolina

O nome cogitado para pré-candidato a prefeito de Petrolina, era o do ex-prefeito Júlio Lossio, o pai, que já comandou a cidade por mandatos. Mas, com a desistência do pai, o nome do filho ganhou força e advogado Júlio Lossio Filho (PSD), filho do ex-prefeito, Júlio Lossio, está confirmado como pré-candidato a prefeito de Petrolina.

Julio Lossio Filho confirmou nesta sexta (21), que o Solidariedade dará apoio a sua candidatura: “O ingresso do Solidariedade aumenta a musculatura da nossa candidatura. Nossa frente de partidos está crescendo e recebendo adesões todos os dias. Agradeço aos deputados André de Paula e Augusto Coutinho pela confiança. Juntos, vamos devolver a Prefeitura de Petrolina ao povo; vencendo esse governo de muito marketing e pouco serviço no social. Petrolina voltará a ter dias melhores” disse  Júlio Lossio Filho.

Ontem (21), Julio Filho foi recebido pelo presidente estadual do Solidariedade, Augusto Coutinho, e estava acompanhado do dirigente do PSD-PE, André de Paula. A agenda, marcada pela declaração de apoio do Solidariedade, carimbou o projeto majoritário de Júlio Filho.

TRE promove reunião com partidos políticos na próxima segunda (24)

Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. (Foto: Divulgação/TRE-PE)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vai realizar, na próxima segunda-feira (24), às 16h, uma reunião com os partidos políticos. O objetivo é orientar as legendas sobre o processo de registro de candidaturas.

A reunião acontecerá pela plataforma Zoom. O link será enviado pelo TRE aos partidos políticos.

O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral é 26 de setembro.

Segundo o Blog da Folha, a reunião vai abordar os aspectos legais do processo, a legislação aplicável, a documentação exigida no registro para os cargos em disputa e a utilização do Sistema CANDex, usado exatamente para realizar os registros junto a Justiça Eleitoral.

Salgueiro: ex-prefeito Marcones Libório deve lançar pré-candidatura nesta quinta

Está marcada para esta quinta-feira (20), às 20h, uma live para lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Marcones Libório à prefeitura de Salgueiro. O Partido Socialista Brasileiro definiu o nome do ex-prefeito para disputa das eleições deste ano no município.

Durante a transmissão online, organizada pelo PSB e PDT, devem ser apresentados, ainda, os nomes dos pré-candidatos a vice-prefeito e à Câmara de Vereadores.

LEIA MAIS

MPPE recomenda que conselheiros não realizem propaganda eleitoral nas dependências do Conselho Tutelar de Petrolina

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu novas recomendações aos conselheiros tutelares de Petrolina e outras cidades do estado a fim de que não realizem propaganda política nas dependências dos Conselhos.

Além disso, o MPPE recomendou que os conselheiros não utilizem indevidamente as estruturas do Conselho Tutelar para a realização de atividades político-partidárias, conforme a Resolução nº 170 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Embora não seja vedado a livre manifestação político-partidária por membro do Conselho Tutelar, o MPPE entende que é razoável que seja realizada com moderação, discrição e comedimento, tendo em conta a natural não individuação entre a função de Conselheiro Tutelar e a pessoa.

LEIA MAIS