Favorável à municipalização, Antônio Coelho critica Estado: “a Compesa arrecada em Petrolina e o governador investe onde tem aliado”

“A gente vai acompanhar o prefeito nessa luta contra a Compesa”, foi o que afirmou o deputado estadual Antônio Coelho (DEM) nessa sexta-feira (7), durante participação do programa Super Manhã com Waldiney Passos na Rádio Jornal de Petrolina.

Vice-líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Antônio afirma que o Governo do Estado não tem interesse em mudar a situação da Compesa no município. “A gente tem essa luta da Compesa há muito tempo, infelizmente a Compesa nunca corrige seu rumo e continua a tratar a cidade de Petrolina com muito desprezo. É uma empresa que arrecada quase R$ 10 milhões de reais por mês, a gente estima que ela vá arrecadar esse ano R$ 120 milhões só na nossa cidade e a questão é, quanto da arrecadação é revestido em investimento para nossa gente“, disse.

Investimentos apenas para aliados

Para Antônio o petrolinense “está cansado de ser tratado desse jeito por esse empresa e pelo Governo do Estado”.  Na visão do deputado, “a Compesa arrecada em Petrolina e o governador investe onde tem aliado”, o que não é justo com a cidade.

Municipalização

A solução, na opinião de Antônio, é municipalizar o serviço de saneamento e abastecimento de água em Petrolina. “Defendo o caminho que o prefeito Miguel Coelho está apontando: a questão da municipalização dos serviços de saneamento básico em Petrolina. A gente precisa ter uma empresa para investir em Petrolina”, finalizou.

“É revoltante”, desabafa moradora de Rajada sobre falta d’água

Imagine passar 30 dias sem um pingo de água na torneira de sua residência. É assim que os moradores do Distrito de Rajada, no interior de Petrolina estão vivendo. Segundo uma leitora que procurou o Blog através do WhatsApp, há mais de um mês ela não sabe o que é ter água para cozinhar, lavar a roupa e cuidar da casa.

“Já estamos com mais de 30 dias sem água e a situação só piora. É revoltante, sou moradora da Rajada, moro na rua Antônio Vaz Figueira e quando abrimos as torneiras não pinga água”, contou à nossa produção.

Outro lado

Ontem (4) nossa produção procurou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), para saber o que estaria acontecendo na rua citada nessa matéria. Em nota a Companhia respondeu hoje (5) que “por causa de um vazamento ocorrido no sistema adutor que abastece a localidade, na última segunda-feira (3), o sistema precisou ser desligado para reparo”.

Os técnicos ainda estão no local fazendo o reparo e o prazo para conclusão do serviço é na tarde dessa quarta-feira. “Após esse prazo, o sistema de rodízio no abastecimento, será normalizado, conforme o calendário da localidade que é de dois dias com e dois dias sem água”, finaliza a nota.

Tubulação da Compesa é atingida por máquina e moradores da zona oeste de Petrolina ficam sem água

A distribuição de água será retomada no início da noite de hoje. (Foto: Ilustração)

Uma tubulação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi atingida, no final da manhã de hoje (4), por uma máquina, durante a execução de uma obra da Prefeitura de Petrolina. De acordo com a empresa, o acidente provocou danos a uma tubulação da rede de abastecimento de água, nas proximidades do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, zona oeste da cidade.

Em nota, a Compesa explicou que “para realizar os serviços de reparo da tubulação, precisou suspender o abastecimento de água para os seguintes bairros: Alto da Boa Vista, Jardim Imperial, Portal da Cidade e São Gonçalo. A previsão é finalizar os trabalhos no início da noite, quando será retomada a distribuição de água para as áreas afetadas.”

Moradores do São José e Cassimiro estão sem água desde sábado; Compesa responde

(Foto: Ilustração)

Desde o início dessa segunda-feira (3) o Blog tem recebido diversas reclamações de petrolinenses, alegando que estão sem água em casa. O problema começou na manhã de sábado (1°) no bairro São José, mas também foi percebido no Antônio Cassimiro, Jatobá e Ouro Preto.

“Desde sábado, às 10h estamos sem abastecimento água. Até o momento estamos sem. No sábados o pessoal da Compesa veio até o local, foram embora sem nos dar um retorno. É uma falta de respeito com a população”, disse uma moradora do São José.

Um leitor que reside no Cassimiro afirmou que o problema também se repete no bairro. “Está faltando água desde sábado, não veio nenhum pronunciamento [da Compesa] e não temos com quem reclamar, porque o telefone da Compesa só faz ligação de telefone fixo”, relatou.

Outro lado

Procurada pela nossa produção a Compesa informou que houve um estouramento na Avenida da Integração, durante o domingo (2), o que teria motivado a interrupção no abastecimento de alguns bairros. Segundo a Companhia, “equipes estão no local realizando os reparos e a previsão que o retorno do abastecimento ocorra ainda nesta segunda-feira, dia 3, com normalização do sistema em até 48 horas”, disse.

Confira a seguir a íntegra da nota da Compesa:

LEIA MAIS

Faltará água em cinco bairros de Juazeiro nesta quarta-feira

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) informou que nesta quarta-feira (29) faltará água em cinco bairros de Juazeiro (BA), das 9h às 14h.

Segundo o SAAE serão atingidos os bairros Castelo Branco, Dom Tomaz, Tancredo Neves, Alto da Aliança e Jardim das Acácias, devido a uma troca no rolamento de uma das bombas na Estação do Piranga.

Ainda segundo a nota do SAAE, também será feita uma troca no “registro da rede de distribuição que está apresentando defeito. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto o abastecimento volta à normalidade”.

Audiência Pública discutirá solução para abastecimento de água em Rajada

No próximo dia 9 de junho, às 9h, na Escola Municipal José Cícero de Amorim, no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina (PE),  acontecerá uma Audiência Pública para discutir o abastecimento de água na comunidade, e em outras localidades rurais. Várias autoridades políticas foram convidadas com o intuito de formalizar o anseio da população de que sejam encontradas as soluções para o problema.

A Audiência Pública foi um requerimento do vereador e líder da Bancada de Oposição Paulo Valgueiro (MDB), e do vereador Manoel da Acosap (PTB) com o objetivo de discutir com autoridades competentes a dificuldade do abastecimento das comunidades rurais, sobretudo em Rajada.

“É incompreensível que comunidades de sequeiro sejam abnegadas, pois estamos às margens do Velho Chico e ainda assim sofrendo com o descaso, os problemas de falta d’água. É uma calamidade vivida no interior do município como Petrolina que tem como sua principal fonte de subsistência a produção agrícola. As autoridades competentes precisam encontrar uma solução para este problema e nós autoridades políticas temos a obrigação de cobrar”, argumenta Valgueiro.

SAAE inicia recadastramento de usuários, na sede e interior de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) estão na sede e zona rural de Juazeiro (BA) fazendo o recadastramento dos usuários. A iniciativa busca identificar possíveis falhas no abastecimento, mediante levantamento dos dados de cada cidadão.

De acordo com o SAAE, as equipes que irão fazer o levantamento já passaram por treinamento e estarão devidamente identificadas com crachás. “Um trabalho necessário para que possamos atualizar nossos cadastros e corrigir alguma falha existente. Juazeiro cresceu muito nos últimos anos e ainda temos bairros cujos moradores não possuem registro junto ao SAAE. Essa será uma oportunidade de regularizar estes novos usuários”, disse o gestor  administrativo financeiro do SAAE, Raymundo Carvalho Filho.

A previsão é que até o final do ano todo o recadastramento esteja concluído, como explica o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto. “O cadastro é uma ferramenta que possibilita uma gestão mais eficiente através do acesso a informações mais precisas e objetivas, sendo obrigatório para todos os usuários para que possamos melhorar ainda mais nossos serviços”, afirmou.

Compesa esclarece que fornecimento de água no Centro e zona leste de Petrolina não foi suspenso

(Foto: Ilustração)

Na última quinta-feira (15), o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre a suspensão do fornecimento de água em bairros do Centro e zona Leste de Petrolina, prevista para esta sexta-feira (17). Embora a notícia tenha sido enviada pela Assessoria de Comunicação da Compesa, um ruído na mensagem possibilitou o erro.

Para esclarecer o equívoco e cessar os efeitos da publicação, o Blog entrou em contato com a empresa, que por meio de nota, afirmou que a cidade de Petrolina está sendo abastecida de forma regular. “A Compesa esclarece que a rede abastecimento da cidade de Petrolina está operando normalmente”, disse.

Desde já, pedimos desculpas pelos possíveis transtornos causados à população petrolinense, e reiteramos o nosso compromisso com os leitores e leitoras que validam a nossa credibilidade, construída com base na ética jornalística.

Casa Nova: Prefeito Wilker Torres discute melhoria no abastecimento de água e ampliação da rede de esgoto

(Foto: Ascom)

O Prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, em reunião com o Secretário de Estado de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes, acompanhado do Deputado Estadual Tum (PSC), na tarde da última quarta-feira (15) discutiu a realidade do abastecimento de água no município.

De acordo com o prefeito, apesar das melhorias efetivadas no fornecimento de água, ainda há bairros e localidades do município que passam por dificuldades para receber água tratada. “Herdamos uma situação muito ruim em termos de abastecimento, da cobertura da rede de água, com equipamentos antigos e tratamento inadequado. Estamos mudando esta realidade, melhorando a qualidade da água oferecida à população, ampliando o fornecimento a diversos bairros e localidades, melhorando a captação e a distribuição”, disse Torres.

LEIA MAIS

Distrito de Pau Ferro está sem água há quase 10 dias, segundo leitor

Um morador do Distrito de Pau Ferro, zona rural de Petrolina entrou em contato com o Blog nessa quarta-feira (15), reclamando da falta d’água na comunidade. Ele afirma que não há água nas torneiras há mais de uma semana e o problema está longe de ser solucionado.

“Essa situação de Pau Ferro, já são nove dias sem água. Hoje ainda nem sinal de água”, disse à nossa produção. Nós procuramos a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Para mostrar a gravidade da situação, ele enviou um vídeo, confira a seguir:

Em nota a Compesa informou que “houve problemas de estouramento no sistema adutor de Afrânio-Dormentes que abastece Pau Ferro, zona rural em Petrolina”.

A situação já foi resolvida pelas equipes da Companhia, contudo, “o abastecimento voltará a ser normalizado de forma gradativa”. De acordo com o leitor, até o momento o fornecimento não foi normalizado e nossa produção continuará acompanhando a situação.

Prefeitura de Petrolina entrega nova adutora e amplia acesso à água para mais de 50 famílias do Mudubim

(Foto: Alexandre Justino)

O prefeito Miguel Coelho inaugurou no último sábado (11), a adutora que beneficiará mais de 50 famílias da comunidade de Mudubim, área de sequeiro, a aproximadamente 80 km da sede de Petrolina (PE). Em fase de teste desde março deste ano, a obra teve ordem de serviço assinada em fevereiro e foi executada pela Secretaria de Governo e Agricultura, através de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho.

Mais de 20 pessoas de Mudubim participaram ativamente dos trabalhos, provando que o envolvimento da comunidade proporciona maior sentido de pertencimento e compromisso com o local onde vivem. Para o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mudubim, Faustino dos Santos, um dos que colaboraram na instalação dos canos junto aos operadores das máquinas da prefeitura, a adutora que vai proporcionar a água encanada, é um grande alívio para a comunidade.

LEIA MAIS

Moradores do Jatobá reclamam de falta d’água nas torneiras desde quarta-feira

Moradores do Park Jatobá entraram em contato coma  redação do Blog afirmando que estão sem água nas torneiras desde quarta-feira (8). O fornecimento foi interrompido por volta de 11h daquele dia, sem aviso prévio e hoje (10) o bairro está na lista das comunidades que ficarão sem água devido a um serviço da Companhia Pernambucana de Água e Saneamento (Compesa).

“Cortaram o fornecimento de água sem nenhum aviso, nem sinal de quando vai voltar. É uma falta de respeito. Que precisa de manutenção eu entendo, mas é um caos quando se mora em uma cidade absurdamente quente”, desabafou uma leitora.

Outro lado

Nossa produção entrou em contato com a Compesa e em nota a companhia informou que o motivo na interrupção do abastecimento foi “um estouramento próximo ao bairro na tarde de quarta-feira, 8. O problema foi resolvido nesta quinta, dia 9, e o abastecimento na região voltará de forma gradativa”.

A Compesa lembrou que o Jatobá é atingido pela manutenção na Estação de Tratamento Petrolina 1 e que “o serviço tem previsão de conclusão ainda nesta sexta, bem como o abastecimento que retornará de forma gradativa”.

Inauguração de adutora garante acesso à água na comunidade de Mudubim, em Petrolina

A adutora deve alcançar 20 km de extensão.

Neste sábado (11), às 12h, o prefeito Miguel Coelho deve inaugurar a adutora na comunidade de Mudubim, a 75 km de Petrolina (PE). A obra foi iniciada em janeiro e já estava em fase de teste desde final de março. Mais de 50 famílias serão beneficiadas com a novidade.

Os serviços são executados pela Secretaria de Governo e Agricultura através de emenda do deputado federal Fernando Filho repassada para a 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) que realizou a entrega dos canos.

A adutora conta, atualmente, com 16,7 km construídos e ao fim das obras deve alcançar 20 km de extensão, incluindo a rede principal e demais redes de distribuição que também vão beneficiar a comunidade de Angical ofertando 40 m³ de água por hora.

“O permanente compromisso do prefeito Miguel Coelho com a população de toda a zona rural de Petrolina é constante e estamos muito atentos para atender uma das maiores solicitações que é o acesso à água. A Adutora do Mudubim beneficiará 50 famílias e indiretamente atenderá mais 20 que se encontram distantes da obra e agora poderão adquirir água nas cisternas das pessoas que estão mais próximas”, destaca o gestor da pasta, Simão Durando.

Bairros do Centro e da zona leste de Petrolina ficarão sem água amanhã; confira a lista das localidades que serão afetadas

Nesta sexta-feira (10), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará serviços de manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrolina 1, que abastece as zonas central e leste da cidade. Por este motivo, o fornecimento de água será interrompido em alguns bairros. A previsão é de que os serviços sejam concluídos no mesmo dia e que o sistema seja restabelecido de forma gradativa.

De acordo com a Compesa, a ação faz parte de um programa de modernização do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município que dará mais segurança à operação, evitando futuros desabastecimentos para ações corretivas.

LEIA MAIS

Leitora reclama de falta d’água no bairro São José; Compesa afirma que o problema já está sendo resolvido

(Foto: Ilustração)

Desde ontem (8), moradores do bairro São José, antigo Alto Cheiroso, zona leste de Petrolina (PE), estão sofrendo com a falta d’água que pegou todos de surpresa. A situação foi relatada por uma leitora do Blog, que se diz indignada com o problema.

“Estamos sem água desde a manhã e sem respostas da Compesa com relação ao retorno. A empresa tem que ter mais compromisso com as pessoas, pelo menos informar para que os moradores possam se organizar”, disse a moradora.

LEIA MAIS