Compesa informa sobre falta d’água em Petrolina neste domingo

ETA que receberá manutenção é responsável por abastecer 60% dos bairros de Petrolina.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que deve ocorrer queda de pressão ou falta de água nos bairros das zonas norte, leste e central de Petrolina (PE). A empresa fará a manutenção elétrico preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrolina 1, no Centro.

A ETA é responsável pelo abastecimento de cerca de 60% dos bairros da cidade. A manutenção acontece a partir das 8h30 e segue até às 12h deste domingo (04). Segundo a companhia, a distribuição de água será retomada após a conclusão de serviços.

Juazeiro: Prefeitura publica edital e deve receber projetos para construção de novo Mercado do Produtor

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Juazeiro publicou, nessa quarta-feira (31), no Diário Oficial do Município, a Manifestação de Interesse Privado que autoriza estudos e elaboração de projeto para construção do novo Mercado do Produtor.

A iniciativa decorre da manifestação protocolada pela MLP Participações S/A e Felipe Mafra de Amorim que objetiva formular projeto básico e estudos de viabilidade destinados à construção do novo CEASA, por meio de concessão municipal.

A publicação estabelece que, a partir da publicação, os interessados têm até 60 dias, prorrogáveis por mais 30, para concluir os estudos e apresentar o projeto. Os investidores também precisam obedecer ao prazo de 10 dias para assinar termo de compromisso com a administração municipal. Caso aprovado, o projeto seguirá para processo licitatório.

LEIA MAIS

Gerente Regional da Compesa fala sobre rodízio de abastecimento em cidades do Sertão Pernambucano

João Raphael Queiroz, Gerente Regional da Compesa (Foto: Blog Waldiney Passos)

O rodízio de abastecimento já é realidade em Lagoa Grande (PE). Desde dezembro do ano passado, o Blog Waldiney Passos recebe semanalmente, reclamações da dinâmica que parece não suprir as necessidades do município. O bairro do Vasco é um dos mais afetados pelo esquema de rodízio realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), segundo moradores da localidade.

“Todo final de semana falta água, ninguém suporta mais, não tem jeito mais para a Compesa. Esse sistema de abastecimento de água com rodizio só tem dois dias com água e quatro dias sem água, a gente paga a conta dos trinta dias do mês, mas não tem água todo dia”, desabafa um morador da Rua José Ricardo, bairro do Vasco.

Outro lado

Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, o Gerente Regional da Compesa, João Raphael Queiroz, afirmou que são vários os fatores que prejudicam o rodízio de abastecimento. ” Temos diversos problemas, são 140 km de rede, onde pode acontecer de tudo, desde falta de energia nas nossas unidades ou obras. […] Furtos de água que acabam provocando estouramento, furtos de água que acabam provocando falta de água, então tudo isso prejudica o abastecimento que a gente tem feito”, disse o gestor, ressaltando que Petrolina não é abastecida por esquema de rodízio, a dinâmica é realizada em cidades do Sertão Pernambucano como Dormentes, Afrânio e Lagoa Grande.

LEIA MAIS

Execução do Projeto Cisternas do Constesf é avaliada positivamente por equipe do governo federal

(Foto: Ascom/Contesf)

O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) acompanhou a vistoria técnica da representante da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania, Isabele Villwock, às cisternas de consumo humano construídas pelo Constesf nos municípios consorciados.

Segundo Isabele, que esteve nos municípios baiano de Casa Nova, Juazeiro e Sobradinho, a avaliação teve um parecer positivo visto a qualidade das tecnologias construídas. “A gente avaliou o trabalho do Constesf e da entidade como positivo, entendemos que estão comprometidos com a execução. Foi uma visita que nos deixou satisfeitos em ver a boa e cuidadosa execução do programa. As cisternas estão em boa qualidade e técnicos comprometidos em campo”, disse.

O Constesf já construiu 1.291 cisternas de consumo humano em todo o Território do Sertão do São Francisco. O projeto Cisternas é executado através de convênio com o Governo Federal e em parceria com o Instituto Nordeste Digital.

LEIA MAIS

IPA entrega reservatório de água que beneficiará 100 famílias da zona rural de Petrolina

(Foto: Ascom)

O Governo de Pernambuco, através do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), entregou no último domingo (21), um reservatório de água para os moradores do assentamento José Almeida, zona rural de Petrolina (PE), que possui 300 hectares distribuídos para as 100 famílias que residem no local.

De acordo com o presidente do IPA, Odacy Amorim, a água será transportada do Rio São Francisco, e vai facilitar a vida dos moradores do Assentamento e das comunidades vizinhas. “Continuaremos praticando a boa política, priorizando os anseios da população, sobretudo dos mais carentes”, ressaltou Odacy.

O IPA também implementou ações em vias importantes que vão oferecer mais qualidade de vida aos agricultores da região. “Fizemos 20 km de estradas, dentre elas 5 km ligando o Assentamento ao Projeto N4, o que permitirá melhores condições no escoamento da produção”, concluiu Odacy.

Todos os bairros de Juazeiro ficarão sem água nesta terça-feira

(Foto: Ilustração)

Na próxima terça-feira (23), o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro estará fazendo manutenção em um dos decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a substituição de dois registros no centro da cidade sendo necessário, portanto, o desligamento de todo o sistema.

Por conta da realização dos serviços, o abastecimento de água será suspenso das 8h às 16h em toda a cidade. O SAAE informa que caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto, o abastecimento será normalizado imediatamente.

Pernambuco lança edital para implantação de sistemas de abastecimento de água ao longo dos ramais da transposição

Canal da Transposição do Rio São Francisco, no município de Floresta (Foto: Divulgação/MDR)

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), lançou, nesta quinta-feira (17), o edital de licitação para construção dos sistemas de abastecimento de água do Programa de Integração do São Francisco (Pisf). O programa contempla obras complementares à transposição do Rio São Francisco, que vão beneficiar 12 mil pessoas residentes às margens dos canais Norte e Leste da transposição. A previsão para a conclusão das obras é de até 24 meses, após assinatura da ordem de serviço.

Com um investimento total de R$ 93 milhões, o programa prevê a implantação de 42 sistemas de abastecimento, beneficiando 108 localidades, entre assentamentos, comunidades rurais e quilombolas localizadas a até cinco quilômetros das margens dos canais Norte e Leste da transposição. “Essas comunidades vivem hoje numa situação extremamente precária do ponto de vista hídrico e passarão a contar, com a implantação desses sistemas, de água tratada nas torneiras de suas residências”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto.

LEIA MAIS

SAAE inaugura nova Estação de Tratamento nesta sexta-feira

(Foto: Arquivo)

Dentro do Programa Toda Sexta Tem Obra e como parte das comemorações dos 141 anos de Juazeiro, o Governo Municipal através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE inaugura nesta sexta-feira (05), às 9h, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA II) localizada na BA-210, sentido Sobradinho (BA).

O novo sistema com seis filtros, um reservatório elevado e outro apoiado com capacidade para 150 mil litros cada, trata 150 metros cúbicos de água por hora, suficiente para abastecer toda a área no entorno do equipamento.

A nova ETA é fruto de uma parceria do Governo Municipal com a Empresa de Engenharia AMF e atenderá, além dos Residenciais do Minha Casa Minha Vida e IFBA, também o empreendimento Nova Juazeiro. A inauguração contará com a presença do Prefeito Paulo Bomfim, do diretor do SAAE Joaquim Neto, representantes da iniciativa privada, vereadores, lideranças comunitárias e moradores das proximidades.

Salgueiro: Comunidade quilombola de Conceição das Crioulas ganha novo sistema de abastecimento de água

(Foto: Divulgação)

O distrito de Conceição das Crioulas, primeira comunidade quilombola reconhecida em Pernambuco, com mais de 200 anos de história, acaba de ganhar um novo sistema de abastecimento de água. No mês de julho, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia a fase de testes do sistema implantado para melhorar o fornecimento de água de quase dois mil moradores de Conceição das Crioulas e Murici, localidades situadas na Zona Rural de Salgueiro e Cabrobó, respectivamente, no Sertão de Pernambuco.

O empreendimento recebeu um investimento de R$ 5 milhões, recursos provenientes do termo de cooperação firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional. O convênio prevê atender mais de 20 mil pessoas em 60 povoados e comunidades rurais de oito municípios do Sertão, que estão localizadas ao longo dos canais dos Eixos Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco – situadas numa extensão de cinco quilômetros, para cada lado dos canais. O sistema de abastecimento de Conceição das Crioulas é o primeiro construído com esse objetivo.

LEIA MAIS

Manutenção em Estação de Captação deixará Juazeiro sem água nesta quarta-feira

(Foto: Ilustração)

Juazeiro (BA) ficará sem água amanhã (26), devido a uma manutenção na Estação de Captação do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro informou que somente o Centro não será afetado. A interrupção no abastecimento será das 9h às 14h, contudo, a situação pode ser normalizada antes do período, caso o serviço seja concluído.

A paralisação é para que a equipe de manutenção faça a substituição do quadro elétrico, cabos e motor do flutuante na Estação de Captação que estão apresentando problemas de superaquecimento”, destaca o SAAE.

Após reparo na adutora, SAAE manterá equipe de plantão em Juremal

(Foto: Ascom)

O abastecimento de água no Distrito de Juremal, interior de Juazeiro (BA) foi normalizado durante o feriado de Corpus Christi (20). Equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) trabalharam até a madrugada de ontem para normalizar o funcionamento da adutora.

“Foram dias de muitas dificuldades, mas graças a Deus e ao empenho de todas as equipes que trabalharam na noite de quarta-feira já enchemos o reservatório de 200 mil litros e asseguramos que ainda nessa quinta-feira todas as casas estarão abastecidas”, disse o diretor de Divisão do Interior, Marcondes Barros.

Ainda segundo o SAAE, uma equipe de plantão ficará no distrito, para atuar em qualquer emergência. “Nosso propósito é garantir a segurança hídrica dos juazeirenses, pois sabemos da importância que é a água na vida das pessoas. A mudança da estação de captação foi exatamente para que pudéssemos melhorar o abastecimento naquela comunidade”, afirmou o diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto.

Depois da visita de ministro do Desenvolvimento Regional, Petrolina recebe titular do MEC nesta segunda-feira

Gustavo Canuto teve rápida passagem na sexta-feira passada (Foto: Ascom/MDR)

Pela segunda vez o do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto visitou Petrolina. A breve passagem aconteceu na sexta-feira (14), quando Canuto foi ao 72° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, acompanhado do comandante militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes. A agenda oficial consista na analise de dados sobre a Operação Carro-Pipa.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo também deveria ter vindo a cidade, mas desmarcou seu compromisso de última hora. Coube a Canuto conhecer de perto o trabalho do 72 BIMTZ e fazer uma visita técnica a comunidades contempladas com a Operação.

“O principal objetivo da visita é reconhecer o trabalho que o Exército Brasileiro vem desempenhando há 20 anos na Operação Carro-Pipa. Conhecemos os detalhes, números e dificuldades. Podemos otimizar a aplicação dos recursos públicos para ampliar esse abastecimento e, ainda, reduzir a sobrecarga atual do Exército com a ação”, disse o ministro.

Ministro da Educação vem a cidade

Amanhã (17) é a vez do ministro da Educação, Abraham Weintraub conhecer Petrolina. O titular do MEC tem agenda às 9h30, no bairro Quati, onde anunciará recursos para a educação. Pela tarde ele tem compromissos no Recife. A vinda de Weintraub foi anunciada na semana passada.

Distrito de Juremal ficará sem água por 48 horas a partir desta quinta-feira

A Divisão de Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro fará uma suspensão do abastecimento de água no distrito de Juremal, zona rural de Juazeiro (BA), a partir desta quinta-feira (13), para que a equipe técnica possa fazer a substituição da bomba na estação de captação.

Com a realização dos serviços, a população ficará 48h sem abastecimento de água. A previsão é de que a paralisação dure até sexta-feira (14), e o serviço volte ao normal no sábado (15). Segundo o SAAE, o objetivo da intervenção é melhorar o fornecimento de água em todas as comunidades do distrito.

Para que os usuários não fiquem sem água nesse período, o SAAE estará disponibilizando carros-pipa para suprir as necessidades básicas dos moradores. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (74) 3611-7611.

Em Audiência Pública, Prefeitura de Petrolina busca soluções para abastecimento de água em Rajada

Cerca de 300 moradores participaram do evento.

Estiveram reunidos na manhã desse domingo (9), na Escola Municipal José Cícero de Amorim, representantes da Prefeitura de Petrolina para participar de uma Audiência Pública requerida pela Câmara de Vereadores de Petrolina para debater, junto à comunidade do distrito de Rajada e autoridades competentes, os problemas no abastecimento de água daquela região.

Compareceram ao evento cerca de 300 moradores que tiveram a oportunidade de pontuar as dificuldades enfrentadas para o gerente regional da Compesa, João Rafael Queiroz, os deputados estaduais Lucas Ramos, Odacy Amorim e Ducicleide Amorim e o diretor-presidente da Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP), Rubem Franca.

Durante a ocasião, foi formalizado um documento de acordo com a solicitação da comunidade, para que seja unificado o serviço de distribuição de água em Rajada e demais localidades de seu entorno que têm enfrentado, constantemente, a falta do líquido em suas moradias e propriedades.

Representando o prefeito Miguel Coelho, o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando, destacou a importância da realização da audiência. “A gente tem que estar realmente reunido e trocando ideias com a população. Quem é que mexe com energia senão a Celpe? Quem é responsável por água e esgoto senão a Compesa? Não existe jogo de empurra-empurra, o que o prefeito de Petrolina quer fazer é tirar realmente de vez uma empresa que está arrecadando dinheiro e não está investindo na cidade. O prefeito Miguel Coelho está com coragem para puxar para si a responsabilidade”, ressaltou o gestor.

Abastecimento de água em Rajada é tema de audiência pública neste domingo

(Foto: Ilustração)

Às 9h deste domingo (9) os vereadores de Petrolina realizarão uma Audiência Pública no Distrito de Rajada, zona rural da cidade, para debater o abastecimento de água na comunidade. O debate será realizado na Escola Municipal José Cícero de Amorim.

A Audiência Pública foi um requerimento do vereador e líder da Bancada de Oposição Paulo Valgueiro (MDB) e de Manoel da Acosap (PTB). Eles buscam discutir com autoridades competentes a dificuldade do abastecimento das comunidades rurais, sobretudo na comunidade de Rajada.

Entre os convidados estão o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), deputados federais, estaduais, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e representantes da comunidade, os quais poderão expor suas demandas.

“É incompreensível que comunidades de sequeiro sejam abnegadas, pois estamos às margens do Velho Chico e ainda assim sofrendo com o descaso, os problemas de falta d’água. É uma calamidade vivida no interior do município como Petrolina que tem como sua principal fonte de subsistência a produção agrícola. As autoridades competentes precisam encontrar uma solução para este problema e nós autoridades políticas temos a obrigação de cobrar”, destaca Valgueiro.