Sem água há três dias, moradores do Serrote do Urubu cobram providências da Compesa

(Foto: Ilustração)

Há três dias, moradores do Serrote do Urubu, em Petrolina (PE), estão sem água. Diante dos transtornos provocados pelo desabastecimento, a população local cobra providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Aqui no Serrote do Urubu moramos na beira d’água e já tem três dias sem água. Cadê a Compesa q não vem fiscalizar esses bombeiros q não estão regularizando e mandando água para as casas? Será q estão trabalhando em outro lugar? Roças vizinhas desviando água da comunidade deixando nós a mercê de água na beira do rio?”, questiona um morador da referida localidade.

LEIA MAIS

Compesa emite nota sobre falta de água no José e Maria e diz que abastecimento deve ser normalizado ainda neste sábado

(Foto: Ilustração)

O Blog Waldiney Passos publicou, nesta sexta-feira (10), uma matéria sobre a falta de água no bairro José e Maria, em Petrolina (PE). Segundo os moradores da referida comunidade, o desabastecimento ocorre desde quinta-feira (9).

LEIA TAMBÉM:

Moradores do bairro José e Maria denunciam falta d’água que já dura dois dias

Em nota enviada ao Blog, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), informou que uma queda uma queda de vazão no sistema que abastece Petrolina afetou a distribuição de água em alguns bairros  da cidade. Segundo a Companhia, o abastecimento deve ser normalizado ainda hoje (12). Confira a íntegra da nota:

“A Compesa informa que uma queda de vazão no sistema que abastece o município de Petrolina afetou a distribuição de água em alguns bairros  da cidade, a exemplo do José e Maria, Vila Eduardo, Centro e Areia Branca. Os técnicos da Companhia já trabalham na identificação da causa do problema e seguem realizando ajustes a fim de garantir a regularização do abastecimento. A previsão é de que os serviços sejam finalizados até amanhã (12), quando o abastecimento será retomado, gradativamente, nas áreas afetadas com falta de água.”

Moradores do bairro José e Maria denunciam falta d’água que já dura dois dias

Nesta sexta-feira (11), moradores  do bairro José e Maria, em Petrolina (PE), entraram em contato com o Blog Waldiney Passos para denunciar a falta d’água que já dura dois dias, na referida localidade.

De acordo com a população, o desabastecimento ocorre desde ontem (10). Diante dos transtornos, os moradores cobram providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa para saber o que motivou a falta de água, bem como quando o abastecimento será normalizado. Até o momento não obtivemos resposta da da Companhia.

Desabastecimento no povoado de Pau Ferro pode ter sido provocado por desvios de água, diz nota da Compesa

(Foto: Ilustração)

O Blog Waldiney Passos publicou, na última segunda-feira (7), uma matéria sobre a falta de água no povoado de Pau Ferro, zona rural de Petrolina (PE). Segundo os moradores da referida localidade, há mais de 14 dias a população vem sofrendo com os transtornos provocados pelo desabastecimento.

Em nota enviada ao Blog, nesta quarta-feira (9), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que a falta d’água pode ter sido provocada por desvios de água. Fiscalizações estão sendo feitas, e de acordo com a Compesa, o abastecimento já está sendo normalizado. Confira a íntegra da nota:

“A Compesa informa que continua trabalhando na fiscalização ao longo da Adutora Maria Coelho a fim de identificar possíveis desvios no sistema de abastecimento, que afetam diretamente a distribuição de água na localidade de Pau Ferro. A equipe segue monitorando a vazão do sistema, que teve aumento, e garantiu melhorias na distribuição da parte baixa da comunidade, onde a água já começou a chegar e segue realizando testes para normalizar o abastecimento também na parte alta. O calendário de abastecimento também passou por uma reestruturação para que as comunidades abastecidas pela Adutora, consigam receber água dentro do período previsto pelo cronograma.”

Moradores do povoado de Pau Ferro denunciam falta de água e cobram providências da Compesa

Moradores do povoado de Pau Ferro, zona rural de Petrolina (PE), estão sem água há 14 dias. A população local denuncia o desabastecimento e cobra providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“Alunos não estão indo à escola devido por conta da falta de água. Idosos passando por situação complicada. A única caixa de água que o distrito tem está desativada há mais de três anos, e a mesma corre risco de desabar em cima da escola ou residência devido ferrugem”, disse um morador.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa, para saber o que provocou a falta de água, bem como a previsão para a normalização do abastecimento. Até o momento a Companhia não se pronunciou sobre a denúncia.

Perfuração de poços artesianos em Petrolina garante acesso à água em área de sequeiro

(Foto: Arquivo/SEGOA)

Garantia de acesso à água para centenas de famílias que moram em área de sequeiro, zona rural de Petrolina (PE). Isso é o que tem sido feito pela prefeitura que iniciou os serviços de perfuração de poços nas comunidades e vilas mais distantes do município, que sofrem com os efeitos do longo período de estiagem. Na semana passada, o povoado de Angical, a aproximadamente 90 km da cidade, teve um poço perfurado dando uma vazão de cinco mil litros por hora, o que proporcionará maior segurança hídrica para oito famílias da localidade.

As perfurações são realizadas por equipes da Secretaria de Governo e Agricultura, responsável em avaliar e atender as áreas que mais carecem de acesso à água e distantes das margens do rio São Francisco. Neste ano, foram abertos 20 poços nas comunidades de Serrote Pelado, Volta da Carolina, Jatobá, Cacimba Velha, Cristália, Baixa Alegre, Lagoa da Caraíba, Ponta da Serra, Bom Jardim. A prefeitura dispõe de uma máquina perfuratriz para atender a uma demanda de mais de 140 solicitações.

“O prefeito Miguel Coelho continua avançando com ações de convivência com a seca em Petrolina. Seja com sistemas simplificados que já foram instalados, com requalificação de reservatórios como no N-3 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, modernização de motobombas para captação de água na área ribeirinha e agora com a perfuração de poços que vai amenizar e facilitar muito a vida do homem e da mulher da zona rural. As perfurações iniciaram e a nossa missão é dar maior celeridade possível, chegando no momento em que vamos atingir os meses com maiores temperaturas na região”, ressaltou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.

Petrolina: moradores do bairro São José sofrem com falta d’água desde quinta-feira

Desde a última quinta-feira (26), os moradores do bairro São José, zona leste de Petrolina (PE), estão sem água. Sofrendo com o desabastecimento, eles denunciam o problema e cobram providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

“A Compesa tem que informar aos moradores da falta de água. Estamos sem água desde quinta, novamente sem água hoje, e nada da Compesa nos avisar”, diz uma moradora.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Compesa, para saber quando o abastecimento será normalizado, mas até o momento a Companhia não se pronunciou sobre a falta de água no bairro São José.

Moradores do bairro Vasco da Gama reclamam de falta d’água e questionam esquema de rodízio realizado pela Compesa

As reclamações de falta d’água no bairro Vasco da Gama, em Lagoa Grande (PE), são constantes. O Blog Waldiney Passos recebe diariamente demandas dos moradores que estão insatisfeito com o esquema de rodízio de abastecimento realizado pela Compesa, na localidade.

Na última semana, um morador do bairro Vasco da Gama entrou em contato com nossa equipe, para mais uma vez, denunciar o desabastecimento. ” Todo final de semana falta água”, disse o denunciante.

LEIA MAIS

Casa Nova: Estado e Prefeitura firmam convênio e ampliam oferta de carros-pipa

Localidades como Boa Vista, Poço da Pedra, Altamira, Barro Vermelho, Fazenda Jatobá, Luiz Viana, Pintado, Leite, Estreito, Lago do Angico, Baixa Funda, Lagoa dos Negros, Muquem, Jardineira de Cima, Terra Vermelha, Sitio do Bonito, Barra Poço da Pedra e muitas outras não estão incluídas nos roteiros de distribuição de água pelos carros-pipa do exército. Quem explica esta situação é Rivelino Santos, Coordenador dos carros-pipa e integrante da Defesa Civil de Casa Nova:

“O Exército leva água a comunidades maiores. Pequenas comunidades e sítios, alguns a mais de 200 quilômetros da sede, ficaram de fora destes roteiros, pelo número reduzido de caminhões contratados, É esse problema que estamos solucionando com o convênio com a SUDEC (Superintendência de Proteção e Defesa Civil). Nossa visita é para estabelecer necessidades, quantidades e datas. É uma determinação do Prefeito Wilker Torres que nenhuma localidade do município fique sem abastecimento de água. Mesmo as mais distantes e menores”.

O Convênio que se refere Rivelino dos Santos foi um termo de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da SUDEC, para disponibilizar carros-pipa, por 90 dias, para localidades não cadastradas na Operação Pipa do Exército.

O termo foi intermediado pelo Deputado Tum e começa a vigorar no inicio de setembro de 2019.

“É a primeira vez que se consegue uma ação como esta” – comemorou Valtinei de Oliveira Braga, secretário de Gabinete do Prefeito, acompanhando a visita, juntamente com José dos Santos Costa – Zé da Vanda, da secretaria de Agricultura – “Casa Nova tem uma extensão de mais de 9 mil quilômetros e estes carros-pipa do estado da Bahia vão contribuir bastante para o abastecimento”.

Após manutenção, abastecimento de água deve voltar ao normal em Rajada, Dormentes e Afrânio

Abastecimento de água será normalizado a partir das 17h.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que o abastecimento em Afrânio, Rajada e Dormentes deve voltar ao normal a partir das 17h desta quarta-feira (21).

A empresa havia suspendido o fornecimento de água devido a uma manutenção emergencial no trecho de uma adutora do sistema Afrânio-Dormentes, localizada em Pau Ferro, distrito de Petrolina.

A companhia informou, ainda, que a regularização do abastecimento ocorrerá de acordo com o calendário de cada localidade. O prazo para retorno integral do abastecimento é de 24h depois da religação do sistema.

Compesa: Miguel Coelho apresenta minuta de projeto para contratação de nova empresa

Compesa com os dias contados. Mais um passo foi dado pelo município de Petrolina no sentido de oferecer um serviço melhor de abastecimento de água e esgotamento sanitários à população.

Nesta segunda-feira (12), o prefeito Miguel Coelho apresentou em suas redes sociais, ao lado do Procurador-Geral do Município de Petrolina, Diniz Eduardo Cavalcante de Macedo, a minuta  do projeto da licitação para contratação de uma nova empresa. De acordo com o prefeito, após a apreciação do Tribunal de Contas o projeto será publicado para, enfim, termos uma nova empresa operando em Petrolina.

Confira o vídeo:

Água mais cara a partir de hoje

Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE) fixou reajuste em 6,72%. Consumidor já sentirá na conta de agosto

A partir de hoje,  a tarifa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sofrerá um reajuste de 6,72%, esse percentual representará um acréscimo de R$ 2,77 na tarifa residencial. Para esses clientes, que apresentam um consumo mensal de até 10 mil litros de água (10m3), a tarifa passará de R$ 41,30 para R$ 44,08. Já para os consumidores de baixa renda, que pagam a tarifa social, o aumento significará R$ 0,59 a mais nas contas, com a fatura passando de R$ 8,63 por mês para R$ 9,22. As tarifas comerciais e públicas, vão custar agora R$ 64,84 e R$ 62,67, respectivamente.

De acordo com o diretor de regulação da Arpe, Frederico Maranhão. a Compesa só vai passar a ter um faturamento integral da revisão tarifária a partir de 12 de setembro, onde até essa data parte do faturamento será proporcional entre o novo valor da tarifa, com o valor antigo cobrado. “A tarifa de 6,72% ela só vai ter efeito pleno para a compesa em 12 de setembro, porque em 12 de agosto ela começa a faturar com a nova tarifa, ela vai colocar um dia com a tarifa nova, e 29 dias com a tarifa antiga, e assim sucessivamente com o passar dos dias. Quando chegar 30 dias depois de 12 de agosto, o faturamento será pleno com o valor ajustado”, contou o diretor.

Com o a revisão a tarifa de água e saneamento paga pelo consumidor terá um valor de 6,72% mais cara, e Frederico Maranhão aponta que esse será um ganho para ambas as partes. “Isso é um processo que precisa de equilíbrio, a empresa precisa de resultado para prestar bons serviços, ela existe para ser remunerada adequadamente e o consumidor receber um bom serviço, esse é processo de ganho a ganho”, disse o diretor da Arpe.

Ainda de acordo com Frederico, essa revisão tarifária corresponde ao ano de 2018, onde no ano passado a Arpe concedeu um reajuste de 2,78%. Desde então, o processo de revisão da tarifa não aconteceu devido a demora da Compesa no fornecimento de algumas informações por mudanças no processo de envio das mesmas. “Houve uma mudança de metodologia que teve uma certa complexidade e são levantamentos de informações, onde estão localizados, qual o índice de aproveitamento que tem, a qual subsistema está ligado, se é fornecimento ou saneamento, e para cumprir essas informações a Compesa teve um trabalho adicional. Algumas dessas informações tiveram incoerências nas informações, e este estendimento do prazo foi muito em função disso”, afirmou Maranhão.

Compesa faz intervenção e abastecimento de alguns bairros de Petrolina sofrerá alterações

(Foto: Ilustração)

Em virtude da obra de duplicação da Avenida Hermes da Fonseca, mais conhecida como Estrada da Banana, no bairro Antônio Cassimiro, a Compesa fará o rebaixamento das tubulações de água localizadas ao longo dos três quilômetros da Avenida.

Dessa forma, segundo a Companhia, será preciso suspender diariamente o abastecimento dos bairros Pedra Linda, Antônio Cassimiro I e II, Mandacaru, Vale Dourado e Novo Tempo, até o dia 30 de agosto. O serviço de suspensão das tubulações foi solicitado pela prefeitura de Petrolina, responsável duplicação da via.

Esse cronograma foi definido após reunião em conjunto, na última segunda-feira (05), entre a Compesa e a Secretaria municipal de Infraestrutura. Também ficou acordado que as máquinas a serviço da prefeitura farão a terraplanagem por trechos, à medida que a Compesa for avançando nos serviços, justamente para evitar novos estouramentos na rede.

Devido à manutenção no Canal do Tourão, localidades da zona rural de Juazeiro ficarão sem água de quinta a sábado

Em razão da necessidade de manutenção no canal principal do Projeto Tourão, diversas localidades da zona rural de Juazeiro (BA) ficarão sem água, a partir desta quinta-feira (8). Segundo informações do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, o abastecimento será interrompido das 14h da quinta, até às 8h do sábado (10).

De acordo com o Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM), responsável pelas Estações de Bombeamento, o objetivo da paralisação é manter a infraestrutura dos canais operante, fornecendo água para as áreas irrigadas e as Estações de Tratamento do SAAE.

Localidades que terão o fornecimento interrompido: Curral Velho, Fazenda União, Juremal, Carnaíba, Lagoa do Boi, Juá, Carnaíba de Dentro, Altaneira, Caldeirão dos Corrós, Jardim Primavera e Itamaraty.

Compesa realiza manutenção preventiva em Estação de Tratamento; confira as localidades que ficarão sem água neste domingo

(Foto: Ilustração)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará, neste domingo (4), serviços de manutenção preventiva no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA), localizada no Centro de Petrolina. O serviço teve início às 8h30 e o sistema deverá ser religado a partir das 12h.

Essa ETA é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade de Petrolina e, em função da paralisação do sistema por três horas e meia, haverá queda de pressão ou falta de água em bairros das regiões Norte, Central e Leste.

Relação de localidades que terão o abastecimento comprometido

Loteamentos: Recife, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Vitivinícola, Padre Cícero, Santa Bárbara, Vale Dourado e Arco-íris. Condomínios: Água Viva, Portal das Águas e Buona Vita. Bairros: Centro, Vila Eduardo, Vila Marcela, Jardim Amazonas, Vila dos Ingás, Vila Eulália, Alto do Cocar, Mandacaru, Pedro Raimundo, Terras do Sul, Quati, bairro São José (Alto Cheiroso), Santa Luzia, Jardim São Paulo, São Jorge, Henrique Leite, Vila Débora, Novo Horizonte, Jatobá, Residencial Monsenhor Bernardino, Carneiros, Cidade Universitária, Residencial Vivendas I e II, Dom Avelar, São Joaquim, Vila das Imbiras, Vila Vitória, parte do José e Maria, Vila Mocó, parte do Gercino Coelho, Km 2, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antônio Cassimiro, Vale do Grande Rio e  Pedra Linda.