Saae informa manutenção e suspensão do abastecimento em toda Juazeiro

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental informa aos usuários que na próxima quarta-feira (26) será necessário suspender o abastecimento de água na cidade para realização de uma limpeza nos  reservatórios do Sistema de Tratamento de Água da Estação de Tratamento Principal.

O serviço terá início às 8h e a previsão é de que seja concluído ao final do dia, quando o abastecimento será retomado gradativamente.

Karem Moraes/Ascom SAAE

Juazeiro: SAAE realizará intervenção na rede de abastecimento de quatro nesta quinta-feira

Também faltará água em alguns bairros de Juazeiro (BA) nesta quinta-feira (20). O Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE) realizará, das 8h às 12h, uma intervenção na rede que atende os bairros Castelo Branco, Tancredo Neves, Dom Tomáz e Alto da Aliança.

De acordo com o SAAE, será “necessária a suspensão do abastecimento durante o serviço”. Após a conclusão do serviço, o abastecimento será retomado gradativamente.

Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional entrega novo sistema de bombas da transposição em Salgueiro

O Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve em Salgueiro nesta quintA-FEIRA (13) para entrega do novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), no Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. A -solenidade reuniu membros da sociedade civil e autoridades políticas.

A estação estava paralisada desde outubro de 2022 por problemas técnicos decorrentes da falta de manutenção no local. O trabalho no sistema de bombas começou em maio deste ano. Foram investidos R$ 2,2 milhões na recuperação. Agora, o novo sistema da estação tem capacidade de bombear 24 mil litros de água por segundo e deve abastecer mais de 12 milhões de pessoas, em 222 municípios, dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

De acordo Waldez Góes, um segundo sistema de bombeamento está previsto para ser entregue no fim do ano. A duplicação do bombeamento da EBI-3 vai aumentar de 25% para 50% a capacidade de abastecimento do Eixo Norte da Transposição. “Hoje estamos aqui para acionar a primeira bomba e no segundo semestre vamos acionar a segunda bomba. Já tem toda uma determinação para a gente duplicar esse bombeamento. Então nós vamos trabalhar os projetos para colocar um novo conjunto de bombas aqui, de maneira que as obras também que vão levar água para as comunidades, para os estados, possam fluir com mais rapidez”.

O projeto de integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país. Em Salgueiro, são 260 km de extensão. O investimento total da transposição ultrapassa os R$ 12 bilhões.

G1 Petrolina

Manutenção interrompe abastecimento de água em Campo Alegre de Lourdes e na zona rural de Pilão Arcado

O fornecimento de água em Campo Alegre de Lourdes e na zona rural de Pilão Arcado precisou ser interrompido na manhã de hoje (20) para possibilitar a execução de serviços de manutenção em trecho de uma adutora. Os serviços já foram iniciados, mas devido à alta complexidade de execução, devem ser concluídos na manhã de quinta-feira (22).

Após a conclusão dos serviços, o abastecimento de água será reiniciado com atendimento gradativo. Moradores cujos imóveis possuem reservação adequada e suficiente poderão sentir menores efeitos da interrupção, mas é recomendável que todos economizem água durante este período.

Ascom/Embasa

Hemoba celebra Junho Vermelho e em Juazeiro também receberá doações de sangue

Foto: Camila Souza/GOVBA

Para celebrar o Junho Vermelho, a Fundação Hemoba promove uma programação durante o período e integra a campanha nacional Conectados pela Solidariedade do projeto Hemocentro Unidos. Neste mês, comemora-se em 14 de junho o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre a necessidade dos hemocomponentes em diversos tratamentos e incentivar a doação regular de sangue.

Geralmente, em junho, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores, como maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por causa das férias escolares e, no Nordeste, celebrações das festas juninas. Além disso, cresce a demanda por transfusão de sangue motivada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Em 2022, mesmo com a campanha de Junho Vermelho, a Hemoba não conseguiu manter a média mensal nesse ano de 13.083 candidatos à doação de sangue, alcançando 12.278 voluntários no mês. Já em 2021, em plena pandemia da Covid 19, o número de candidatos de 12.986 em junho ultrapassou a média mensal de 12.234 daquele ano.

A campanha Conectados pela Solidariedade foi desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo e compartilhada nacionalmente por meio do projeto Hemocentros Unidos, que reúne hemocentros de todo o Brasil para a construção e promoção de estratégias e ações nas áreas de hemoterapia e hematologia visando a melhoria contínua dos serviços e produtos disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. Na Hemoba, várias ações estão programadas para o Junho Vermelho como atrações musicais, palestras, publicações nas redes sociais, horário especial de funcionamento e novos roteiros da unidade de coleta móvel (Hemóvel).

Programação – Na sede da Hemoba em Salvador, haverá atrações musicais no Dia dos Namorados (12/06), com a apresentação do casal de cantores Priscila Magalhães e Pablo Moraes. Já o Dia Mundial do Doador de Sangue (14/06) será celebrado ao ritmo do forró com a banda Flor de Milho e o bloco Paroano Sai Milhó, que cantarão clássicos juninos. No dia 17/06, na Campanha Cantando Por Vidas, haverá a presença do coral do Mosteiro do São Bento, regido pelo maestro Vinícius Ferraz. O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Anemia Falciforme terá uma programação especial ao Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19/06), com palestras e orientações de autocuidado aos pacientes. Como ação de visibilidade às pessoas com doença falciforme, os prédios públicos e monumentos em Salvador serão iluminados com a cor vermelha.

Horário de atendimento especial – No feriado de Corpus Christi (08/06), a sede da Hemoba funcionará das 7h30 às 16h30. Na semana junina, de 19 a 23/06, as unidades da capital e do interior funcionarão normalmente e fecharão no dia 24/06.

Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30; de segunda a sexta-feira, no Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h30; no Hospital Ana Nery, das 7h30 às 13h; e no Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

No interior, a Hemoba possui unidades de coleta nas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

O horário de atendimento dessas unidades pode ser conferido no site da Hemoba: http://www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.

Ascom

 

 

 

Falta de água atinge mais de 20 bairros em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Um problema no compressor da Estação de Tratamento de Água Vitoria interrompeu o abastecimento de água em mais de 20 bairros de Petrolina (PE). De acordo com a Compesa, o problema está sendo solucionado e até meio-dia de hoje (29) o abastecimento se normalizará, gradativamente.

Os bairros afetados pelo problema são: João de Deus, Cosme e Damião, Ipsep, Santo André, Portal da Cidade, São Gonçalo, Jardim Imperial, Alto da Boa Vista, Rio Claro, Jardim Petropolis, Cohab VI, Rio Corrente, Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Residencial Nova Petrolina, Residencial Brasil, Valle dos Coqueiros, Valle Petrolina, Gercino Coelho, Atrás da Banca, Palhinhas e Parque Massangano.

Mistura alta e ruim estraga combustível vendido no Brasil

No país que se orgulha ser o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar do mundo e de operar o maior programa de produção de biodiesel das Américas, a idéia de adicionar os dois produtos a gasolina e ao óleo diesel sempre foi muito comemorada pelos ambientalistas como uma solução brasileira de compensação às emissões de carbono de mossa frota automotiva.

Colocar etanol anidro em gasolina tipo A, de fato, se tornou uma referência internacional que o Brasil provou, até porque foi a partir do velho Proálcool que a indústria automobilista nacional desenvolveu a tecnologia flex que permite que qualquer motor a combustão automotiva brasileiro rodar com os dois combustíveis seja a gasolina pura, o álcool hidratado ou a mistura de 25% que o país adotou como política energética padrão.

Também virou um diferencial Brasil, a adição de óleo vegetal no óleo diesel S-10 produzido pela Petrobras que investiu pesado na sua melhoria em 10 anos e fixado em 10% a despeito da indústria de caminhões e ônibus se queixar da qualidade do produto vegetal entregue para indústria nacional que usa uma tecnologia antiga para processar a soja e que produz uma quantidade excessiva de resíduos no bloco do motor e deixa sujeira no tanque de combustível.

É uma situação curiosa. A sofisticada indústria de caminhões está no mercado brasileiro com o que existe de melhor em termos de motores com tecnologia no mundo como a série Euro 4, 5 e 6 que embarcam o que de melhor se conseguiu na performance do motor a diesel. Entretanto é obrigada a usar um combustível misturado a um óleo vegetal ruim que acaba reduzindo sua eficiência. Tentando reduzir às perdas, a indústria de caminhões vem recomendando aditivos para compensar o diesel ruim entregue no posto.

O problema é que assim que o presidente Lula tomou posse, os produtores de etanol e de biodiesel se aproximaram com duas propostas que assustaram a indústria automobilística: Elevar a mistura do etanol para 30% e do biodiesel para ate 15%.

Do ponto de vista de performance, a idéia é um enorme retrocesso. O mundo usa, no máximo, 7% de biodiesel feito e material bom. Imagina usar – como foi aprovado – 15% até 2025? No caso do etanol, os motores flex simplesmente não aumentam o rendimento desejado com mais do que 25% e passam a gastar mais combustível.

Mas o novo governo simplesmente ignorou os alertas da indústria e o lobby dos dois produtos vegetais continua forte junto ao Ministério das Minas e Energia. O setor de biodisel, por exemplo, já assegurou o aumento do percentual de 10% para 15 em quatro anos. O setor sucroalcooleiro está pressionando para chegar a 30%.

A razão é bem clara: 5% mais no diesel e 5% mais na gasolina asseguram uma extraordinária aos dois setores já que as vendas para as distribuidoras são no atacado. Mas do ponto de vista tecnológico é perda de eficiência dos motores. Ironicamente, enquanto a indústria de caminhões fala do diesel com 5% de biodesel sendo adicionado já processo industrial na refinaria e o uso do motor elétrico flex com o etanol com até 20%. JC Online

Alepe vai discutir abastecimento de água em Pernambuco no dia 24 de maio

No dia 24 de maio, próxima quarta-feira, os deputados estaduais de Pernambuco vão debater o abastecimento de água no estado. O encontro acontecerá por meio de uma Audiência Pública, agendada pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Alepe).

Também está na pauta da comissão um debate sobre a situação de famílias afetadas pela criação da Reserva Tatu Bola, refúgio de vida Silvestre, localizado em área que abrange os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina, no Sertão do São Francisco, sem data definida. O pedido foi apresentado pelo deputado Luciano Duque (SD).

Mercado do Produtor de Juazeiro é o segundo do país em comercialização

Juazeiro alcança mais uma posição de destaque no cenário nacional na gestão Suzana Ramos. Pela primeira vez na história, o Mercado do Produtor, sob a responsabilidade da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), passou a ocupar a 2ª posição em volume e valores no Ranking Nacional na comercialização de hortifrutigranjeiros, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no último dia 20 de abril.

O levantamento tem como base a quantidade anual de 2022, comercializando o volume de 1.719.456.610 (um bilhão, setecentos e dezenove milhões, quatrocentos e cinquenta e seis mil e seiscentos e dez) quilogramas de frutas e hortaliças. Um aumento de 20,45% em relação a 2021.

Para a prefeita Suzana Ramos, a conquista é fruto de uma gestão comprometida com o desenvolvimento de Juazeiro. “Estamos vivendo momento muito importante na história de Juazeiro, onde o crescimento da cidade e o volume de ações que estamos realizando vem mudando o cenário local e projetando, ainda mais, a nossa cidade para todo o Brasil. Esse é só o começo de muitas realizações que estamos viabilizando e que contribuirão para alavancar Juazeiro e colocá-la no topo de diversos segmentos”, declarou a gestora.

Ranking

O entreposto de Juazeiro está na frente de Ceasas de grandes capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Campinas, Recife, Porto Alegre e Salvador, ficando atrás apenas do CEAGESP, de São Paulo. As informações estão disponíveis no site da Conab (https://www.conab.gov.br/).

Em 2022, este setor da economia movimentou 17,5 milhões de toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, representando R$ 61,8 bilhões. Somente o Mercado do Produtor de Juazeiro movimentou 1.719.456 toneladas representando R$ 5,7 bilhões.

O diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), responsável pelo Mercado do Produtor, Britoaldo Bessa, ressalta que este é um novo tempo de trabalho. “Recebemos com muita alegria esse resultado. É a gestão Suzana Ramos confirmando a força do novo tempo de trabalho. Quero dividir essa vitória com os nossos colaboradores e todas aquelas pessoas que compram e vendem no nosso entreposto. Vamos continuar trabalhando, através de uma gestão qualificada e transparente, para que o Mercado do Produtor de Juazeiro se destaque cada vez mais no cenário nacional”, destacou.

Texto: Welington Alves – Ascom/AMA/PMJ

Zona rural de Orocó será contemplada com sistema de abastecimento da Codevasf

Foto: Codevasf/Divulgação

Mais de 650 famílias da zona rural de Orocó, no Sertão do São Francisco, serão contempladas pela implantação de de um sistema de abastecimento por parte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

LEIA MAIS

Confira a cotação dos hortifrutigranjeiros comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro nesta segunda-feira

(Foto: ASCOM/PMJ)

O Mercado do Produtor de Juazeiro divulgou a cotação dos produtos comercializados no entreposto nesta segunda-feira (17). Os valores apresentados são obtidos através de pesquisa diária no mercado, que funciona de segunda a sexta-feira (das 2h às 22h) e aos sábados (das 2h às 17h) e aos domingos a partir das 21h.

O consumidor que for à Ceasa ao longo do dia pode encontrar Laranja por R$ 36,00 o cento, Limão Comum por R$ 27,50 o saco com 20kg, Maçã Nacional por R$ 127,50 a caixa com 18kg, Manga Tommy 1ª por R$ 75,00 a caixa com 26kg, Maracujá 1ª por R$ 105,00 a caixa com 16kg, Melão Amarelo por R$ 2,30 o Kg, Uva Itália (1ª) por R$ 130,00 a caixa com 20kg e Abobora Comum por R$ 2,00 o Kg.

https://waldineypassos.com.br/wp-content/uploads/2023/04/COTACAO-17-04-23.pdf 

Welington Alves – Assessor de Imprensa da AMA

Simão Durando anuncia obra para levar água tratada ao Projeto Maria Tereza

Em breve, a comunidade do KM-25, no Projeto Maria Tereza, área irrigada de Petrolina, será contemplada com o sistema de abastecimento de água tratada. Nesta segunda-feira (17), o prefeito Simão Durando assinará a ordem de serviço para o início das obras da adutora. O evento, acontecerá na quadra poliesportiva da localidade, às 18h30.

Com um investimento de R$ 7,5 milhões, a estimativa é contemplar 4 mil famílias com o sistema que levará água tratada para a comunidade. A obra será composta pela automação do sistema; sistema de bombeamento de água; adutora para o KM-25; reservatório elevado e nova rede de distribuição, através de um convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolina e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Ascom

Governo de Pernambuco garante R$ 50 milhões do Ministério da Integração para acelerar obras da Adutora do Agreste

Já estão na conta do Estado R$ 50 milhões transferidos no último dia 6 de abril pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para a aceleração das obras da primeira etapa da Adutora do Agreste, que beneficiarão 23 municípios do interior de Pernambuco. Os recursos, obtidos após agendas da governadora Raquel Lyra em Brasília nesse primeiro trimestre de governo, possibilitarão retomar o ritmo da obra, que tem conclusão prevista para 2025, quando todas as adutoras estarão implantadas e a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Agreste concluída, viabilizando o transporte de um volume de 2 m³ de água por segundo.

O valor repassado neste mês pelo governo federal é maior que a soma de todos os recursos disponibilizados em 2021 e 2022 juntos (R$ 40,83 milhões) e apontam para a capacidade de diálogo da nova gestão junto aos demais entes federativos. De acordo com a governadora Raquel Lyra,  o montante depositado garantirá a aceleração das obras ainda no primeiro semestre, mas a busca de mais recursos continuará no foco. “A gente sabe a importância que uma obra como a Adutora do Agreste tem para melhorar o acesso à água no interior e essa é uma meta prioritária do nosso governo. Estamos determinados a concluir a primeira etapa da Adutora e esse recurso que destravamos em Brasília já é uma amostra de muito trabalho e diálogo que vão se transformar em melhoria de vida para a nossa população”, explicou.

Do valor inicialmente conveniado com o governo federal, restam ser repassados ao Estado de Pernambuco cerca de R$ 35 milhões, mas com a atualização monetária dos valores do projeto, ainda de 2011, estima-se que a primeira etapa demandará mais R$ 400 milhões. A execução física da obra alcançou 78%, já tendo sido implantados 696 dos 787 km previstos de tubulações. Atualmente, a principal obra em execução é a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), localizada em Arcoverde.

Para o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, os recursos repassados representam um novo momento de pactuação entre os governos federal e estadual. “Nessa semana estamos comemorando a chegada dos primeiros valores destinados à conclusão das obras da Adutora do Agreste no atual governo. Temos a oportunidade e compromisso do governo federal de que não faltarão recursos para concluir a obra no espaço de tempo mínimo possível”, destacou.

O novo repasse de recursos federais está permitindo à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), executora da obra, a retomada do planejamento de novas ações, que envolve a abertura de novas licitações para a construção da Estação de Tratamento de Água e o complemento dos trechos da Adutora entre Caruaru e Gravatá; Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe; Belo Jardim e São Bento do Una e Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus. Com estas ações, existe a previsão de reforço no abastecimento da cidade de Caruaru até o início de 2024.

Ascom

Foto: Aluísio Moreira/Compesa.

Deputado federal Fernando Filho destina 380 cisternas para Araripina e planeja mais 220 em benefício do abastecimento d’água de mais famílias em Pernambuco

O deputado federal Fernando Filho tem se destacado nos últimos meses pela destinação de emendas para cidades do Sertão do Araripe em Pernambuco. Uma dessas cidades é Araripina, que recentemente recebeu 380 cisternas de 15 mil litros cada, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Para Fernando Filho, a importância da água para o homem do campo é inegável. “A falta de água é um problema recorrente em muitas regiões do Nordeste, especialmente no Sertão do nosso Estado. Por isso, investir em projetos de abastecimento d’água é tão importante, sobretudo para as famílias que vivem no campo. Esta é uma pauta que sempre dei prioridade”, destaca o deputado.

Com a recente instalação das cisternas em Araripina, Fernando Filho atendeu a um pedido do vice-prefeito da cidade, Evilásio Mateus, e já está trabalhando em Brasília para levar mais 220 cisternas e beneficiar ainda mais famílias na região. “Este é, sem dúvidas, o maior programa de abastecimento d’água da história da cidade. Uma conquista do nosso trabalho com o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, que vai melhorar o trabalho do homem do campo e viabilizar o acesso à água”, afirma o deputado.

Ascom

Prefeitura de Sento-Sé garante o peixe na mesa para cerca de 3 mil famílias nesta Semana Santa

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Assistência Social, garantiu o peixe na mesa de cerca de três mil famílias Sentoseenses nesta Semana Santa. A ação iniciou nesta quarta-feira (05) e até amanhã vai distribuir com pessoas em situação de vulnerabilidade social mais de 5 mil toneladas de alimentos entre pescado e cestas básicas em bairros variados e comunidades do interior.

O processo de distribuição começou com o encontro das equipes no bairro Casinhas, às 8h, onde os mais de 40 servidores municipais envolvidos na ação participaram de uma oração junto com a prefeita Ana Passos e seguiram para realizar a distribuição nos bairros: Casinhas, Cícero Borges, Elias Alves, Cícero Borges, Bela Vista 1, 2, 3, 4 e 5 e Santa Terezinha.

Em sua fala ao iniciar a ação, a Prefeita Ana Passos, destacou a parceria com o Governo do Estado que doou mil cestas básicas e possibilitou a ampliação do número de comunidades no interior a serem beneficiadas. “Esta é uma ação importante que já realizamos há 7 anos, principalmente, nesse momento de crise econômica em todo o país. É uma oportunidade que nós temos de garantir direitos fundamentais à população, que é o acesso ao alimento, a nossa gestão prima pelo cuidado e zelo de cada cidadão. Com a distribuição do peixe e das cestas básicas, que traz a simbologia do milagre e da multiplicação, ajudamos estas famílias também a manter a tradição religiosa”, ressaltou a prefeita Ana Passos.

As equipes foram bem recepcionadas pelos moradores em todos os bairros que passaram. Romário Santos, morador do bairro Casinhas, disse que era a primeira vez que recebia peixe da Prefeitura e elogiou. “Graças a essa ação vamos comer peixe na Semana Santa, estou desempregado e essa é uma ajuda que vai fazer muita diferença”, comemorou.

Já a empregada doméstica Ângela Paulino mora no bairro Cícero Borges há 13 anos e ficou sensibilizada com a atenção da Prefeitura. “Ações como esta mostram que ainda tem gente boa no mundo, estou encantada com o gesto da Prefeitura, as pessoas pobres precisam dessa prioridade, de sentir que alguém olha realmente por elas. Meus parabéns a prefeita e toda a sua equipe”, declarou.

A dona de casa, Inês Brito, esperava na porta de sua casa no bairro Santa Terezinha com ansiedade as equipes passarem. “Primeiro agradecer a Deus e depois a prefeita Ana Passos, pois eu estava sem nada em casa e receber essa cesta e esse peixe é um sinal de que Deus existe. Parabéns a prefeita Ana e todos os envolvidos por garantir o peixe no prato das pessoas carentes.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Jailson Rodrigues, a distribuição deste ano foi ampliada e vai atender mais comunidades no interior. “Iniciamos hoje na sede do município e nesta quinta-feira continuaremos nas comunidades do interior: Andorinha, Capeado, Riacho dos Paes, e ainda em Piçarrão, Brejo de Dentro e Brejo de Fora que nos outros anos não tinham entrado na lista”, pontuou Jailson Rodrigues.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE

Fotos: Alex Antunes

1234