Ministérios assinam acordo de combate à má nutrição nas escolas

O ministro da Educação, Camilo Santana, assinou, nesta terça-feira (4), um Acordo de Cooperação Técnica interministerial para promover alimentação saudável e fortalecer a agricultura familiar nas escolas do país. O documento estabelece parcerias entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Saúde, com foco no combate à má nutrição no ambiente escolar.

A perspectiva do governo é destinar, ao longo de 2023, R$ 5,5 bilhões para alimentar cerca de 40 milhões de estudantes da educação básica pública, um crescimento de 36%. O Acordo de Cooperação Técnica atenderá às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Outro compromisso assumido pelo governo federal é o de implementar ações que visem aumentar a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados.

“Em algumas escolas e municípios, muitas vezes a única refeição que a criança faz no dia é a oferecida na escola. Essa é uma realidade cruel. Temos de nos indignar, todos os dias, e não aceitar que, em um país da dimensão do Brasil, ainda tenham pessoas passando fome”, afirmou o ministro da Educação.

O acordo terá vigência de 48 meses e, após sua publicação, os ministérios deverão realizar reuniões bimestrais para planejar e organizar as ações de maneira conjunta. O Ministério da Educação (MEC) coordenará as ações educativas abordando o tema da alimentação e nutrição saudáveis. Já o FNDE fará o levantamento de dados referentes à aquisição, com recursos do PNAE, de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e às estratégias de alimentação escolar dos alunos da educação básica.

Segundo o MEC, do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. E devem ser priorizados os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.

Juazeiro: intervenção da Prefeitura melhora abastecimento na Maniçoba Velha

Uma intervenção realizada pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) melhorou o abastecimento de água em comunidades de Maniçoba Velha, zona rural de Juazeiro (BA). O SAAE trocou o motor bomba que atende parte do distrito, ampliando a vazão de água que chega às residências.

LEIA MAIS

Juazeiro: Prefeitura contrata mais carros-pipa para reforçar operação no interior

A Prefeitura de Juazeiro (BA) contratou mais dois caminhões-pipa para reforçar o abastecimento de água na zona rural do município. O Governo Federal retomou a operação no começo deste ano, mas a gestão também resolveu “colocar a mão na massa” para ajudar os moradores do interior.

A ação é resultado de uma força-tarefa entre Defesa Civil e Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), órgãos ligados à Prefeitura. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, a expectativa é que nos próximos 10 dias a situação de abastecimento na zona rural seja normalizado.

A Operação Pipa do Governo Federal foi suspensa nos meses de novembro, dezembro e parte de janeiro, o que gerou uma sobrecarga ao serviço de abastecimento prestado pela Prefeitura. Com a retomada da Operação da União, a prefeita Suzana Ramos pediu o reforço do nosso serviço, a fim de dar mais velocidade ao abastecimento e normalizar em regiões como Itamotinga, por exemplo, que vêm sofrendo com a falta de água“, disse.

Petrolina: moradores do Loteamento Rafael pedem solução para falta de água

(Foto: Ilustração)

Os moradores do Loteamento Rafael, em Petrolina (PE), procuraram nosso blog para que fosse cobrada uma solução para a constante falta de água na comunidade. Segundo moradores, há mais de dois dias que os moradores estão sem água nas torneiras.

Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que a falta de água está ocorrendo devido a um “rompimento de uma tubulação”. A previsão é de que o abastecimento seja retomado ainda nesta quarta-feira (28), por volta das 17h.

Devido a manutenção em rede, abastecimento de água em Juazeiro será interrompido nesta quinta

(Foto: Ilustração)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro emitiu um informe sobre a realização de uma manutenção no reservatório do bairro Piranga. Devido a este serviço, o abastecimento precisará ser interrompido das 7h às 23h desta quinta-feira (15). Esse serviço estava programado para a semana passada, mas precisou ser suspenso.

Por conta da manutenção, será necessário interromper o fornecimento de água nos seguintes bairros: Parque Residencial, Piranga I e II, Kidé, Condomínio Jardim Vitória, Jardim Vitória, Tabuleiro, Jardim Universitário, Novo Encontro, Parque Centenário, Condomínio Parque Centenário, Condomínio Caminho das Águas, Pedra do Lord, Expedido Nascimento, Tomaz I e II, Condomínio Terra dos Sonhos.

Além desses, também serão afetados os bairros Condomínio Country Club, Assunção de Maria, Colina do Rio, Vila Bela, Pedro Raimundo, Dom José Rodrigues, João XXIII, Alto do Cruzeiro, Barranqueiro, Monte Castelo, Mais Viver, Monte Serrat, Mais Viver Village, Mairi, Condomínio Residencial São Francisco, Dom Tomaz, Castelo Branco, Tancredo Neves, Distrito Industrial, Itaberaba, Residenciais Juazeiro I, II e III, Atacadão, Sol Nascente, João Paulo II, Vila Nova Fé, Antônio Guilhermino, Brisa da Serra, Praia do Rodeadouro, Penitenciária, Cidade Universitária e Morrão.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro recebe kits de dessalinizadores do programa Água doce

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), recebeu na última semana nove kits de dessalinizadores do Programa Água Doce (PAD). O PAD é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que por meio de parcerias com diversas instituições federais, estaduais, municipais, e sociedade civil, buscam, através de políticas públicas permanentes, aumentar a oferta de água de boa qualidade para o consumo humano.

PAD/Bahia

Foi através da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA),  em 2012, que o Governo do Estado firmou parceria com o Governo Federal (SICONV 769428/2012). A SEMA/BA é a coordenadora estadual.

Desde quando foi lançado, em 2004, o Programa já beneficiou diversas localidades do semiárido brasileiro. Dos critérios de escolha dessas localidades, estão: baixo IDH-M, baixos níveis pluviométricos, altos índices de mortalidade infantil, inexistência de outras fontes de abastecimento de água para a população.

Em Juazeiro, comunidades rurais que estão longe dos pontos de distribuição de água receberão os dessalinizadores. São elas: Bargado, Juvenal/Campo Grande, Jaburu, Pateiro, Rodeador, Serra da Madeira, Sítio Monte Alegre, Tanque Novo e Veneza.

Os kits, contendo Arco de serra, fita isolante, chave-teste, fita veda-rosca, frasco de óleo lubrificante, 3 chaves de boca, 2 chaves de fenda, trena de 50m, martelo e caixa de ferramentas, foram entregues na sede da Adeap por Valdir Brito, Coordenador III responsável pelo suporte administrativo do Programa Água Doce, na Bahia.

A previsão de entrega nas comunidades está prevista para esta semana, com a presença do gestor da pasta, Assis da Apolo.

Texto: Milena Pacheco – Assessora de Imprensa ADEAP/ Ascom PMJ

Petrobras reduz preço do gás de cozinha pago pelas distribuidoras

A Petrobras anunciou no início da noite de hoje (16) que vai reduzir o preço médio de venda do gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, a partir de amanhã (17).

O preço pago pelas distribuidoras será reajustado de R$ 3,7842 por quilo (kg) para R$ 3,5842/kg. Isso equivale a R$ 46,59 por botijão de 13kg, ou uma redução média de R$ 2,60 por 13 kg.

A Petrobras afirma que a redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a sua prática de preços.

Segundo a estatal, o objetivo é buscar o equilíbrio dos seus preços com o mercado sem o repassar para os preços internos a volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio.

Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Sento-Sé garante sistemas de abastecimento junto ao Governo do Estado para comunidades de Fartura e Poço do Tito

 

A Prefeitura de Sento-Sé firmou recentemente dois Termos de Compromisso junto ao Governo do Estado, via Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), para construir os sistemas de abastecimento de água nas comunidades de Fartura e Poço do Tito, localizadas no interior do município.

Juntas as duas intervenções estão orçadas em aproximadamente R$ 300 mil e vão beneficiar cerca de 40 famílias. De acordo com o gerente regional da Cerb, Afrânio Braga de Miranda, uma equipe da empresa, contratada para executar as obras, já esteve no município para realizar a locação. “Os termos foram firmados no início deste mês  e na semana passada a equipe da empresa já esteve no local avaliando os espaços e definindo como será disposta a obra no local, bem como uma assistente social esteve realizando reuniões com as comunidades para explicar a obra e a sua importância”, explica o gerente.

A prefeita Ana Passos destacou a importância das obras para o povo de Sento-Sé e a forte parceria com o Governo do Estado que tem garantido a vinda de obras estruturantes para o município. “Nosso trabalho não para, principalmente na busca de recursos para trazer para o nosso povo o que eles precisam. O Governo do Estado tem sido nosso parceiro fiel, hoje temos várias obras em andamento no nosso município fruto dessa parceria, como: a construção do Complexo de segurança, a recuperava da BA-210, garantindo o acesso à nossa cidade com segurança e conforto, reforma de escolas estaduais e com certeza ainda vem muito mais por aí” afirmou a prefeita.

Ascom

 

Morador reclama da constante falta de água em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Mais uma vez a falta de água em Petrolina (PE) volta a ser ponto de reclamação dos moradores do município. Após os moradores do Henrique Leite – que estão há um mês em água nas torneiras – realizarem uma manifestação contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a empresa decidiu se pronunciar.

De acordo com a companhia, o bairro apresenta maiores dificuldades na regularização do abastecimento pelo fato de estar localizado na extremidade do sistema e em uma posição do terreno mais alta em relação a outros bairros vizinhos, o que exige pressões mais altas. “A companhia disse que está trabalhando para equilibrar as pressões e regularizar a situação”, disse em nota.

Segundo o líder comunitário José Luiz dos Santos, a “Compesa está fazendo o povo do Henrique Leite de palhaço. Nós não queremos briga, não queremos aparecer, queremos solução“, disse à RedeGN.

LEIA MAIS

Moradores de Cabrobó reclamam de constante falta de água no município

(Foto: Ilustração)

Os moradores de Cabrobó (PE) estão cobrando um posicionamento da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) sobre a constante falta de água no município. Além do problema no abastecimento, a dificuldade de uma explicação sobre a situação por parte da companhia tem tirado a população do sério.

“A gente trabalha, paga todos os impostos, a conta sempre vem sem atraso e temos a obrigação de pagar porque se não eles vem cortar. Mas aqui na Subestação tá demais o descaso, já está fazendo 48hrs sem água, é um absurdo, nem água pra dar banho nas crianças pra levar pra escola não tem”, disse um leitor ao blog do Didi Galvão.

LEIA MAIS

Petrolina: Ministério Público recomenda que Compesa suspenda conta de água em locais sem abastecimento

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estabeleceu uma série de recomendações para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com base nos constantes problemas de falta de água em diversas comunidades de Petrolina (PE). Uma das recomendações é para a companhia suspender imediatamente a cobrança pelo consumo nos dias de desabastecimento.

Além disso, o órgão recomendou que a Compesa abasteça as localidades com carros-pipas todos os dias; divulgue na imprensa local, diariamente, o cronograma de fornecimento; apresente a relação de consumidores beneficiados pelos pipas e quantidade de água fornecida; e elabore um plano de investimentos e obras emergenciais para solucionar o problema.

LEIA MAIS

Juazeiro: reunião debate ajustes para retomada do Programa Água Doce

Uma reunião ajustou os detalhes sobre a operacionalização do Programa Água Doce (PAD), que irá funcionar em Juazeiro (BA). A ação busca retomar o funcionamento de sistemas de dessalinização, que foram instalados em comunidades rurais com dificuldades de acesso à água potável de qualidade.

Além de representantes da gestão municipal, a reunião contou com a presença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA/BA). Juazeiro é um dos 55 municípios beneficiados com o PAD, recebendo nove sistemas entre 2016 e 2017.

LEIA MAIS

“É preciso colocar um fim no descaso da Compesa e no sofrimento de milhares de petrolinenses e pernambucanos”, enfatizou Antonio Coelho

O deputado estadual Antonio Coelho voltou a denunciar e criticar, nesta segunda (26), o desastroso e deplorável serviço oferecido pela Compesa em Petrolina e que também se estende por todas as regiões de Pernambuco. Indignado com a falta de água generalizada que atinge a população petrolinense, o parlamentar usou as redes sociais para afirmar ser revoltante uma cidade, banhada por um dos principais rios do país, ainda assistir ao sofrimento de inúmeras famílias passando por dificuldades devido à falta de água. “Precisamos colocar um fim no descaso da Compesa e no sofrimento de milhares de pernambucanos que convivem com o esgoto e a falta de água constantes”, frisou.

O deputado esteve conversando com moradores do bairro Henrique Leite, onde pôde conferir que a localidade está há quase um mês sem uma gota de água na torneira. “O bairro Henrique Leite fica a cerca de 500 metros do Rio São Francisco. Poucos lugares representam tão bem o descaso e a falta de compromisso da Compesa com o povo e com a cidade de Petrolina. Nesse calor que faz, a população sofre sem ter como cozinhar, lavar roupa e até tomar um banho digno há 27 dias”, lamentou Antonio Coelho, ressaltando que a situação se repete por várias outras localidades do município.

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa destacou que o que Petrolina e o resto do estado assistem é um modelo esgotado, que não tem mais condições de atender a população. Disse, ainda, ser esse um sofrimento totalmente evitável caso houvesse um governo do estado competente e comprometido em solucionar as dores dos pernambucanos.

Antonio Coelho recordou, em seguida, a luta recente sua e do então prefeito Miguel Coelho para tirar a Compesa de Petrolina, mas que foi impedida por manobras do governador Paulo Câmara e do PSB. “Por isso, essa eleição é tão importante para Pernambuco. A eleição de 2022 terá consequências reais na vida das pessoas. Precisamos virar a chave em Pernambuco com a eleição de Miguel para governador a fim de que possamos implantar um novo modelo de saneamento básico e de abastecimento de água”, assegurou.

Compesa é multada em mais de R$ 200 mil por falta de água em diversos bairros em Petrolina

(Foto: Ilustração)

O descaso da Compesa com os serviços de água e esgoto em Petrolina renderam mais uma multa à Companhia. A nova punição – no valor de R$ 225.391,16 – foi aplicada nesta segunda-feira (26) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP).

Após fiscalizações, a ARMUP constatou a falta de água em vários bairros da zona leste da cidade, em especial o Henrique Leite, que está há mais de dez dias sem receber água com regularidade e pressão. Inclusive a Escola Municipal Governador Miguel Arraes e a Unidade do Nova Semente Nosso Lar, localizadas neste bairro, estão sem funcionar por causa deste problema.

Segundo o diretor-presidente da ARMUP, Rubem Franca, a Compesa foi notificada através do Ofício de Nº 171/2022 para corrigir a situação, contudo, a Companhia sequer se manifestou acerca do problema. “Diante desta situação não restou outra alternativa à administração municipal que não fosse tomar as medidas necessárias e multar a Compesa, mais uma vez”, disse

Ainda segundo Rubem, com a chegada do período de elevadas temperaturas na região, tem ocorrido um aumento nos problemas relacionados à distribuição regular de água em diversos bairros de Petrolina e a Compesa não implementou quaisquer obras estruturadoras no sistema de abastecimento e distribuição de água que pudessem evitar esses problemas.

Petrolina: moradores do Henrique Leite denunciam falta de água no bairro

(Foto: Ilustração)

Moradores do bairro Henrique Leite entraram em contato com a nossa redação para denunciar a constante falta de água na comunidade. Segundo a denúncia, já são mais de sete dias sem chegar água nas torneiras.

Isso está acontecendo desde a semana passada. Já deve ter até mais de sete dias. Para fazer uma comida, tomar um banho, lavar as roupas, está sendo o maior sacrifício do mundo“, relatou um morador.

12345