UPA 24hs de Petrolina atendeu mais de 10 mil pacientes no mês de março; foi o maior número de atendimentos desde a inauguração

(Foto: ASCOM)

A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24hs/IMIP) alcançou seu recorde histórico no mês de março com 10.906 atendimentos, sendo 10.387 relacionados à urgência e emergência de clínica médica e 519 referentes aos atendimentos de urgência e emergência odontológica.

O número corresponde a 150% da meta contratual. “Por mês, recebemos uma média de 7 a 9 mil pacientes. Mas, em março realmente alcançamos o maior número desde a inauguração da UPA em 2013”, ressalta a coordenadora geral da Unidade, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Desse total, 80% entrou na classificação de risco verde (pouco urgente). “É comum isso acontecer. A UPA sempre acaba atendendo muitos casos que deveriam ter como referência a atenção básica, enquanto que o nosso perfil é de atenção intermediária à saúde”, reforça a coordenadora.

Ainda com relação aos dados de março, vale destacar, que mesmo com o número recorde de atendimentos, o serviço alcançou 97,9% de resolutividade e que 69% dos usuários classificaram o serviço como bom e excelente.

“A gente acredita que isso seja reflexo de um trabalho sério de 292 funcionários e do padrão de atendimento ofertado na Unidade. Ficamos felizes com esses resultados, pois, mesmo trabalhando acima da nossa meta, conseguimos manter a qualidade do serviço”, avalia Ana Beatriz.

Feto é encontrado no banheiro da UPA de Juazeiro

(Foto: Ilustrativa)

Por voltas das 23h40 desta quinta-feira (12), uma guarnição da 75ª Companhia Independente da Polícia Militar de Juazeiro (BA), foi acionada para atender uma ocorrência na UPA do bairro Castelo Branco, naquela cidade.

Ao chegar ao local, foi constatado que um feto morto estava dentro do banheiro da Unidade de Pronto Atendimento. O local foi isolado e o Departamento de Polícia Técnica foi acionado para recolhimento do material e realização de exames periciais.

A polícia não informou se a pessoa que deixou o feto no banheiro teria sido identificada.

Secretaria de Saúde de Juazeiro emite nota de pesar após morte de servidora pública na UPA

(Foto: Ilustração)

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro emitiu uma nota na manhã desse domingo (25), lamentando a morte de uma funcionária pública da cidade.

Juliana de Oliveira Loureiro Peltier era a enfermeira chefe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tinha 32 anos e foi encontrada sem vida no banheiro da Unidade, no início da manhã de hoje.

De acordo com a 75ª CIPM, uma equipe realizava rondas ostensivas próximo ao Mercado do Produtor e foi acionada sobre um possível suicídio na UPA. Ao chegarem ao local, a PM foi informada pelos médicos plantonistas do fato. Os próprios médicos teriam iniciado os primeiros atendimentos, porém, a vítima vei a óbito, após injetar medicamentos em seu corpo.

LEIA MAIS

Juazeiro utiliza serviço social da UPA 24hs de Petrolina como modelo

Juazeiro utiliza serviço social da UPA 24hs de Petrolina como modelo. (Foto: Internet)

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, está implementando na sua UPA 24hs a classificação de risco azul, que irá redirecionar os casos não urgentes para a unidade de saúde mais próxima da residência do usuário. A medida tem como objetivo desafogar o serviço de urgência e emergência, garantindo o atendimento mais rápido aos pacientes que precisam de assistência imediata, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Para isso, a UPA 24hs de Juazeiro passará a contar com uma gerência de serviço social, comandada pela assistente social Yara Marçal, que esteve em treinamento esta semana na Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina. “A ideia surgiu da própria secretária de saúde, Fabíola Ribeiro, que admira muito o trabalho realizado na UPA de Petrolina, e fez toda a questão que a gente fizesse esse intercâmbio”, afirmou Yara.

Foram dois dias vivenciando a rotina, conhecendo o instrumental e protocolos utilizados no serviço. Logo de início, as impressões da assistente social foram as melhores. “A estrutura daqui é extraordinária, os espaços são bem divididos, a organização e o fluxo são corretos, e tudo funciona perfeitamente bem. Já percebi que além de prestar o atendimento aos casos azuis, o serviço social também é responsável por promover a humanização de todo o serviço e esse é o modelo que nós levaremos para Juazeiro”.

LEIA MAIS

Diretor do Instituto do Coração de São Paulo realizada treinamento para médicos UPA 24h de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Os médicos da urgência e emergência da UPA 24hs de Petrolina participaram esta semana de um treinamento sobre o exame Troponina Cardíaca T, através do método de eletroquimioluminescência, utilizado para o diagnóstico avançado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que passará a ser utilizado pela Unidade.

Para tirar dúvidas sobre a nova tecnologia de alta sensibilidade para o infarto, foi convidado o Diretor da Unidade de Emergência do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), Múcio Tavares de Oliveira Júnior. A oportunidade surgiu através de uma parceria com o Laboratório Lacesp, que presta serviço à UPA 24hs, entre outros hospitais e serviços de saúde da região.

“Nós resolvemos promover esse encontro para atualizar os médicos clínicos quanto ao uso dos novos marcadores cardíacos. Desse modo, eles poderão analisar melhor os resultados da Troponina Cardíaca T, agilizando o diagnóstico do IAM, angina instável, miocardite e contusão cardíaca”, explica a gerente administrativa do Lacesp, Márcia Mangabeira.

De acordo com o diretor médico da Unidade, Elson Viana, os ganhos são muitos. “O perfil da nossa urgência e emergência é clínica, portanto, não dispomos de especialistas na UPA 24hs. Entretanto, nós recebemos muitos pacientes com queixa de dor torácica e precisamos prestar esse primeiro atendimento. Por isso, quanto mais suporte diagnóstico nós tivermos melhor. O momento é de comemorar a chegada da nova tecnologia que beneficiará, em primeira instância, o nosso usuário”, ressalta.

Os participantes aprovaram a iniciativa e agradeceram a oportunidade, como é o caso de Filipe Carvalho, plantonista da UPA 24hs. “Sou apaixonado por cardiologia, pretendo me especializar nessa área. Tive a honra de conhecer e participar desse treinamento com um dos grandes nomes da cardiologia no país, o Dr. Múcio Tavares, e acredito que essa novidade auxiliará o nosso dia a dia de trabalho. Assim, nós conseguiremos prestar um serviço ainda melhor à comunidade”, comemorou.

Ministério da Saúde amplia em R$ 93 milhões recursos para UPAS 24 h

(Foto: Arquivo)

O Ministério da Saúde anunciou hoje (5) o repasse de R$ 93,2 milhões para o custeio de 46 unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas em 43 municípios brasileiros das cinco regiões do país. Nenhuma cidade pernambucana aparece na lista divulgada.

De acordo com o Ministério da Saúde, há em todo país 562 UPAs funcionando com a ajuda do governo federal, a um custo de R$ 1,7 bilhão por mês apenas para serviços. Elas prestam cerca de 130 mil atendimentos diários. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, essas unidades são relevantes para que possam ser usadas de forma a complementar os serviços que já são oferecidos pelas demais unidades de saúde dos municípios.

“A partir de agora, esses municípios poderão contar com o apoio do governo federal para continuar oferecendo atendimento de qualidade à população. Nessa gestão, todos os pedidos para habilitação de UPAs dos municípios que entregaram a documentação correta foram atendidos. Não existe mais nenhuma solicitação pendente no Ministério”, enfatizou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante coletiva.

Com informações do EBC

Paulo Bomfim entrega à população de Juazeiro a reforma da UPA 24h

O evento faz parte da agenda do Toda Sexta tem Obra. (Foto: ASCOM)

Desde o início da sua gestão, o prefeito Paulo Bomfim está comprometido em qualificar ainda mais a rede municipal de saúde. Nesta sexta-feira (1ª), o prefeito de Juazeiro entregou a reforma da Unidade de Pronto Atendimento Dr. João Oliveira (UPA 24h). A obra foi avaliada em quase R$130 mil, contando com os recursos do Governo Federal (remanescente da construção própria), além de uma contrapartida do município. O evento faz parte da agenda do Toda Sexta tem Obra.

Na ocasião, o prefeito destacou que a saúde está sendo tratada como prioridade em sua gestão. “Neste ano, já entregamos seis Postos de Saúde, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que vieram para fortalecer a Atenção Básica. Hoje, a Atenção Especializada é contemplada com a inauguração da reforma da UPA 24h, o equipamento ficou belíssimo e vai proporcionar um atendimento de mais qualidade aos usuários”, garante.

LEIA MAIS

Juazeiro: Vereadores participam da entrega da UPA reformada à comunidade

(Foto: ASCOM)

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, acompanhado dos vereadores Bertinho da Carnaíba, Domingão da Aliança, Neguinha da Santa Casa, Joseilson Marcelino, Bené Marques, Allan Jones, Reinaldo de Sabino, entre outros, participou na tarde desta sexta-feira (01), da entrega à comunidade da reforma da UPA 24 Horas.

Para o Presidente Alex Tanuri a reforma da UPA “mostra a atenção que o prefeito Paulo Bonfim está dedicando à melhoria da saúde em Juazeiro. São novas instalações, novos equipamentos e uma atenção especial à qualificação do pessoal. A Câmara está aqui demonstrando apoio às iniciativas do prefeito em favor da saúde pública de Juazeiro”.

Com investimento de R$130 mil, reforma da UPA 24h será entregue nesta sexta-feira em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PC do B) entrega nesta sexta-feira (1) a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Dr. João Oliveira.

Segundo a superintendência administrativa da Secretaria de Saúde de Juazeiro foram realizadas adequação do acesso principal das ambulâncias, elevação do piso, além da cobertura dos acessos do pronto atendimento e das emergências. Internamente foram reestruturadas as redes: elétrica e hidrossanitária, revisão do forro e das esquadrias e realizada pintura geral.

Com orçamento de R$130 mil, a entrega faz parte da agenda do “Toda sexta tem obra” e acontecerá às 17h.

9ª Conferência Municipal de Saúde conta com participação de equipe da UPAE e do HDM em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã desta segunda-feira (17) representantes da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan, participaram do evento.

O evento foi aberto oficialmente pela secretária municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque, que enfatizou o importante momento de reconstrução da saúde de Petrolina, e pelo prefeito Miguel Coelho (PSB).

“A saúde é um desafio, pois os problemas foram sendo acumulados ao longo dos anos. Mas, nós estamos aqui reunidos para buscar novos caminhos e alternativas” afirmou Miguel Coelho.

A coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar também defende a política em rede da saúde. “É uma engrenagem, onde se um para os outros tendem a ter dificuldades. Tudo tem que funcionar. Poder discutir a saúde em uma perspectiva macro é sempre muito importante, e acredito que daqui sairão boas propostas para melhoria da saúde pública de Petrolina”, ressaltou sobre o evento.

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina registra a primeira doação de múltiplos órgãos em uma unidade de Pronto Atendimento de Pernambuco

(Foto: Ilustração)

Na última quarta-feira (7) a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina registrou a primeira doação de múltiplos órgãos em uma UPA 24h no estado de Pernambuco. A ação contou com a participação e o envolvimento de toda a equipe da UPAE, Hospital Dom Malan, Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Hospital Universitário (HU-Univasf).

“Nós confirmamos o Acidente Vascular Cerebral [AVC] da paciente através de uma tomografia realizada no HU e iniciamos o protocolo de Morte Encefálica [ME]. Fizemos o teste de sensibilidade, o neurologista realizou o dopler, e em seguida ficou confirmando o diagnóstico inicial de ME por AVC. A partir daí começou-se a sensibilização junto à família, feita pela equipe do Serviço Social da UPAE e OPO”, relata a médica que recebeu a paciente no Pronto Atendimento, Manuela Albuquerque.

De acordo com o coordenador médico da UPAE é fruto da integração dos serviços de assistência. “Não conseguimos salvar a vida da paciente que chegou com ME, mas vamos conseguir dar uma nova chance a pacientes que estão na fila de espera para transplante. Então, só nos resta parabenizar a equipe e reconhecer os esforços de todos os envolvidos”, ressalta.

Segundo prefeito de Salgueiro, UPA 24H pode nunca funcionar

(Foto: Internet/Ilustração)

O prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, durante uma entrevista coletiva no seu gabinete, nessa quarta-feira (12), afirmou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h pode não vir a funcionar. A unidade de saúde foi inaugurado em 2016 sem equipamentos, sem licença da Vigilância Sanitária e do Corpo do Bombeiros, sem móveis e sem funcionários.

De acordo com Clebel, o Corpo de Bombeiros chegou a identificar mais de 90 irregularidades no prédio. Uma delas é o fato da UPA estar localizada a poucos metros de uma empresa de botijão de gás, quando a distância mínima permitida é de 100 metros.

“O Ministério da Saúde está enviando um grupo a Salgueiro para poder ver o futuro dessa obra. Só que é muito difícil que essa UPA funcione, porque tem 91 itens de irregularidades”, disse o prefeito.

Profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina passam por capacitação e atendimentos na urgência e emergência melhoram

(Foto: ASCOM)

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram neste final de semana (18 e 19) do Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), promovido pelo Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Hospital Agamenon Magalhães, de Recife.

A iniciativa tem como objetivo padronizar (nos prontos-socorros de Pernambuco) o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE).

A oportunidade foi considerada excelente pelos profissionais da UPAE. “Recebemos no ano passado um curso de simulação de casos clínicos sobre a Síndrome Coronariana Aguda e já estamos articulando a vinda de outra capacitação para o segundo semestre.

O ACLS contemplou os nossos médicos do pronto atendimento, mas também foi aberto ao público externo. Portanto, toda a região foi beneficiada e não só os nossos clínicos e usuários”, avalia o coordenador médico da UAPE, Elson Marques.

LEIA MAIS

Caruaru: Bebê é encontrado morto dentro de lixeiro no banheiro de UPA

(Foto: Internet)

Um bebê foi encontrado morto no lixeiro do banheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Horácio Florêncio em Caruaru (PE), neste domingo (15). Segundo a Polícia Civil, a criança teria cerca de oito meses de vida. Ainda de acordo com a polícia, provavelmente o parto aconteceu no banheiro, pois o corredor estava coberto com sangue e placenta.

Alguns funcionários da UPA perceberam a placenta e o sangue no corredor, e começaram a procurar a criança. Eles acharam a menina no banheiro, tentaram reanimá-la, mas ela já estava sem vida. A Polícia Civil afirmou que algumas pessoas afirmaram ter visto uma mulher saindo suja de sangue do banheiro.

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina informa mudança no horário de atendimento da Unidade

(Foto: Waldiney Filho/Blog Waldiney Passos)

(Foto: Waldiney Filho/Blog Waldiney Passos)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) informa a todos os seus usuários que, a partir de 01 de novembro, o horário de atendimento do serviço especializado passará a ser das 7 às 17h. A alteração segue determinação da Secretaria Estadual de Saúde.

Apesar da redução do horário, a coordenação da UPAE garante que não haverá prejuízo aos pacientes, visto que o número de consultas, exames e cirurgias realizados diariamente serão mantidos.

Vale ressaltar que não terá alteração no horário de funcionamento do Pronto Atendimento. O serviço de urgência e emergência clínica continua de domingo a domingo, 24h, e a urgência e emergência odontológica também permanece de domingo a domingo, das 7 às 19h.

LEIA MAIS
12345