Odebrecth tem novo presidente

(Foto: Internet)

O executivo Luciano Guidolin substituirá Newton de Souza na presidência da Odebrecht S.A., a holding que reúne os negócios da companhia. A Odebrecht anunciou nesta sexta-feira (12) a troca de comando.

Guidolin, de 44 anos, assumiu o cargo de vice-presidente de investimentos do grupo Odebrecht no início deste ano. Antes disso, ele foi vice-presidente da unidade da divisão de Polímeros e de Tecnologia e Inovação da Braskem, petroquímica controlada pelo grupo.

Newton de Souza deixará as funções de executivo e será vice-presidente do conselho de administração da Odebrecht.

Fonte G1

Diretoria do Associação de Moradores do Residencial Novo Tempo será empossada em maio

Contente por ter sido escolhido o primeiro presidente da Associação de Moradores do Residencial Novo Tempo, o senhor Luiz Carlos, mototaxista que concorreu ao cargo de vereador na última eleição, já está convidando as lideranças e a população em geral para a posse da nova diretoria no dia 13 de maio com a presença de diversas autoridades, confira a convocação que o novo presidente está fazendo através das redes sociais:

Olá pessoal boa noite dia 13 de Maio comemoramos o dia das mães, primeiro ano do nosso residencial NOVO TEMPO, e posse da primeira Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação de Moradores do qual sou presidente, e entre os ilustres convidados estão Prefeito Miguel Coelho, Presidente do PR Klebyo Bezerra, Senador Fernando Bezerra Coelho, Ministro de Minas e Energia e Deputado Federal Fernando Filho, Deputado Federal Guilherme Coelho, Vereadores, Secretário de governo e os meus companheiros líderes comunitários aqui de diversos bairros de Petrolina. Venha você também participar desse momento histórico. LOCAL Quadra coberta poliesportiva as 19:00 (hs) RESIDENCIAL NOVO TEMPO.

Luiz Carlos

Vereador Cícero Freire convoca Audiência Pública com presidente da Compesa

(Foto: Arquivo)

O vereador Cícero Freire convocou, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (18) na Câmara de Vereadores de Petrolina, uma Audiência Pública, marcada para o próximo dia 25 deste mês, às 9h, com o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, para debater sobre os serviços prestados pela empresa na cidade. Além do presidente da empresa, segundo Cícero, o gerente regional, João Rafael, e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também foram convidados.

“Quero convidar a todos para que no dia 25 deste mês compareçam à audiência pública, às 9h, para receber o Dr. Roberto Tavares, presidente da Compesa, assim como João Rafael, gerente regional da empresa, além do prefeito Miguel Coelho, para que Petrolina pare de sofrer. Hoje as maiores reclamações são sobre os serviços da Compesa. Vocês sabem a quem pertence a Compesa? Pertence ao município de Petrolina”.

Investimentos

O parlamentar questionou os investimentos que a Compesa diz ter feito na cidade e afirmou querer saber onde é investido parte dos valores que a empresa arrecada no município.

“A Compesa diz que investiu em torno de R$ 100 milhões, que para mim não é nada quando comparado ao aluguel que ela deveria ter paga durante esses 40 anos ao município. A Compesa arrecada em torno de R$ 5 milhões ou mais em nossa cidade, gasta com folha de pagamentos e alguns serviços simples cerca de R$ 1,5 milhão, e o restante nós queremos saber onde está sendo investido”.

Taxa de Esgoto

Cícero Freire afirmou que a taxa de esgoto cobrada pela Compesa em Petrolina deve ser extinta ou passar ao menos por um reajuste, já que os serviços prestados pela empresa não condizem com o valor da taxa.

“A Compesa precisa fazer com que essa taxa de esgoto seja extinta ou que tenha um preço menor para os cidadãos petrolinenses, porque os serviços prestados por essa empresa são de péssima qualidade. Chegou a hora da gente defender quem elege a gente”.

Valério Rocha é o novo presidente do PT em Casa Nova-BA

Petistas da Bahia participaram neste domingo (9), do Processo de Eleições Diretas (PED) para escolha dos presidentes dos diretórios municipais e dos 310 delegados que vão eleger a nova direção do partido na Bahia, durante o Congresso Estadual que ocorrerá em maio. Neste Congresso também serão eleitos os delegados que elegerão, em junho, a nova Executiva Nacional do PT.

Na Bahia, o PED municipal mobilizou cerca de 60 mil filiados em 308 cidades. Em Casa Nova foi eleito novo presidente do PT, Valério Rocha, ele obteve 103 votos contra 77 votos de Zé Carlos Borges, atual secretário de Desenvolvimento Social do município.

Reginaldo Paes é eleito novo presidente do PT em Petrolina

Vereadora Cristina Costa e presidente eleito do PT em Petrolina, Reginaldo Paes

Centenas de filiados ao Partido dos Trabalhadores em Petrolina, foram à Câmara de Vereadores, local das eleições para a escolha do novo diretório municipal do PT. A votação começou às 8:00 horas deste domingo (09) e terminou às 17:00 horas. Em chapa única, o funcionário público da Embrapa, Reginaldo Paes, foi eleito presidente do Partido para os próximos dois anos. Foram 308 votos válidos dos 453 totais.

Paes ficará à frente das negociações do PT nas eleições de 2018. Em todo o país os petistas participaram das eleições em mais de 4 mil municípios.

Presidente do Senado diz que reforma da Previdência fará o Brasil crescer

Eunício relatou que a conversa ocorreu em um jantar de confraternização em que Temer expressou seu desejo de se aproximar da bancada e do parlamento. (Foto: Internet)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse hoje (16) que o papel do Congresso Nacional é aprovar as reformas da Previdência e trabalhista propostas pelo governo para ajudar o Brasil a crescer. A declaração foi dada depois da primeira reunião da bancada do PMDB do Senado com o presidente Michel Temer, realizada ontem à noite, em Brasília.

Eunício afirmou que Temer conversou sobre as reformas com os parlamentares, chamando a atenção para a necessidade de manter a reação da economia e retomar a geração de empregos. “Foi neste sentido que conversamos um pouco sobre as reformas, sobre o papel que temos no Congresso Nacional de ajudar o Brasil a incluir esses 13 milhões de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho”, declarou o presidente do Senado.

Jantar reuniu parlamentares com Temer

O líder do partido no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem se manifestado de forma contrária ao encaminhamento dado pelo governo sobre a tramitação das reformas da Previdência e trabalhista, também participou da reunião.

LEIA MAIS

Maia prorroga até sexta-feira prazo para apresentação de emendas à reforma da Previdência

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciou em Plenário que acolheu um pedido do PSB e decidiu prorrogar até a próxima sexta-feira (17), às 18h30, o prazo para a apresentação de emendas ao texto da reforma da Previdência (PEC 287/16).

Até ontem (prazo anterior), foram apresentadas 146 emendas; destas, 44 não começaram a tramitar por haver divergência nas assinaturas. A maior parte das emendas está relacionada a pontos específicos como benefícios assistenciais, professores, trabalhadores rurais, policiais, servidores públicos e mulheres.

Novas regras

A PEC altera regras em relação à idade mínima e ao tempo de contribuição para se aposentar. Além disso, modifica a forma de cálculo dos benefícios, entre outros pontos.

De acordo com a proposta, a nova regra geral para a aposentadoria passará a exigir idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição, sendo aplicada a homens e mulheres que, na data de promulgação da nova emenda à Constituição, tiverem, respectivamente, menos de 50 anos e menos 45 anos.

Marcelo Nilo desiste de concorrer à presidência da AL-BA

Marcelo Nilo (PSL) é o atual presidente da AL-BA, posição que ocupa há dez anos/Foto: Joa Souza

O deputado Marcelo Nilo (PSL) renunciou, na noite de ontem (31), à sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, quando tentaria disputar pela sexta vez o cargo. Com a desistência de Nilo e a retirada da candidatura de Luiz Augusto (PP), o deputado Ângelo Coronel (PSD) vai para eleição da Mesa Diretora, na tarde desta quarta (1º), como candidato único da base do governo e com o apoio da oposição.

A decisão de renunciar a mais uma eleição  pela presidência da Assembleia, o que lhe conferiria 12 anos no comando do Legislativo, foi comunicada pelo próprio Marcelo Nilo ao governador Rui Costa (PT), por volta das 20 horas desta terça, na governadoria.

No encontro, do qual participaram o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap), Nestor Duarte, que é do mesmo partido de Nilo, o ainda presidente da Assembleia, que começou a corrida como favorito, jogou a toalha.

Sem o apoio da oposição,  das duas outras candidaturas da base que se uniram contra ele e o refugo de aliados que lhe haviam declarado apoio, como o PCdoB e o  seu próprio partido, o PSL, Marcelo Nilo teve que admitir que chegava ao fim do processo sem os votos necessários para a conquista do sexto mandato na Casa.

Em nota divulgada à imprensa, Marcelo Nilo disse que deixava a presidência da Assembleia sem “uma mácula” e que não encara a saída do honroso cargo como um “retorno à planície”.

Nilo, que chegou a ser convidado pelo governador a ocupar uma secretaria, avisou que cumprirá seu mandato de deputado estadual. “Com a cabeça erguida darei prosseguimento ao mandato que me confiaram 150 mil baianos”. Ao sucessor, com quem trocou duras farpas nos últimos dias, desejou “mandato profícuo”.

Por volta das 22 horas, o governador Rui Costa postou, na sua página do Face book, que havia parabenizado o deputado Ângelo Coronel. “Aproveitei para desejar tranquilidade e sabedoria para manter a base aliada unida ao assumir a presidência da Assembleia Legislativa”.

Rui também fez questão de cumprimentar o deputado Marcelo Nilo “pelo posicionamento firme e corajoso de renunciar em nome da unidade política”. O governador disse, ainda, que “a gestão eficiente do atual presidente merece nosso reconhecimento”.

Senado elege novo presidente nesta quarta-feira

Diversas bancadas partidárias passaram o dia em reuniões para definir seus posicionamentos na eleição da Presidência, suas novas lideranças e suas indicações para a Mesa e para as comissões/Foto: Jonas Pereira da Agência Senado

Os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT) podem disputar nesta quarta-feira (1º) a presidência do Senado para o biênio 2017-2018. Líder do PMDB, Eunício foi indicado pela sua bancada, que é a maior da Casa. Medeiros, que é vice-líder do governo, aposta no sigilo do voto para ganhar o apoio de dissidentes. As candidaturas precisam ser registradas perante a Secretaria Geral da Mesa até o início da sessão de eleição.

Tradicionalmente, o partido com a maior bancada fica com a Presidência, mas são comuns candidaturas alternativas. Eunício foi escolhido como indicação do PMDB numa reunião dos senadores do partido nesta terça-feira (31). Ele está no primeiro mandato, é senador desde 2011. Antes, foi deputado federal (1998-2010) e ministro das Comunicações (2004-2005) durante o governo Lula.

A reunião do PMDB também serviu para que os correligionários escolhessem Renan Calheiros como novo líder do partido. Ele agradeceu, mas não confirmou se aceitará o posto.

Uma terceira alternativa ainda pode surgir com o senador Roberto Requião (PMDB-PR). Ele foi o único membro do PMDB a não participar do encontro que definiu Eunício Oliveira como candidato.

Requião apresentou uma série de medidas que gostaria de ver adotadas pelo próximo presidente. E disse que, caso nenhum dos candidatos adote a pauta, ele pode se lançar. No entanto, diz que não há chances de derrotar a candidatura de Eunício, que conta com apoio da base do governo.

Enquete: 62% avaliam a gestão do presidente Michel Temer como péssima

Somando “péssimo” e “ruim” Temer tem 71% de rejeição segundo enquete deste blog

Concluímos mais uma enquete deste blog verificando uma grande rejeição dos nossos leitores à gestão do presidente Michel Temer (PMDB), que assumiu a Presidência após o impeachment de Dilma Rousseff.

Perguntados como avaliavam a gestão: 62% responderam que péssima, 9% ruim, 11% regular, 8% boa e 9% ótima.

Esses números reafirmam a impopularidade do presidente constatada em várias pesquisas de opinião e ao que tudo indica Michel Temer terá o desafio de driblar, em 2017, uma série de obstáculos políticos para manter a governabilidade e ter força no Congresso Nacional para aprovar reformas como a previdenciária e a trabalhista.

No horizonte do presidente da República, há preocupações com os imprevisíveis desdobramentos das delações premiadas dos executivos da Odebrecht, com o processo em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode cassar o mandato dele e com os baixíssimos índices de popularidade que ele tem registrado nos últimos meses.

Temer foi citado no pré-acordo de delação premiada do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Segundo o ex-dirigente da empreiteira, o presidente pediu, em 2014, R$ 10 milhões para campanhas do PMDB. Os fatos são investigados pela Operação Lava Jato.

Além disso, o TSE apura se a chapa formada por Dilma Rousseff e Temer para a eleição presidencial de 2014 cometeu abuso de poder econômico e se beneficiou do esquema de corrupção que atuou na Petrobras. Se o tribunal concluir que sim, Temer poderá ser afastado da Presidência.

Na avaliação do cientista político da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Sérgio Praça, o agravamento da crise política e da impopularidade de Temer deverão resultar em impacto negativo ainda maior para o governo, superior até ao desgaste causado pela demora na recuperação econômica.

Presidente da Compesa fala sobre atuação da Compesa em Petrolina e das melhorias promovidas pela companhia

Tavares afirmou que Petrolina pode ser a melhor cidade do Norte-Nordeste em relação a saneamento básico. (Foto: Internet)

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, falou, durante entrevista, nesta quinta-feira (26), ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal, sobre diversos aspectos que rodeiam a companhia em Petrolina (PE).

Segundo Tavares, uma licitação foi aberta para que os bairros Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas e outros que ficam nas proximidades não encontrem mais problemas no abastecimento e no tratamento das águas que chegam a essas comunidades.

“Lançamos, durante a vinda do Governador a cidade, uma licitação importante, que foi um dos primeiros pleitos do prefeito Miguel para que a gente pudesse resolver o problema de um sistema que não foi construído pela Compesa, mas que agora a Compesa vai entrar com a solução nos bairros do Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Jardim Amazonas. Vamos investir R$ 1,4 mi só nessa obra para que esse problema seja resolvido”.

Tratamento da água

Outra questão levantada pelo presidente foi a respeito do tratamento adequado das águas na cidade. De acordo com Tavares, a empresa acompanha “rigorosamente esses relatórios” que mostram a realidade da qualidade da água em Petrolina. Ainda segundo o presidente da companhia, “toda a rede construída pela Compesa e que é operada pela empresa é 100% tratada e sempre se encontra dentro dos padrões estabelecidos”.

Ligações Clandestinas

Grande parte da população petrolinense tem se preocupado com as ligações clandestinas que acabam jogando esgotos no rio São Francisco e poluindo o meio-ambiente local. O presidente da companhia afirmou que fez um levantamento dessa ligações clandestinas e não encontrou nenhuma que pertencesse à Compesa. Ele alertou que as redes vêm de residências, comércios e até condomínios da cidade.

“Nós percorremos o rio procurando os locais de lançamento de esgoto. Caso fosse em nossa rede, a gente teria a obrigação imediata de concertar. Mas verificamos que há várias ligações clandestinas de casa, comércio, condomínios e entregamos o relatório para a prefeitura. Onde houver o corte dessas ligações, nós vamos oferecer ao local que estava com ligação clandestina a possibilidade de ser feita a ligação regular na nossa rede”.

Investimentos

Tavares aproveitou para citar os investimentos feitos pela companhia na cidade, o que ainda pode ser investido e das melhorias que estão sendo implantadas no município. Segundo ele, Petrolina tem a capacidade de ser a melhor cidade do Norte-Nordeste em relação a saneamento básico.

“Nós investimos em Petrolina R$ 150 mi nos últimos anos. Não tem como fazer um investimento dessa magnitude e não melhorar o serviço, apesar de que Petrolina é uma cidade muito pujante, que cresce muito, é um polo regional. Os investimentos precisam continuar. Nós temos conversado com o prefeito Miguel, por que ele quer estabelecer uma rotina de parceria para que a gente mantenha esse volume de investimentos para que Petrolina possa ficar tranquila com a infraestrutura oferecida pela Compesa. Petrolina tem todas as condições de ser a melhor cidade, em saneamento, do Norte-Nordeste e centro-oeste”.

 

Após denunciar seis meses de sálarios atrasados de trabalhadores terceirizados, presidente do SINPOL é intimado a prestar depoimento

(Foto: Facebook SINPOL)

Por conta das denúncias feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE), acerca do atraso de salário dos servidores terceirizados responsáveis pelos serviços gerais das unidades policiais de todo o Estado, o presidente da entidade, Áureo Cisneiros, foi intimado para depor, nesta segunda-feira (23), na Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública – Decasp.

Manifestação

O SINPOL-PE informou que durante o depoimento do presidente haverá uma manifestação popular em frente a Decasp, às 11h.

“Em virtude da surpreendente reação assumida pelo comando da Instituição, que poderia ter escolhido resolver o problema e na verdade escolheu culpabilizar quem quis resolver, durante o depoimento do sindicalista haverá uma manifestação popular às 11h, em frente a Decasp, localizada na Rua Gervásio Pires, 863”.

Trump toma posse sexta-feira em meio a festas e protestos

(Foto: Internet)

Na próxima sexta-feira (20), Donald Trump se tornará o 45º presidente dos Estados Unidos. A previsão é de que cerca de 1 milhão de pessoas estarão nas ruas de Washington, capital norte-americana, para assistir e participar das celebrações da posse, que começarão no dia anterior, quinta-feira (19), e terminarão no sábado (21). Por causa desse movimento, as autoridades americanas montaram um esquema especial para facilitar o tráfego de veículos, evitar engarramentos e prevenir ataques terroristas.

Um dia depois da posse, no sábado (21), será realizada a Marcha das Mulheres, que deverá reunir cerca de 200 mil pessoas. A multidão vai desfilar pelo centro de Washington para protestar contra as políticas de imigração e as medidas na área de saúde anunciadas por Trump. Centenas de ônibus provenientes de todos os estados norte-americanos deverão chegar a Washington nas próximas horas, levando pessoas para participar dos protestos contra Trump.

Com informações do EBC

Lula viaja pelo Brasil para recuperar a imagem do PT e declara “Se preparem, porque, se necessário, eu serei candidato à Presidência”

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (11) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou do seu primeiro ato público do ano, marcando presença no 29º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Salvador. Na ocasião o ex-presidente reafirmou que se necessário será candidato a presidência da República.

”Se preparem, porque, se necessário, eu serei candidato à Presidência. Se eu for candidato, é para a gente ganhar as eleições desse país”, disse Lula, a uma plateia que usava bonés vermelhos com a inscrição ”Estamos com Lula”.

Mais cedo, no mesmo evento, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o partido ainda não tomou a decisão sobre uma eventual candidatura do ex-presidente, mas que ele é ”aspiração nacional”.

Durante o discurso, Lula era interrompido pelo público com o grito ”Brasil pra frente, Lula presidente”. O ex-presidente da República disse ainda que durante este ano vai andar pelo País para recuperar a imagem do PT e sua própria imagem. Ele voltou a afirmar que a legenda está sendo criminalizada pela mídia e pela Justiça.

Lula defendeu que todos que queiram ser candidatos tenham esse direito. ”Se o Temer quer ser, ótimo, se o Serra quer ser, ótimo, se o Moro quer ser, ótimo, se os delegados querem ser, todo mudo que quer ser candidato tem direito, entre num partido e vá para as ruas”, afirmou.

Com informações da Agência Estado

Rogério Rosso lança candidatura à presidência da Câmara dos Deputados

O deputado Rogério Rosso é líder do PSD na Câmara/ Foto: Divulgação Internet

O deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) lançou hoje (9) oficialmente sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito em um vídeo postado no Facebook. Segundo o deputado, a rede social foi a forma mais “democrática” de lançar sua campanha.

Vestindo a camisa da Chapecoense, Rosso diz no vídeo que a Câmara tem sido muito “reativa” e que dos últimos mil projetos votados, apenas cerca de 3% foram propostos pela Casa. “Isso está errado. A Câmara tem sido reativa, e não propositiva, não protagonista. Tem reagido a demandas. A Câmara deve voltar a ter esse protagonismo, essa prioridade em temas nacionais.”

Ao explicar o slogan de sua campanha, “Câmara forte, unida e respeitada”, Rosso disse que “quanto mais forte a Câmara, mais forte a democracia”.

Segundo Rosso, as reformas tributária e trabalhista devem ser prioridades na agenda do próximo presidente da Câmara. “Não chamo de reforma trabalhista ou tributária, é uma reforma de custos do setor da produtividade brasileira, uma agenda prioritária”, disse.

A extinção das sessões de votação que entram pela madrugada é outro projeto do deputado. Segundo Rosso, as discussões devem começar mais cedo e ter um limite de horário para terminar, às 21h.

Eleição

A votação para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019 será no dia 2 de fevereiro. Serão eleitos o presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas. O deputado Rogério Rosso foi o primeiro a lançar candidatura oficialmente. O atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) também devem concorrer ao cargo.