Prefeito Simão, Fernando Filho, Antonio e Miguel entregam obra histórica que transforma antiga “Estrada da Morte” em perimetral moderna

Por muitos anos, a Transnordestina foi símbolo de perigo, ao ponto de ficar conhecida como “Estrada da Morte”. Após dois anos de obras e R$ 32 milhões em investimentos, o cenário é transformador. Nesta quarta-feira (10), o prefeito Simão Durando, os deputados Fernando Filho, Antonio Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho entregaram a nova Transnordestina, corredor viário que conecta diversos bairros da periferia. A avenida foi duplicada, ganhou rotatória, iluminação em LED e um monumento “Terra dos Impossíveis”, tornando a via mais segura, moderna e transitável.

A solenidade contou também com a presença do vice-prefeito Ricardo Coelho, a primeira dama Alinne Durando, vereadores e lideranças comunitárias da região. No evento, foi entregue o trecho que faltava ser liberado, com mais de 2 quilômetros de extensão. A intervenção inclui a duplicação das vias, a construção de duas novas pontes, a implantação de ciclovia em piso intertravado, iluminação pública em LED, drenagem profunda, pavimentação asfáltica, recuperação da pista existente, sinalização viária completa e calçadas acessíveis.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inicia obras de requalificação na Avenida 12, no bairro Santa Luzia

A Prefeitura de Petrolina iniciou as obras de requalificação dos canteiros centrais da Rua dos Marceneiros, popularmente conhecida como Avenida 12, localizada no bairro Santa Luzia. A intervenção faz parte das ações de infraestrutura urbana previstas para o município.

Detalhes da obra
Os serviços abrangem uma extensão de 1,5 quilômetro e envolvem os seguintes componentes:

Requalificação completa dos canteiros centrais;
Construção de passeios públicos em piso intertravado;
Implantação de meio-fio;
Plantio de árvores para arborização da via.
O prazo estimado pela administração municipal para a conclusão dos trabalhos é de até quatro meses. Segundo o governo local, o projeto integra o programa de revitalização de espaços públicos da cidade e deve impactar também o fluxo de moradores e comerciantes dos bairros Mandacaru, Antônio Cassimiro e São Jorge.

LEIA MAIS

Hospital Municipal de Petrolina amplia atendimento e inicia cirurgias de amigdalite e adenoide em crianças

Nova especialidade de média complexidade começa a atender o público infantil e amplia a oferta de procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde

O Hospital Municipal Dr. Alírio Brandão, em Petrolina, deu mais um passo na ampliação da assistência especializada à população. A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta semana a realização de cirurgias de média complexidade para tratamento de amigdalite e adenoide, contemplando inicialmente pacientes do público infantil.

A iniciativa amplia os serviços oferecidos pela unidade e garante mais acesso a procedimentos que contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida das crianças que sofrem com infecções recorrentes, dificuldades respiratórias e problemas para engolir.

Uma das primeiras pacientes atendidas foi a criança Joaquim. A mãe, Kezya Myrely Ferreira, comemorou a realização da cirurgia e destacou a importância do novo serviço disponibilizado pelo município.

LEIA MAIS

Inclusão digital e inovação tecnológica ganham espaço no aprendizado dos estudantes da rede municipal de Petrolina

Em um mundo cada vez mais conectado, garantir o acesso à tecnologia e ao conhecimento digital tornou-se fundamental para preparar as novas gerações para os desafios do presente e as oportunidades do futuro. Pensando nisso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, proporciona aos estudantes da rede municipal uma experiência imersiva em tecnologia e inovação através da Carreta Digital.

A carreta é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), com coordenação regional do CRC UNIVASF. O projeto tem como objetivo promover inclusão digital, formação tecnológica e capacitação prática de crianças, adolescentes e jovens estudantes, aproximando o ambiente escolar das transformações tecnológicas presentes na sociedade.

LEIA MAIS

Agentes de Trânsito atuam diariamente no monitoramento e organização do tráfego em Petrolina

Os Agentes de Trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realizam diariamente ações de fiscalização, orientação e monitoramento em diferentes regiões do município. O trabalho tem como objetivo contribuir para a segurança viária, a organização do fluxo de veículos e pedestres e o cumprimento das normas de trânsito.

Entre as atribuições dos profissionais estão a fiscalização de infrações, o atendimento a ocorrências nas vias públicas, o ordenamento do tráfego durante eventos e intervenções urbanas e o apoio em situações que possam impactar a mobilidade urbana.

Os agentes também atuam em demandas relacionadas a acidentes sem vítimas, falhas em semáforos, estacionamento irregular, obstrução de vias e uso indevido de vagas de estacionamento, além de outras situações que exijam fiscalização ou orientação.

De acordo com a AMMPLA, o atendimento à população é realizado diariamente, das 7h à 1h da manhã, incluindo finais de semana e feriados. As solicitações podem ser feitas pelo telefone (87) 3983-6462 ou pelo WhatsApp (87) 99606-7339.

A autarquia destaca que a participação da população, por meio da comunicação de irregularidades e do respeito às normas de trânsito, contribui para a segurança viária e para a melhoria da mobilidade no município.

Prefeito Simão anuncia polos com telões para jogos do Brasil na Copa

A emoção da Copa do Mundo vai tomar conta de Petrolina neste sábado (13). Pensando em garantir que a população possa acompanhar a estreia da Seleção Brasileira em um ambiente de confraternização e lazer, o prefeito Simão Durando anunciou a instalação de telões em três praças da cidade para a transmissão da partida.

A ação beneficiará moradores de diferentes regiões do município. Os telões serão instalados na Praça do Rio Corrente, na praça velha do José e Maria e na Praça da Juventude, no bairro João de Deus. A iniciativa busca reunir famílias, amigos e torcedores para viver juntos a abertura da participação brasileira na competição.

LEIA MAIS

Concurso de Sanfoneiros: Mestres da Sanfona se encontram para uma disputa com muito arrasta-pé

Evento será realizado nesta terça-feira na Concha Acústica e contará com show especial de Elisson Castro

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Cultura convida a população para prestigiar nesta terça-feira (9), às 19h, na Concha Acústica, a 26º edição do Concurso de Sanfoneiros. Esse evento é realizado pela Rádio Rural FM, em parceria com a Fundação Nilo Coelho e vai contar com apresentações emocionantes, repertórios cheios de forró, xote, baião e arrasta-pé. Além das apresentações dos sanfoneiros, o evento contará com a participação especial do cantor Elisson Castro.

O concurso vai reunir 13 sanfoneiros de todas as idades que disputarão o título de melhor sanfoneiro do ano. Os três primeiros colocados serão premiados, com R$ 5 mil reais, R$ 4 mil reais e R$ 3 mil reais. O evento é gratuito e toda a população está convidada para prestigiar esse momento que exalta a cultura nordestina.

Dia Nacional da Imunização: Prefeitura de Petrolina reforça importância da vacina para proteger a população

Neste Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da vacinação como uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a população. A imunização é responsável por reduzir casos graves, internações e mortes causadas por diversas enfermidades, contribuindo para a promoção da saúde coletiva.

A atenção ao público infantil merece destaque especial. As vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protegem crianças contra doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, meningite, coqueluche, hepatites, entre outras. Manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para garantir o desenvolvimento saudável das crianças e evitar o retorno de doenças já controladas ou eliminadas no país.

LEIA MAIS

Forró, tradição e acolhimento marcam São João dos aposentados e pensionistas de Petrolina

O clima junino tomou conta do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV) durante uma manhã especial de confraternização voltada aos aposentados e pensionistas. Com decoração temática, comidas típicas e muito forró, o encontro proporcionou momentos de confraternização e valorização daqueles que contribuíram para o desenvolvimento de Petrolina.

A aposentada Fátima Freitas destacou a importância da iniciativa para fortalecer os vínculos entre os participantes. “Foi uma festa muito bonita, organizada com muito carinho. Encontramos amigos, dançamos forró e aproveitamos as comidas típicas dessa época” destaca. Já a aposentada Cleidimar dos Santos ressaltou a alegria de participar da festa. “Eu adorei tudo. O forró, o ambiente muito agradável e foi uma oportunidade de sair da rotina e viver momentos felizes ao lado de outras pessoas”, explica.

Além de celebrar as tradições nordestinas, o São João do IGEPREV reforçou o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas, promovendo ações que estimulem a convivência social e a valorização dessas pessoas.

Prefeito Simão Durando comemora sucesso da Jecana do Capim: “a maior da história”

Com a proximidade do São João de Petrolina, o clima junino já toma conta da cidade. E um dos eventos mais aguardados do calendário cultural foi realizado neste final de semana, a Jecana do Capim. O prefeito Simão Durando acompanhou o encerramento da festividade, neste domingo (07), e comemorou o sucesso de público, que lotou a comunidade do Capim.

O prefeito fez questão de levar para a Jecana uma comitiva com diversas lideranças, como o deputado federal Fernando Filho, o deputado estadual Antonio Coelho, o ex-prefeito Miguel Coelho, o vice-prefeito Ricardo Coelho, a primeira-dama Alinne Durando, vereadores e secretários municipais. O grupo acompanhou as corridas de jegues, o concurso “Jegue Fashion”, além dos shows no Forró do Poeirão.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina e Governo de Estado anunciam local de construção do novo hospital e maternidade municipal

O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando, anunciou nesta segunda-feira (8) a definição do local que abrigará o novo complexo de saúde do município. A estrutura, que integrará um Hospital Municipal e uma Maternidade, será construída na Avenida Mário Rodrigues Coelho, em frente a Cohab 6.

A iniciativa é fruto de uma parceria institucional: o projeto e a execução da obra ficarão sob a responsabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, enquanto a gestão e a administração do equipamento público serão conduzidas pela Prefeitura de Petrolina.

O novo complexo hospitalar contará com uma estrutura estimada em 70 leitos. De acordo com a gestão municipal, o detalhamento técnico do projeto e o cronograma de obras serão divulgados oficialmente após o período junino.

Edenevaldo Alves

Moradores dos bairros Mandacaru, Parque Mandacaru e Terras do Sul cobram melhorias na infraestrutura urbana de Petrolina

Moradores de três bairros de Petrolina, sendo eles: Mandacaru, Parque Mandacaru e Terras do Sul, reivindicam melhorias nos serviços de manutenção e infraestrutura urbana.

As principais demandas apresentadas pelas comunidades envolvem os seguintes pontos:

Relatos apontam a necessidade de varrição e capina em vias públicas e nos corredores de transporte coletivo.

Pedestres e motoristas sinalizam o desgaste da sinalização horizontal, com destaque para faixas de segurança apagadas, e solicitam o reforço da sinalização viária.

Há pedidos para a instalação de contêineres e coletores de resíduos em pontos estratégicos para otimizar o descarte correto do lixo.

A demanda foi encaminhada aos setores responsáveis pela gestão de serviços públicos e mobilidade urbana do município para análise e providências.

Prefeitura de Petrolina disponibiliza transporte alternativo para público da Jecana no povoado do Capim

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), vai disponibilizar transporte alternativo para facilitar o deslocamento do público que pretende participar da Jecana, realizada neste fim de semana no povoado do Capim, na zona rural do município. A iniciativa tem como objetivo oferecer mais comodidade, segurança e mobilidade aos visitantes durante um dos eventos mais tradicionais do calendário junino petrolinense.

De acordo com a AMMPLA, as vans estarão à disposição da população em pontos estratégicos da cidade, com saídas programadas a cada 30 minutos. No sábado (6), as viagens terão início às 19h. Já no domingo (7), o serviço começará às 8h da manhã, atendendo ao público que pretende acompanhar as atividades desde as primeiras horas do dia. Os embarques serão realizados na Rua Barão do Rio Branco, ao lado da antiga Ceará Calçados e do Mercado Turístico; na Avenida Guararapes, próximo à Prefeitura Municipal; e na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, nas imediações do Supermercado GBarbosa.

Quanto ao retorno para a área urbana, as vans começarão a operar a partir das 22h no sábado e das 18h no domingo, com horários ajustados conforme a demanda dos passageiros. O valor da passagem foi definido em R$ 15 por trecho, tanto para a ida quanto para a volta. A Jecana integra o calendário cultural e junino de Petrolina, atraindo moradores e visitantes para celebrar as tradições nordestinas em um ambiente de confraternização, cultura e entretenimento.

Prefeitura de Petrolina monta esquema especial de trânsito para eventos juninos neste fim de semana

Com o objetivo de garantir a segurança viária e a organização do tráfego durante as festividades juninas, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), preparou um esquema especial de trânsito para os eventos que serão realizados na área urbana e na zona rural do município neste fim de semana.

Nesta sexta-feira (5), será realizado o Concurso de Quadrilhas Infantis, no SESC Petrolina. Para assegurar a organização do evento, haverá interdição parcial da Avenida Fernando Góes, no trecho compreendido entre os cruzamentos com a Avenida Joaquim Nabuco e a Rua Pacífico da Luz. A medida entrará em vigor a partir das 17h e contará com o acompanhamento dos Agentes de Trânsito da AMMPLA. Já no sábado (6), durante a realização do Concurso Dona Moça de Quadrilhas Juninas, também no SESC, a Avenida Fernando Góes será totalmente interditada no mesmo trecho a partir das 18h. O bloqueio permanecerá durante a programação do evento, com sinalização e orientação aos motoristas sobre rotas alternativas.

Na zona rural, a atenção da equipe será voltada para a tradicional Jecana do Capim, que acontece no sábado (6) e domingo (7). Durante os dois dias de festividade, os Agentes de Trânsito estarão mobilizados para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança dos participantes. As ações incluem monitoramento do tráfego, controle da circulação de veículos e atuação integrada com os demais órgãos de segurança pública.

Prefeito Simão anuncia construção de escultura gigante de Nossa Senhora Rainha dos Anjos em Petrolina

Petrolina ganhará um novo marco de fé, devoção e turismo religioso. O prefeito Simão Durando anunciou a construção de uma escultura gigante de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira do município, que será instalada no topo da Serra da Santa. Com cerca de 20 metros de altura, o equivalente a um prédio de sete andares, a obra será assinada pelo renomado artista plástico Ranilson Viana, reconhecido internacionalmente por suas esculturas sacras. Todo o projeto foi previamente apresentado e aprovado pela Diocese de Petrolina e pelo bispo Dom Antônio Carlos Cruz.

Além da nova imagem, o projeto prevê uma ampla requalificação do complexo religioso já existente na Serra da Santa. Estão previstas a reforma da Capela de Nossa Senhora de Lourdes, a revitalização e ampliação da escadaria de acesso, a construção de um novo mirante em um nível superior e a implantação de uma casa de velas na base da escultura. Também será criada uma via pavimentada de acesso ao topo da serra, garantindo acessibilidade para idosos, pessoas com deficiência e visitantes de todas as idades. A proposta é transformar o local em um dos principais polos de turismo religioso do interior nordestino.

LEIA MAIS
1234