Operação tapa-buracos é iniciada em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A operação tapa-buracos está sendo realizada em Petrolina (PE) para garantir o melhor tráfego no trânsito da cidade. A ação, realizada pela prefeitura municipal, começou na última semana.

A Avenida da Integração, que estava totalmente esburacada, já recebeu as equipes para atender pontos de reclamações antigas dos condutores. O Distrito Industrial e a Vila Catavento também já foram atendidas pela operação.

Gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a operação conta com o apoio do DNIT, que fez a doação do material do asfalto.

“Estamos com equipe própria realizando o serviço devido ao caráter emergencial da ação, já que algumas ruas estavam intransitáveis com tantos buracos. Já iniciamos um processo licitatório para a contratação definitiva da empresa que ficará responsável pelo serviço”, explicou o secretário Eduardo Carvalho.

Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Lava Jato

A Polícia Federal deflagrou hoje(23) a Operação “Blackout”, a 38ª fase da Operação Lava Jato. Foram cumpridos, no Rio de Janeiro, 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva por crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, entre outros.

Operadores financeiros, identificados como facilitadores na movimentação de recursos indevidos pagos a integrantes de diretorias da Petrobras são o alvo da ação.

O nome da operação “Blackout” é uma referência ao sobrenome de dois dos operadores financeiros do esquema criminoso que envolve a Petrobras. O objetivo é mostrar a interrupção da atuação dos investigados como representantes do esquema.

Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Uma entrevista coletiva sobre a operação está marcada para as 10h na capital paranaense.

Fonte Agência Brasil

Militares do Exército deixam as ruas do Grande Recife nesta terça

Após quase um mês reforçando o patrulhamento da Região Metropolitana do Recife (RMR), os militares do Exército brasileiro vão deixar de fazer a segurança na cidade nesta reça-feira (3).

A Operação Leão do Norte, que teve início no dia 9 de dezembro de 2016, contou com a participação de 3,5 mil homens do Exército, Aeronáutica e Marinha. Mesmo com a presença do Exército, a população não deixou de reclamar da constante violência que atinge a capital pernambucana.

Manifestação

Nesta terça também será realizada a “Caminhada da Família Policial e Bombeiro Militar em busca de Respeito e Dignidade”, que tem como objetivo principal mostrar à população e autoridades a insatisfação dos filhos, pais, mães, esposas e amigos dos PMs e BMs com “as constantes e desenfreadas perseguições impostas pelo Governo de Pernambuco a presidentes e diretores das Associações”, segundo nota divulgada pelo grupo.

O ato foi idealizado pelas esposas do presidente e vice da ACS/PE: Albérisson Carlos (Verônica Souza) e Nadelson Leite (Jane Leite) em conjunto com outras esposas de PMs. A concentração será na Praça do Derby, no centro do Recife, às 14h.

Com informações do Diário de Pernambuco

Volume de dados da Lava Jato leva PF a criar novo sistema

(Foto: Zô Guimarães/Folhapress)

O gigantismo e a complexidade da Operação Lava Jato impuseram desafios aos peritos da Polícia Federal, e para dar conta do recado foi preciso criar ferramentas e métodos de trabalho.

As áreas de informática e engenharia da PF desenvolveram inovações que turbinaram as atividades e permitiram acompanhar o ritmo que o juiz federal Sergio Moro imprime ao caso.

O tamanho da Lava Jato pode ser medido pelo volume de dados coletados nas apurações: 1,2 milhão de gigabytes. O material veio principalmente de ações de busca e apreensão em servidores e computadores de empreiteiras.

LEIA MAIS

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco desencadeia “Operação Petardo” que investiga uso de explosivos por organização criminosa em Recife

Na manhã desta quinta-feira (29), a Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Civil de Pernambuco, desencadeou a 44° Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “PETARDO”. A operação tem o objetivo de cumprir mandados de prisão em desfavor de suspeitos pela prática de organização criminosa e uso irregular de material explosivo com atuação na cidade de Recife e Região metropolitana.

Ao todo serão cumpridos sete Mandados de Prisão Preventiva e um mandado de condução coercitiva expedidos pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Recife. Do total de mandados, quatro são de pessoas que já estão recolhidas no complexo prisional do Curado e três são de alvos soltos. Na execução do trabalho operacional, participam cerca de 40 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Prisões

Em uma parcial divulgada pela polícia, a operação já contava com 100℅ de aproveitamento com 11 presos, sendo 09 mandados de prisão preventiva cumpridos, entre eles, 03 contra detentos do sistema prisional (Complexo do Curado) que foram presos durante à investigação e mais 02 presos em flagrante delito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um deles confessou a tentativa de latrocínio de um policial militar na Av. Antônio de Góes, Boa Viagem. 

LEIA MAIS

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha suspeita de roubo de carros em Pernambuco

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação No Limite, que cumpre mandados de prisão contra um grupo suspeitos dos crimes de roubo e furto qualificado, associação criminosa e adulteração de número de chassi. A quadrilha atuava no Recife e região. São nove mandados de prisão preventiva, oito de busca e apreensão e um mandado de condução coercitiva expedidos.

A operação foi antecipada após os agentes terem recebido informações de que o grupo planejava um assalto a uma distribuidora de produtos eletrônicos no município de Paudalho, Mata Norte do estado. Alguns integrantes do grupo foram presos ontem. Cerca de 70 policiais civis participam da ação, que teve suas investigações iniciadas há nove meses. Os presos e materiais apreendidos foram levados para o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri).

“Conseguimos, também, efetuar a apreensão de dois artefatos explosivos, na casa de um dos suspeitos. A gente não pode descartar a possibilidade desses objetos terem sido feitos com o objetivo de atacar caixas eletrônicos,”, declarou o delegado Nelson Souto. Mais detalhes sobre a operação serão divulgados nesta quinta-feira (29), no Depatri.

Fonte Diário de Pernambuco

Pastor Malafaia diz que não é bandido após ter seu nome ligado a operação da PF; Veja vídeo

“Não sou bandido, não estou envolvido com corrupção”, disse o pastor. (J.F. Diorio/Estadão Conteúdo)

Alvo da “Operação Timóteo”, deflagrada nesta sexta-feira (16) pela Polícia Federal (PF) e que investiga irregularidades em cobranças de royalties da exploração mineral, o pastor Silas Malafaia foi conduzido coercivamente até a sede da superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, para depor, por volta das 16h.

Malafaia afirmou que era inocente. Porém, confirmou ter recebido um cheque no valor de R$ 100 mil de um amigo, que também é pastor, depositado diretamente em sua conta bancária. Ele disse que o valor era uma “oferta” por ter orado por uma pessoa, em 2011, que agora, descobriu fazer parte do esquema criminoso.

“Em 2013, eu recebi em meu escritório o pastor Michael Abud, meu amigo há mais de 20 anos, sobre um membro da igreja dele, que é empresário, para me dar uma oferta pessoal. Ele me deu uma oferta de R$ 100 mil depositado na minha conta, declarado no Imposto de Renda”, disse.

O pastor disse ainda que recebe cheques de altos valores para a igreja e, também, pessoalmente. Valores, de acordo com ele, muitas vezes superior a R$ 100 mil, chegando a R$ 5 milhões. Malafaia reclamou do fato de ter sido convocado para prestar esclarecimentos hoje. “Não sou bandido, não estou envolvido com corrupção, não sou ladrão. Estou indignado. Que Estado de Direito é esse?”.

Segundo ele, é impossível saber se as pessoas que depositam dinheiro ou fazem doações são criminosos. “Amanhã, um vagabundo qualquer, um bandido qualquer, um traficante qualquer, um canalha qualquer deposita um cheque na minha ou qualquer igreja. E o cara é descoberto. Quer dizer que o pastor é bandido?.”

Veja o vídeo do pastor falando sobre a ação da PF:

Operação Timotéo

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Timóteo, com ações em 11 estados e no Distrito Federal. Estão sendo realizadas buscas e apreensões em 52 endereços relacionados a uma organização criminosa investigada por esquema de corrupção em cobranças judiciais de royalties da exploração mineral.

“Entre uns dos investigados por esse apoio na lavagem do dinheiro está uma liderança religiosa, que recebeu valores do principal escritório de advocacia responsável pelo esquema. A suspeita a ser esclarecida pelos policiais é se esse líder religioso pode ter ‘emprestado’ contas correntes de uma instituição religiosa sob sua influência, com a intenção de ocultar a origem ilícita dos valores”, informou a corporação.

Com informações da Agência Brasil

Quadrilha que fraudava Previdência Social em Juazeiro é desarticulada pela Polícia Federal

(Foto: Internet)

A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “Ameaça Fantasma”, que tem como objetivo desarticular uma quadrilha que cometia fraudes fiscais na Agência da Previdência Social em Juazeiro (BA). A PF cumpre sete mandados  de prisão temporária e oito de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Sento Sé (BA).

Segundo a PF, o grupo criava benefícios fraudulentos através da inserção de dados falsos no sistema do INSS. Pessoas que sequer existiam, sem cadastro na Receita Federal e em qualquer outro lugar, apareciam como beneficiárias de pensão por morte.

O valor das fraudes chega a aproximadamente R$ 700 mil. Os investigados podem responder por crimes como associação criminosa, estelionato qualificado e inserção de dados falsos nos sistemas de informação da Administração Pública. As penas desses crimes podem chegar até 12 anos de prisão.

LEIA MAIS

Segurança da RMR já conta com 1,5 mil militares das Forças Armadas

A Operação Leão do Norte, comandada pelo general de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, já conta com mais de 1,5 mil militares das Forças Armadas atuando na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco. O objetivo é que eles atuem na Garantia da Lei e da Ordem. A operação começou às 18h dessa sexta-feira (9) após pedido do governador do Estado, Paulo Câmara, ante à possibilidade de greve dos bombeiros e policiais militares. A previsão é que a operação termine no próximo dia 19.

Segundo o general Montenegro, a tropa que ele comanda atuará em duas fases. “Ontem (sexta) à noite, já lançamos um efetivo de 400 militares no patrulhamento da RMR. Até o fim da tarde de hoje, serão 1.540 militares atuando. Na segunda fase, que será concretizada até o final da tarde de amanhã (domingo), concluiremos o emprego de 3,5 mil militares na Área Metropolitana”, comentou.

LEIA MAIS

Forças Armadas assumem a segurança do Grande Recife durante protesto da PM

A “Operação Leão do Norte” deslocou 3.500 militares das Forças Armadas para atuar na Região Metropolitana do Recife (RMR) realizando atividades de competência da Polícia Militar. As tropas estarão nas ruas dos 14 municípios até o dia 19 deste mês. A intenção é garantir a lei e a ordem durante o período de trabalho reduzido da Polícia Militar, a chamada operação padrão da categoria.

De caráter preventivo e repressivo, Marinha, Exército e Aeronáutica já estão nas ruas do Grande Recife desde às 18h da sexta-feira (9). Eles exercem atividades de competência da Polícia Militar como prisões em flagrante. A previsão é de que, até à tarde deste sábado (10), 1.540 militares já estejam nas ruas. A RMR receberá tropas da Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Bahia, Sergipe e Piauí.

Até o fim da operação, o controle dos órgãos de segurança pública ficará a cargo do General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. A ação foi solicitada pelo governador, Paulo Câmara, e autorizada pelo presidente da República, Michel Temer, na quinta-feira (9). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União.

LEIA MAIS

Delegados concedem entrevista e falam sobre ‘Operação Alcatéia”; Confira fotos dos grupos identificados na operação

dsc_0013

Delegados falam sobre detalhes da “Operação Alcatéia”. (Foto: blog Waldiney Passos)

Os delegados Marceone Ferreira e Magno Neves falaram, na manhã desta sexta-feira (2), à imprensa sobre os detalhes da “Operação Alcatéia”, que culminou na prisão de sete indivíduos, nas cidades de Petrolina (PE), Casa Nova (BA) e São Luís (MA), acusados de tráfico de drogas. Segundo Marceone, o objetivo da operação era tirar essas pessoas de circulação para garantir a segurança da população.

“Durante a investigação as três células foram identificadas e foram encontradas e apreendidas muitas drogas, armas e bastante dinheiro. O objetivo da operação foi tirar essas pessoas de circulação, pois estavam atuando de forma intensa com o tráfico em Petrolina. Conseguimos prender alguns membros que participavam destas ações. Semana passada foram presas duas mulheres que faziam parte dessa associação. A investigação obteve muito êxito com a prisão de pessoas em Petrolina, Casa Nova e São Luís”.

dsc_0014 marceoneO delegado Marceone explicou ainda que as investigações tiveram início com o trabalho do delegado Magno Alves, que deu início a uma investigação sobre homicídios que estavam acontecendo na cidade e que acabou se deparando com a atuação dessas pessoas no tráfico.

“Foi um ambiente operacional bastante intenso e difícil de atuar, mas a Polícia Civil se planejou e conseguiu o êxito da operação. A investigação começou com Dr. Magno, que fez um trabalho voltado para homicídios, e a gente se deparou com a atuação intensa dessas pessoas no tráfico da cidade. Oito pessoas faziam parte dessa associação e sete estão presas, e a gente acredita que é só uma questão de temo para efetuar a prisão do oitavo”.

O Dr. Magno Alves informou que as investigações acontecem há cerca de 10 meses e detalhou como acontecia a atuação dos indivíduos de dentro da penitenciária, que acabavam ordenando a prática de homicídios para estabelecer um cartel do tráfico em certas regiões da cidade.

dsc_0015 magno“Nós iniciamos as investigações há dez meses. Era um grupo criminosos que atuava no presídio e controlava o tráfico da cidade, além de praticar homicídios, especialmente na região do bairro José e Maria, tendo como vítima os detentos do regime semiaberto. Obtivemos êxito nas investigações desses crimes, mas no decorrer da investigação foi verificada a existência de um forte grupo, uma associação criminosa de tráfico de entorpecentes formada por uma equipe de criminosos dentro e fora do presídio. Então, as determinações para as práticas de homicídios vinham de dentro do presídio para estabelecer o controle do tráfico na região. Identificamos um grupo e depois outros grupos começaram a surgir nas investigações. Terminamos a operação com três grupos criminosos atuando com tráfico em Casa Nova, Petrolina e São Luís”.

O delegado Magno falou ainda sobre os três grupos que foram identificados durante a operação. Segundo ele, é possível que existam outros grupos, mas a Polícia Civil continuará com seu trabalho para trazer uma maior segurança para a população petrolinense.

dsc_0022

Grupos de criminosos que atuavam no tráfico de drogas em Petrolina. (Foto: blog Waldiney Passos)

“No início da operação foi apreendido um adolescente com certa quantidade de droga na rodoviária de Petrolina que estava na posse de drogas que pertenciam a um dos criminosos que atuavam de dentro da penitenciária. Depois foi identificado outro grupo que fazia o transporte de muita droga e agora no final identificamos outro grupo que diz respeito ao dessas mulheres presas na Areia Branca”.

O delegado apresentou os números das apreensões e afirmou que os grupos tinham um forte poderio e que aterrorizavam dentro e fora do presídio. Ele falou também sobre a continuação do combate ao tráfico de drogas na cidade.

“No total foram apreendidos cerca de 5 kg de cocaína, 25 kg de maconha, aproximadamente R$ 8 mil em espécie, alguns celulares, armas de fogo. Tudo isso demonstra o poderio desse pessoal que aterrorizava dentro e fora da penitenciaria. Normalmente existem outros tentáculos, mas as vezes as investigações não conseguem identificar. A Polícia fez seu trabalho para trazer uma maior tranquilidade para a população de Petrolina e o vamos continuar com os policias na rua e a ajuda da população petrolinense. Não vamos acabar com o tráfico, pois seria um sonho, mas vamos combater intensamento o tráfico em Petrolina”.

Operação Alcatéia

A “Operação Alcatéia” foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (1º) com o objetivo de cumprir mandados de prisão em desfavor de suspeitos de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, com atuação nos municípios de Petrolina (PE), Casa Nova (BA) e São Luís (MA).

O nome da operação busca caracterizar a atuação desses indivíduos que atuam com tráfico de drogas. Segundo o delegado Magno, essas disputas pelo estabelecimento de cartéis do tráfico assemelha-se às brigas dos lobos para marcar seus territórios.

Delegados realizam entrevista coletiva para apresentar detalhes da ‘Operação Alcatéia’

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

Na manhã desta sexta-feira (2), a partir das 8h, os delegados Marceone Ferreira e Magno Neves apresentam os detalhes da “Operação Alcatéia”, que foi deflagrada nesta quinta-feira (1º) com a finalidade de prender associação criminosa com 07 integrantes responsáveis por tráfico e associação para o tráfico de drogas na região do Sertão Pernambucano.

Foram cumpridos três mandados de prisão no sistema penitenciário, no qual os acusados já se encontravam por outros crimes. Entre os alvos que estavam em liberdade, dois tiveram as prisões efetuadas em Casa Nova (BA), uma em Petrolina (PE) e outro em São Luís (MA). O nome da Operação vem da forma como o grupo brigava pelo tráfico na região

 

Operação ‘Papai Noel’ é lançada oficialmente nesta quinta-feira em Petrolina

(Foto: blog Waldiney Passos)

A solenidade oficial de lançamento da operação aconteceu às 8h. (Foto: blog Waldiney Passos)

A Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), o 5º BPM e o Sindilojas, realizou, nesta quinta-feira (1º), o lançamento da Operação “Papai Noel” em Petrolina (PE). A solenidade oficial de lançamento da operação aconteceu às 8h na Avenida Souza Filho, no centro comercial da cidade.

O presidente do Sindilijas, Joaquim de Castro, falou sobre a importância da ação conjunta que visa proteger os comerciantes e os consumidores durante o período natalino em Petrolina. “Todos os anos nós temos feito essa operação, essa parceria com a Polícia Militar e com os outros órgãos de segurança do município, que visa oferecer uma segurança maior ao comerciante e também ao consumidor.”

Segundo Joaquim, a parceria vem para proteger a comunidade da ação de criminosos e garantir uma maior segurança à população. “A parceria acontece por conta do aumento do fluxo de pessoas no centro da cidade e o volume de recursos devido o recebimento dos 13º salário. Isso acaba despertando a atenção dos meliantes. E essa parceria vem para inibir as ações dos criminosos, para que no final do ano tenhamos números mais favoráveis à população. Nós temos feito isso e o resultado sempre é muito bom. Esse ano a parceria está ampliada com a presença da Guarda Municipal e a Polícia Rodoviária”.

O Major Rutênio, que responde pelo comando da operação, falou sobre o que espera da operação “Papai Noel” e sobre os seus objetivos. “A gente espera que esse ano reduza ainda mais os números dos índices de criminalidade em relação aos anos anteriores na cidade de Petrolina. A operação visa a tranquilidade das pessoas que vêm ao centro de Petrolina para realizar as suas compras de fim de ano, já que nessa época geralmente cresce o número de pessoas e de dinheiro que circula aqui pelo centro da cidade”.

Rutênio informou como acontecerá o patrulhamento no centro da cidade e falou sobre a novidade da segurança em pequenos centros comerciais da cidade. “Vamos ter em média 60 policiais diários, e esses policiais são extra, não são tirados de outros setores. Eles irão trabalhar em duplas mistas, além do pessoal de moto-patrulhamento que farão a segurança. Ao todo serão cerca de 10 duplas em cada turno de trabalho. Além disso, esse ano tem um diferencial, pois vamos atender os centros comerciais de alguns bairros na cidade, mesmo sendo pequenos.”

Policia Civil desencadeia ‘Operação Alcatéia’ contra tráfico de drogas em Petrolina e Casa Nova nesta quinta-feira

(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Civil de Pernambuco, desencadeou, na manhã desta quinta-feira (1º), a “Operação Alcatéia”, 33° Operação de Repressão Qualificada do ano. O objetivo da operação é cumprir mandados de prisão em desfavor de suspeitos de tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, com atuação nos municípios de Petrolina (PE), Casa Nova (BA) e São Luís (MA).

Ao todo serão cumpridos oito mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina (PE). 80 Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães, participam da execução do trabalho operacional, além de 10 Policiais Federais do Estado do Maranhão.

As investigações tiveram início há quatro meses e foram efetuadas pela 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina – DPH. Os materiais apreendidos serão encaminhados à 26ª DESEC, onde, às 08h, será apresentado o balanço parcial da operação. A operação é supervisionada pela Chefia da Polícia Civil e coordenada pelas DINTER-2, Gerência de Controle Operacional do Interior 2 – GCOE-2 e pela 26ª DESEC.

Operação Papai Noel será lançada oficialmente em Petrolina

(Foto: Internet)

Cerca de 20 policiais devem ser empregados diariamente no policiamento a pé (Foto: Internet)

Na próxima quinta-feira (1º) a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindilojas e o 5° BPM, realizam o lançamento da Operação Papai Noel em Petrolina (PE). A solenidade oficial será, às 8h, na Avenida Souza Filho, no centro comercial da cidade.

Tradicionalmente, como acontece todo ano em parceria com a CDL e Sindilojas, no período natalino, quando ocorre uma grande movimentação de pessoas nas áreas comerciais, com um aumento considerável na circulação de dinheiro, a Polícia Militar de Pernambuco – 5º BPM – desenvolve ações e operações de polícia ostensiva e preventiva, visando garantir a segurança da população, coibindo assaltos a pedestres e a estabelecimentos comerciais neste período.

LEIA MAIS
11121314