Miguel Coelho enaltece cor azul da camisa de Guilherme Coelho

Miguel Coelho - Guilherme

Em tom de brincadeira o deputado estadual socialista Miguel Coelho elogiou a camisa de cor azul do prefeito em exercício Guilherme Coelho, em uma alusão a cor que simboliza a luta do grupo político liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho. O fato ocorreu durante o ato de posse do vereador Pérsio Antunes como presidente do Diretório Municipal de PV.

Secretária responde Miguel Coelho sobre obra da perimetral em Petrolina e manda o parlamentar circular nas áreas periféricas da cidade 

TATIANE- SeC mobilidade urbana Petrolina

A prefeitura de Petrolina (PE) resolveu quebrar o silêncio sobre o abandono da “Rodovia da Morte” a famosa estrada da Perimetral Transnordestina, localizada nas imediações do bairro Pedra Linda.

Em nota envida ao Blog assinada pela Secretária Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Tatyanne Lima a prefeitura diz que:

Depois de anunciar, com 7 anos de atraso, o evento Petrolina de Futuro, já realizado pelo prefeito Julio Lossio em 2009, o deputado Miguel Coelho (PSB) anunciou ter conseguido junto ao governo do Estado projeto para perimetral em Petrolina (PE).

Infelizmente o deputado, mais uma vez, mostra total desconhecimento da dinâmica da cidade já que a prefeitura, através da secretaria de infraestrutura, já iniciou obras de melhoramento da via, com alargamento do acostamento e logo iniciará iluminação já aprovada pela equipe técnica da CELPE.

Após anunciar a conquista de uma escola estadual, que já havia sido uma conquista do então deputado Geraldo Coelho, o deputado Miguel agora anuncia projeto de obra que já se iniciou. Seria bom o deputado visitar mais as áreas periféricas da cidade para evitar falar menos e, quem sabe, fazer mais.

Tatiane Lima, secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Bairro Idalino Bezerra recebe 6ª edição da Agenda 40 nesta quinta-feira

Agenda 40

Nesta quinta-feira (03), o PSB realiza mais uma edição da Agenda 40 em Petrolina, desta vez o evento vai acontecer na Associação de Moradores do bairro Idalino Bezerra a partir das 19h.

A exemplo das edições anteriores a Agenda 40 vai contar mais uma vez com as presenças do presidente do diretório municipal do partido em Petrolina, deputado Miguel Coelho, do senador Fernando Bezerra Coelho, além de outras lideranças socialistas do município.

A agenda 40 é um instrumento de consulta e debate sobre as principais demandas da população visando delinear projetos que possam solucionar os problemas elencados.

“A Agenda 40 cresce a cada reunião. Tem sido uma oportunidade excelente para ouvir o que realmente tem preocupado os moradores e como Petrolina tem muitas queixas sobre buracos, saneamento, falta de manutenção, acredito que o encontro no Idalino Bezerra será um dos mais movimentados”, avalia Miguel Coelho.

Perimetral “rodovia da morte” em Petrolina poderá ter obras iniciadas em breve, diz deputado Miguel

Miguel e Sebastiao

Palco de diversos acidentes por causa da falta de acostamento e iluminação pública, a estrada da Perimetral em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, batizada por comunitários como rodovia da morte, finalmente poderá ter obras iniciadas no local em breve.

A boa notícia é repassada ao Blog pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB) que se diz satisfeito após uma reunião, na manhã desta terça-feira (1º), com o secretário de Transportes Sebastião Oliveira. O parlamentar recebeu a notícia que parte das solicitações será atendida a curto prazo pelo Governo do Estado.

Um dos pedidos que já vinha sendo cobrado desde o ano passado era a recuperação da Avenida Perimetral Transnordestina, localizada em Petrolina. O corredor apresenta avançada deterioração e tem sido alvo de reclamações por conta de vários acidentes. Em virtude de um impasse sobre a responsabilidade da avenida, a Perimetral estava sem manutenção.

“O secretário nos garantiu que, já nesta semana, engenheiros irão até Petrolina para iniciar os projetos para recuperação da Perimetral. Os recursos para iniciar as obras já estão garantidos e boa parte da obra na avenida será assumida pelo Estado. Agora resta a prefeitura e ao Governo Federal também fazerem sua parte”, explicou o deputado após o encontro com Oliveira.

A reforma da estrada que liga Dormentes a Afrânio, a PE-635, também foi um pedido do socialista ao secretário. “Sobre esta obra, o processo de licitação já está prestes a ser lançado. Portanto, a recuperação da PE-635 deve começar ainda neste semestre”, adianta Miguel Coelho.

Deputado debate com prefeitos projetos de aumento de recursos para saúde e educação em Pernambuco

miguel na amupe

Na manhã desta segunda-feira (29) o deputado estadual Miguel Coelho se reuniu,com dezenas de prefeitos do estado para discutir o projeto de lei que destina 25% dos recursos do FEM para educação e saúde dos municípios. A proposta, que ainda conta com um item para assegurar 10% do fundo para recursos hídricos nas cidades do semiárido, está em tramitação na Assembleia Legislativa e deve ser votada ainda neste semestre.

Na defesa pelo projeto, o deputado argumentou que os recursos podem alavancar a qualidade dos índices de saúde e educação dos municípios. “Pernambuco saiu das últimas para as primeiras posições nos rankings de educação por conta de investimentos a médio e longo prazo. Além disso, a gente sabe que as redes públicas de saúde e educação dos municípios contam com poucos recursos, por isso, esse projeto seria a garantia de um aporte extra para setores fundamentais”, defendeu Miguel Coelho no encontro ocorrido na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).

Apesar de concordar que saúde e educação devem ser prioridades para todas as gestões, os prefeitos se colocaram contra a iniciativa do deputado, alegando que isso engessaria e dificultaria a administração das cidades que possuem poucos recursos. “Nós já estamos engessados, inclusive, pela Lei de responsabilidade Fiscal. O FEM é o único recurso que nos dá possibilidade de conversar com a população, o que deve ser feito em saneamento, calçamento, na construção de praças, escolas”, justificou o prefeito de Palmares, João Bezerra.

Miguel afirmou que, em virtude da discordância dos prefeitos, vai ajustar a proposta e procurar um caminho de entendimento com os prefeitos. Contudo, o deputado adiantou que não pretende tirar o projeto da pauta da Assembleia por considerar que a medida não vai travar os municípios.

“O projeto destina 25% para dois setores fundamentais e urgentes e, nas cidades do semiárido, desse percentual, 10% vai para segurança hídrica. Os 75% restantes ficam totalmente livres para os prefeitos investirem onde quiserem. Portanto, não existe engessamento, mas sim uma proposta de um pacto para fazer a saúde e a educação de nossos municípios avançarem. Com mais investimentos nessas áreas, o desenvolvimento dessas cidades a longo prazo será uma consequência”, concluiu o deputado.

Senador Fernando Bezerra com agenda movimentada em Petrolina

Fernando Bezerra

O grupo do senador Fernando Bezerra Coelho continua a todo vapor, na manhã deste sábado (20), na localidade Tapera, interior do município de Petrolina, foi entregue um barco que servirá de transporte para frutas, que atenderá 32 produtos da Ilhota e Ilha da Tapera, com isso serão atendidas mais de 100 famílias, resultado de uma emenda do deputado federal Fernando Filho.

Ainda durante sua estada no sertão, o senador participou na associação  de moradores do Projeto Maria Tereza,  de uma reunião com moradores, onde foram abordados  muitos problemas que a comunidade vem enfrentando com a saúde, educação, as péssimas condições das estradas e telefonia, oportunidade que o deputado estadual, Miguel Coelho, se comprometeu em lutar pelo sinal de celular bem como por uma escola de ensino médio.

Deputado pede melhorias para estradas esburacadas no sertão

Miguel Coelho

As PE-604, PE-625, PE-630 e a PE-635, rodovias que fazem conexão entre os municípios de Dormentes, Afrânio, Santa Cruz, Lagoa Grande, Ouricuri e Santa Filomena no Sertão de Pernambuco há muito precisam de melhorias. Com os buracos os acidentes têm sido constantes nas estradas estaduais destes municípios.

Para chamar atenção da Secretaria Estadual de Transportes do Estado, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) reforçou, nesta terça-feira (16), um pedido para recuperar as estradas que estão deterioradas.

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, O parlamentar ressaltou que as vias ficaram em estado mais agravado por conta das chuvas de janeiro, provocando apreensão para quem circula por municípios da região.

“A chuvas, que a gente não via há anos, voltaram a cair, mas elas também agravaram o estado das rodovias. Além de garantir a segurança das pessoas, é preciso recuperar as vias para que tudo aquilo que foi produzido com as chuvas possa, então, ser escoado para os mercados consumidores”, pontuou o deputado.

De acordo com o socialista os pedidos de obras já foram protocolados na Secretaria de Transportes. “Tenho confiança no trabalho do nosso secretário e do presidente do DER e acredito que teremos um retorno sobre essas importantes obras para a população do sertão”, concluiu Miguel.

Vereador Edinaldo Lima eleva o tom ao responder críticas do deputado Miguel Coelho a gestão de Julio Lossio

O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) escreveu um artigo semana passada criticando o que chamou de “desmonte do patrimônio construído pela população ao longo de décadas”, referindo-se a cessão, por parte do município, do Estádio Paulo Coelho e do Ceape, a venda do matadouro público, além de uma polêmica permuta de lotes públicos por valores questionáveis. As palavras do parlamentar foram rebatidas pelo vereador líder do prefeito na Câmara Municipal, Edinaldo Lima, que nos enviou um texto afirmando que Miguel Coelho “parece acometido de uma amnésia aguda associada a um completo desconhecimento dos fatos, o que caracteriza a Síndrome da Cara de Pau”.

Leia a íntegra da resposta de Edinaldo Lima

Cara de Pau

Não poderia ser outro o título desse artigo que dedico ao deputado Miguel Coelho. Cara de pau!

Ao ler o seu artigo que acusa o Prefeito Julio Lossio de “dilapidar” o patrimônio público, pude perceber que Miguel parece acometido de uma amnésia aguda associada a um completo desconhecimento dos fatos, o que caracteriza a Síndrome da Cara de Pau.

Vamos aos fatos:

Todos os terrenos vendidos pela Prefeitura de Petrolina na gestão de Lossio tiveram a aprovação legal da maioria dos vereadores, muitos desses, por sinal, aliados políticos do grupo do senador Fernando Bezerra e do seu filho Miguel Coelho.

Inclusive, é bom que se diga que todas as áreas foram vendidas através de leilão público com um importante incremento no valor final em relação à avaliação inicial. Todos foram vendidos por um valor bem superior ao do lance inicial.

Vale aqui destacar também que todas as vendas tinham uma destinação definida em lei municipal que autorizou a alienação e que, de fato, os recursos foram aplicados na edificação de imóveis do Município, a exemplo de AMES, Clubes do Bairro, Quartel da Guarda Municipal, iluminação pública, Canal do Pedro Raimundo, entre outros, conforme definição legal.

Da mesma forma, vale ressaltar que uma das áreas cuja venda foi autorizada pelo legislativo terá sua receita revertida para a aquisição de um aparelho de radioterapia que será doado à APAMI para equipar o Hospital do Câncer.

Dito isto, convido o deputado a fazermos uma visita a cada uma dessas obras, já construídas e entregues à população.

Faço questão de acompanhar pessoalmente o deputado, uma vez que, diferentemente dele, eu conheço cada canto de nossa cidade.

Com esses esclarecimentos, espero que agora o deputado possa ter o devido conhecimento acerca da forma que tem sido feita a alienação de imóveis em Petrolina, tudo atendendo ao interesse público e dentro da legalidade.

Quanto a sua aparente amnésia aguda, essa sim é muito preocupante, vale aqui refrescar a memória do deputado Miguel Coelho.

É de conhecimento público, inclusive do Judiciário, que o agora senador Fernando Bezerra, Pai do deputado, quando prefeito de Petrolina realizou operações completamente imorais e ilegais no tratamento com os imóveis públicos, onde podemos destacar algumas.

As doações de terrenos para igrejas e associações, terrenos esses pertencentes à União, o que trouxe enormes transtornos aos beneficiados considerando que anos depois foram surpreendidos com ações de reintegração movidas pela Justiça Federal, pois o ex-prefeito negociou até mesmo os terrenos que não pertenciam ao Município.

Numa sequência de atropelos, com recursos públicos, o ex-prefeito comprou duas vezes um mesmo terreno – o aterro sanitário –, fato amplamente noticiado na região.

Mas, de todos os despautérios do ex-prefeito Fernando Bezerra, o mais bizarro, pelo grau de imoralidade, foi a operação de doação de um amplo terreno em área nobre da cidade para a construção de um shopping – o River Shopping. Vejamos.

Logo em seguida à doação, por meio de uma suposta venda de todas as áreas no entorno do shopping, o ex-prefeito promoveu a transferência dessas áreas para seus familiares e até para uma empresa, que hoje sabemos, pertence ao próprio Fernando Bezerra.

Ao citar um suposto balcão de negócios, a quem se refere o deputado Miguel?

Aos seus aliados políticos que votaram e autorizaram a venda dos terrenos nesta gestão?

Ou seria ao ex-prefeito Fernando Bezerra que tanto dispôs sobre os terrenos públicos em suas gestões?

Talvez o pseudo desconhecimento e a amnésia aguda tenham feito o deputado Miguel Coelho confundir a venda legal de terrenos em Petrolina com o balcão de negócios da Operação Lava Jato, sobre a qual, certamente, em momento oportuno poderemos detalhar melhor.

Edinaldo Lima
Ex Secretário de Habitação
Vereador de Petrolina

Deputado escreve artigo sobre liquidação do patrimônio público em Petrolina

Miguel Coelho 02

O deputado estadual, Miguel Coelho (PSB), que figura como possível pré-candidato dos socialistas para disputar a cadeira do Palácio Guararapes em 2 de outubro desse ano, envio ao nosso Blog artigo em que pontua seu pensamento sobre a realidade de Petrolina no tocante a venda do patrimônio público. Confira o artigo na íntegra nas linhas que se seguem a baixo.

Quase todo gestor público procura deixar uma marca para ser lembrado no futuro: uma grande obra, um projeto transformador ou até um novo modo de governar. Em Petrolina, infelizmente, o rastro que ficará após oito anos de administração do atual prefeito é o do desmonte do patrimônio construído pela população ao longo de décadas.

Prestes a encerrar o mandato, o prefeito decide enviar à Câmara de Vereadores um volume de projetos para alienar terrenos e vender prédios públicos de Petrolina. No pacote estão a cessão do Estádio Paulo Coelho e do Ceape, a venda do matadouro público, além de uma polêmica permuta de lotes públicos por valores questionáveis.

Esse processo desenfreado de comercialização do patrimônio municipal segue uma estranha lógica de irresponsabilidade. Não há planejamento nem projetos concretos para embasar essas transferências. Para ceder o Estádio Paulo Coelho, por exemplo, o prefeito apresenta a construção de uma moderna arena. Mas cadê o projeto, os recursos e garantias?

Procedimento similar foi seguido para iniciar a demolição do Ceape. O prefeito afirma que o imóvel que abrigava centenas de permissionários será um moderno centro administrativo. Mais uma vez sem mostrar um projeto no papel nem qualquer segurança financeira.

O matadouro é outro caso de extrema irresponsabilidade. Após afirmar que não fecharia o estabelecimento, o prefeito muda de ideia ao perceber que não consegue garantir o funcionamento correto do espaço público. A ideia é mais uma vez se desfazer de um equipamento municipal para arrecadar dinheiro e evitar esforço administrativo. O que a população vê, no entanto, é a cidade ficar na dependência do abastecimento de carne via Juazeiro, há semanas, além do aumento do abate clandestino, agravando a situação.

Por fim, o prefeito ainda brinca mais uma vez com o sonho de famílias que desejam ver suas moradias regularizadas. Apresenta uma proposta de permuta de áreas públicas para ressarcimento de imóveis no valor de R$ 18 milhões. Sem este ressarcimento, bancado pela Prefeitura, não seria possível fazer a regularização fundiária. Mas é no mínimo estranho que esse tipo de projeto surja em ano eleitoral. Consta ainda que parte desses lotes não pode ser cedida pela Prefeitura por dois motivos. Primeiro porque alguns são patrimônio da União. Segundo, parte dos lotes está caracterizada como de utilidade pública, impedindo tal manobra.

Mas essa não é a primeira vez que o prefeito toma esse tipo de iniciativa às vésperas de eleição. Em 2012, prometeu doar mais de 1.500 títulos de regularização fundiária e não o fez até agora. O Ministério Público, por sinal, já recomendou que nenhum novo projeto de regularização seja votado na Câmara antes de o prefeito cumprir o que prometeu.

Ainda vale lembrar diversos leilões de bens públicos e a estranha doação do terreno do antigo Colégio Motiva para uma empresa instalar um call center. Mesmo sem qualquer garantia ou projeto, o repasse seria benéfico, pois garantiria a geração de 3.500 empregos e a construção de uma creche. O tempo passou e a empresa já não tem mais interesse em instalar call center muito menos construir uma creche. Mas o terreno continua cedido.

É lamentável assistir a mais uma tentativa de dilapidar o patrimônio da população. Preocupa também não saber o que foi feito com todo o dinheiro arrecadado nessas transações. Petrolina não pode virar um balcão de negócios. O que resta agora é mobilizar a população para pressionar e impedir que esses projetos sejam aprovados na Câmara.

Miguel Coelho afirma que Petrolina terá mais duas escolas estaduais

Miguel Coelho

Em conversa com o deputado estadual Miguel Coelho (PSB), na última quarta-feira (03), o secretário de Educação Fred Amâncio confirmou que, ainda este ano, duas escolas começam a ser construídas em Petrolina. As obras tinham sido solicitadas pelo parlamentar socialista diretamente ao governador Paulo Câmara, no ano passado.

As escolas serão construídas nos bairros de João de Deus e São Gonçalo. De acordo com o secretário estadual, o processo de licitação já está em curso e a estimativa é de que o resultado do vencedor do certame saia até abril. Sendo assim, no segundo semestre, a construção das duas unidades escolares deve ser iniciada.

“É uma grande notícia para a população de Petrolina. Nós já havíamos solicitado pessoalmente ao governador a construção dessas escolas após conversas com moradores da região. Isso reflete o empenho do Governo para melhorar a educação de nossa cidade”, comemora Miguel Coelho.

Miguel Coelho faz balanço do primeiro ano de mandato

Miguel Coelho

O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) visitou nesta quinta-feira os municípios de Santa Filomena e Santa Cruz. Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra e o deputado federal Fernando Filho, o socialista aproveitou a agenda pelos municípios sertanejos para prestar contas do primeiro ano na Assembleia Legislativa.

Miguel considerou o início de mandato como produtivo e de aprendizado. Antes do recesso parlamentar, Miguel deixou 14 projetos de lei prontos, alguns deles já aprovados, como o que prioriza o uso de livros de autores pernambucanos nas escolas do Estado. Outra iniciativa importante do deputado é a proposta para garantir que 25% da verba do FEM seja exclusivamente destinada para educação e saúde.

“Esse primeiro ano, apesar das grandes dificuldades que nosso país atravessou, foi de muito trabalho e aprendizado. Tivemos que lidar com circunstâncias difíceis diante dessa crise, discutir ajustes em nosso estado, mas estamos animados para que em 2016 possamos colaborar mais”, ressaltou o deputado.

À frente da Comissão de Agricultura, Miguel conduziu seis audiências públicas com temas sobre seca, fruticultura, ovinocaprinocultura entre outros. O deputado ainda lembrou o trabalho da Comissão Especial de Fiscalização das Obras do PAC, que ouviu representantes do Estado e União sobre intervenções estratégicas como a transposição e a transnordestina.

“Realizamos várias ações para assegurar que o Sertão encontre um caminho de desenvolvimento sustentável. Por isso, cobramos o Governo Federal e iniciamos uma jornada através do Movimento União Pelo Nordeste para criar uma política permanente de convivência com a seca. Não basta apenas ficar nessa briga por carro-pipa e outras medidas paliativas, precisamos é de um projeto de longo prazo para potencializar as regiões mais áridas de nosso estado”, explicou.

Sobre 2016, Miguel acredita que o ano será novamente de dificuldades e incertezas e, por isso, é necessário unidade política e bom senso para superar as dificuldades. O deputado ainda ressaltou que vai intensificar o contato com a população. “Num momento de tanta dificuldade é importante que as forças políticas tentem um caminho em comum acordo para fazer o país voltar a crescer. É necessário também ouvir as vozes das ruas, que a cada dia clamam por mais saúde, mais serviços e melhor qualidade de vida”, refletiu Miguel, que é presidente do PSB de Petrolina.

Odacy Amorim e Miguel Coelho juntos

ODACY E MIGUEL

É isso mesmo, os dois deputados foram vistos juntos no último domingo (17) visitando algumas localidades no interior do município de Petrolina-PE, reforçando os boatos sobre o retorno de Odacy Amorim PT) ao grupo liderado pelo Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Odacy não esconde o desejo de voltar a governar Petrolina, para tanto já declarou está aberto a alianças que possam viabilizar a realização deste sonho.

Em entrevista ao programa Bom Dia Vale na manhã de ontem (18) o deputado Miguel Coelho (PSB) ratificou o convite feito a Odacy para se filiar ao PSB. Já Isabel Cristina (PT), também em declaração a Rádio Jornal,  disse que Odacy é um grande quadro do Partido dos Trabalhadores e que até o momento o deputado não esboçou o desejo de mudar de legenda.

Em resposta a Lucas, Miguel diz que o foco é discutir o futuro de Petrolina

Miguel Coelho 02

A queda de braços protagonizada pelos socialistas petrolinenses Lucas Ramos e Miguel Coelho ganha mais um capítulo, mais uma vez os dois trocam farpas pela condução do PSB em Petrolina.

Presidente do Partido Socialista Brasileiro em Petrolina, Miguel afirmou que Lucas insiste em fazer um debate que na opinião dele está superado e afronta a direção estadual da legenda.

“Desde agosto do ano passado, o deputado Lucas Ramos insiste nessas críticas desnecessárias. Isso já cansou, está superado e ele permanece nessa discussão para se promover. Estamos focados em unir o partido, em buscar o diálogo, mas se ele quer criar uma rinha e fazer futrica é uma vontade apenas dele”, condenou Miguel.

Para Coelho, a hora não é de dividir o partido, mas de ouvir a população e discutir o futuro do município sertanejo. “Vamos realizar neste mês mais duas agendas 40 atendendo a orientação do governador de aumentar a escuta à população. Então, se o deputado Lucas Ramos quiser trabalhar pela população de Petrolina vamos trabalhar em conjunto. É hora de ouvir a população, saber quais as principais demandas dos petrolinenses e construir um projeto para a cidade”, destacou Miguel.

Sobre o processo eleitoral, o presidente do PSB de Petrolina disse que somente a partir de abril será iniciada a discussão sobre as candidaturas. “Temos um senador, dois deputados federais, dois estaduais, vereadores e todos estão legitimados a disputar. O candidato será aquele que tiver mais condições de agregar. Estamos em janeiro ainda e este é momento de escuta. A partir de abril, dentro do que determina o prazo eleitoral, aí sim vamos chamar os partidos aliados para discutir nomes”, explicou.

89909192