Caso de criança assassinada em Petrolina repercute no Plenário

12.14-MIGUEL-COELHO-RS-4-de-30-300x200O assassinato de uma menina de 7 anos em Petrolina, Sertão do Estado,  levou o deputado Miguel Coelho (PSB) a pedir um pacto pela segurança pública do Estado. O caso ocorreu na última quinta (10), quando a estudante Beatriz Angélica Mota foi encontrada morta com golpes de faca durante uma solenidade no Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora. A vítima estudava na escola e era filha de um professor de inglês da instituição.

“Sou ex-aluno do colégio, e me solidarizo com a família de Beatriz e com todas as famílias petrolinenses, que estão chocadas com o assassinato. Não podemos deixar que esse caso manche a história da unidade de ensino e da cidade”, declarou o deputado.

O parlamentar anunciou que vai participar de encontro na Secretaria de Defesa Social para saber como o Executivo pode auxiliar na prevenção desse tipo de crime. “Todos nós, deputados, devemos fazer um pacto com o Governo para mandar um recado aos marginais.  Tenho certeza de que a Polícia Civil irá descobrir os culpados”, frisou.

O caso também foi mencionado pelo deputado Álvaro Porto (PTB), em seu discurso de  críticas à política de segurança pública do Estado.

Fernando Filho e Miguel Coelho questionam lealdade de Lucas Ramos ao governador Paulo Câmara

FERNANDO FILHO CONFRA

Seja pelos rumos do processo de impeachment da presidente Dilma, ou mesmo devido aos entendimentos para as eleições municipais de 2016, a política tem sido o assunto mais discutido nas festas de confraternização de final de ano aqui em Petrolina.

No último sábado os deputados e irmãos Fernando Filho (federal) e Miguel Coelho (estadual), ambos do PSB, estiveram reunidos com a imprensa e não foram poupados dos questionamentos sobre a sucessão municipal do ano que vem, sobretudo, a respeito dos atritos com o também pessebista Lucas Ramos, que já reiterou por diversas vezes o desejo de sair candidato a prefeito, com ou sem o apoio dos fernandistas.

Mais comedido, Fernando Filho disse que apesar de adotar uma postura de conciliador espera que a vontade do povo que o elegeu, majoritariamente, ao lado do Miguel, seja respeitada. “E a vontade da população dentro do PSB foi ter me colocado como o deputado federal mais votado do partido e Miguel Coelho também como o mais votado. Isso resultou na formatação da Comissão Provisória que deixou, digamos assim, algumas pessoas incomodadas”, alfinetou, acrescentando que o que o governador Paulo Câmara (PSB) fez na realidade foi respeitar a decisão das urnas.

Apesar dos desentendimentos o parlamentar salientou ainda acreditar na unidade do partido em Petrolina, que segundo ele tem uma fartura de nomes legitimados para disputar o pleito. “É o único partido que tem diversos deputados e nós queremos construir uma aliança. Se não for possível, paciência, faz parte da política”, frisou.

Sobre as declarações de Lucas Ramos de que o PSB não tem liderança em Petrolina, Fernando Filho disparou. “Isso para quem não tem ninguém sobre a liderança dele é muito fácil falar. Na verdade ele lidera apenas o mandato. É querer antecipar uma futrica política menor para poder se manter em evidência, eu não vou entrar nesse tipo de debate”.

MIGUEL CONFRAJá Miguel Coelho foi mais taxativo, ele avalia que o discurso do deputado Lucas vai chegar arranhado e cansado até a eleição. “Eu assumi o partido em agosto, estamos fechando o ano e o discurso dele é a mesma coisa. Eu nunca vi do deputado Lucas uma contribuição para o PSB em Petrolina desde que assumi o partido, sempre foi para criticar e reclamar”, lamentou.

Miguel falou do esforço que tem feito para unir a todos e disse ter certeza que a proposta do partido, oriunda das agendas que vem realizando, vai consolidar o apoio dos que realmente querem o melhor para Petrolina. O deputado também questionou a lealdade do colega Lucas ao governador Paulo Câmara. “É muito fácil dizer que é leal ao governador Paulo Câmara e conversar com outros quatro partidos. Acho que quando você é leal, é leal a um. E se você achar que não tem mais espaço, é legitimo querer fazer a sua manutenção em outro território”, concluiu.

Coluna da semana

Por Waldiney Passos

PARTIDO DAS MULHERES

GEDSC DIGITAL CAMERA

A política é mesmo dinâmica, num piscar de olhos tudo muda, tudo se transforma. Seguindo essa máxima, o deputado federal Adalberto Cavalcanti, que garantia ter total apoio do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para disputar a prefeitura de Petrolina em 2016, caiu fora e ingressou nas fileiras do Partido da Mulher Brasileira (PMB). Longe de possíveis afinidades com bandeiras de gênero, deputados migraram para a nova sigla atraídos por uma oferta rara no mundo político: o repasse aos diretórios regionais, que os congressistas irão comandar, de 50% do dinheiro do fundo partidário que a sigla terá direito devido à votação que cada um deles teve em 2014.

MISTÉRIO

A semana foi marcada por mais um trágico assassinato em Petrolina. Várias linhas de instigação estão sendo trabalhadas pela polícia na tentativa de elucidar a morte da menina Beatriz. Apesar de já ter ouvido alguns suspeitos as autoridades policias ainda não conseguiram dar uma resposta a sociedade.

EM PÉ DE GUERRA

LUCAS PARA EDIÇÃOO clima esquentou de vez no PSB de Petrolina com as últimas declarações de Lucas Ramos. O deputado disse que vai sair candidato a prefeito com ou sem o apoio de Fernando Bezerra e seu grupo. Lucas colocou mais lenha na fogueira ao afirmar que o partido não tem comando na cidade. Fernando Filho e Miguel Coelho rebateram questionando a lealdade de Lucas ao governador Paulo Câmara.

AGORA VAI?

Está tramitando na Câmara Municipal o projeto que trata da permuta de áreas para regularização fundiária de alguns bairros da Zona Norte de Petrolina. A informação é do vereador Paraíba (PMDB) que está radiante com a matéria.

A BOLA DA VEZ

downloadMais um na cota de Lóssio. Agora, comenta-se que a secretária de saúde Lúcia Giesta está animadíssima com a possibilidade de ser a candidata a prefeita do grupo. Explica-se então todos os holofotes com direito a outdoors espalhados  pela cidade quando da outorga do título de cidadã petrolinense à doutora.

Voluntariômetro pode chegar a Petrolina

GEDSC DIGITAL CAMERA

Empreendedor social Fábio Silva

Um programa social importantíssimo implantado no Recife pode chegar a Petrolina, trata-se do voluntariômetro, ferramenta que serve para medir a quantidade de horas que as pessoas dedicam ao trabalho voluntário.

O projeto tem como objetivo despertar a população para o voluntariado através de uma plataforma na internet que liga as Organizações não governamentais (ONGs) às pessoas com vontade de ajudar.

O coordenador do projeto, Fábio Silva, está em Petrolina, a convite do deputado Miguel Coelho (PSB), visitando a cidade pela segunda vez, ouvindo neste primeiro momento os representantes de entidades, organizações sociais, igrejas, faculdades e universidade, apresentando o projeto e observando se a cidade tem sinergia para construir algo similar. “Que a ideia não é já trazer o projeto e implantar, a ideia é construir esse projeto com todos que fazem o sistema eco social de Petrolina”, disse.

Em visita ao Blog, Fábio informou já ter visitado instituições sociais que já fazem trabalhos significativos e que a aceitação do projeto é de 100%.

O segundo passo seria, provavelmente no primeiro trimestre de 2016, lançar o projeto em Petrolina. “O papo de hoje é mais para que além deles serem escutados, serem multiplicadores, por que se essa adesão acontecer a gente chega no primeiro trimestre do próximo ano com uma força tarefa muito forte”, salienta.

O site do projeto, que deverá ser construído no futuro, vai funcionar como uma rede social que cruza os perfis de interesse com as ofertas de trabalho. No momento da inscrição, o candidato deve informar seu endereço, e-mail, CPF, horários disponíveis e áreas amplas de atuação, que podem ser músicas, esportes, meio ambiente, educação, cultura, proteção de animais, entre outros. Após o cadastro, a plataforma acessa o perfil de vagas e oferece oportunidades de acordo com o interesse do inscrito. O voluntário escolhe, online, os dias e horários para o trabalho e a ONG onde vai prestar o serviço.

 

Miguel Coelho critica falta de transparência da Prefeitura de Petrolina

Miguel Coelho 02

Deputado estadual Miguel Coelho (PSB)

O Tribunal de Contas do Estado divulgou, nesta terça-feira (01), um ranking para medir o nível de transparência dos dados públicos das prefeituras. Petrolina ficou entre os municípios com pior desempenho, na 130ª posição no índice que conta com 184 cidades. O desempenho foi classificado pelo deputado estadual Miguel Coelho (PSB) como vexatório e perigoso para a capital do São Francisco.

O levantamento do TCE mostra a situação de Petrolina como crítica. A cidade, que tem um dos maiores orçamentos do estado, teve pontuação de 240,50 num ranking onde o máximo é 1.000,00. “A nota de Petrolina é quase zero. Esse desempenho é um vexame para Petrolina e só comprova o quanto essa gestão é nebulosa. A falta de transparência é muito perigosa porque a população não tem o direito legítimo de saber o que está sendo feito com a verba pública”, criticou.

O deputado ainda afirmou que vai procurar o Tribunal de Contas para saber quais as medidas serão adotadas para que a Prefeitura se ajuste à legislação de transparência e acesso à informação. “Petrolina vai na contramão quando temos nas ruas tanta manifestação por transparência, tanto grito por mais clareza nos gastos públicos. Vamos procurar o Tribunal de Contas para cobrar medidas contra a Prefeitura e para que os cidadãos de Petrolina tenham o direito de saber o que tem sido feito com o dinheiro público”, reforçou Miguel Coelho.

É a primeira vez que o Tribunal divulga um levantamento desse tipo. O TCE analisou cerca de 30 mil dados dos portais das prefeituras e apresenta cinco categorias de transparência (desejado, moderado, insuficiente, crítico e inexistente). Apenas o Recife ficou no nível “desejado”. 49 cidades estão classificadas no nível moderado, 76 tiveram desempenho insuficiente enquanto Petrolina e mais 51 cidades ficaram em condição crítica. Cinco prefeituras tiraram zero na classificação por não contar com nenhum portal de transparência. (Com informações da Folha de Pernambuco)

Deputado Miguel Coelho parabeniza equipe do blog Waldiney Passos

Miguel Coelho

Compartilhando conosco a alegria da primeira semana de trabalho e equipe do Blog Waldiney Passos recebeu a visita do deputado estadual Miguel Coelho (PSB), o parlamentar fez questão de nos dar um abraço e desejar boa sorte.

“Você que já tem uma carreira séria no radiojornalismo do Vale do São Francisco, por toda a sua história construída ao longo de tantos anos, e eu não tenho nenhuma dúvida que o blog Waldiney Passos  chega para incrementar ainda mais o enseio da população por novas informações”,

909192