Prefeitura anuncia obras nos cemitérios de Petrolina e discute projetos habitacionais

Ações foram temas de encontro entre o prefeito Miguel Coelho e a equipe da SEINFRAHM. (Foto: ASCOM)

O Prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, esteve reunido nesta terça-feira (24) com a equipe da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) a fim de discutir, entre outros assuntos, projetos habitacionais que podem ser realizados na cidade. A ideia é melhorar as condições de vida da parcela mais carente da população.

Durante o encontro, o secretário Coronel Leite apresentou demandas apuradas junto às comunidades e ideias para a área, acompanhado do secretário-executivo de Habitação Ricardo Santos. Além disso, Coronel Leite ainda destacou a importância de regularizar a situação de posse dos imóveis juntos às famílias.

“Entre as pessoas que conversamos, há o sentimento de que a casa será de cada uma, por completo, quando existe o documento comprovando a propriedade. Por isso vamos direcionar esforços para realizar esse o sonho das pessoas que anseiam pelas escrituras dos locais de onde moram”, ressalta Leite.

Serviços cemitérios

Além de projetos futuros, ações imediatas já foram definidas em prol dos petrolinenses. É que o prefeito aproveitou o encontro para assinar três ordens de serviço que vão beneficiar os cemitérios da cidade. “Nosso objetivo é promover melhorias e a ampliação da oferta de espaços nos cemitérios Campo da Esperança, no João de Deus e no Campo da Paz, no Henrique Leite”, explica Miguel.

Avançam as obras da construção da nova ciclovia na Orla de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O trabalho das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) passou para uma nova etapa no serviço de construção da nova ciclovia da cidade. Depois do nivelamento do chão e fixação do meio-fio, agora é a vez da colocação do piso intertravado, que será destinado à pista de caminhada.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Coronel Leite, lembra que o andamento da obra segue, conforme a liberação de verbas pelo Governo Federal. “A ansiedade é grande para vermos a pista concluída, mas o serviço é complexo e a liberação dos recursos é parcelada. Mesmo assim, o prefeito Miguel Coelho e eu estamos confiantes de que até o início do ano que vem, os petrolinenses vão poder contar com mais um importante equipamento de lazer”, destaca Leite.

A obra, que começou em junho deste ano, está prevista para ser concluída em fevereiro do ano que vem. Ao todo, vão ser 1.113 metros de extensão, entre o Petrolina Palace Hotel e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Além da construção da pista de corrida, todo o passeio será recuperado neste trecho. Cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos pela prefeitura de Petrolina, em parceria com o Governo Federal.

Miguel Coelho inaugura nova rede de postes do Parque Massangano

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade realizou um mutirão de serviços na localidade com limpeza, patrolamento, poda e desobstrução do canal. (Foto: Divulgação)

Durante a noite desta sexta-feira (22), o prefeito Miguel Coelho de Petrolina inaugurou a nova rede de postes da Avenida Altino Coelho, do bairro do Parque Massangano.

Foram implantados 15 postes com 30 luminárias ao longo de 800 metros da avenida. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade ainda realizou um mutirão de serviços na localidade com limpeza, patrolamento, poda e desobstrução do canal.

“Eu sei que os anseios dessa comunidade são muito grandes. O secretário Eduardo Carvalho me informou que são necessários mais 100 pontos de luz para cobrir todo o bairro. E adianto que já autorizamos. Além disso, estamos com o projeto de saneamento quase pronto para exigir da Compesa investimentos no Parque Massangano”, revelou o prefeito.

O evento contou com a presença do senador Fernando Bezerra, do ministro Fernando Filho, vereadores, lideranças comunitárias e moradores da região.

Prefeito de Juazeiro tem audiência com secretário de Infraestrutura, que confirma duplicação da BA-210

(Foto: ASCOM)

Cumprindo agenda em Salvador, o prefeito Paulo Bomfim se reuniu com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcos Cavalcante, onde tratou de demandas de Juazeiro, como a Operação Tapa Buraco e a duplicação do trecho Urbano da BA-210.

Na oportunidade, o prefeito reiterou o agradecimento pelas ações de Tapa Buraco, o que melhora a mobilidade em alguns trechos da área urbana do município. No encontro, o secretário informou ao prefeito que o processo para iniciar a licitação do trecho urbano da BA-210, que vai do Mercado do Produtor ao contorno de Sobradinho, está em fase final e logo será publicado o edital.

“A resposta do secretário mostra o reconhecimento de Juazeiro e a região Norte como áreas de pleno desenvolvimento. Esta parceria que temos com o Governo do Estado só nos dá mais vontade de trabalhar. A tão sonhada duplicação daquele trecho da BA-210, que vários bairros margeiam aquela rodovia, em breve será concretizada”, assegura o prefeito Paulo Bomfim.

Prefeitura de Petrolina realiza obra de recuperação da ponte da Avenida dos Tropeiros

(Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho assinou, na manhã desta quinta-feira (17), uma ordem de serviço para obras de recuperação da ponte de acesso à Avenida dos Tropeiros, na zona norte da cidade. Com recursos próprios, a Prefeitura vai investir R$ 67 mil num trabalho que tem previsão de entrega de dois meses.

O serviço garantirá uma estrutura adequada para a ponte que fica numa das principais vias de acesso da cidade, ligando a Avenida Sete de Setembro a Avenida dos Tropeiros.

As atuais placas de concreto que estão danificadas vão ser substituídas por outras, o que vai proporcionar mais segurança para pedestres e veículos que trafegam pela localidade, melhorando a fluidez do trânsito.

LEIA MAIS

Em apenas quatro meses, Prefeitura tapa quase 2250 buracos nas vias de Petrolina

Ao todo, 25 bairros foram atendidos pelo programa tapa-buraco. (Foto: ASCOM)

Transformar a paisagem de Petrolina, no sertão de Pernambuco, está entre as prioridades do prefeito Miguel Coelho desde o primeiro dia da gestão do socialista, que começou em janeiro deste ano.

Pensando nisso, e também em atender uma reivindicação muito forte da população petrolinense, o gestor do município logo conseguiu viabilizar a operação Tapa-buraco, que entre abril e julho deste ano, apenas quatro meses, tapou 2246 buracos que tiravam a paciência de quem trafegava pelas principais vias da cidade.

Ao todo, 25 bairros foram atendidos, incluindo grandes avenidas como a Transnordestina (Perimetral), Integração, Rio Branco, Cardoso de Sá, Mário Rodrigues, dos Tropeiros e Monsenhor Ângelo Sampaio.

Com início no dia 03 de abril, a operação Tapa-buraco interveio em 325 pontos danificados naquele mês. Em maio, atuação recorde, foram 798 buracos tapados. Em junho, 551 e em julho, foram 572 reparos realizados nas vias de Petrolina. Das 2246 intervenções, 219 foram em ruas de calçamento, onde os paralelos que estavam estavam fora do lugar puderam ser reassentados.

LEIA MAIS

Ibamar Fernandes pede praça e academia para o Serrote do Urubu

(Foto: Blog de Waldiney Passos)

O vereador Ibamar Fernandes (PRTB) apresentou um requerimento, nesta quinta-feira (10), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina, pedindo a criação de uma praça e uma academia da saúde para os moradores do povoado do Serrote do Urubu. Segundo o parlamentar, os moradores da localidade não têm nenhum local para descansar após os trabalhos diários.

“O Serrote do Urubu é um dos povoados mais antigos de nossa cidade. É um povoado que não têm nenhuma atividade ocupacional para as pessoas idosas. Não tem um equipamento para as pessoas se exercitarem, não tem uma praça para as pessoas descansarem após sua labuta diária, que é o trabalho rural na sua maioria. Então, faço essa reivindicação para que o executivo interceda junto à secretaria competente no sentido de construir uma praça e uma academia da saúde no Serrote”, disse.

Petrolina: Prefeitura inicia patrolamento de estradas na zona rural

(Foto: ASCOM)

Para garantir o direito de ir e vir dos moradores da zona rural, assim como da população em geral que utiliza as vias que dão acesso as mais variadas localidades, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, iniciou nesta terça-feira (07), os serviços de manutenção, patrolamento e cascalhamento das estradas rurais.

As máquinas da Prefeitura chegaram ao sitio Mandacaru e Mocó na região do roçado, e já iniciaram os trabalhos em toda extensão da estrada que atende principalmente aos trabalhadores e alunos que percorrem um trajeto de 5,5 km, todos os dias.

LEIA MAIS

Prefeito de Juazeiro discute duplicação da BA-210 com Superintendência de Infraestrutura Terrestre

(Foto: ASCOM)

O prefeito Paulo Bomfim, juntamente com o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, esteve reunido na manhã desta terça-feira, na sede da SEDUR, com o diretor regional da Superintendência de Infraestrutura Terrestre (SIT) antigo DERBA, Fernando Sanches, para discutir o projeto de duplicação do trecho urbano da BA 210, entre o Mercado do Produtor e o contorno de Sobradinho.

Durante a reunião foi apresentado a Fernando Sanches todo o projeto, que foi desenvolvido pela equipe técnica da SEDUR, e até mesmo algumas sugestões a serem avaliadas para implantação.

“O projeto é muito oportuno, pois com a demanda de trânsito na área se faz necessária a duplicação para facilitar a mobilidade e até mesmo a questão da segurança viária”, observou Sanches, responsável pela gerência da SIT que está sendo implantada em Juazeiro, com a desativação da que funcionava em Casa Nova.

De acordo com Anderson Alves foram apresentados pequenos ajustes necessários a atender novos loteamentos, novos empreendimentos habitacionais que ainda não existiam quando o projeto foi elaborado.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro inicia reforma em casa do TFD em Salvador

Para o gerente da casa do TFD, José Roberto Dantas, a reforma vai proporcionar melhores condições de trabalho. (Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que terminou hoje a primeira etapa da reforma na casa do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), localizada em Salvador e que acolhe os juazeirenses que estão fazendo acompanhamento médico na capital baiana.

De acordo com o superintendente administrativo, Alfredo Júnior, a reforma está sendo realizada com recursos próprios. “Estamos fazendo revisão elétrica, hidráulica e estrutural. Além disso, já trocamos móveis, fechaduras, instalamos um bebedouro, colocamos antiderrapantes e barras de proteção no banheiro”, afirma.

LEIA MAIS

Parceria entre Prefeitura de Petrolina e Compesa realiza intervenções no saneamento do distrito de Rajada

(Foto: ASCOM)

Em mais uma iniciativa realizada em parceria com a Compesa, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM), através da Diretoria de Saneamento, realiza ações de manutenção no sistema de saneamento básico de uma comunidade da zona rural. A partir desta quinta-feira (25), o trabalho será realizado no distrito de Rajada, distante cerca de 80Km da sede do município.

Na programação das equipes estão duas principais atividades. A primeira será a limpeza e desobstrução do emissário, tubo responsável por receber o esgoto da rede coletora e levá-lo até à estação elevatória. A segunda, consiste na manutenção e limpeza da estação. O objetivo dos reparos, é evitar que o sistema de saneamento da comunidade apresente problemas, causando transtornos à população.

Izacolândia

Em atenção às demandas das localidades da zona rural, a parceria entre SEINFRAHM e Compesa também realiza um trabalho de manutenção da rede de saneamento de Izacolândia. As equipes trabalham em diversas ruas do distrito para substituir parte da rede coletora, desobstruir tubulações e recupera poços de visita.

Motoristas protestam há mais de uma semana na BR-324 para recuperação de estrada e Governo da Bahia não se posiciona

(Foto: WhatsApp)

Em um grande esforço para conseguir melhorias na estrada que liga Remanso (BA) a Dirceu Arcoverde (PI), na BR-324, motoristas estão acampados bloqueando o trecho para chamar a atenção do Governador da Bahia, Rui Costa. Os manifestantes estão protestando há mais de uma semana. São 40 km divido em partes com asfalto cheio de buracos e em partes sem asfalto.

(Foto: WhatsApp)

Contudo, o governo, que é omisso há mais de 20 anos quanto à conservação e recuperação da estrada, não tem dado a devida atenção ao problema. O blog Waldiney Passos entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura do estado da Bahia e aguarda um posicionamento.

Após reclamações da imprensa sobre local de trabalho na Câmara Municipal, vereador Gabriel Menezes se compromete a buscar melhorias

Jornalistas e radialistas se espremem para poder trabalhar na Câmara de Vereadores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A sala de impressa da Casa Plínio Amorim tem sido alvo de críticas dos jornalistas e radialistas que precisam trabalhar no local. Os comunicadores de Petrolina estão insatisfeitos com a infraestrutura do lugar. Além do espaço não comportar toda a imprensa municipal, faltam até cadeiras para a categoria.

Nesta terça-feira (7), durante a sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina, o vereador Gabriel Menezes, que também é radialista, foi questionado sobre a situação. O parlamentar se comprometeu a melhorar o lugar e afirmou que vai buscar as respostas do Presidente da Câmara, Osório Siqueira, sobre o problema.

(Foto: blog Waldiney Passos)

“É possível comprovar in loco, a sala está realmente apertada, são muitos blogs, muitas rádios, TV. Muitos profissionais precisam da estrutura para trabalhar e desempenhar bem o seu papel de levar a informação até a população, já que muita gente não tem o habito de vir. Vamos cobrar sempre à presidência, porque aqui tem espaço físico sim de até mesmo dobrar o tamanho da sala. É o compromisso que temos, tanto com a imprensa, quanto com a população”, afirmou o vereador.

2.500 toneladas de lixo são retiradas das ruas de Petrolina

(Foto: Ivaldo Reges/PMP)

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade divulgou nesta terça-feira (17) um balanço do programa Cidade Mais Limpa, que removeu 2.500 toneladas de lixo.

A ação teve início no dia 8 deste mês e até o momento, percorreu os bairros Vila Eduardo, João de Deus, São Gonçalo, José e Maria e Quati. Nessas locais foram recolhidos 2. 574 toneladas de entulhos, lixo doméstico, restos de poda, móveis abandonados e outros resíduos.

Infelizmente alguns dos locais, já limpos pelo mutirão, estão recebendo lixo novamente devido ao descarte irresponsável de algumas pessoas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina, Eduardo Carvalho, em breve esses locais serão fiscalizados.

“Vamos lançar equipes nas ruas para fiscalizar o descarte de lixo nessas áreas. Os pontos de descarte vão ser mantidos por enquanto e por isso pedimos a todos que só joguem entulho nestes locais. O lixo doméstico e outros materiais devem ter destinação adequada e recolhidos pelas equipes de coleta de lixo”, afirma o secretário.

Alunos em Pau a Pique sofrem com situação precária de escola

Escola. (Foto: Waldiney Passos)

Escola em situação precária na cidade de Casa Nova (BA). (Foto: Waldiney Passos)

Um retrato do abandono do ensino público pode ser observado na comunidade de Leite 1, em Pau a Pique, que fica na cidade de Casa Nova (BA). O prédio não tem condições estruturais para receber os alunos, contudo, é nele que as aulas acontecem para dezenas de estudantes da região.

Além da precariedade da infraestrutura do local, a energia foi cortada devido a falta de pagamento das contas de luz. A falta de equipamentos e conforto acabam influenciando, negativamente, no desenvolvimento escolar das crianças, pois dificulta a concentração dos estudantes.

12131415