Somente 4,5% das escolas brasileiras têm infraestrutura completa exigida por lei

(Foto: Arquivo)

O levantamento foi feito com base no Censo Escolar de 2015. (Foto: Arquivo)

Somente 4,5% das escolas públicas do país têm a infraestrutura que a lei determina, no PNE (Plano Nacional de Educação), de acordo com levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação. O ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 9º ano, tem as piores condições: apenas 4,8% das escolas possuem todos os itens. No ensino médio, a porcentagem sobe para 22,6%.

O levantamento foi feito com base no Censo Escolar de 2015 e levou em consideração o acesso a energia elétrica; abastecimento de água tratada; esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos; espaços para a prática esportiva e para acesso a bens culturais e artísticos; e, equipamentos e laboratórios de ciências. Foi considerada ainda a acessibilidade às pessoas com deficiência.

“O percentual de escolas bem equipadas é super baixo. Em muitos casos estão questões básicas como água potável e esgotamento. Esse percentual não melhora notavelmente. O investimento nas escolas sem dúvida vai estar prejudicado com crise econômica”, falou a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.

LEIA MAIS

Obras de infraestrutura prometem dar mais qualidade de vida à comunidade do distrito de Santana do Sobrado, em Casa Nova (BA)

Obras estão em andamento e devem ser entregues à população em breve/Foto:ASCOM

Obras estão em andamento e devem ser entregues à população em breve/Foto:ASCOM

Segundo informações da prefeitura do município do norte baiano, estão avançadas as obras de construção da praça da Caixa dágua, bem como a pavimentação de ruas. A expectativa é de que a entrega oficial ocorra em pouco tempo. “Em conversa com os técnicos da obra, tive a informação que o serviço está bem adiantado e que em pouco tempo estaremos inaugurando mais uma grande obra em Santana. Vale salientar que o distrito já recebeu casas populares, um novo posto de saúde com atendimento até as 22h, ambulância, rede de saneamento e abastecimento, além de uma extensão do CRAS”, destaca o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota.

A praça que está sendo construída deve homenagear o morador João Ferreira, mais conhecido como Daozinho. No local, a população vai contar com playground, equipamentos para atividades físicas, acessibilidade e arborização. A obra é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Lucio Vieira Lima (PMDB).

 

 

Feirantes reclamam da falta de estrutura na feira do Bairro Ouro Preto em Petrolina

Feira do Ouro Preto 1

Preocupados com a saúde dos clientes, os feirantes que trabalham na feira do Bairro Ouro Preto, em Petrolina (PE), resolveram registrar em imagens o atual cenário do local. De acordo com eles há tempos a feira daquela comunidade não passa por reformas estruturais da prefeitura.

Feira Ouro Preto 2

Para os feirantes o registro depõe contra a saúde pública e deve ser resolvido urgentemente pelo Executivo Municipal.Feira do Ouro Preto 5

A reportagem do Blog,  já repassou a situação para a assessoria de imprensa da prefeitura e aguarda uma resposta do setor, esperamos que a resposta seja positiva para feirantes e sociedade com data e início da obra de recuperação daquele entreposto comercial.

Prefeitura de Petrolina envia nota sobre Cratera da Clementino Coelho

Buraco na Clemetino Coelho 1

Sobre o problema na estrada da Avenida Clementino Coelho, principal acesso ao distrito industrial que está com uma cratera exposta há um mês, após o asfalto ceder, a prefeitura sinalizar e o buraco continua aberto.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Petrolina (PE) disse em nota que o setor de Infraestrutura informa que estão sendo finalizadas as avenidas de maior fluxo de veículos e logo em seguida serão feitas as demais avenidas.

Prefeitura deve pagar funcionários da Sintra até a próxima quarta-feira, diz secretária

TATIANE- SeC mobilidade urbana Petrolina

No último sábado, 23, dezenas de funcionários do serviço de varrição da cidade de Petrolina-PE, entraram em greve reclamando de atraso do salário do mês de dezembro e do vale-refeição. Eles trabalham para a empresa Sintra Serviços Técnico e segundo o representante do sindicato que defende a classe, João Soares, o pessoal só ai voltar a ativa quando receber da prefeitura.

Em contato com a nossa reportagem a secretária de Infraestrutura, Tatiane lima, informou que todo início de exercício o sistema demora um pouco para ser aberto devido o encerramento do anterior. “A gente teve esse atraso que acontece todos os anos no mês de janeiro. Quando o sistema foi encerrado na semana passada que a gente iria começar a fazer os pagamentos do ano de 2016, por conta das chuvas, e não é desculpa, o forro da secretaria da Fazenda caiu, inundou, molhou processos, computadores, então as pessoas estavam correndo o risco de tomar choque lá” justificou.

No entanto, Tatiane informou, que o trabalho emergencial de conserto está sendo realizado para que o pessoal volte a trabalhar. “Na sexta-feira eles já fizeram a instalação dos computadores, hoje a gente já está trabalhando nas liquidações dos processos para fazer esses pagamentos até quarta-feira, 27, foi a programação que a secretaria da Fazenda nos passou”, disse.

A secretária explicou ainda que as empresas contratadas pela prefeitura que não fizeram o pagamento dos seus funcionários serão notificadas, porque quando o município não tem previsão de fazer o pagamento a obrigação recai sobre elas, a exemplo da empresa coletora de lixo (Venâncio) que também não recebeu o repasse da prefeitura e nem por isso deixou de pagar o pessoal.

Boca de lobo aberta na Cohab Massangano preocupa moradores

Os moradores da rua vinte e um, da Cohab IV, zona oeste de Petrolina, sertão de Pernambuco, não aguentam mais a situação de uma boca de lobo aberta na rua. Para diminuir os riscos de acidentes, os moradores  sinalizaram o local com madeira, pedra e sacolas para que motoristas e pedestres, não venham a cair no buraco.

Os comunitários expressam preocupação, com o problema. O blog deixa aberto o espaço para a resposta da Compesa, encaminhamos nota mas ainda não tivemos resposta.

e4fbfe11-e9b7-443b-be6b-f8da21cba671

 cdf6d1ad-8293-4259-9bbf-471344984650

Defesa Civil de Petrolina diz que realiza ações para reduzir danos provocados com chuvas

CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS EM PETROLINA E JUAZEIRO

Devido ao período de chuvas em que passa Petrolina, alguns problemas esquecidos voltam à tona, principalmente aqueles de ordem estruturais nos bairros afastados do centro da cidade. Na tentativa de minimizar alguns problemas causados pela chuva os agentes da Defesa Civil realizam ações emergenciais desde domingo (17).

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, nas intervenções foi encontrado muito lixo obstruindo as galerias, bueiros e canais de drenagem das águas pluviais. “A cidade de Petrolina é geograficamente plana, e é inevitável o acúmulo de água da chuva. No entanto, a população deve ter consciência e realizar de forma correta o descarte do lixo. Porque depois quando chove esse lixo que é jogado na rua vai causar transtornos a toda população”, destacou.

Durante a manhã desta terça-feira (19), a equipe da Secretaria de Infraestrutura e agentes da Defesa Civil realizaram ações de drenagem em uma lagoa no bairro Jardim Petrópolis. O objetivo é manter controlado o nível da lagoa quando novas chuvas chegarem, através do sistema de drenagem que foi implantado.

Segundo a prefeitura o trabalho que vem sendo feito pela Defesa Civil junto com a Secretaria de Habitação para o cadastramento e encaminhamento das famílias em área de risco para o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida é uma das determinações prioritárias do Governo municipal.

 As famílias que precisarem de auxílio durante esse período de chuvas devem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número (87) 3862-9164.

Leitor reclama de lixão no Loteamento Eduardo

LIXÃO LOTEAMENTO EDUARDO 03

Indignado com o que denomina de lixão no centro da cidade um morador do Loteamento Eduardo em Petrolina-PE nos enviou algumas fotos denunciando o acumulo de entulhos naquele bairro.

LIXÃO LOTEAMENTO EDUARDO 02

O cidadão que preferiu não se identificar cobra providências da secretária de Infraestrutura para que envide os esforços necessários no sentido de recolher todo esse material e acumulo de lixo.

LIXÃO LOTEAMENTO EDUARDO 01

 

131415