Juazeiro: poste de iluminação prestes a cair coloca população em risco

Além das condições do poste, moradores do bairro Tabuleiro reclama de falta de iluminação. (Foto: Blog Waldiney Passos)

No início da tarde de hoje (9), nossa equipe de reportagem flagrou um poste prestes a cair em Juazeiro (BA). O poste que você vê aí na foto, está instalado às margens da via que dá acesso ao bairro Tabuleiro, mais precisamente, nas redondezas da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.

As condições do poste coloca a população em risco. Pedestres, cilistas e motoristas estão preocupados com a situação do equipamento que ameaça desabar a qualquer momento. Além do problema do poste, moradores do bairro Tabuleiro reclamam da falta de iluminação do trecho que liga o bairro ao Centro da cidade.

Nossa produção entrou em contato com a prefeitura municipal, para saber quais providências serão tomadas para resolver o problema do poste, bem como sobre a falta de iluminação no trecho citado pelos moradores. Até o momento, a prefeitura não se pronunciou sobre essas demandas.

Prefeitura de Juazeiro amplia ponte no Canal Mulungu Remanescente

(Foto: ASCOM)

Por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a prefeitura de Juazeiro (BA) está trabalhando nesta terça-feira (08), na ampliação da ponte e construção de pontas de alas no canal Mulungu Remanescente, nas proximidades das ruas Abaré e Macururé, bairro Dom Thomaz. O objetivo é beneficiar a locomoção para os bairros Tancredo Neves, Castelo Branco e Monte Castelo.

O secretário de Serviços Públicos Celso Leal, explica que serão colocadas 20 manilhas para ampliar a ponte. “Nosso objetivo é melhorar a passagem que dá acesso a esses bairros e restabelecer a circulação de veículos e facilitar a vida das pessoas que residem nessa região. Porém, gostaria de lembrar que a ponte é para transporte de carros pequenos”, enfatizou Celso Leal.

A moradora do bairro Monte Castelo, Leila Cavalcante, agradeceu a ação da prefeitura. “Realmente aqui estava precisando melhorar esse acesso e ampliar a ponte. Agradeço ao prefeito Paulo Bomfim e à SESP por está executando esse serviço. Estou muito feliz porque esta ação vai trazer mais tranquilidade para todos nós do bairro”, disse.

SESP promove limpeza no Parque Lagoa de Calu em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) está realizando o serviço de limpeza na lagoa do Parque de Calu, localizado no bairro Alto da Maravilha em Juazeiro (BA). A vegetação que domina o local, também conhecida como ‘Taboa’, está sendo podada pela equipe da Secretaria que ainda vai executar serviços de roçagem.

O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, explica como os serviços estão sendo realizados. “O trabalho foi iniciado manualmente, porém a equipe não conseguiu retirar toda a vegetação existente. E por esse motivo, uma parte da lagoa será esvaziada para que a escavadeira hidráulica possa executar a retirada da Taboa”, disse Celso Leal.

LEIA MAIS

Prefeitura de Casa Nova prepara distrito de Pau a Pique para tradicional festa de São Sebastião

(Foto: ASCOM)

A festa de São Sebastião do distrito de Pau a Pique, promete ser a maior festa já realizada na zona rural de Casa Nova (BA). O tradicional festejo está programado para ser realizado entre os dias 19 e 20 de janeiro. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, é esperada a presença do Governador Rui Costa (PT).

A expectativa positiva para o evento, é fruto das obras que estão sendo realizadas na área da festa, como o asfalto de 39 quilômetros, com sinalização horizontal e vertical, que dá acesso ao distrito de Pau a Pique, e a construção do Portal, além da pavimentação do Pátio de Eventos e a nova iluminação da Avenida Principal.

“Trabalhamos, eu, o Deputado Tum, os deputados Bebeto, Paulo Magalhães e o Governador Rui Costa, para dar este presente ao povo de Pau a Pique. Nada mais do que o povo merece”, disse o prefeito, Wilker Torres.

LEIA MAIS

Juazeiro: Mercado do Produtor recebe mais um serviço de recapeamento asfáltico

(Foto: ASCOM)

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA em parceria com a SEDUR realizou no último sábado (22), mais uma obra de recapeamento asfáltico nas vias do Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), dessa vez no pavilhão 3. O objetivo é assegurar a revitalização e o desenvolvimento do entreposto com melhorias no espaço de comercialização para os permissionários e usuários.

O diretor executivo interino, Everton Luiz, destaca que o trabalho vai garantir maior trafegabilidade para os grandes veículos que promovem carga e descarga de mercadorias, além de conforto para as pessoas que vão ao entreposto. “O interesse da administração é poder cada vez mais estar interagindo com a comunidade que aqui comercializa, procurando oferecer melhores condições para que esse entreposto, que é um dos mais importantes do país, possa continuar com seu lugar de destaque no mercado nacional e internacional. Temos muitos projetos pra serem implantados agora em 2019 que irá melhorar tanto a infraestrutura como segurança, iluminação e limpeza”, disse Everton.

LEIA MAIS

Reforma da Biblioteca Cid Carvalho está 80% concluída e obras devem ser finalizadas até o fim do mês

(Foto: ASCOM)

Os frequentadores da Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina (PE), tem bons motivos para se animar: com quase 80% das obras concluídas, a reforma do local está em fase final e a previsão é que o equipamento seja devolvido aos usuários no início do próximo ano.

Entre as etapas executadas pela prefeitura, o prédio já teve as instalações hidrossanitárias revisadas e corrigidas, instalação do piso paviflex, correção da iluminação adequada para leitura e revisão do telhado que estava com goteiras.

“A expectativa da gestão do prefeito Miguel Coelho é que a Biblioteca Municipal Cid Carvalho esteja à disposição da população o mais rápido possível. O prédio irá ganhar nova mobília e também o Acervo Público e acervo Nilo Coelho para consulta e pesquisa”, anuncia o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emicio Junior.

Para garantir o atendimento ao público, um espaço provisório foi montado no prédio da Diocese de Petrolina, na Praça Maria Auxiliadora, no Centro da cidade. Os frequentadores podem ter acesso ao acervo de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h, aos sábados de 8h às 18h e nos domingos, de 8h às 13h.

Arquivo Público e acervo Nilo Coelho

LEIA MAIS

CSTT instala dois novos abrigos de ônibus em Juazeiro e anuncia outras ações que serão realizadas ainda este ano

(Foto: ASCOM)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) retomou a agenda de instalação de novos abrigos de ônibus em Juazeiro (BA). Na última sexta-feira (14), o setor de transporte instalou dois abrigos: um no bairro Jardim Primavera (ao fundo da Quadra Poliesportiva), e outro na Praça localizada na Rua Antônio Conselheiro, no bairro Alto da Aliança.

De acordo com o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, novos abrigos serão instados ainda esse mês. “Nesta semana nossa equipe irá colocar o abrigo em frente ao Centro de Excelência em Fruticultura de Juazeiro (SENAR). E até o final deste mês, dois novos e modernos abrigos serão instalados na Orla da cidade”, destacou.

Prefeitura de Petrolina revitaliza espaços de lazer através do programa “Nossa Praça”

(Foto: ASCOM)

Um levantamento recente mostra os resultados positivos do programa ‘Nossa Praça’, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina (PE): cerca de 90 locais, entre canteiros, monumentos, praças e espaços de lazer, estão sendo revitalizados ou em fase de elaboração de projeto por toda a cidade. Essa transformação é resultado de parcerias entre a gestão municipal, iniciativa privada e a população petrolinense.

O ‘Nossa Praça’ é desenvolvido pela prefeitura, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), que por meio da união de forças está proporcionando mais qualidade de vida à população.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro faz balanço positivo de obras no ano de 2018

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) faz um balanço positivo sobre o desenvolvimento das ações no setor de obras no ano de 2018. Apesar da crise que afeta o país, os estados e os municípios, Juazeiro se destaca entre aquelas poucas cidades brasileiras que conseguiram realizar obras durante o ano. O prefeito Paulo Bomfim justifica dizendo que os resultados são fruto de um planejamento desde o início de sua gestão, que permitiu à Prefeitura nesse momento de crise, iniciar e dar andamento às obras de grande porte no município.

“O ano ainda nem terminou e já contabilizamos mais de 130 obras inauguradas somente neste ano de 2018 sendo que só a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) concluiu cerca de 40 obras. A execução de projetos arrojados como o Pavimenta Mais e a Intervenção da Poligonal Urbana, vêm promovendo mudanças significativas e beneficiando a vida de milhares de juazeirenses. Além desses projetos estruturantes, muitas ações pontuais foram realizadas em várias localidades, tanto na área urbana quanto na rural e ainda tem o pacote de grandes obras apresentado dentro das comemorações do aniversário da cidade, onde a maioria já está em andamento”, destaca o prefeito Paulo Bomfim.

Com relação ao projeto da Intervenção da Poligonal Urbana, as obras estão em andamento e já contabilizam 37 ruas pavimentadas e entregues à comunidade este ano. Outras 15 vias estão prontas para serem inauguradas, várias outras estão em andamento e ainda há previsão de aproximadamente 100 vias a serem pavimentadas. Bairros como Jardim São Paulo e Jardim das Acácias, que dentro do projeto serão 100% pavimentados, estão entre os mais beneficiados este ano, pois já estão com praticamente todas as ruas pavimentadas.

LEIA MAIS

Sistema de iluminação começa a ser implantado no Parque Fluvial de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Nesta semana a Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou a instalação dos eletrodutos para iluminação do Parque Fluvial da cidade. A equipe técnica da SEDUR responsável pelo acompanhamento da obra explica que 180 luminárias em Led serão implantadas para promover a iluminação do Parque Fluvial,

O engenheiro civil, Lucas Souza explica que serão implantadas “100 luminárias com potência de 200W nos postes já existentes na área superior da Orla. As outras 80 com potência de 150W serão distribuídas na extensão do paredão da Orla e quadras poliesportivas, todas com o foco voltado para o Parque Fluvial, promovendo assim a iluminação do equipamento”.

De acordo com o titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, do montante de R$ 3,5 milhões orçados para custear a obra, R$ 510 mil estão sendo destinados para a iluminação. “Atualmente estamos executando a instalação dos eletrodutos para passagem dos cabos de eletricidade e posterior instalação das iluminarias. Entendemos que a iluminação promove uma melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio e o lazer noturno, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da população. Por tudo isso projetamos para o Parque Fluvial uma iluminação moderna em Led”, destaca Hemerson Guimarães.

A estudante Maria do Rosário declara que a iluminação do Parque Fluvial vai promover a valorização de um espaço que até então está sendo subutilizado no turno noturno. “Mesmo com a obra em andamento vários espaços já estão sendo utilizados, como os parque infantis, as academias da saúde, quadras esportivas, e agora com a iluminação tudo isso vai poder ser usado a noite”, declara a estudante.

Obra do Parque Fluvial

LEIA MAIS

Chuva dá trégua e prefeitura retoma obras de pavimentação em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Aos poucos, as equipes da Prefeitura de Petrolina (PE) estão retomando as obras de pavimentação por todo o município. O serviço só pode ser realizado quando não chove e por isso os últimos dois dias mais secos, depois de fortes chuvas registradas, serviram para o retorno das atividades que integram o programa ‘Petrolina CRESCE’.

Os trabalhadores da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) retomaram as obras de pavimentação nas Rua João Calvino, no bairro São José, onde o serviço está na fase de implantação do sistema de drenagem, na Avenida dos Tapuios, que divide os bairros São Gonçalo e Rio Corrente e que já recebe as primeiras camadas de pavimento, o que também ocorre em cinco ruas do Sítio São João, na zona rural de Petrolina. Com o tempo firme, também foi possível concluir a pavimentação asfáltica da Rua Formosa, no bairro Gercino Coelho.

De acordo com o secretário-executivo de Infraestrutura, Anderson Freire, a Prefeitura de Petrolina está comprometida em entregar as obras de pavimentação o mais rápido possível. “Cada dia a mais de serviço deve ser aproveitado considerando a grande expectativa que a população tem em torno do maior programa de pavimentação da história de Petrolina que o prefeito Miguel Coelho está realizando. A chuva é sempre muito bem vinda aqui no sertão, não podemos reclamar, por isso temos que aproveitar cada dia de estiagem para acelerar o ritmo das nossas obras”, destaca Freire.

Chuva: estudantes assistem aula em meio a goteiras em escola municipal de Juazeiro

 

Através do WhatsApp, um leitor, que preferiu não se identificar, enviou um vídeo denunciando o descaso em uma escola da rede municipal de ensino de Juazeiro (BA), localizada no bairro Itaberaba.

As imagens feitas pelo celular, na manhã desta terça-feira (04), mostram a água da chuva entrando na sala pelo telhado da Escola Municipal Professora Dinorah Albernaz. No vídeo é possível identificar alguns alunos recuados no canto da sala, provavelmente para fugir das goteiras.

O vídeo ainda mostra a água da chuva escorrendo pelo telhado, entre lâmpadas e ventiladores, trazendo risco para alunos e professores da unidade educacional.

Nossa produção entrou em contato com a Prefeitura de Juazeiro para saber qual a explicação da gestão municipal sobre a estrutura da sala mostrada no vídeo, e quais medidas serão tomadas para solucionar o problema. Até o momento a prefeitura não se pronunciou sobre o caso.

Miguel Coelho e ministro da Integração celebram convênio de R$ 17,2 milhões para abastecimento e infraestrutura de Petrolina

Miguel Coelho e ministro da Integração celebram convênio de R$ 17,2 milhões.

O prefeito Miguel  Coelho e o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, assinaram convênios, em Petrolina, no valor de R$ 17,2 milhões para diversas ações de melhoria na infraestrutura de estradas, abastecimento de água e feiras livres nas áreas urbana e rural da cidade sertaneja.

A solenidade realizada na manhã dessa segunda-feira (03) na sede da Codevasf ainda ficou marcada pela entrega de títulos de posse aos novos 299 colonos do Pontal, projeto de irrigação renomeado no mesmo ato em homenagem ao ex-deputado Osvaldo Coelho.

Os convênios fechados pela Prefeitura de Petrolina com o Ministério da Integração destinam só para a área urbana um investimento  de R$ 10,2 milhões. Esses recursos serão aplicados na reestruturação das duas principais feiras livres petrolinenses, nos bairros da Areia Branca e Cohab Massangano, a fim de melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o conforto aos frequentadores. As obras começam no próximo  ano.

Na zona rural, os convênios são voltados para abastecimento de água e mobilidade. Um desses compromissos é para atender uma demanda antiga do projeto de irrigação Maria Tereza. A estrada que dá  acesso a essa comunidade será recapeada. Ainda foram fechados convênios  para a construção do sistema de abastecimento de água nas regiões de Cristália e Alto da Cabeceira, além da compra de uma máquina de perfuração de poços. 

LEIA MAIS

Avenida Adolfo Viana recebe pavimentação asfáltica

(Foto: ASCOM)

Iniciada há exatos 90 dias a obra de requalificação de uma das principais avenidas de Juazeiro (BA), a Avenida Adolfo Viana, começou a receber a pavimentação asfáltica no último sábado (01) nos trechos danificados com a readequação do canteiro central. Realizada pela Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) a obra é fruto de um convênio entre o município e o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Todo o canteiro central da Avenida já foi demolido e redimensionado com assentamento de meio-fio, os trechos danificados passaram pelo processo de recuperação da base e começaram a receber massa asfáltica. “Todo o trecho do pavimento danificado recebeu Brita Graduada Simples- material de maior resistência que serve como base de pavimento em regiões que vão ser beneficiadas com recomposição, a compactação e imprimação. No sábado começamos a massa asfáltica que deve ser concluída nos próximos dias, para em seguida iniciarmos a colocação dos novos postes que vão substituir os hoje existentes no canteiro central e o plantio das palmeiras”, explica o engenheiro da SEDUR, Bismarck Cavalcanti.

LEIA MAIS

Após 20 anos de espera, Loteamento Recife comemora obras de pavimentação

(Foto: ASCOM)

Habituados ao cenário de poeira e buracos, os moradores de sete ruas no Loteamento Recife festejaram um pacote de obras anunciado, na noite desta quarta (28), pelo prefeito Miguel Coelho para mudar a infraestrutura da comunidade. Depois de 20 anos de fundação, a localidade receberá serviços de pavimentação pelos próximos três meses.

Nessa primeira etapa do programa municipal de infraestrutura “Petrolina Cresce”, serão urbanizadas as ruas 15, 16, 17, 21, 24, 26 e 27. Contudo, a meta, segundo o prefeito Miguel Coelho, é asfaltar pelo menos 15 vias estratégicas do bairro até o final de 2020. “Petrolina tem uma carência enorme de estrutura ainda. São mais de 1300 ruas sem asfalto na cidade e, nos últimos anos, essa situação se agravou”, disse o prefeito.

LEIA MAIS