Miguel Coelho anuncia obra de pavimentação em Izacolândia

(Foto: Jonas Santos)

Amanhã (30) o prefeito Miguel Coelho assina ordem de serviço para início das obras de pavimentação no distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina (PE). Os serviços começam já na próxima semana e terão investimento de R$ 670 mil por parte da Prefeitura de Petrolina. A solenidade começa às 18h30 e contará ainda com a presença dos deputados Fernando Filho (DEM-PE) e Antonio Coelho (DEM-PE).

Serão beneficiadas com esses recursos a avenida Clementino Coelho, ruas G e D. O trabalho faz parte da plataforma “Petrolina Cresce”, iniciativa voltada para o desenvolvimento e estruturação da cidade por meio de obras nas zonas urbana e rural.

Prefeitura investe em educação e requalifica unidades de ensino em Nova Descoberta

(Foto: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes)

O cenário da educação em Nova Descoberta, na zona rural, está sendo transformado através do trabalho da Prefeitura de Petrolina. Após anos reivindicando melhorias para as unidades de ensino da comunidade, os moradores estão contemplando um novo tempo na educação. Prédios que no passado estavam em quase situação de abandono por parte do governo, agora, estão sendo requalificados e adequados para atender os estudantes da região.

Com equipes trabalhando em ritmo acelerado, nos próximos meses, mais uma obra de manutenção será entregue à comunidade. A Escola Municipal José Nunes de Santana está recebendo serviços de pintura geral; troca das instalações elétricas que estavam comprometidas; instalação de grades de segurança nos corredores; troca dos equipamentos dos banheiros, impermeabilização de lajes e reforma de parte do muro que tinha desabado.

LEIA MAIS

Prefeitura de Campo Formoso inicia escavação para segunda etapa da obra de iluminação da ciclovia

(Foto: Ascom)

Local de muita circulação de pedestres e ciclistas, a ciclovia da entrada da cidade ficará ainda mais iluminada nos próximos dias. Isso porque já foram iniciados os serviços preliminares como escavações para tubulações para complementar a iluminação que já existia do lado direito da via, e iniciar o do lado esquerdo, que não recebeu iluminação na primeira etapa.

Até 2016, o local contava com acostamento estreito e inadequado e oferecia sérios riscos a quem praticava atividades na área.  Sem falar na falta de iluminação, que era uma reivindicação antiga da população que sentia medo ao transitar pela via totalmente às escuras.

Em 2018, a gestão municipal deu início a obra de construção e requalificação do local, proporcionando um local digno para a prática de exercícios físicos ao ar livre.

Novos abrigos de ônibus são instalados em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

A Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia de Mobilidade (AMMPLA), instalou novos abrigos de ônibus no centro da cidade.  Os abrigos agora contam com um design moderno, iluminação e lixeira. Além disso, equipes da Ammpla deram início à requalificação das calçadas para instalar uma rampa no local e melhorar a acessibilidade.

Durante a última semana, foram instalados dois abrigos no Hospital Dom Malan (IMIP), e outro frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A ação tem o objetivo de prestar serviços de qualidade e que tragam conforto e inclusão para a população.

SESP realiza patrolamento na zona rural de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), executou esta semana o patrolamento e cascalhamento da comunidade de Sabiá II, no distrito do Junco. O objetivo desse trabalho é atender tanto às necessidades dos agricultores, quanto às condições satisfatórias para o escoamento da safra agrícola e transporte de estudantes da zona rural.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, a prefeitura tem intensificado de forma contínua essa manutenção. “Só neste mês de março já receberam patrolamento as vias dos bairros Malhada da Areia, Pedra do Lorde, Parque Centenário, Sol Levante e Itaberaba. É um trabalho que faz parte da rotina da Secretaria e que tem um papel importante na garantia da trafegabilidade da cidade”, destaca Celso.

Para solicitações, o cidadão pode ligar para o telefone 3612 5411 ou fazer pessoalmente na secretaria, localizada na Quadra H, nº 14, Distrito Industrial do São Francisco.

Nova estrutura da feirinha de frutas e verduras é inaugurada no Centro de Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

A manhã desta terça-feira (19) foi de alegria para 30 famílias de feirantes que comercializam frutas e verduras na feirinha que funciona no Centro de Petrolina (PE). A prefeitura municipal inaugurou a nova estrutura do espaço, localizado num antigo ponto de transporte alternativo, na Rua João Amorim de Araújo. A iniciativa integra mais uma ação do programa Calçada Livre, que no ano passado, reorganizou os comerciantes na feirinha já que, até então, eles estavam espalhados pelas calçadas do centro comercial, o que causava transtornos à mobilidade urbana.

A modernização da estrutura da feirinha, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDURBH) e a Associação dos Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina (AFEABACAP). Além de 30 novas barracas com estruturas metálicas, resistentes e recomendadas para a atividade comercial, a partir de hoje o lugar conta ainda com novo piso e nova cobertura. A iluminação da feirinha também está sendo reforçada.

Para o titular da SEDURBH, Giovanni Costa, que apresentou a feirinha para o prefeito Miguel Coelho durante a inauguração, o novo espaço promove a melhoria do trabalho dos feirantes. “Dialogamos com a associação de forma que cada um pudesse fazer a sua parte e o resultado foi uma mudança pra melhor, tanto para os feirantes, para os pedestres quanto para o ordenamento da cidade. Nossa ideia é ampliar esse tipo de ação com outros segmentos de comerciantes informais para que possamos ter um centro comercial cada vez mais organizado”, destaca Costa.

Prefeitura faz operação emergencial de tapa-buracos no interior de Petrolina

(Foto: Arquivo/SEGOA)

Após chuvas intensas que têm ocorrido desde fevereiro em Petrolina, as estradas vicinais do município apresentaram muitos danos, o que tem dificultado o fluxo da comunidade e, principalmente, dos transportes escolares. Visando diminuir esses prejuízos, a Prefeitura de Petrolina realizou um levantamento das áreas mais afetadas pelas precipitações e já colocou frentes de serviço de patrolamento para realizar, de maneira emergencial, a Operação Tapa-buracos nos distritos de Rajada e Cristália.

Equipes da Secretaria de Governo e Agricultura estão dedicadas em duas frentes de serviço emergencial contemplando, até o momento, 40 km que incluem as estradas de Terra Nova, Sítio Grota Grande passando pelo Assentamento Euclides Nascimento, Baixa dos Caibros, Sítio Lagoa da Égua, Umburana, Alagadiço da Chapada, Sítio Autinho, Baixa da Umburana, Sítio Oliveira, Baixa do Bina, Sítio Oliveira, Baixa do Lajedo, Sítio Solidade, Sítio Lagoinha e Satisfeito em Rajada. Já em Cristália foram 26 km de vias com o reforço do Tapa-buracos e ações de patrolamento em Jataí, Sítio Ventania, Marizim, Sítio Baixa do Tatu e os assentamentos Santa Marta e Baixa do Angico.

“A Prefeitura de Petrolina está sensível às dificuldades enfrentadas pelos moradores da zona rural. Corroborando com o prefeito Miguel Coelho, temos ouvido a população para atendê-la com respeito, priorizando na gestão ações como essa com mais de 2800 km de estradas patroladas, honrando o compromisso de manter o direito de ir e vir às mulheres e aos homens do interior”, ressaltou o secretário da pasta, Simão Durando.

SAAE em Ação reforça Programa Cuidar da Gente no Bairro Malhada da Areia

(Foto: Ascom)

Com o objetivo de otimizar os serviços públicos oferecidos à comunidade, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), através do projeto ‘SAAE em Ação’ reforçou as atividades do Programa Cuidar da Gente que inicialmente atendia aos residenciais do Minha Casa Minha Vida em Juazeiro (BA). Este ano, devido ao grande índice de satisfação da população, o programa atenderá também os bairros e comunidades do interior do município.

Durante a segunda semana do mês de março, o ‘Cuidar da Gente’ esteve presente com parte das secretarias municipais no bairro Malhada da Areia atendendo às solicitações dos moradores e promovendo ações sociais, educacionais e culturais, além de melhorias na infra-estrutura do bairro. Na última quinta feira (14) foi a vez das equipes do SAAE atenderem às reivindicações dw seus usuários, com desobstrução de esgoto, retirada de vazamentos, colocação de tampas nos poços de visitas (PV), remoção de entulhos e negociação de débito.

LEIA MAIS

Miguel visita obras de pavimentação em Petrolina

Obras de pavimentação têm acontecido em vários bairros.

Nesta quarta-feira (13), O prefeito Miguel Coelho fez uma agenda de vistorias pelas principais obras de pavimentação em andamento na cidade. O trabalho foi iniciado nesta semana na Avenida Alto Grande, no bairro São Gonçalo, e nas ruas Lagoas e Floresta, na Vila Eduardo.

Antes, o Chefe do Executivo Municipal foi até a Avenida Sete de Setembro, onde acontece o recapeamento das vias laterais. Ao todo, serão recuperados 4 km de pavimento nos dois sentidos, por meio de investimento de R$ 5 milhões.

O trabalho está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com recursos articulados pelo prefeito Miguel Coelho e o deputado Fernando Filho.

LEIA MAIS

Iluminação e pavimentação asfáltica dominam sessão na Casa Plínio Amorim

Pavimentação e operação Tapa-buraco dominaram cobranças de hoje (Foto: Blog Waldiney Passos)

A manhã dessa terça-feira (12) na Câmara de Vereadores de Petrolina não foi só de festa pelo Dia Internacional da Mulher. Como de costume, os edis presentes apresentaram suas Indicações e Requerimentos na primeira parte da sessão.

Em comum, as 22 Indicações tinham a cobrança envolvendo pavimentação asfáltica e iluminação da cidade. Membro da bancada governista e 1º vice-presidente na Mesa Diretora, Ronaldo Souza (PTB) solicitou à secretaria de Serviços Públicos a troca das lâmpadas no Balneário das Pedrinhas.

Outro a solicitar consertos na iluminação foi o líder do governo, Aero Cruz (PSB), mas para o interior de Petrolina. Na Indicação nº 240/2019 o edil pediu a manutenção da iluminação nos distritos de Cristália e Simpatia. Nas cobranças de pavimentação – principal demanda do dia – as reivindicações dividiam-se entre a operação Tapa-buraco e novas pavimentações.

Destaque para as cobranças de Cícero Freire (PR) e Ruy Wanderley, ambos solicitando o retorno do tapa-Buraco na Avenida da Integração, serviço retomado ontem (11) pela Prefeitura de Petrolina. As demandas foram aprovadas por 15 votos a zero.

Serviços de patrolamento avançam no interior de Petrolina; Rajada e Cristália serão as próximas beneficiadas

(Foto: Arquivo/Ascom)

A Prefeitura de Petrolina (PE) continua intensificando os serviços para garantir a qualidade das estradas que dão acesso às comunidades do interior do município. Nesse intuito, a Secretaria de Governo e Agricultura está cumprindo uma agenda intensa de recuperação de estradas vicinais e vilas da zona rural de Petrolina. O próximo trecho a ser concluído nesta sexta-feira, 1º de março, compreende o trajeto da comunidade de Curral Queimado até Terra Nova.

O secretário da pasta, Simão Durando, tem acompanhado de perto os serviços que já contemplaram cerca de 51km incluindo as estradas do Perímetro Irrigado Nilo Coelho- N-6 ao Alto da Bela Vista e também aos Projetos Maria Tereza, Ponta da Serra, Angical e a Vila da Ponta da Serra.

LEIA MAIS

Sistema de iluminação do Mercado do Produtor de Juazeiro passa por melhorias 

(Foto: Ascom PMJ)

Para aumentar a segurança de quem trabalha e frequenta o Mercado do Produtor de Juazeiro (BA), a direção da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) instalou cerca de 50 refletores de LED nas ruas internas do entreposto trazendo mais luz, conforto e segurança ao local.

O Ceasa recebeu 50 novos refletores de 200 wats de LED em todos os pavilhões. A melhoria na iluminação é um antigo pedido dos frequentadores e permissionários. A AMA além de melhorar na infraestrutura com o recapeamento asfáltico, operação tapa buraco em diversas vias, tem investido bastante em segurança. Só este ano já foram instaladas 32 câmeras de videomonitoramento.

O diretor executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento, Agnaldo Meira acompanhou a instalação dos refletores e destacou que a segurança é uma das prioridades da gestão.  “A expectativa da administração é garantir a segurança de quem frequenta o local. Este ano temos muitos projetos para serem implantados e nossa meta é  ver nossos permissionários satisfeitos com o trabalho que estamos realizando. Essas medidas têm como objetivo oferecer condições mais eficazes e seguras de trabalho dentro do Ceasa”, relatou Agnaldo.

LEIA MAIS

Juazeiro: prefeitura vai iluminar parte inferior da Orla e implementar segurança e zeladoria do Parque Fluvial

(Foto: Ascom PMJ)

O prefeito Paulo Bonfim (PCdoB) autorizou uma série de medidas que vão oferecer mais segurança, conforto e limpeza na margem do Rio Francisco, trecho que compreende toda a extensão do Parque Fluvial. Dentre elas, a iluminação em Led da área.

“Já concluímos a instalação dos eletrodutos e vamos começar ainda no mês de março a colocação das luminárias. A margem do nosso Velho Chico vai ficar iluminada, oferecendo às famílias condições de lazer e prática esportiva no período noturno”, disse o prefeito.

Paulo Bomfim também anunciou outras medidas de preservação e segurança para o parque. “A Guarda Municipal terá um destacamento exclusivo para a área, com rondas permanentes. Orientei a SESP a também dispor uma equipe de zeladoria, que ficará responsável pela limpeza e conservação do Parque Fluvial”, explicou.

LEIA MAIS

Prefeitura inicia revitalização e leva limpeza à Praça da Juventude no bairro João de Deus

(Foto: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes)

Após diálogo entre a Prefeitura de Petrolina (PE) e os moradores do bairro João de Deus, na primeira quinzena de fevereiro, foram tomadas as primeiras medidas para atender às demandas apresentadas pela comunidade. No decorrer da semana, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) estiveram na Praça da Juventude para realizar ações de capina e limpeza da área externa do local, reforçando o compromisso com  a comunidade do bairro, no que diz respeito à limpeza em ambientes de lazer.

O equipamento vai receber, em breve, novas melhorias através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, mas o alerta da prefeitura é que a própria comunidade participe do processo de revitalização e assim zele pelo patrimônio público.

O secretário executivo de Esportes, Jefferson Correia, reforça o compromisso da gestão com os petrolinenses. “A Prefeitura de Petrolina mostra-se atenta aos pedidos da população no que diz respeito aos cuidados com espaços de lazer da cidade, colocando-se sempre à disposição para ouvir as demandas e promover ações de melhoria, possibilitando a prática de atividades físicas e culturais aos petrolinenses”, pontua.

Dunas de Casa Nova: prefeitura investe em melhorias no balneário

(Foto: Divulgação)

Um dos mais belos pontos turísticos da região, as Dunas do Rio São Francisco, em Casa Nova (BA), está recebendo investimentos do governo municipal. Na sexta-feira (22) o secretário de Urbanismo e vereador licenciado, Fredão de Benedito, esteve com prefeito Wilker Torres, vereadores, secretários e comerciantes no local para anunciar as novidades. “Temos um tesouro que Deus presenteou Casa Nova e precisamos cuidar”, pontuou o secretário.

De acordo com Fredão, a primeira etapa, já iniciada, compreende no ordenamento do espaço dos comerciantes, padronização das barracas, instalação de banheiros químicos, recuperação da estrada e funcionamento de gerador para iluminação pública. “O prefeito se sensibilizou com a situação, resolveu chegar junto e vai colaborar com a desenvolvimento local, pois entende que o investimento em turismo sustentável e responsável é o caminho para geração de renda para cidade”, disse.

Para Fredão, as ações visam garantir uma nova e excelente experiência para usuários, banhistas e empresários. “Convido a todos da nossa região para conhecer essa beleza e tomar um banho nas águas do Velho Chico”, finalizou.

Em breve, segundo o prefeito Wilker Torres, a segunda etapa vai ser iniciada com a demarcação de espaços para camping, esportes, estacionamento, sinalização e segurança.

89101112