Servidores Municipais de Petrolina não aprovam proposta salarial do Executivo e realizam nova Assembleia Extraordinária no dia 16 de março

Walber Lins foi persistente em reconhecer que existe muito a avançar e espera que as mesas de diálogos continuem estabelecidas. (Foto: ASCOM)

Durante assembleia na manhã dessa quinta-feira (9), o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP) apresentou a proposta salarial do poder Executivo Municipal para apreciação dos servidores de todas as categorias. A maior parte deles não foi beneficiada pelo reajuste.

Os servidores da educação receberam o reajuste nacional de 7,64%. Os secretários escolares serão apreciados com a implantação do difícil acesso. Contudo, as categorias que não foram contempladas com o reajuste, receberam o apoio da plenária, que deliberou por mais uma assembleia dia 16. A expectativa é de que o Executivo repense a proposta e inclua as demais categorias no reajuste.

O presidente do SINDSEMP, Walber Lins, entendeu que a decisão da assembleia é soberana, e conforme deliberado, se as demais categorias não forem atendidas na campanha salarial, medidas mais severas serão tomadas, incluindo a possibilidade de greve.

LEIA MAIS

Mesmo com decisão da Justiça servidores do Detran-PE decidem manter greve

(Foto: Ilustrativa/Internet)

Uma assembleia, foi realizada na manhã desta segunda-feira (20) com os servidores do Detran-PE que votaram, por manter a greve mesmo com a decisão da Justiça determinando o retorno imediato das atividades.

A determinação da justiça, tem caráter de urgência e previa o retorno em até 24 horas, foi emitida pelo desembargador Eduardo Augusto de Paurá na quinta-feira (16). O magistrado ainda estabelece uma multa diária de R$ 30 mil, em caso de descumprimento.

“Fizemos a defesa e temos certeza da lisura da Justiça, que foi induzida ao erro. A greve vai continuar, a categoria está fortalecida e esperamos o diálogo para sair desse impasse”, apontou o presidente do sindicato dos servidores.

Os grevistas reivindicam que a direção do órgão cumpra pontos que já tinham sido acordados ao fim da greve do ano passado. Eles pedem uma licitação definitiva para os planos de saúde dos servidores, o pagamento da gratificação de quem trabalha no pátio de exames, insalubridade do vistoriador e a extensão para todos os servidores da gratificação dada aos que trabalham nas agências do Detran-PE nos shoppings.

No texto, o desembargador baseou sua decisão pela Lei nº 7.783/89.

Com informações do G1

Grevistas do Detran devem retornar ao trabalho em 24 horas, segundo determinação do TJPE

(Foto: Ilustrativa/Internet)

Segundo a decisão Tribunal de Justiça do Estado, o movimento grevista dos servidores do Detran-PE, deve acabar em 24h. A determinação foi divulgada nesta quinta-feira (16)

A greve iniciou na segunda-feira (13), quando a categoria começou a cobrar itens pendentes da pauta de reivindicações entregue ao governo do estado em 2015 e em 2016. Entretanto para o governo do Estado a retomada do atendimento deve ser imediata, devido ao prejuízo na arrecadação estadual, em um contexto de grave crise financeira. A greve causa um prejuízo diário de R$ 660 mil aos cofres públicos.

O magistrado estabelece uma multa de R$ 30 mil diários, em caso de não atendimento à determinação pelos grevistas.

Com informações do blog do Jamildo

Detran-PE informa que vai ampliar prazo para realização de serviços após fim da greve

(Foto: Internet)

Com um movimento grevista acontecendo por tempo indeterminado, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) afirmou, que vai estender os prazos para a realização de serviços programados para os dias de paralisação. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (15), pelo diretor-presidente do departamento, Charles Ribeiro, e será publicada no Diário Oficial do estado, apenas quando terminar o movimento grevista.

Procedimentos como transferência de propriedade de veículos, recursos de infração de trânsito, primeiro emplacamento, principalmente os que já venceram, serão prorrogados, já que dependem de prazos para serem realizados.

Nas lojas dos shoppings, só está sendo feita a entrega de documentos. No Expresso Cidadão, o funcionamento é apenas para serviços agendados. Nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que são unidades do interior do estado, apenas alguns trabalhos foram mantidos.

Apesar disso, o Detran-PE não divulgou por quanto tempo ocorrerá a prorrogação dos prazos, já que a greve foi deflagrada por tempo indeterminado.

Com informações do G1

Trabalhadores rurais deflagram greve em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Com dificuldade nas negociações, os trabalhadores rurais da hortifruticultura do Vale do São Francisco deflagraram greve nesta quarta-feira (15). O movimento grevista começou durante coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ).

Os trabalhadores têm lutado para manter antigos diretos e pela conquista de novos. O que a classe patronal tem apresentado, segundo o presidente do STRJ, Emerson José da Silva (Mitu) é a retirada de direitos conquistados.

” Esta é a vigésima terceira convenção coletiva unificada e não foi concretizada porque a classe patronal se mostra intransigente. Então vai acontecer a paralisação depois de treze anos que houve a última greve” pontuou o dirigente sindical.

Pagamento do IPVA é mantido durante a greve de servidores do Detran-PE

(Foto: Internet)

O movimento grevista dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), começou nesta segunda-feira (13), mas não deve prejudicar o pagamento do licenciamento de 2017 e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O pagamento poderá ser feito, para quem já tem o serviço agendado, nas unidades do Expresso Cidadão. Apenas com o término da paralisação os agendamentos devem ser retomados.

De acordo com o Detran-PE, é possível consultar informações sobre débitos e acessar o boleto de pagamento do IPVA por meio da internet. O motorista precisa entrar na página do órgão de trânsito e buscar o campo ‘Consulta de placa’. Lá, clicar em ‘detalhamento de débito’, informar o CPF, em caso de pessoas físicas, ou CNPJ, para empresas. Por último, escolher a forma de emissão das guias de pagamento.

Para pagar, não é necessário ir ao Detran-PE. Os boletos devem ser apresentados em agências bancárias do Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Itaú, além de casas loterias e bancos postais dos Correios.

O prazo para quitar as taxas de carros com placas terminadas em 3 e 4 vai até esta terça-feira (14). No entanto, os motoristas podem circular com o documento antigo até junho.

Com informações do G1

Servidores do Detran-PE estram em greve nesta segunda

(Foto: Ilustrativa/Internet)

Começou nesta segunda-feira (13), a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) o movimento grevista acontece por tempo indeterminado.  Em Petrolina, funciona apenas a entrega de documentos.

A greve foi decretada durante assembleia realizada na quarta-feira (8). O presidente do sindicato, Alexandre Bulhões, informou, por telefone, nesta segunda, que a categoria cobra itens pendentes da pauta de reivindicações entregue ao governo do estado em 2015 e em 2016. Um dos principais pontos é a questão relativa ao plano de saúde dos mais de 1.300 servidores.
“Durante a última greve fechamos um acordo com o governador, esperamos por um ano para que ele fosse cumprido, infelizmente isso não aconteceu e decretamos uma nova greve, até que ele (Paulo Câmara), negocie novamente”, afirmou por telefone Alexandre Bulhões.

A categoria também cobra o pagamento de uma gratificação de forma extensiva a todos os trabalhadores. “Quartenta pessoas que trabalham na sede do Detran recebem esse dinheiro e o governo tinha prometido isonomia, mas até agora estamos esperando”, comentou.

Temer diz que afastará ministros que virarem réus na Lava Jato

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer disse hoje (13) que ministros que se tornarem réus na Operação Lava Jato serão afastados do cargo. Caso sejam apenas denunciados, desde que por meio de um conjunto de provas que possam ser acolhidas, eles serão afastados provisoriamente.

“Se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas que eventualmente possam conduzir ao seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado na Lava Jato será afastado provisoriamente. Depois, se acolhida a denúncia, e aí sim, o ministro se transformar em réu da Lava Jato, o afastamento é definitivo”, disse Temer.

“Se alguém se converter em réu estará afastado independentemente do julgamento final”, acrescentou. “Faço essa declaração para dizer que o governo não quer e não vai blindar ninguém. Apenas não pode aceitar que a simples menção inauguradora de um inquérito, para depois inaugurar uma denúncia, para depois inaugurar um processo, já seja de igual motivo a incriminá-lo em definitivo e em consequência afastar o eventual ministro.”

LEIA MAIS

Mesmo com o retorno de alguns PMs às ruas, familiares continuam em frente a batalhões da Grande Vitória, Espírito Santo

(Foto: Raquel Lopes/ A Gazeta)

Oitocentos e setenta e cinco policiais militares atenderam ao chamado operacional e se apresentaram para trabalhar neste domingo (12), no Espírito Santo, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Alguns Oms já estão nas ruas, mas familiares continuam em frente a batalhões da Grande Vitória.

Na Grande Vitória, iniciaram o patrulhamento neste domingo 250 policiais, todos fardados. No Sul do Estado, foram 275 PMs; e na região Norte, 350. A maioria está atuando a pé, mas segundo a assessoria da Sesp, há veículos empregados nas operações.

Em dias normais, dois mil policiais militares fazem o patrulhamento em todo o estado. De acordo com o Ministério da Defesa, 3.130 homens das Forças Armadas e da Força Nacional atuam no Espírito Santo.

Mesmo com o policiamento, familiares dos policiais dizem que seguem a ocupação e questionam o patrulhamento. A crise de segurança no Estado chegou ao 9ª dia e já soma 142 homicídios, segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sindipol).

Com informações do G1

Governo do Espírito Santo anuncia acordo para volta de PMs ao trabalho

(Foto: Internet)

O governo do Espírito Santo anunciou na noite de hoje (10) a assinatura de um acordo com as associações que representam os policiais militares capixabas para suspender a paralisação dos agentes para a retomada das atividades amanhã (11), a partir das 7h. Aqueles que retornarem até este horário não sofrerão punições administrativas.

“Conversamos com os nossos soldados e pedimos bom senso e que retomem as atividades. São mais de 100 mortes”, disse o secretário estadual de Direitos Humanos, Júlio Cesar Pompeu. “Estou esperançoso de que não serão necessárias medidas para garantir o império da lei”, acrescentou.

LEIA MAIS

Temer condena movimento grevista de PMs no Espírito Santo

(Foto: Internet)

Em nota divulgada nesta sexta-feira (10), o presidente Michel Temer disse condenar o movimento de policiais militares no Espírito Santo. Foi a primeira manifestação oficial do presidente sobre o assunto.

Para o presidente, a paralisação, que ele chamou de “ilegal”, é “inaceitável”. Temer afirmou ainda que o direito à reivindicação “não pode tornar o povo brasileiro refém”.

“O presidente Michel Temer acompanha, desde os primeiros momentos, todos os fatos relacionados à segurança pública no Espírito Santo. Condena a paralisação ilegal da polícia militar que atemoriza o povo capixaba. Ao saber da situação, determinou o imediato envio de dois mil homens para restabelecer a lei e a ordem no Estado”, diz trecho da nota da Presidência da República.

“O presidente ressalta que o direito à reivindicação não pode tornar o povo brasileiro refém. O estado de direito não permite esse tipo de comportamento inaceitável”, continua o texto.

Com informações do G1

Espírito Santo indicia 703 policiais militares por revolta

(Foto: Internet)

A Polícia Militar do Espírito Santo indiciou 703 policiais militares (PMs) pelo crime de revolta. Se condenados, a pena é de 8 a 20 anos de detenção em presídio militar e a expulsão da corporação. Esses policiais tiveram o ponto cortado desde sábado (4) e não vão receber salário.

O secretário de Segurança Pública, André Garcia, informou que eles foram indiciados pelo crime militar de revolta por estarem armados e aquartelados nos batalhões.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nylton Rodrigues, disse que o número de indiciamentos “com certeza” irá aumentar muito. Segundo ele, o Comando da Polícia Militar identificou que os homens que estão participando do movimento grevista são os que têm menos tempo de serviço na corporação.

“Esse movimento é realizado pelos praças [soldado, cabo, sargento e subtenente]. Não é um movimento dos oficiais”, afirmou o comandante-geral, em entrevista à imprensa na sede da Secretaria de Segurança Pública. “Nossa tropa escolheu a forma errada [de negociação]. Não se negocia com a arma na cabeça.”

LEIA MAIS

Força Nacional e Forças Armadas vão reforçar policiamento no Espírito Santo

De acordo com o Ministério da Justiça, 200 homens da Força Nacional devem chegar a Vitória (ES) até o início da noite desta segunda-feira (6). O Governo Federal autorizou o envio das Forças Armadas e da Força Nacional ao Espírito Santo, com o objetivo de ajudar na retomada dos serviços de policiamento no estado.

Desde a última sexta-feira (3), familiares de policiais militares estão dificultando a saída de viaturas da 6ª Companhia, no bairro de Feu Rosa, na Serra. Nas manifestações eles reivindicam reajuste salarial e o pagamento de auxílio-alimentação, periculosidade, insalubridade e adicional noturno para os policiais militares.

As manifestações se estenderam para outros batalhões durante o fim de semana e, de acordo com a ACS, já atingem todos os batalhões do estado. A ACS informou que o salário-base de um policial no estado é R$ 2,6 mil, enquanto a média nacional chega a R$ 4 mil. A entidade argumenta que há anos os policiais não têm aumento salarial e que essa situação acabou por motivar esposas e familiares dos policiais a fazerem as manifestações em frente aos quartéis.

A insegurança registrada no estado levou a prefeitura de Vitória a suspender a volta às aulas na rede municipal e o atendimento em todas as unidades de saúde da capital do Espírito Santo. Nas unidades de saúde, a vacinação contra a febre amarela está temporariamente suspensa.

A cidade vive o terror da ausência de policiamento, veja:

Funcionários do Hospital Regional de Juazeiro entram em greve nesta quarta-feira (25)

(Foto: Governo do Estado da Bahia)

Os funcionários do Hospital Regional de Juazeiro, anunciaram que nesta quarta-feira (25) as atividades do hospital serão paralisadas por tempo indeterminado.

A greve tem se tornado uma das únicas alternativas para os profissionais do Regional, que buscam condições dignas de trabalho e o pagamento de salário, que com frequência estão atrasados.

Agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decretam greve; MP considera ilegal

(Foto: AFP)

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram, em assembleia quinta-feira (19) entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (25), caso o governador Robison Faria leve em frente a intenção de contratar, de forma simplificada, 700 pessoas para atuar como agente nos presídios.

A contratação foi uma das medidas anunciadas pelo governador para reagir à crise penitenciária que o estado enfrenta há uma semana – desde o último sábado (14) – e que já deixou 26 mortos no presídio estadual de Alcaçuz. Facções rivais brigam pelo controle da unidade, como parte da ofensiva nacional do Primeiro Comando da Capital (PCC) para expandir sua área de dominação no país. Ontem, imagens do último confronto foram transmitidas ao vivo durante horas, por diversos veículos de comunicação.

Por telefone, o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis Lima, disse à Agência Brasil que considera a greve ilegal. “Um concurso público é demorado. Essa contratação é temporária. Nós estamos precisando de agentes agora, hoje. Aliás já estávamos precisando desde antes. Uma greve com esta fundamentação é totalmente desarrazoada, além de ser ilegal porque não é possível se pensar em fazer isso agora”.

Segundo o procurador, atualmente seis agentes penitenciários se revezam em turnos para tomar conta do presídio de Alcaçuz, que, antes do conflito entre as facções, aprisionava cerca de 1,2 mil homens. Existe uma ação civil pública movida pela Procuradoria desde 2015 que exige a realização de concurso público, mas ela não foi julgada até o presente momento, conforme Rinaldo Reis.

Com informações do FolhaPE