Leitor registra poda irregular de árvores no Centro de Petrolina

AMMA afirmou já ter notificado o proprietário

Petrolina é uma cidade de muito calor e exposição solar. Mas enquanto se discute a necessidade de mais espaços verdes, um morador da Rua Engenheiro Carlos Pinheiro, no Centro da cidade removeu quatro árvores que estavam em uma calçada.

O flagrante se deu no cruzamento com a Rua Valério Pereira. O Blog obteve as imagens através de um leitor. Nossa equipe repassou o fato à Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), ligada à Prefeitura de Petrolina. A AMMA disse em nota já ter notificado o responsável pela poda.

“A Agência alerta que para podar ou eliminar uma árvore o cidadão deve ter em mãos uma autorização de órgãos ambientais competentes. Em Petrolina, esse processo está regulamentado através da Lei 1.838/06, que dispõe sobre a proteção das árvores de logradouros públicos“, ressalta a nota.

LEIA MAIS

Juazeiro: funcionários relatam sobrecarga de trabalho no Hospital de Campanha; Prefeitura afirma ter aberto seleção para reforçar equipe

(Foto: Ilustrativa)

Funcionários do Hospital de Campanha da Covid-19 e UPA 24h de Juazeiro (BA) entraram em contato com a Redação do Blog, para relatar alguns problemas enfrentados por eles. Os trabalhadores se dizem sobrecarregados, por conta de desfalques na equipe.

LEIA TAMBÉM

Depois da notícia de fechamento, vereadores visitam Hospital de Campanha de Juazeiro

“Estamos sofrendo com os desfalques. São poucos funcionários para muitos serviços. Temos que ficar nos desdobrando entre setores para cobrir os desfalques. Estamos esgotados“, relata um servidor, que terá sua identidade mantida em sigilo.

LEIA MAIS

Funcionários do Hospital Promatre cobram pagamento de salários

A paciência dos funcionários do Hospital Promatre, em Juazeiro (BA), se esgotou. Cansados de esperar, na terça-feira (23) gravaram um vídeo cobrando os pagamentos dos salários atrasados. A reivindicação é direcionada à Prefeitura de Juazeiro, que supostamente não teria feito repasses à administração da unidade.

Há alguns meses o Blog vem acompanhando essa situação. Na matéria mais recente publicada pela nossa equipe, os funcionários relatavam o não pagamento de direitos trabalhistas referentes a novembro passado. O Blog procurou a Prefeitura de Juazeiro, mas até a conclusão dessa matéria não obtivemos resposta. O espaço segue aberto aos esclarecimentos.

“Ladrão que não acaba mais”, desabafa leitor que teve cavalo furtado em Juazeiro

Quem tiver informações deve acionar o tutor

A ousadia dos criminosos não têm fim. Um leitor do Blog procurou a nossa equipe para relatar o furto de um cavalo pertencente a ele. O fato foi registrado na quinta-feira (18), no Sol Levante, em Juazeiro (BA). E ele pede ajuda para encontrar o animal.

“Estão roubando nosso animais, por favor divulgue esse fato ocorrido. É ladrão que não acaba mais“, conta Higor Santos, tutor do animal. Em contato com a nossa equipe Higor também disse que vai procurar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência já que o cavalo ainda não foi localizado.

Quem tiver informações sobre a localização do cavalo pode entrar em contato através do seguinte número: (74) 98824-3111.

Prefeitura notifica Compesa por constantes interrupções no abastecimento de água em assentamento de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Mais uma vez a Companhia Pernambucana de Saneamento, a Compesa, foi notificada pela prefeitura de Petrolina, sob a alegação de prestação de serviço sem qualidade. Desta vez, a companhia é “convidada” a se pronunciar sobre as constantes interrupções no abastecimento de água no Assentamento Lindolfo Silva, na zona rural do município.

Segundo denúncias de produtores e moradores do Assentamento, encaminhadas à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (Armup), eles vivem sem água nas torneiras ou nas tubulações, mas mesmo assim, a Compesa está negativando seus nomes.

LEIA MAIS

Leitora reclama de lixo acumulado em avenida do bairro João de Deus em Petrolina

Uma leitora entrou em contato com o Blog Waldiney Passos fazendo um apelo para que a prefeitura de Petrolina retire entulhos que foram colocados em frente a casa onde ela mora.

A denunciante diz que mora na Avenida Emídio Dentista, bairro João de Deus. A mesma informou que funcionários do município já foram ao local e retiraram parte do entulho, mas um vizinho vive jogando lixo da reforma de uma igreja no mesmo local e moradores do bairro Nova Vida 1 também jogam.

A dona de casa diz que já fez a denúncia várias vezes a prefeitura, mas nada foi feito para mudar a situação e agora estão aparecendo animais peçonhentos na casa dela. A equipe do Blog já entrou em contato com a assessoria da prefeitura e aguarda retorno.

Funcionários da Prefeitura são flagrados limpando canal em bairro de Juazeiro sem EPIs

Um leitor procurou o Blog para relatar um flagrante no bairro Alto do Cruzeiro, em Juazeiro (BA). Ele afirma que os homens na imagem prestam serviços ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e estavam realizando a limpeza de um canal sem os equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Uma comunitária filmou dois trabalhadores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) que estavam dentro de uma canoa, retirando as baronesas de um dreno que corre água de esgoto com as próprias mãos, mesmo estando com luvas. É possível observar que faltam roupas adequadas, botas e outros EPis necessários para estes trabalhadores”, conta.

Em resposta ao Blog a Prefeitura de Juazeiro informou que “exige o uso de EPIs” e segue “oferecendo EPIs para seus colaboradores e vai fazer fiscalização para verificar se os equipamentos estão, de fato, sendo utilizados”. Leia a seguir a íntegra da resposta:

LEIA MAIS

CSTT é acionada para averiguar denúncia de venda irregular de pontos de mototáxi em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Durante essa quarta-feira (10), a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro foi acionada, através de denúncia, para investigar uma suposta comercialização de um ponto de mototáxi, localizado na Avenida Flaviano Guimarães, região central.

A venda estava sendo divulgada nas redes sociais, inclusive com fotos do ponto. Segundo a CSTT, a ação configura infração gravíssima, podendo o proprietário ter o veículo apreendido e perder a permissão para exercer a função de mototáxi.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan se pronuncia sobre morte de recém-nascida ocorrida na última quarta-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Hospital Dom Malan/IMIP emitiu nota em relação a morte de um bebê que ocorreu na última quarta-feira (3) na unidade hospitalar. Os pais da criança, Joseano Rodrigues e Lucicleia Ferreira dos Santos, acusam o Hospital de negligência médica, porque segundo eles, a equipe médica teria induzido um parto normal por várias vezes, uma vez que existia um documento encaminhado ao Dom Malan, pela obstetra que acompanhou Lucicleia durante o pré-natal, informando que a mesma teria que fazer uma cesariana porque além de não ter passagem, também é diabética.

LEIA MAIS

Parentes de recém-nascida que morreu no Hospital Dom Malan relatam o caso no Programa Super Manhã com Waldiney Passos

(Foto: Arquivo)

Os pais de uma bebê que morreu esta semana no Hospital Dom Malan, em Petrolina, deve participar na manhã desta sexta-feira (5), do Programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal, para denunciar a unidade hospital por negligência médica.

De acordo Joseano Rodrigues e Lucicleia Ferreira dos Santos, pais da criança, a mãe não poderia ter a filha de parto normal por não ter passagem e ser diabética. O alerta tinha sido feito em um documento encaminhado ao Hospital pela médica que acompanhou Lucicleia durante o pré-natal.

LEIA MAIS

HDM esclarece sobre grávida que aguardava atendimento desde sábado

(Foto: Arquivo)

Na última terça-feira (2) a família de Daniela Nunes Marques, de 23 anos de idade, procurou o Blog Waldiney Passos para denunciar a demora no atendimento a grávida de 42 semanas, que havia dado entrada no Hospital Dom Malan (HDM), no último sábado, 30 de janeiro, para fazer uma cesariana e até o dia da denúncia ainda aguardava atendimento sentada em uma cadeira de plástico.

Após matéria publicada no Blog, a assessoria de comunicação do HDM enviou a seguinte nota sobre o assunto.

Nota de Esclarecimento // Hospital Dom Malan

O Hospital Dom Malan informa que a paciente Daniela Nunes Marques deu à luz no dia 03 de fevereiro (quarta-feira), às 18h23, através de parto cesáreo. Mãe e bebê passam bem e aguardam alta no Alojamento Conjunto.

Petrolina: Comerciantes podem ser notificados e multados por som alto

(Foto: Ascom/PMP)

Por enquanto a medida é preventiva, de orientação, mas quem insistir pode ser notificado e até multado por usar o som do estabelecimento comercial com volume acima do permitido. O alerta é do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade de Petrolina, que recebeu várias denúncias.

“Na primeira vez que o local é denunciado, o responsável pelo estabelecimento é comunicado sobre o incômodo e também é alertado sobre o nível de decibéis e os horários permitidos para funcionamento. Se o problema persistir, a equipe de fiscalização é acionada para que o local seja notificado”, esclareceu o titular da pasta, Emício Júnior.

LEIA MAIS

Denúncia: pacientes da UPA Petrolina estão sendo liberados com Controle de Alta em branco

Paciente teve problemas por conta de uma suposta negligência na UPA

Imagine o cenário: você tem um problema de saúde, busca atendimento médico em uma unidade e recebe alta sem qualquer anotação ou observação da equipe no documento de liberação. Essa prática está virando uma constante na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Petrolina, gerida pelo IMIP.

Alta em branco emitida na UPA

O fato chegou ao conhecimento da nossa equipe após denúncias feitas por pacientes e familiares. Tal forma de agir tem prejudicado o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), isso porque, por conta do atendimento ruim na UPA, os pacientes têm se dirigido aos postinhos a procura de ajuda profissional.

“O papel é uma folha de ofício com a logo da UPA, o lugar para colocar nome do paciente, hora de entrada e saída. Eles não dão nenhuma informação e atrapalha o atendimento na atenção básica. E a pessoa humilde vai chegar para o médico dizer o quê? Que esteve na UPA”, relata uma das denunciantes.

LEIA MAIS

Família de paciente com covid denuncia descaso na UPA de Petrolina; unidade esclarece situação

Despreparo e negligência médica. Esse são alguns adjetivos listados por uma família de Petrolina que hoje está infectada pelo novo coronavírus. O alvo das críticas é a UPA, local no qual o chefe da família procurou atendimento após manifestar uma forte dor de garganta, no dia 30 de dezembro de 2020. Contudo, posteriormente foi liberado sem testagem ou qualquer atendimento mais amplo (exames para verificar sua saúde) na unidade.

Poucos dias após os sintomas da covid-19 se manifestaram com mais força e o resultado foi o seguinte: a esposa, o filho que é uma criança de colo e os sogros também pegaram a doença. A esposa do paciente – todos serão mantidos em sigilo para garantir a privacidade da família – relata que o problema em toda situação aconteceu na UPA.

Ela acompanhou o companheiro que estava com dor garganta no dia 30/12, mas os sintomas já estavam se manifestando desde o dia 28/12. Chegando na unidade o paciente foi submetido a triagem que constatou o nível de oxigênio em 95, enquanto a responsável médica informou que atenderia apenas quem estivesse com 94 ou menos.

“Receita” prescrita na UPA

Mesmo assim o paciente aguardou atendimento na unidade e voltou para casa com apenas a recomendação de medicamentos a tomar, casos o sintoma persistisse. Ela considera “negligência”, porque diante da não realização de qualquer teste no esposo, os sintomas se agravaram e toda família se infectou.

Para completar, a receita entregue na UPA indicando a medicação foi escrita a mão pelos profissionais de saúde, conforme mostra a imagem ao lado.

Testagem confirmou contaminação de toda família

A família então notificou o município, que providenciou a testagem da família e confirmou a contaminação de todos. Eles seguem em isolamento, no entanto os sintomas do esposo voltaram a se agravar no último sábado.

LEIA MAIS

Denúncia: funcionários da Promatre de Juazeiro estão com salários atrasados

Há pendências ainda de 2017, segundo funcionários

Os profissionais do Hospital Promatre, em Juazeiro (BA) estão sem receber seus direitos trabalhistas. Mesmo sendo servidores essenciais e estarem na linha de frente, há pendências datadas ainda do ano de 2017, segundo denúncias apresentadas ao Blog Waldiney Passos.

LEIA TAMBÉM

Hospital Universitário suspende almoço de plantonistas e Sindicato precisa comprar as refeições

E não bastasse as pendências de quatro anos atrás, os servidores estão trabalhando sem adicional noturno ou de insalubridade. “Em dezembro só foi pago o salário seco, sem nenhum benefício, como o adicional noturno e insalubridade. Além disso, alguns funcionários que deixaram a unidade descobriram que o FGTS não estava sendo pago”, conta um funcionário que preferiu não ser identificado.

LEIA MAIS